Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Henrique - RJ

Senior Members
  • Content count

    334
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Henrique - RJ

  1. Café frio

    Aqui uso a Britânia BRCE2 que é parecida com a Mondial C-08 e o espresso sempre sai um pouco mais quente que morno se não preaquecer a xícara e o cachimbo com água quente. O espresso mais quente para mim não fica nada bom.
  2. "Não gosto mais" de espresso

    Isso vai do gosto de cada um. Eu já tentei me acostumar com espresso sem açúcar mas não vingou. Nem conseguiria mesmo pois durante o dia muitas vezes como alimentos doces ( basta comer uma banana prata madura que é tão doce quanto o açúcar que lá se vai o parâmetro ). Acredito que essa gente acostumada com cafés especiais não toma com açúcar e por isso tem muito mais sensibilidade para as variações mas também não pode comer nada doce.
  3. Seleção do Mário

    Aqui com o Café do Centro gourmet torra média é isso mesmo, um pouco de amargor acompanha o " chocolate " ( acho bem encorpado/forte esse espresso quando consigo ).
  4. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Essa areia/terra/lodo que pode aparecer assim como o material branco dentro da caldeira vem da própria água que aos poucos vai se formando mesmo essa água sendo filtrada.
  5. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Passei um tempão sem entrar aqui no tópico por causa do fórum que não me envia email dos posts. Eu não faria a despressurização dos filtros. Fiz só em um aqui e o resultado foi muito ruim pois o espresso deixou de sê-lo virando café coado. Eu comprei uma nova há mais de 8 anos quando estourou uma peça da caldeira e venho tentando consertá-la. Mas enquanto tento o conserto comprei uma usada por 120 reais no OLX que estava entupida e tive que abrir ela para limpeza. Pela experiência que passei até hoje, para limpar mesmo você tem que abrir a cafeteira e a caldeira dela. Se houver calcário ou coisa parecida terá que raspar e remover até onde for possível. Portanto, usar descalcificadores, vinagre, ou outra coisa qualquer não resolve. Se a sua Philco ( ou Britânia BRCE2 ou Mondial C-08 ) tiver mais de um ou dois anos de uso, para limpar ela terá que abri-la toda até a caldeira. Vai ficar impressionado com a terra e lodo que vai encontrar dentro da caldeira. Se essa caldeira tiver alguma incrustação branca terá que raspá-la pois não tem produto químico que remova isso.
  6. E também coca-cola, vinagre com bicarbonato de cálcio e pasta de dentes. Nada disso removeu o calcário entranhado por dentro da caldeira da cafeteira espresso Britânia BRCE2 ( ou Mondial C-08 ). Alguém teve alguma experiência bem sucedida ?
  7. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    No texto do link abaixo é dito que qualquer alumínio no corpo é eliminado pelos rins: https://awebic.com/comida/mitos-alimentacao/ E, se não me falha a memória, acho que já vi alumínio na composição de vitaminas. Agora, esse tal ácido cítrico me parece que não remove essa coisa branca que não sei o que é afinal. Pelo jeito deve ser mais uma que inventaram como o do uso de bicarbonato de sódio, vinagre e coca cola. Se quiser remover, só raspando mesmo.
  8. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Amigão, quanto mais eu puder me alimentar só de produtos naturais, mais me sentirei seguro. Já não fumo e não bebo e meu peso está dentro da faixa normal só me faltando um pouco de exercício físico e ainda assim tomo remédio que venho tentando reduzir e estou conseguindo.
  9. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Vi um vídeo em que diz que o alumínio é neurotóxico e que a tolerância é de 9 mg por 1Kg de peso corporal. Também mostrou que o alumínio, ao ser posto em contato com ácido, passa a soltar partículas/camadas e é o que parece que está acontecendo com essa caldeira talvez depois de ter usado cloro ativo nela por horas tentando remover o calcário. Mas esfregando a escovinha com sabão de coco por fora da caldeira, onde não houve contato do cloro, a espuma do sabão também fica cinza. E se esfregar só com água da torneira, as cerdas da escovinha também ficam cinzas só que bem leve. tá brabo
  10. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    O que eu poderia fazer é mandar uma amostra dessa água acinzentada para análise e assim saber que tipo de metal fica diluído nela para ter uma ideia dos danos para a saúde.
  11. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Pois é, só sai raspando essa espécie de tinta branca que ficou, depois de eu já ter tirado os excessos ( crostas ). Agora uma coisa preocupante, se eu aplicar sabão de coco com uma escovinha de escovar os dentes, as cerdas dessa escovinha ficam cinzas assim como a espuma do sabão. Desconfio que andamos tomando espressos com esse metal cinza dissolvido no cafezinho. Não é nada, não é nada mas já são mais de 8 anos tomando cafezinhos diariamente provavelmente com esse metal cinza dissolvido. Acho que seria melhor voltar para o cafezinho de coador de pano ou de papel. Esfreguei com a escovinha e água nessa base da caldeira e a mesma coisa, a água e as cerdas da escovinha ficam cinzas. Não dá pra confiar em coisas feitas na China.
  12. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Deixei quase 24h no suco de limão e não limpou nada. A foto abaixo que tirei da base da caldeira ainda com o calcário branco que não sai de jeito nenhum.
  13. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Acho que vou deixar no suco de limão puro por 24h pra ver no que dá. Não encontrei esse ácido cítrico em nenhuma loja aqui por perto e desconfio que nem exista mais porque me disseram que hoje é proibido vender qualquer ácido.
  14. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Mas eu deixei por 6 horas no suco de limão e não removeu absolutamente nada. Será que se eu ferver o suco de limão, deixando evaporar bastante, consigo uma maior concentração desse ácido ? Acho que esse ácido vai acabar reagindo com o metal da panela ao entrar em fervura.
  15. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Mas se eu usar ácido cítrico com água dará no mesmo que com suco de limão que tem de 6 a 7% desse ácido.
  16. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    Mas eu usei suco de limão puro ( ácido cítrico ) e a crosta branca dentro da caldeira não saiu. As farmácias manipuladoras daqui não fabricam o ácido cítrico. Acho que vocês estão pondo esse ácido cítrico com água nas máquinas achando que estão fazendo a limpeza interna e não estão.
  17. Suco de limão, cloro, vinagre, nada removeu o calcário

    O máximo que consegui foi soltar fragmentos do metal da caldeira ao aplicar cloro por 6 horas e a dissolver o metal cinza dela com pasta de dentes talvez pela ação do flúor.
  18. Senhores Meu moedor de lâminas Cuisinart produz um pó de café que resulta em um espresso melhor que o do moedor mimoso e com filtro pequeno de 7g pressurizado. Sabiam ?
  19. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    O moedor de lâminas aqui está deixando o pó +pó do que o Botini B03 ou mimoso que o deixa -pó. Deve ser por isso que o pó do de lâminas chega a gerar espresso com sabor chocolate por ele ficar um pouco mais forte com apenas 7g ( filtro pequeno ).
  20. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    Não não, esse tamper de plástico compacta sim. Você enche o filtro de pó de café até o topo e depois aplica esse tamper que o nível dele passa a ficar pela metade do filtro. E tem que compactar com ele e com técnica senão o espresso fica ruim.
  21. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    E olhem que nunca percebi qualquer sabor de iodoformio neste Café do Centro, nem peneira diferente e aparentemente parece ser sempre de mesma coloração mas acho que é difícil diferenciar esses tons de torra a não ser que seja da torra escura para a clara. Mas já vi nestes grãos vários defeitos principalmente ao chegar no final do pacote. Já consumi um tal de Danza em uma delicatessen no Shopping Barra Square e que tinha um bom sabor mas quando comprei o pacote foi uma decepção que tive que jogar fora ( parecia café de botequim ). Consumi vários do Suplicy mas na época só conseguia perceber os tons cítricos ( todos eram bem detalhados quanto á origem, torra etc ). Hoje faria os testes novamente porque naquele tempo ainda estava tentando aprender a fazer os espressos na Britânia BRCE2 com o moedor de lâminas. O difícil é aturar o serviço dos Correios. -------------------------------------- EDIT Acabei de fazer mais um espresso e a espuma voltou com mais intensidade. Acho que são variações nos grãos já que se trata de um blend isto é, mistura. Então, de um espresso para outro pode haver variação dependendo da porção dos grãos moídos. Também pode ser alguma variação na compressão com o tamper de plástico ( desta vez pude perceber uma ligeira diferença com a anterior no modo de apertar o pó no filtro de 7g ). A coisa é bem sensível.
  22. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    Tem no Carrefour em grãos Mas no site dessa marca não fala NADA sobre esse grão, nem origem, nem peneira, nem torra ...
  23. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    Uma coisa percebi nos grãos deste novo pacote Não está fazendo tanta espuma quanto os do pacote anterior. Nem moendo com o mimoso e nem com o de lâminas. Agora, sempre achei este café que compro bastante ácido. É o Café do Centro que compro em lojinhas do Rei do Mate como já sabem. É o café melhorzinho que consigo comprar fácil. Se eu quiser algo melhor já tenho que pagar mais e até sofrer com a entrega dos Correios.
  24. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    É isso aí pessoal. Repeti aqui a façanha com o moedor de lâminas Cuisinart DCG-20N com grãos de café torrado de um novo pacote. Está produzindo um ótimo espresso com crema semelhante ao mimoso e com apenas 7g do filtro pequeno na cafeteira Mondial C-08. O espresso agora está estável tanto com pó do moedor de lâminas Cuisinart DCG-20N quanto com o moedor Botini B03.
  25. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    Acidez acho que tenho aqui nos meus espressos quase sempre. É bem ruim mesmo mas não sei se seria por causa da máquina ( talvez do tipo de café ). Acho que o açúcar ajuda a quebrar essa acidez mas ele também tende a me criar uma irritação incomoda na garganta principalmente se acima de certa quantidade ( é outra coisa desagradável que percebo aqui ). Pelo menos agora meus espressos saem com boa crema e olha que os tiro sempre com o filtro pequeno de 7g o que antes era impossível. Essa nova situação estável me deixa mais livre para experimentar outros tipos de cafés em grãos ( talvez volte a comprar os cafés do Suplicy ou até venha a tentar com os do Mario aqui do Rio ) pois não erro mais na extração e assim o espresso tende a aproveitar tudo o que o grão oferecer, penso eu.
×