Ir para conteúdo

Henrique - RJ

Senior Members
  • Total de itens

    391
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Henrique - RJ last won the day on 24 Fevereiro

Henrique - RJ had the most liked content!

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Rio de Janeiro,RJ, Brasil
  • Interests
    "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2
  • Equipamento
    Britânia 15 bar BRCE 2 (atual Mondial - C08 ) / Cuisinart DCG-20N / Botini B03 / Moca / Coado Melita

Últimos Visitantes

1.729 visualizações

Henrique - RJ's Achievements

Rising Star

Rising Star (9/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

68

Reputação

  1. Agradeço pelas orientações e talvez eu vá fazer isso mesmo, enviar para um laboratório para análise mas pela cor levemente cinza que ficou a água ao sair da cafeteira é praticamente certo que é algum metal dissolvido na água da cor da caldeira. Diz aqui https://www.oswaldocruz.br/download/fichas/Óxido de alumínio2003.pdf que não é carcinogênico o óxido de alumínio. O antimônio aqui https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/substancias-toxicas-o-que-e-o-antimonio-e-os-riscos-que-ele-representa/ tem brilho mas o metal da caldeira é de um cinza opaco.
  2. Bom dia de sábado a todos. Tenho uma máquina de expresso Britânia BRCE2 e uma Mondial semelhante dessas baratinhas que uso para fazer meu delicioso cafezinho expresso há anos que me revigora as forças e me alimenta pois uso açúcar mascavo mas uma preocupação ás vezes me incomoda. Trata-se das caldeiras delas que não são de aço e não sei que metal é aquele que parece um pouco leve semelhante ao alumínio. Ainda neste mês esqueci ela ligada por quase uma hora e ao tirar uma amostra de água quente dela percebi uma cor levemente cinzenta na água que veio de dentro dela. Um serralheiro uma vez me disse que talvez fosse antimônio o que me assustou. Por acaso sabem que metal é esse exatamente ? Agradeço a todos.
  3. Não mexe nessa coisa que vai estragar. Eu aqui consegui um bom expresso com esse tipo de máquina baratinha e super usada ou sucata conhecendo suas imitações com o passar de vários anos. O melhor a se obter com essa máquina tem segredinhos que pede um vídeo bem explicadinho senão não fica bom o expresso.
  4. Ainda acho que não dá pra confirmar isso que escreveu pois o outro tipo de embalagem que leva aquele tipo de válvula estrangeira deixa o café perder o sabor de torra recente e até a data de de torra leva jeito de ter sido alterada isso observado no Café do Centro aqui na cidade do RJ e foi o que tentei passar no post acima. Ou seja, o iLLy parece ter torra bem recente sim senão, mesmo sendo lacrado naquele tipo de latinha chic chic estrangeira, talvez perdesse o sabor dessa torra. Talvez o que eu possa fazer é telefonar pra lá e perguntar se eles torram e envasam na hora que seria mais certeiro.
  5. Mas o sabor do Illy tem sido muito melhor que o outro e só fica igual depois de uma semana de aberto e conservado no congelador. A ultima latinha é que já não foi a mesma coisa.
  6. É torra média e se parece muito com a torra do Café do Centro que aqui compro na rede de lojas Rei do Mate só que o café da Illy costuma ser uma torra bem recente e a do outro não mas os grãos parecem os mesmos. Sei que se eu usar o filtro com mais capacidade ( o dobro ) a extração fica mais forte e consigo provavelmente sabores tipo chocolate que me parece mais corriqueiro pelas vezes que já percebi com esta máquina C-08 baratinha. Como a Illy me mandou um email com esses cafés de outros países bateu uma curiosidade a respeito e então vim aqui perguntar a quem está mais acostumado. Eu sei, já me indicaram até cafeterias aqui da cidade do RJ para visitar mas ainda não fui nesses locais pois são um pouco distantes e minha saúde é ruim pacas. Então vou tentando por aqui mesmo fazendo compras dessas empresas tipo Illy, Suplicy etc etc ... que me chegam pelo Correios. É praticamente o único luxo que me permito enquanto posso.
  7. hhuummmm ... Acho que tem gente aqui que prefere não tocar no assunto ... rsrs
  8. Recebi um email da Illy vendendo cafés arábica em grãos torrados de outros países. Colômbia Etiópia Guatemala Será que o café de algum desses países é melhor do que o do brasileiro ? Alguém já consumiu ? Espero achar algum sabor diferenciado que não o de torra recente apenas como de chocolate, banana, mel, rústico etc etc ...
  9. Desconfio muito que você ainda não sabe fazer o expresso nessa C-08
  10. Isso mesmo, ainda que te custe a acreditar foram uns 7 anos usando vários tipos de cafés em grãos como os Suplicy e do Centro e moidos do supermercado. Bem que tentei aprender a obter espressos com essa maquina vendo vídeos mas nenhum soube detalhar o modo de faze-lo. Aprendi inclusive a fazer limpeza interna e externa dessa máquina e consertei até defeito dela. Me perdoe pelo meu italiano que é nenhum ... rsrs
  11. Comigo e com outros aqui do fórum sim. 7 anos pra conseguir obter um bom espresso com essa máquina pois ninguém sabia ensinar direito na internet. depois que tirar o primeiro espresso nessa máquina, tem que esperar umas duas horas para tirar outro com a mesma qualidade e sempre de 25 a 50ml, não mais que isso essa máquina é uma das mais baratas no mercado mas me parece suficiente para quem costuma fazer só um espresso capiche ?
  12. Estamos em maio isto é, dois meses depois e confirmo que a diferença entre o illy e o Café do Centro vendido na rede de delicatessen Rei do Mate aqui da cidade do RJ é só no tempo de torra pois o primeiro parece recente e o segundo parece velho, talvez por dificuldades na gerência/administração ou seja, fazem a torra e os grãos torrados ficam estocados por muito tempo até serem embalados. Esse illy no congelador se conserva bem até acabar se tomado uma xícara a cada dia. Estou para pegar mais duas latinhas no Correio que comprei semana passada.
  13. Tenho duas há mais de 10 anos e eu mesmo aprendi a fazer a manutenção delas. Se você quiser fazer só um cafezinho de até 50ml por vez ( xícara pequena ), fazendo o seguinte só umas duas horas depois, essa máquina faz ele bem feito. Mas pra saber fazer o espresso direito tem que aprender o jeito e eu levei uns 7 anos fazendo mais de 3 por dia com vários cafés. Você pode comprar uma usada pelo OLX, pechinchando no preço, que talvez tenha aí perto indo buscar pessoalmente. O problema é que a usada pode vir a precisar de limpeza da caldeira e das peneirinhas em pouco tempo. Considero o espresso infinitamente melhor que o de cafeteira italiana que mais parece com café comum de saquinho de pano mas gosto é gosto e cada um tem o seu.
  14. O café que sai é o mesmo ? O que faço na moca parece um café feito em coador de pano. Será que isso acontece com a prensa francesa ?
  15. A dica do congelador parece que funciona mesmo pois a torra do café parece se conservar mas estou acompanhando. Agora, o sabor realmente não tem muita diferença do outro a não ser a torra que parece mais recente.
×
×
  • Criar Novo...