Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Henrique - RJ

Senior Members
  • Content count

    363
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Henrique - RJ

  1. Quando participo de algum tópico o fórum não me envia email. Tem como arrumar isso ?
  2. Como alguns sabem costumo consumir café em grão arábica gourmet só que tenho percebido que os espressos costumam variar nas extrações inclusive com sabores diferentes a partir do mesmo pacote. Estou enganado ou os grãos de um mesmo pacote podem de fato gerar espressos diferentes mantido o mesmo modo de preparo ?
  3. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    SABOR CEREJA Esse é o sabor que consegui identificar nos meus últimos espressos com os grãos do Café do Centro do pacote que tenho aqui comprado da rede de lojinhas do Rei do Mate aqui na cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá. Espressos finalmente muito bem tirados com a cafeteira Britânia BRCE2 que lembram os chamados italianos com 7g de pó ( filtro pequeno pressurizado ou 1-CUP ), 67ºC e 25ml ( grãos moídos com o Botini B03 ). Fica aqui registrada a experiência bem sucedida como exemplo.
  4. Delonghi superautomaticas magnifica s

    Legítimo espresso italiano É exatamente o ponto a que cheguei aqui nos meus melhores espressos com a C-08. E eu que pensava que cafezinho de verdade era aquele que queimava a língua e achando que a C-08 não prestava por causa dessa temperatura mais baixa ( achava que era uma máquina muito ruim inclusive por não saber fazer com os outros detalhes tipo compressão, moagem etc ).
  5. @pedro.bessa8 Essa C-08 só tem um filtro ? Esse filtro é o de 2-Cup ou o de 1-Cup ? Em qual Estado e bairro está ?
  6. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Isso é verdade, os serviços dos Correios estão muito irregulares. Mês passado comprei um produto que me foi entregue em casa em uma semana e isso porque veio pelo depósito do bairro de Benfica aqui no Rio que faz o trabalho direito porque outros depósitos ( CEE, CTE etc ) de outros bairros são uma desgraça ( teve um muito ruim aqui perto que devem ter tacado fogo nele pois foi destruído por incêndio ano passado, saiu até na imprensa ). Outro motivo para não comprar esse micro lote é que acredito ser mais indicado para provadores profissionais por se tratar de torra clara para média que deve apresentar sabor muito suave perceptível apenas para paladares sensíveis e treinados. Esse foi o meu erro na época em que comprava esses tipos de cafés pois não sou desses profissionais. Se fossem grãos de torra média até compraria ( em cartão de débito ou boleto ) pois o sabor deveria ser mais acentuado. Já tem uns 2 ou 3 dias que abri um novo pacote aqui do Café do Centro, comprado das lojinhas do Rei do Mate perto de minha casa, que apresenta sempre o mesmo sabor ( sem graça, seja de manhã á tarde ou á noite, não importando como esteja o meu paladar ) em todos os espressos que tiro. Interessante que no pacote anterior, a cada moagem, um sabor diferente aparecia em cada espresso o que me fez abrir este tópico. Até então eu achava, equivocadamente, que o café de um mesmo pacote apresentaria sempre o mesmo sabor ( tinha essa ideia fixa e pior ainda se viesse escrito o sabor na embalagem como nos Suplicy tipo " notas de chocolate ", " tutti fruti ", " frutado ", " notas de mel ", etc ).
  7. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Este micro lote premiado aqui do Suplicy vale a pena testar: http://www.suplicycafes.com.br/cafes/index/id/5#cafes Só não comprei por aceitar apenas pagamento em cartão de crédito ( uma chatice ). É torra clara para média e acho que só quem é especializado vai tirar melhor proveito da experiência por exigir mais sensibilidade.
  8. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    E faz até espresso com sabor de leitão a pururuca com o dedinho no cadence ... Essa foi tua não foi ?
  9. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Escrevi 50 reais por motoboy e não pelos Correios e ainda tem essa questão da falta de informações detalhadas dos cafés do Mario.
  10. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Já tentei várias vezes tomar sem açúcar mas não consegui me acostumar. Fica difícil também porque costumo comer coisas doces todos os dias ( frutas, bolos etc ) e isso faz com que o café sem açúcar pareça amargo e sem sabor de café ( muito ruim ). Eu já falei com o Mário pelo telefone sobre seus cafés mas ele não costuma dar muitos detalhes sobre os mesmos. Eu gosto de saber tudo sobre a bebida que estou tomando ( origem, sabor, torra, espécie, etc etc ). O Mário fica em outro bairro distante do meu e um motoboy para ir lá buscar o café custa uns 50 reais mas o principal motivo mesmo para não comprar dele é a falta de detalhes dos produtos ( quero saber a fazenda, se foi premiado, se é micro lote etc etc ). O Suplicy também passou a dar pouca informação sobre seus cafés desde a última vez que acessei o site e isso me desestimulou além da entrega ser pelos Correios em que há o risco de me trazer sacrifícios para apanhá-lo ( filas e distância ) embora na maioria das vezes a encomenda vá parar em um local ( Benfica ) que entregam em minha casa mas é incerto. Me recuso a comprar cafés caros sem seus detalhes. Acabei de tomar aqui um espresso com leve sabor de torra ( raríssimo aqui ) e isso com mais de 2 meses da fabricação e do fim do pacote ( resto ). Para vocês verem como o sabor aqui costuma variar a cada xícara, é muito bacana ( isso só pode ser das variedades dos grãos que são moídos a cada dose, não vejo outra razão ).
  11. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Isso mesmo, ás vezes o açúcar que coloco passa um pouco da conta sim e fica parecendo cocada de café ou então melado/bala de café. É que de vez em quando, se eu puser pouco açúcar, nem o sabor de café eu sinto o que me faz apelar pra mais açúcar. O que me convenci neste tópico e que estava em dúvida é que, os grãos que uso, parecem oferecer várias possibilidades de sabores de acordo com cada porção moída e isso com o meu maquinário barato que nunca percebi nas lojinhas do Rei do Mate. Na embalagem desse café só fala em " aroma floral intenso ", " sabor suave ", " corpo encorpado " e " bebida estritamente mole " sendo " 100% espécie arábica ", " origem Alta Mogiana e Cerrado ", " grão tipo 2 ", " peneira 17/18 " e " ponto de torra médio ". Não tem nenhuma referência a chocolate, frutado, tutti fruti, etc que já percebi nele. Eu acreditava que essas variações no sabor se deviam á máquina não ter precisão por ser das mais populares e por isso pensava que talvez uma bem mais cara daria resultado muito melhor. Comprei também o Pilão para tomar um cafezão do filtro de papel, vez por outra, já para diferenciar dos espressos e perceber melhor a qualidade dos mesmos e dar mais valor. Nunca pensei que café fosse ser assim tão complexo mas hoje tenho mais segurança na extração dos meus espressos e por isso ainda vou testar outros grãos especiais para ganhar mais segurança desde que eles informem detalhes de suas características ( quero saber o que eu estou tomando ). Eu já tomei vários do Suplicy mas naquela época ( anos atrás ) ainda não tinha um modo certo de fazer os espressos e por isso acredito que desperdicei todos eles em extrações mal feitas ( só apresentavam sabor cítrico leve ). Eram cafés com descriminação bem detalhada de sabor, torra, origem etc. Uns até premiados e outros de micro lotes ( guardei até os saquinhos para lembrar ).
  12. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Hoje fiz uns 3 ou 4 espressos com sabor de cocada de café pois uso açúcar e com bastante crema ( não foi espuma pois é espessa e não se dissipa ).
  13. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    @Rodolfo M Agradeço tua opinião inteligente mas o pessoal aqui no fórum já me fez despressurizar filtro e só piorou o resultado, já me fez comprar o mimoso ou Botini B03 e deu praticamente no mesmo resultado do de lâminas e eu só resolvi gastar um pouco nessas coisas pois o risco era pequeno, imagino comprando máquinas caríssimas em que o preju seria muito, muito maior. Também já desconfiei de como o moedor mói os grãos de café ou de como ficam as micro partículas desse pó causando variação na extração dos espressos e por isso comprei o tal mimoso ( mó cônica de ferro fundido ) achando que resolveria como disseram para mim e não resolveu. O que ajudou bastante na extração dos espressos foi o modo de fazê-lo ( sempre de um mesmo jeito como mostrado em vídeos de especialistas ). Foi aí que meus espressos passaram a ter mais estabilidade com a crema, mesmo com o moedor de lâminas e isso com apenas 7g do filtro pequeno da Britânia BRCE2 ou Mondial C-08. Se eu fizer esses espressos com o filtro maior de 14g a possibilidade de ter o sabor chocolate é muito maior mas ele acaba ficando mais agressivo em uma xícara de 50ml ou menos ( é muita cafeína pra mim chegando a me causar ansiedade/agitação ).
  14. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Aqui neste tópico é confirmar ou não minhas experiências podendo concordar ou discordar. Espero que aqui seja um espaço livre do contrário nem apareço mais.
  15. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Bom, os espressos de todas as delicatessens que tomei são iguais mas em uma a balconista reclamou do serviço técnico dessas máquinas Italian Coffee que ele a havia deixado extraindo um café muito " grosso " e que o mesmo, devido á reclamação dela, voltou á extração costumeira ou seja, máquina desregulada. Quanto será que usam de pó em cada espresso dessas Italian Coffee ? Acho que não preciso provar espresso nessas cafeterias especiais se eu mesmo já consegui obter, com o meu maquinário, sabores como chocolate, frutado e outros com esses grãos do Café do Centro. Acho que isso é o suficiente para eu saber o que é um espresso bem tirado.
  16. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Mas peraí, o grão de café usado no Rei do Mate é o mesmo que eu uso nos meus espressos com máquina barata que ficam melhor que na Italian Coffee deles ( são máquinas profissionais grandes ). Onde eles estariam errando se são orientados como fazer os espressos e todos fazem do mesmo jeito seja em que loja for ? Os espressos deles são todos iguais, com quase nenhuma crema e com sabor de café forte. Só os meus é que saem com crema e na maioria das vezes com sabor de cocada de café ( eu uso açúcar ) ou de simples café e outras poucas com sabor de chocolate, sem falar em frutado, maracujá e banana que já percebi em poucas vezes raras. Se eu fizer um espresso com 14g no filtro maior sou capaz de obter o sabor chocolate com bem mais frequência só que é bem forte/agressivo ( muita cafeína ) e por isso dou preferência ao filtro menor de 7g.
  17. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    E a Italian Coffee profissional caríssima com um baita moedor produzindo um espresso sem graça ?
  18. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Melita Regiões chega a ser pior que o Pilão Mas eu não vou comprar um maquinário caríssimo só pra fazer café de jeito nenhum. Nem que a vaca tussa !!! Eu até alugaria um maquinário desse só pra ver como sai no sabor um espresso.
  19. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Na embalagem do Café do Centro diz que o sabor é suave ( não diz nada de chocolate ou outro sabor que já percebi ao longo do tempo ). Não pretendo gastar em outras máquinas mais caras pois é muito dinheiro. Em outros cafés até poderia a título de experiência como já fiz há anos com o Suplicy ( micro lotes e outros ) mas talvez volte mesmo para o coado com filtro de papel Melita que tenho aqui só que com café moído Pilão que tende a vir sem iodofórmio ( café de padaria melhorzinho ) ou combinar os dois todo o dia ( um espresso de manhã e depois um cafezão Pilão ). Com o passar do tempo esse maquinário caro tende a dar defeito tornando o reparo mais difícil e oneroso. Na delicatessen onde tomo de vez em quando o espresso ( Rei do Mate ), a partir desse mesmo grão que uso ( Café do Centro ), o sabor é apenas de café intenso ( nada de outros sabores como acontece em minha casa ) e costuma vir com pouquíssima crema e isso numa máquina profissional, Iatlian Coffee, com moedor de grãos possante. É mais uma razão para não ficar torrando dinheiro com máquinas mais caras pois o resultado tende a ser o mesmo.
  20. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Este humilde barista caseiro tem mais de 8 anos nessa empreitada. Ainda agora o espresso saiu bem espumante mas o sabor do café foi apenas de café com apenas 7g de pó ( já consegui sabor chocolate com essa mesma quantidade ) moído no mimoso Botini B03 ( moedor indicado pelo pessoal aqui do fórum ).
  21. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    E quais são essas variáveis soltas ? O moedor Botini ( mimoso ) ? Os grãos de café ? A máquina de espresso ?
  22. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Esse Breville deve ser fabricado lá fora também, quiçá China e quando precisar de reparos é que verá a complicação. Tenho um Britânia BRCE2 ( Mondial C-08 ) que precisei de peça e só encontrei de máquinas usadas pois não têm mais para esse modelo ( tive que apelar para uma cola epóxi para metais ).
  23. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    É o que sempre deve ter acontecido aqui e eu acreditando que esse café tinha sempre o sabor de chocolate só que a máquina, o moedor ou o meu modo de fazer não estavam dando certo. Agora, ás vezes não sai quase espuma nenhuma. Acho que aí deve ser alguma imperfeição da máquina porque é evento muito fora do habitual porque custa a acreditar que os grãos de uma única xícara estejam assim tão fora da torra ou dos padrões gourmet. Será que aqueles grãos especiais de micro lotes também podem variar no sabor ainda que o produtor afirme serem tutti fruti ou com tons de amêndoas etc ?
  24. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Não seriam mais variáveis ? Se o degustador tiver a boca impregnada com outro alimento, por exemplo ? Ou o degustador tomar um espresso pouco tempo depois de outro ? Os grãos aqui me parecem em bom estado a não ser quando chegam no final do pacote. O que parece não ter uniformidade é a coloração ou a torra dos grãos ( uns mais claros e outros mais escuros ). Não pode estar havendo uma mistura de grãos de várias fazendas ou os mesmos serem da mesma mas com graus de amadurecimento diferentes ? Como devem saber, costumo consumir o Café do Centro onde informa serem grãos arábica, torra média, peneiras 7 e 8, do sul de Minas e Alta Mogiana. Talvez o que está acontecendo aqui é uma combinação de máquina que varia na qualidade da extração hora criando crema hora não e variação discreta no blend quem sabe por causa dessa torra não ser homogênea. A moagem parece estar resolvida pois estou usando o mimoso Botini B03 que tende a manter ela estável. A quantidade é sempre a mesma e o modo de compactação também. É talvez por isso que o sabor costuma variar indo do chocolate ( raro ) até simples café ( frequente ).
×