Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Henrique - RJ

Senior Members
  • Content count

    292
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

48 Neutro

About Henrique - RJ

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro,RJ, Brasil
  • Equipamento
    Britânia 15 bar BRCE 2 (atual Mondial - C08 ) / Triturador Cuisinart DCG-20N / Moedor Botini B03

Recent Profile Visitors

741 profile views
  1. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    @alefmm Granulometria ? Você é que descobre o que a tua C-08 aceita. O melhor é não usar pó muito fino para não forçar a máquina e acabar entupindo e também não muito grosso para o café não ficar muito fraco. Eu já estou conseguindo espressos espumantes com o filtro pequeno de 7g como escrevi antes e isso com grãos arábica torra média. Ainda vou fazer essa experiência de tirar o espresso com o moedor elétrico de lâminas que tenho pra ver o resultado já com esse know how adquirido.
  2. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Pronto pessoal. Nunca pensei que fazer um simples espresso bem feito com essa máquina Mondial C-08 fosse tão complicado. Descobri que ela tem um modo certo de se fazer e isso parece ser padrão para todas as máquinas. Eu já havia visto vídeos que explicavam como tirar um bom expresso mas andava fazendo diferente. A questão não é tanto a moagem e sim a quantidade certa de pó de café no filtro. O filtro pequeno de 7g tem que levar 7g, nem mais, nem menos. Primeiro tem que encher esse filtro de pó até transbordar para em seguida passar algo como uma régua para tirar o excesso, nivelando. Depois tem que se comprimir com o tamper pelas bordas finalizando pelo centro. O pó também não pode estar muito fino ( entope essa máquina ) e nem muito grosso ( o espresso sai muito fraco ) e isso já é avisado no manual dessa máquina de café espresso. Agora todos os meus espressos estão saindo com boa crema com esse filtro pequeno de 7g com os grãos sendo moídos pelo mimoso ( moedor manual Botini B03 ). E pensar que essa brincadeira levou mais de 8 anos. Acabou o sofrimento.
  3. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    @adm.lucianomarmo Se costuma servir café para muita gente porque não faz com coador de pano em grande volume ? Não dá para fazer vários espressos desse jeito que certamente a qualidade deles vai cair muito penso eu.
  4. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Acho que consegui finalmente o espresso de 25 ml denso com crema com o filtro pequeno de 7 g. Mas tem que tomar vários cuidados para não falhar. Só estou querendo confirmar com os próximos.
  5. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    O café fica muito concentrado, pesado com o filtro duplo para uma xícara de 50 ml apenas mas tende a sabor chocolate.
  6. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    @Pinheiro Outra possibilidade ainda é que o próprio filtro, onde põem o pó de café, esteja entupido por não enxaguar ele a cada extração. Nesse caso dizem que deve-se deixar de molho dentro de água de um dia para o outro e então tirar uma extração só com água. Se isso não resolver, tem que se bater ele numa mesa com força várias vezes para ir soltando a chapinha perfurada desse filtro.
  7. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    @Pinheiro Pode ser também a peneirinha que fica fixa á máquina por uma espécie de parafuso ( você consegue ver ele olhando de baixo pra cima onde encaixa o cachimbo ) que é ruim de tirar. Ela tende a entupir com tempo de uso te obrigando a remover pra fazer limpeza. A retirada desse tipo de parafuso/válvula requer um certo traquejo com uso de anticorrosivo/lubrificante/desengripante WD40 além de chave de fendas e martelo pois é ruim de soltar essa coisa. Como pode perceber, não é assim tão simples o levantamento da causa do problema.
  8. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Tem que compactar o pó senão pode entupir também. Procura investigar o problema antes de fazer qualquer gasto porque quem não tem experiência costuma errar muito. Eu mesmo estava condenando uma borracha de vedação da caldeira por causa de vazamento e joguei 100 reais fora comprando outra borracha além de ter esperado mais de um mês para chegar.
  9. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    @Pinheiro Pode ver no manual da máquina que o fabricante desaconselha o uso de pó muito fino pois entope a saída do café mesmo o filtro não estando muito cheio.
  10. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Um das duas máquinas que tenho, o encaixe do cachimbo só tem alguma resistência bem no final do giro ( só uma pontinha é que veda ) e mesmo assim não há vazamento. Compra uma bisnaguinha de silicone líquido e aplica na borda do cachimbo ou do filtro pra ver se resolve sem ter que correr atrás de peças difíceis de achar e de serviço técnico caro para troca. Faz esse teste. @Pinheiro Mas pode ser que esteja enchendo demais o filtro com pó de café e que ele esteja muito fino forçando muito a máquina.
  11. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    O encaixe do cachimbo se dá com alguma resistência ou é folgado ?
  12. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Quanto tempo tem de uso essa máquina ? Isso está parecendo vazamento vindo da caldeira como estava acontecendo com uma que tenho aqui na qual a válvula que enrosca nela, onde chega a mangueirinha de água da bomba, estourou e tive que colar com super cola para remediar.
  13. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Mas esse vazamento é pelos dois orifícios do cachimbo por onde sai o café ? Se for pouco, não chega a afetar muito a pressão. Isso costuma acontecer mais com máquinas muito usadas como as minhas com mais de 5 ou 7 anos de uso.
  14. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Estou complicando porque estou insatisfeito com os espressos e estou tentando melhorar eles com o mesmo maquinário. Parece que a técnica está dando certo pois estou conseguindo mais crema em cada espresso mas ainda é cedo para ter certeza de que funciona lembrando que estou tirando os shots com o filtro simples de 7 g que é mais difícil pois com o duplo de 14 g o espresso sai muito forte. Mas a crema que tenho obtido com mais frequência é parecida com a da sua foto só que quero um pouco mais.
  15. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Estou tentando a técnica que usava com o moedor de lâminas que é misturar granulações diferentes e ver se consigo mais crema em cada espresso. Para conseguir isso no mimoso primeiro boto pra moer uma quantidade pequena de grãos e giro lentamente a manivela. Depois boto pra moer uma quantidade maior de grãos e giro com um pouco mais de velocidade a manivela. Em seguida misturo o pó das moagens diferentes e tento tirar o espresso. É que desconfio que a falta de crema seja em boa parte causada pela moagem que deve estar moendo e triturando isto é, criando junto pó e cascalho de café igual ao que ocorria com o moedor de lâminas que todo mundo aqui reprova só que com menos intensidade neste mimoso.
×