Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Henrique - RJ

Senior Members
  • Content count

    214
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

20 Neutro

About Henrique - RJ

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro,RJ, Brasil
  • Equipamento
    Britânia 15 bar BRCE 2 (atual Mondial - C08 ) / Triturador Cuisinart DCG-20N

Recent Profile Visitors

630 profile views
  1. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Abaixo a foto que tirei do filtro pequeno ( 1 cup ) que acabei de despressurizar com uma furadeira e broca de 8 mm e do filtro pequeno ( 1 cup ) que tenho de reserva normal pressurizado. Tentei fazer o espresso com esse filtro já despressurizado e saiu sem espuma nenhuma, sem pressão nenhuma como era de se esperar. De nada adiantou despressurizar o filtro pois só estragou o espresso. Felizmente nada gastei nesse serviço de despressurização pois tinha a furadeira, a broca e o torno para fixar o filtro. Lembro bem que uma vez fiz uns dois ou três espressos com o filtro normal pressurizado e um café em pó do supermercado ( acho que foi o Melitta Regiões ) e ele saiu com muita espuma como já comentei isso aqui no fórum.
  2. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Vídeo que encontrei que mostra como limpar os filtros e que vai facilitar o serviço de despressurização deles com o corte do fundo ou então simples perfuração com broca para aço de 8 mm: Esse técnico ainda ensina, em parte, a limpar a caldeira da cafeteira Mondial C-08 ou Britânia BRCE2 em outro vídeo da conta dele no YouTube sem mencionar que a borracha de vedação vermelha dessa caldeira que aparece nesse vídeo solta se ficar abrindo ela com frequência para limpeza obrigando a troca da mesma.
  3. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Coado já fiz com o Melitta ( se é que vocês chamam isso de coado ) e não me pareceu a mesma coisa ou melhor que o espresso feito na máquina que se mostra mais denso com mais sabor tanto é que dou preferência a este ( se fosse a mesma coisa ou melhor que o espresso eu não ficaria complicando tanto com certeza ). Agora, se for usar algum tipo de grão de café especial ( ex.: café do jacu ) diferente acho que pode sim obter um coado fantástico mas como espresso em máquina deverá sair melhor ainda. De qualquer modo, desde que comecei há uns 7 anos a dar essa atenção ao café, tive uma melhora bem grande no resultado dessa bebida ( antes eu só tomava café de supermercado feito em coador de pano ou de papel Melitta, colocava até em garrafa térmica, bem povão mesmo ).
  4. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    É o que acabei concluindo também isto é, já estou entrando na esfera da gastronomia e gastronomia é a " arte do paladar " e aí complica mesmo. Ontem tive que jogar fora umas 4 medidas de pó de café tipo talco que tinha deixado assim muito fino com o novo moedor manual Botini pois a máquina de café entupia. Hoje de manhã fiz um espresso ruim pra dedéu e tive que rever onde podia estar o erro a acabei acertando depois melhorando o sabor. O que o @Flaze disse acima foi muito importante para eu chegar á conclusão de que a luta por espresso de qualidade ia continuar mesmo com os filtros despressurizados e com o novo moedor Botini que custei a aceitar mas que o pessoal aqui me convenceu a comprar e que comprei gastando 100 pratas e tendo que esperar 40 dias para chegar pelos Correios ( isto que chamo de paciência de chinês ). O cafezinho pra mim me ajuda a levar o dia a dia ( é como mais um hobby mas sem gastar muito pois dinheiro pra mim não nasce em árvore ) de uma vida muito parada tipo aposentado que tenho depois que andei levando uns tropeções na minha existência e saborear um espresso bem tirado me dá uma satisfação muito grande como já tive algumas poucas vezes com o moedor de lâminas nestes filtros pressurizados. Estou para gastar mais uns 60 reais na compra de dois filtros pressurizados semana que vem e irei pedir para o torneiro despressurizar pagando mais uns 20 reais pelo serviço ( se ele estragar os filtros vou considerar como parte do risco perder 100 reais nessa brincadeira ). Isso para tentar melhorar a qualidade dos espressos pois, pelo visto, já fui avisado de que não vai ser assim tão fácil por causa das variáveis ( é a tal " arte da gastronomia " a meu ver como eu disse ). Agradeço o apoio e a ajuda de muitos até aqui e peço desculpas a quem desagradei mas sabem como é, nem Jesus agradou a todo mundo e Ele é o Filho de Deus. Muito obrigado e me perdoem a minha chatice.
  5. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Eu só quero que o espresso chegue ao sabor semelhante ao chocolate ( ou algum sabor especial ) mesmo com pouca espuma mas com corpo. Isso para mim já é um espresso de verdade e eu já consegui antes com o moedor de lâminas e com os mesmos filtros só que é difícil. Como já disseram acima, mesmo com filtro despressurizado e moedor de mós cônicas como o mimoso que tenho agora, nem sempre irei conseguir espressos de qualidade ficando sempre o desafio de ter que ajustar as variáveis o que já acontecia.
  6. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Será que fica bom se eu pedir para o torneiro abrir um furo de 8 mm em cada filtro ?
  7. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Estou resistindo a essa ideia de despressurizar os filtros porque é uma mudança irreversível pois, se continuar do mesmo jeito o expresso, não poderei voltar ao estado original em que estavam esses filtros. Desconfio também que a despressurização só vai gerar muita espuma e não crema como vi em alguns vídeos. Ontem passei uma boa quantidade de grãos no moedor manual/mecânico Botini B03 e a granulação do pó ficou bem fina. O resultado foram expressos com muito corpo e uma fina crema ( acho que não é espuma porque ela não se desfaz ao mexer com o açúcar ). Foram expressos de 30 a 40ml muito intensos no sabor, bem próximos do chocolate que já provei antes com o moedor elétrico de lâminas. Se essa qualidade dos expressos se manter, vou desistir dessa ideia de despressurização que nem sei se daria certo sendo apenas um furo de 8 mm em cada um dos filtros por ser um serviço mais baratinho ( só 10 reais por furo ) do que aquela normal de retirar todo o fundo do filtro que ficaria por 40 conto o serviço de torneiro em cada um.
  8. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    @Flaze Já consegui crema e qualidade com os filtros pressurizados e com uso de moedor elétrico barato só que não é permanente e pelo que você afirma acontece o mesmo com filtros despressurizados e bom moedor já que tem que ficar ajustando a granulometria a cada extração para conseguir o melhor expresso.
  9. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    É só você imaginar um furo de 8mm de diâmetro na base do filtro. Não precisa nem ver. Vou ser franco com vocês, assim como o Botini não melhorou muito a extração do espresso também não acredito que despressurizando vá melhorar. Pode até sair mais espuma como vi em um vídeo mas crema eu duvido muito e é esta última que parece fazer a diferença na qualidade da extração. Eu já cheguei a fazer muita espuma com estes filtros pressurizados mas foi com um café moído de supermercado que não sei se foi devido á qualidade dele ou devido á moagem ( era café Melitta Regiões ).
  10. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Suspendi o serviço que o torneiro ia fazer nos filtros Foi só remover uma peça plástica de dentro do porta filtro para o espresso sair espumante mesmo com o filtro pressurizado mas ainda não parece ser crema.
  11. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Pedi para fazerem um furo de 8mm em cada um dos dois filtros. Me cobram 10 reais por cada furo. Amanhã deve estar pronto. Ainda estou insatisfeito com os espressos pois não saem com crema, apenas uma leve espuma mesmo com o novo moedor manual mecânico Botini modelo B03.
  12. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Querem 40 conto para despressurizar cada um dos dois filtros. Achei muito dinheiro pra coisa tão pequena. Será que se eu alargar o furinho que tem em cada filtro com uma broca para aço não vou obter o mesmo resultado ? Talvez uma broca de 2 ou 3 ou 5 milímetros.
  13. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Acabou de chegar o meu mimoso ( moedor de grãos de café número 3 Botini na cor azul ) pelos Correios depois de 40 dias de espera com a embalagem violada. Fiz a primeira moagem que ficou um pouco grossa e repassei esse pó nele apertando antes a regulagem e saiu fino. Ele vai moendo direitinho e o pó fica todo uniforme mas o espresso não apresentou crema nenhuma, só um pouco de espuma mas ficou bem encorpado com apenas 6 gramas no filtro pequeno.
  14. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    @Marcão Então porque as indústrias dão tanta ênfase em cafeteiras com alta pressão ?
  15. Moedor manual Botini com mós de engrenagens dentadas

    Acho que encontrei um jeito de remediar a situação sem despressurizar os filtros e comprar moedor diferente do de lâminas que uso hoje. É que passei a misturar duas granulações diferentes do pó, uma grossa ( 15 segundos ) com uma mais fina ( 20 segundos ) e parece que está melhor. Estou testando ...
×