Ir para conteúdo

sPawNEZ

Senior Members
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Sobre sPawNEZ

  • Data de Nascimento 12-06-1978

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Rio de Janeiro - RJ
  • Equipamento
    Baratza Encore, Saeco Poemia, Bialetti Moka

sPawNEZ's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

3

Reputação

  1. Então, removi o pressurizador do filtro e testei também o vaporizador sem o panarello... Te falar que estou tendo mais facilidade em vaporizar o leite do que extrair o café. Ainda não fiz um espresso que fique digno, mas a luta continua! Segui a dica do Luke e consegui pelo menos extrair com a temperatura boa. Aproveitando, mais uma dúvida: quando extraímos um single shot, a xícara deve ficar posicionada de forma a receber o líquido dos dois orifícios do porta filtro ou de somente um?No meu teste, enchi somente com um orifício, fiquei pensando que com dois proporcionalmente levaria metade do tempo, é isso mesmo? Minha balança está a caminho, ja já vou poder regular a dose certa de grãos. De resto, obrigado a todos pelas dicas e pela paciência com minhas dúvidas básicas. Como disse antes, essa é minha primeira máquina de expresso e estou engatinhando ainda rs...
  2. Valeu galera, hoje quando chegar em casa vou testar e depois volto a postar aqui... Pelo que eu entendi, girar a chave pra posição vaporização eleva a temperatura da máquina certo? Essa caneca eu uso pra tomar meu café de manhã, que faço na Moka. Cara, eu sou viciado em café, devo tomar em torno de um litro pro dia, sem exagero... E à noite, consigo dormir de boa!
  3. Valeu Miyamoto, vou usar intervalos de 5 minutos e observar se poso diminuir. Desculpe a ignorância, mas ainda não entendi esse termo "surfar a máquina". O que significa?
  4. Consegui tirar a borracha, é só uma questão de fazer um pouco mais de força rs... Acho que não vou ter problema pra vaporizar assim, já que meu pitcher é menor, de 350 ml. Fiz mais um teste ontem, usando o filtro de uma dose. Não deu certo, o café vazou pelas laterais do porta filtro. O que será que eu fiz de errado? Na sequencia, voltei pro filtro duplo e saiu um café frio... Quanto tempo é bom esperar de intervalo entre as extrações?
  5. sPawNEZ

    Baratza Encore

    Legal Luis, acho que sua regulagem tá parecida com a minha então, já que também não consegui moer abaixo de 10... Vou usar esses valores como base nos meus testes. Valeu!
  6. sPawNEZ

    Baratza Encore

    Tem razão Sergio, não tem necessidade de moer mais fino... Hoje foi só um teste mesmo, até porque ainda faltam chegar meu tamper e a balança, então fica difícil brincar com os números. Minha medida foi na base do olhômetro, enchi o porta filtro de grão e joguei no encore pra moer... De qualquer forma, estou bem satisfeito com a compra, o moinho é muito rápido e dá pra fazer moagens bem finas e uniformes com ele. Agora é esperar o restante dos aparatos chegarem e praticar!
  7. Minha Poemia chegou hoje, já pus pra testar a criança rs... Como meu tamper ainda não chegou, usei o filtro pressurizado por enquanto. O único café em grãos que eu tinha em casa não era lá essas coisas, mas como era teste, foi esse mesmo... O primeiro espresso ficou bem amargo, não consegui tomar. Aumentei a regulagem no Encore e fiz outro, ficou um pouco melhor. Como estava pilhado, resolvi aproveitar e vaporizar o leite pra tentar um Capuccino. A primeira tentativa de vaporizar saiu uma lambança só, o leite transbordou do pitcher, acho que botei demais. Na segunda tentativa, com menos leite, consegui fazer um leite bolhudo, mas é isso aí, o lance é praticar! Tá certo que eu não tenho outros parâmetros, mas curti a máquina. Só uma coisa que me incomodou, ela é meio apertada. Minha caneca de 300 ml não cabe embaixo dela e o panarello não dá uma posição legal pra encaixar o pitcher. Tem como tirar aquela borracha do panarello, é só puxar? Tô com medo de quebrar rs...
  8. sPawNEZ

    Baratza Encore

    Olá Alexandre, me tire uma dúvida: filtrado não deveria ser mais fino do que Moka? Aqui, no 28 já ficou uma moagem bem parecida com a de um café que eu comprei já moado pra Moka... Hoje chegou minha Saeco Poemia, aproveitei pra fazer uma teste de moagem com o Baratza... Com a regulagem abaixo de 10, os grãos não passaram pelas mós, ficaram pulando no compartimento superior... Regulei no 12 e saiu uma moagem bem fina, quase como uma farinha de trigo, mas meu primeiro café ficou bem amargo... Resultado, pia! Botei no 16, e já ficou um pouco melhor... Mas como nunca tive máquina de espresso e o único café em grãos que tenho aqui é um Starbucks que comprei as pressas pra testar, não posso dizer que ficou do jeito que eu queria, mas serviu pra testar. Uma dúvida galera, eu posso moer o grão numa moagem mais grossa e depois pegar esse pó e passar de novo no moinho pra uma moagem mais fina? Estou pensando em fazer isso pra ver se consigo realizar moagem abaixo de 10 no meu Encore, já que passando direto o grão fica pulando...
  9. sPawNEZ

    Baratza Encore

    Saudações a todos, Ontem recebi o meu Baratza Encore e já fui testar rs... Comprei com o Alexandre e ele veio com a regulagem extra fina. Estou com algumas dúvidas quanto ao uso dele: 1 - Quais os valores de referência para moagem pra Moka, filtro de papel e espresso nele? No teste que eu fiz, usei a posição 28 para moer pra Moka e cheguei numa granularidade bem parecida com a de um outro café que eu tinha, já moído pra Moka. Acredito que para espresso deva ser bem mais fino que isso, já filtro de papel eu não faço idéia... 2 - Em relação a manutenção e limpeza, quais os cuidados que vocês me recomendam que eu tenha com ele? Com o tempo, é necessário substituir alguma peça no equipamento? Caso positivo, de quanto em quanto tempo, considerando um uso diário? Valeu galera, agradeço quem puder me ajudar!
  10. Blend Expresso Brasil do Alexandre que acabei de receber, feito na Moka. Excelente café, até minha esposa que não é muito fã da bebida elogiou. Comprarei mais vezes!
  11. Fiz a assinatura do Clube Café, com o objetivo de poder experimentar cafés diferentes, já que sou um novato no ramo. O débito no meu cartão foi realizado no inicio dessa semana, mas até agora não recebi nenhuma informação por email de que meu produto foi despachado. Entrei em contato com eles hoje ao telefone e a atendente não soube me informar, disse que iria passar o caso para a área comercial e eles retornariam pra mim. Sei não, mas estou com um pressentimento de furada... Vou aguardar o retorno e depois posto aqui pra vocês sobre minhas impressões definitivas, tanto sobre o atendimento quanto sobre o café recebido. Vlw,
  12. Ola pessoal! Dei uma boa lida nesse tópico e estou bem tendencioso a comprar uma Poemia, será minha primeira máquina de espresso. Já encomendei meu Encore, que deve chegar antes da máquina. Gostaria de saber se na faixa até R$500,00 a Poemia é realmente a melhor opção de custo benefício. Agradeço quem puder me ajudar,
  13. sPawNEZ

    Moka: como eu faço

    Bom saber galera... tava achando que tinha algo errado, apesar de estar gostando do meu café rs. Pra mim a Moka caiu como uma luva, principalmente de manhã, pois acordo na correria e tenho pouco tempo pra preparar o café. Em cinco minutos preparo ele, muito prático!
  14. sPawNEZ

    Moka: como eu faço

    Ola pessoal, recentemente adquiri uma Moka e desde então resolvi me aprofundar na arte do café rs... Por enquanto, estou usando o café já moído para Moka, mas já encomendei meu moinho que deve chegar nas próximas semanas. Bom, a questão é o seguinte: segui as recomendações que encontrei na Internet, sobre como preparar o café com a Moka, mas estou observando um fato que gostaria de saber se é normal: minha xícara de café tem ficado com um leve resíduo no fundo. O café está agradável ao meu paladar, já consegui ajustar a dose pro meu gosto, mas sempre fica um pozinho no fundo da xícara. Quando faço o mesmo no filtro de papel, isso não acontece. O que pode ser, o tipo do café, a granularidade ou erro no meu preparo com a Moka? Agradeço que puder me ajudar!
  15. Opa, muito obrigado pelas dicas pessoal! Vi muita gente falando bem do café da Expresso Brasil e acabei comprando um pacotinho do blend deles. Acho que dei sorte, pois olhando agora novamente, vi que o produto está esgotado rs... Quanto as demais lojas, já anotei aqui para experimentar depois. Mais uma vez obrigado e espero aprender mais aqui no fórum! Abs,
×
×
  • Criar Novo...