Ir para conteúdo

Henrique - RJ

Senior Members
  • Total de itens

    391
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Posts postados por Henrique - RJ

  1. Agradeço pelas orientações e talvez eu vá fazer isso mesmo, enviar para um laboratório para análise mas pela cor levemente cinza que ficou a água ao sair da cafeteira é praticamente certo que é algum metal dissolvido na água da cor da caldeira.

     

    Diz aqui https://www.oswaldocruz.br/download/fichas/Óxido de alumínio2003.pdf que não é carcinogênico o óxido de alumínio.

     

    O antimônio aqui  https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/substancias-toxicas-o-que-e-o-antimonio-e-os-riscos-que-ele-representa/   tem brilho mas o metal da caldeira é de um cinza opaco.

    • Curtir 2
  2. Bom dia de sábado a todos.

    Tenho uma máquina de expresso Britânia BRCE2 e uma Mondial semelhante dessas baratinhas que uso para fazer meu delicioso cafezinho expresso há anos que me revigora as forças e me alimenta pois uso açúcar mascavo mas uma preocupação ás vezes me incomoda. Trata-se das caldeiras delas que não são de aço e não sei que metal é aquele que parece um pouco leve semelhante ao alumínio. Ainda neste mês esqueci ela ligada por quase uma hora e ao tirar uma amostra de água quente dela percebi uma cor levemente cinzenta na água que veio de dentro dela. Um serralheiro uma vez me disse que talvez fosse antimônio o que me assustou. Por acaso sabem que metal é esse exatamente ?

    Agradeço a todos.

  3. Em 17/06/2019 at 00:19, mfwitzel disse:

    Ola a todos.

    Por acaso alguem já fez ou sabe se existe alguma forma de reduzir a pressão da C08 para algo em torno de 9bar? Tentei procurar esta informação no fórum mas não achei.

    Grato

    Marcelo

    Não mexe nessa coisa que vai estragar.

    Eu aqui consegui um bom expresso com esse tipo de máquina baratinha e super usada ou sucata conhecendo suas imitações com o passar de vários anos.

    O melhor a se obter com essa máquina tem segredinhos que pede um vídeo bem explicadinho senão não fica bom o expresso.

    • Curtir 1
  4. Em 14/06/2019 at 10:58, Carneiro disse:

    A Illy não coloca data de torra na embalagem, só uma data de validade, que eu chutaria que é de 18 meses ou até 2 anos pós-torra. O cheiro, em geral, mesmo com a atmosfera modificada preservando, é de café envelhecendo. Quase sempre vejo café deles com 1 ano ou menos de "validade", ou seja, a torra já tem vários meses se não 1 ano já. Claro que na preservação que eles propõe.

    Nada contra, vez ou outra compro pra matar vontade de café italiano, mas... Difícil Illy ter torra recente... Se souber de algum macete, nos conte.

     

    Ainda acho que não dá pra confirmar isso que escreveu pois o outro tipo de embalagem que leva aquele tipo de válvula estrangeira deixa o café perder o sabor de torra recente e até a data de de torra leva jeito de ter sido alterada isso observado no Café do Centro aqui na cidade do RJ e foi o que tentei passar no post acima.

    Ou seja, o iLLy parece ter torra bem recente sim senão, mesmo sendo lacrado naquele tipo de latinha chic chic estrangeira, talvez perdesse o sabor dessa torra. Talvez o que eu possa fazer é telefonar pra lá e perguntar se eles torram e envasam na hora que seria mais certeiro.

  5. 2 horas atrás, Carneiro disse:

    A Illy não coloca data de torra na embalagem, só uma data de validade, que eu chutaria que é de 18 meses ou até 2 anos pós-torra. O cheiro, em geral, mesmo com a atmosfera modificada preservando, é de café envelhecendo. Quase sempre vejo café deles com 1 ano ou menos de "validade", ou seja, a torra já tem vários meses se não 1 ano já. Claro que na preservação que eles propõe.

    Nada contra, vez ou outra compro pra matar vontade de café italiano, mas... Difícil Illy ter torra recente... Se souber de algum macete, nos conte.

     

    Mas o sabor do Illy tem sido muito melhor que o outro e só fica igual depois de uma semana de aberto e conservado no congelador.

    A ultima latinha é que já não foi a mesma coisa.

  6. Em 13/06/2019 at 08:41, Carneiro disse:

    Ou prefere não discutir contigo... :P

    Só um detalhe, Illy torra média ou escura são misturas. Muito provavelmente de bastante café brasileiro, mas não é só Brasil. Se não me engano eles tem também de origem Brasil, assim como os que citou.

    Não sei o quão torrado são os de origem da Illy. Mas imagino que seja de média pra cima, então sabores de torra ainda estarão muito presentes.

    É torra média e se parece muito com a torra do Café do Centro que aqui compro na rede de lojas Rei do Mate só que o café da Illy costuma ser uma torra bem recente e a do outro não mas os grãos parecem os mesmos.

    Sei que se eu usar o filtro com mais capacidade ( o dobro ) a extração fica mais forte e consigo provavelmente sabores tipo chocolate que me parece mais corriqueiro pelas vezes que já percebi com esta máquina C-08 baratinha.

    Como a Illy me mandou um email com esses cafés de outros países bateu uma curiosidade a respeito e então vim aqui perguntar a quem está mais acostumado.

    16 horas atrás, Guilherme Torres disse:

    Henrique o mundo dos cafés especiais começa longe, em regra, dos cafés de mercado.
    Procure alguma boa torrefação em sua cidade que vc descobrirá que o sabor de torra (não é algo que se procure em um café especial torrado pra realçar seus aromas) é apenas um aspecto de vários possíveis que vc vai poder encontrar numa boa xícara de café.

    Eu sei, já me indicaram até cafeterias aqui da cidade do RJ para visitar mas ainda não fui nesses locais pois são um pouco distantes e minha saúde é ruim pacas. Então vou tentando por aqui mesmo fazendo compras dessas empresas tipo Illy, Suplicy etc etc ... que me chegam pelo Correios.

    É praticamente o único luxo que me permito enquanto posso.

  7. Recebi um email da Illy vendendo cafés arábica em grãos torrados de outros países.

    Colômbia

    Etiópia

    Guatemala

    Será que o café de algum desses países é melhor do que o do brasileiro ?

    Alguém já consumiu ?

    Espero achar algum sabor diferenciado que não o de torra recente apenas como de chocolate, banana, mel, rústico etc etc ...

  8. Em 08/05/2019 at 20:49, Carneiro disse:

    Alguém mais do fórum sustenta esses 7 longos anos de aprendizado além de 2 horas de espera entre as extrações? Não lembro, mas também não procurarei.

    Ho capito ma non ci credo... Capisci?

    Isso mesmo, ainda que te custe a acreditar foram uns 7 anos usando vários tipos de cafés em grãos como os Suplicy e do Centro e moidos do supermercado.

    Bem que tentei aprender a obter espressos com essa maquina vendo vídeos mas nenhum soube detalhar o modo de faze-lo.

    Aprendi inclusive a fazer limpeza interna e externa dessa máquina e consertei até defeito dela.

    Me perdoe pelo meu italiano que é nenhum ... rsrs

  9. Em 06/05/2019 at 06:55, Carneiro disse:

    Cafeteira italiana parece de coado no pano?

    7 anos pra pegar o jeito?

    2 horas pra aquecer a máquina?

    Isso sim é pra desanimar qualquer um...

    Comigo e com outros aqui do fórum sim.

    7 anos pra conseguir obter um bom espresso com essa máquina pois ninguém sabia ensinar direito na internet.

    depois que tirar o primeiro espresso nessa máquina, tem que esperar umas duas horas para tirar outro com a mesma qualidade e sempre de 25 a 50ml, não mais que isso

    essa máquina é uma das mais baratas no mercado mas me parece suficiente para quem costuma fazer só um espresso

    capiche ?

  10. Estamos em maio isto é, dois meses depois e confirmo que a diferença entre o illy e o Café do Centro vendido na rede de delicatessen Rei do Mate aqui da cidade do RJ é só no tempo de torra pois o primeiro parece recente e o segundo parece velho, talvez por dificuldades na gerência/administração ou seja, fazem a torra e os grãos torrados ficam estocados por muito tempo até serem embalados.

    Esse illy no congelador se conserva bem até acabar se tomado uma xícara a cada dia. Estou para pegar mais duas latinhas no Correio que comprei semana passada.

  11. Em 04/05/2019 at 19:40, Tiago Campos de Oliveira disse:

    Óbvio, o problema é o preço...

    Tenho duas há mais de 10 anos e eu mesmo aprendi a fazer a manutenção delas.

    Se você quiser fazer só um cafezinho de até 50ml por vez ( xícara pequena ), fazendo o seguinte só umas duas horas depois, essa máquina faz ele bem feito.

    Mas pra saber fazer o espresso direito tem que aprender o jeito e eu levei uns 7 anos fazendo mais de 3 por dia com vários cafés.

    Você pode comprar uma usada pelo OLX, pechinchando no preço, que talvez tenha aí perto indo buscar pessoalmente. O problema é que a usada pode vir a precisar de limpeza da caldeira e das peneirinhas em pouco tempo.

    Considero o espresso infinitamente melhor que o de cafeteira italiana que mais parece com café comum de saquinho de pano mas gosto é gosto e cada um tem o seu.

    • Curtir 1
    • Haha 1
  12. 4 horas atrás, FábioS disse:

    de maneira bem sucinta, só que não muito rsrsrs: a crema do filtro pressurizado é uma "falsa crema", diferente da crema dos filtros não pressurizados; os filtros pressurizados são feitos para moagem genérica, até para café comprado já moído, com pouca técnica ou quase nenhuma, não precisa nem compactar direito, faz um espresso "visualmente decente" com a grande maioria dos cafés.  Para os filtros não pressurizados ou despressurizados, em primeiro lugar é necessário moer o café na hora e ter um moinho com algum grau de microafinação, às vezes um ponto ou menos de diferença no moinho pode causar cachoeira ou chocar a máquina, pode deixar o café muito ácido e sem doçura, ou extremamente amargo, é preciso ter consistência em toda a técnica do espresso, dosagem, moagem, compactação etc. Basicamente é necessário pouca habilidade para se tirar um espresso "visualmente decente" com filtros pressurizados, o aprendizado realmente começa quando se migra para os não pressurizados, não desista, quando começa a acertar é bastante recompensador ;).

     

    Agora me deu alguma esperança.

    Vou testar de novo o despressurizado que fiz.

    6 horas atrás, kell_albuquerque disse:

    Pra filtro despressurizado tem que acertar bem na moagem e compactação pra poder acertar a crema.

    Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
     

    Mas tem que ser pó muito fino  ?

    Acabei de fazer aqui denovo com pó bem fino no filtro pequeno de 10g e nada de espuma, parecendo café de coador de papel.

     

  13. Acabei de provar o espresso que fiz agora a pouco.

    Ele fez um pouquinho mais de espuma do que o Café do Centro que costumo consumir todos dias neste horário ( +/- 5 da manhã ) só uma xícara por dia aproveitando o paladar que me parece mais sensível ( no resto do dia é só Pilãozão mesmo no filtro de papel Mellita ).

    A torra ME PARECE praticamente a mesma do outro na coloração e a peneira também ( 7 ou 8 ). Agora, no sabor ele ME PARECE ( de novo ) um pouco melhor, mais forte.

    Foi só para testar e não pretendo comprar de novo pois é muito caro e ME PARECE um custo/benefício que não vale a pena. Foi que nem o Suplicy que comprei várias vezes de várias fazendas em termos vantagem.

    Vou ficar no Café do Centro mesmo que é mais econômico. Talvez venha a comprar futuramente o café do Mário aqui da Lagoa na cidade do Rio de Janeiro também só pra testar porque agora consumo muito pouquinho desses cafés chic chic ( como escrevi ali em cima, só uma xícarazinha por dia praticamente ).

    Esse Café do Centro que compro em lojinhas aqui da rede Rei do Mate, na faixa de 70 paus o Kg ( hoje deve durar uns 2 meses pra consumir esse 1 Kg o que acho vantajoso em termos de preço/qualidade ), já tive a experiência de sabores muito bons principalmente chocolate ( já comentei aqui antes no fórum ) e até de torra ( parece que essa indústria precisa melhorar na sua administração porque o café tem perdido o sabor de torra isto é, café velho ). Desconfio que consigo esse sabor de chocolate nesse illy mas acho que vai ficar muito forte talvez bastando apenas tirar um curto ( o que tomei foi a xícara cheia de 50ml ).

    Essa é a minha experiência.

  14. Comprei terça-feira passada 250g do illy que promete notas de chocolate, mel e caramelo.

    Quero só ver se é verdade ou embromação.

    Não informam nem a origem do café ( região, fazenda ), nem a peneira ou a certificação ( no Suplicy costuma ter essas informações mas não percebi nada de extraordinário nele ). 

    Só sei que é 100% arábica e de torra média.

  15. Segunda-feira passada tomei mais um espresso igualzinho ao primeiro e acabei tirando outra conclusão.

    Perguntei a funcionaria e ela não soube dizer que café era mas desta vez não o achei tão bom.

    Ele se parece bastante com o sabor do café instantâneo Nescafé mas bem mais intenso.

    Por isso perguntei à  servente se era o 3 Corações que acho ser o mais ruizinho dessa empresa TokTake mas ela não sabia.

    Se eu voltar lá já vou preferir um Nescau ou um café com leite dessa máquina pois não vale a pena esse espresso.

  16. Grão Gourmet illy 250g R$45,60

    http://www.toktake.com.br/insumos/cafe-em-graos-gourmet-illy-250gr

    Não tenho certeza se foi esse o café que tomei de uma máquina automática parecida com esta do link abaixo:

    http://www.toktake.com.br/bari-espresso

    Foi um curto com muita crema e de sabor bem diferente do que já tomei até hoje.

    Obs.: nunca fui a cafeterias especializadas ( tenho uma certa repulsa por lugares chiques ... rsrs ).

    • Curtir 1
  17. Em 18/01/2019 at 14:43, Vitor Costa disse:

    A espuma que vem da cafeteira italiana não é que nem a crema do espresso, ela vai sempre desaparecer mesmo, não tem o que fazer. Inclusive essa espuma tem sabor ruim amargo, você não precisa desejar ela.

    Teus comentários foram bem definitivos nesta minha experiência com esta cafeteira italiana da China senão eu ia ficar penando tentando obter um café semelhante ao do coador de pano.

    Pelo jeito, o sabor do café deste tipo de cafeteira é semelhante ao de outras não importando muito a qualidade da mesma.

    Agora, reparei que tenho que deixar ela sempre seca ( a parte de baixo que é de metal ) senão começa a enferrujar.

    Agradecido.

  18. 11 horas atrás, Vitor Costa disse:

    Use uma moagem média-grossa, encha o filtro até a boca (não aplique pressão), esquente a água à parte em outro recipiente primeiro, bote a água já quente na cafeteira (cuidado pra não se queimar), fecha ela e bota no fogo, bota um pouquinho de água na parte de cima da cafeteira onde ficará o café, logo a café já começa a sair. Se você fizer isso provavelmente vai ter um resultado melhor, daí você ajusta pro seu gosto.

    Tentei aqui e até pareceu que ia segurar as bolhinhas mas logo logo elas se desfizeram quando coloquei o açúcar e com isso o sabor foi prás cucuias.

    Mas vou tentar outras vezes com algumas variações pra ver se sua dica dá certo.

    Agradecido.

  19. Em 13/01/2019 at 12:53, Carneiro disse:

    Eu gosto. Mas concordo que cafeteira italiana é mais chata pra acertar e ficar bom ou excelente, na média é só ok.

    Quando o café sai na parte de cima tem uma aparência muito boa mas depois de colocar na xícara ou copo essa boa aparência se desfaz totalmente se parecendo apenas a uma bebida de cor preta sem qualquer sinal de bolhas douradas e ao testar no sabor fica bem ruim.

    Desconfio que não devo estar sabendo fazer esse café nessa cafeteira e por isso estou perguntando aqui.

×
×
  • Criar Novo...