Ir para conteúdo

Rafaella aventuras barista

Senior Members
  • Total de itens

    43
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Female
  • Localização
    Campinas, SP
  • Equipamento
    2-V60, Incanto, Chemex, Clever, Buono, Aeropress, Moka Crystal, Skerton, 4-French Press, Ibrik etc

Últimos Visitantes

1.199 visualizações

Rafaella aventuras barista's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

38

Reputação

  1. Eu criei esse tópico SÓ para comparações. Queria saber a opinião de todos, sobre os métodos de preparo que conhecem. E se caso vocês conheçam algum livro, artigo, publicação científica ou menção neste Fórum que mencione a comparação entre os métodos, por gentileza, compartilhe com a gente.
  2. Vai pra Minas Gerais de carro, em região de café, preferencialmente no inverno, e onde ver um barracão com uma chaminé saindo fumaça branca, pode ser café sendo torrado, ou secador de café, aí vai pelo cheiro. Mas francamente, são poucos produtores rurais que possuem torrefação própria, todos os equipamentos são caros. Conheço alguns. Entra no meu Instagram e conversamos no direct.
  3. Neste artigo que escrevi em inglês para o Perfect Daily Grind eles traduziram para o português como "moedor à disco". https://perfectdailygrind.com/pt/2020/05/15/um-guia-para-escolher-um-bom-moedor-de-cafe/ https://perfectdailygrind.com/2017/12/a-brewers-guide-to-choosing-a-good-coffee-grinder/ Tenho vários livros em inglês sobre café, e vários mencionam: Blade Grinders (moedor de lâmina - fatiador de grãos) e Burr Grinder (moedor à disco, ou EU entendo como moedor de engrenagem, moedor que moi por atrito). O moedor de cerâmica é por atrito, se enquadra como burr grinder. Desconheço qualquer moedor de porcelana que seja de lâmina. Blade Grinders / Moedor de lâmina = faca que gira e fatia o grão. Burr Grinder / (eu chamo de Moedor de engrenagem) = Existem vários tipos, alguns são dois discos que giram esmagando o grão, outros são cônicos... No artigo tem a foto dos dois tipos, tem até a foto interna de um moedor tipo burr. Acho que fui longe demais na explicação. Espero ter ajudado.
  4. No geral, o que acham sobre a percepção do café neste equipamento? Provei um café da Bolivia e achei que destaca a acidez.
  5. Vou levantar o assunto porque não achei tópico exclusivo à respeito. Já ouvi muita coisa sobre o formato da borra dentro do filtro depois de coar. Uns dizem que tem que ficar pontiagudo, outros dizem que você fez certo se a borra ficou plana, outros dizem que deve ter o formato cônico... Qual a opinião e experiência de vocês?
  6. Eu sei que a pergunta tem um "ou" mas, eu vou sugerir a opção 2, MAS trocaria a máquina de espresso por alguma outra marca, como saeco, faema, sanremo, la spaziale...
  7. HUmmm , talvez o produto dentro da cápsula absorva mais água do que o previsto . Checou se a água sai por outro lugar? Tipo bandeja? Tentou pesar numa balança a cápsula antes e depois da extração pra ver se a conta fecha? Às vezes a sua fonte de energia tá meio ruim e a bomba da máquina não tem força pra empurrar a água pra dentro da cápsula (talvez).
  8. Já tive vários modelos de máquinas da Saeco e da Gaggia, gosto de ambas. As demais não tive experiência e muitas delas eu só leio noticias ruins.
  9. Dependendo do caso o bicarbonato pode até piorar a situação. Muitas vezes a dureza é permanente, aí só com produtos químicos mais pesados pra resolver (não sei se no caso de máquinas isso se aplicaria). Para saber se sua água é dura, note como se comporta o sabão na hora de lavar louça, se ele não fizer muita espuma e se você tiver muita dificuldade pra remover a sujeira pode ser que a água da sua torneira esteja realmente causando danos à sua máquina. Note também se a água é mais pesada, ou se é ligeiramente salgada (o que é mais difícil notar já que você bebe dessa água sempre). Quanto à nova máquina, gosto das superautomáticas porque dá pra usar os grãos, e dá menos manutenção, além de serem mais práticas. Escolha as marcas mais conhecidas POR FAVOR.
  10. Abri teu link do "vakinha", sinceramente acho que por muito menos dinheiro você consegue comprar moinhos nota... 7 (numa escala de 0 a 10). No meu blog tem um post bem legal e completo sobre "como comprar um moinho de café", leia aqui :Como comprar moinho para café (link)
  11. Como a Starbucks e Nespresso fazem? Ambas importam café torrado, eu queria ver onde está escrito que isso é permitido. Alguém sabe?
  12. Olha Henrique, preferências e condições à parte, acho que a escolha do café pode ajudar muito. Café espresso por definição já é mais amargo e mais forte que o coado, sendo impossível compará-los, é como utilizar um mesmo ingrediente e preparar receitas totalmente diferentes. Recomendo escolher cafés de torra mais clara, cafés da alta mogiana ou sul de minas. Quanto aos cafés internacionais, recomendo grãos da Colômbia ou Costa Rica. Não compre grãos brilhantes e nem com data de validade muito longa. Tente escolher grãos com torra recente, isso vai garantir a crema. Cafés da espécie Bourbon, Mundo Novo e Acaía também garantem boa crema na xícara. Alguns catuai´s conseguem crema boa. Quanto maior o creme, maior o amargor (regra geral que existem exceções). Existe também a opção de regular a máquina de café para que coloque menos pó no preparo do espresso ou colocar mais água, mas isso faz perder a crema. A maioria das máquinas possuem recursos de ajuste. Reduzir a pressão também ajuda, mas não faço ideia de como fazer isso na Oster. Esses são mecanismos de manobra pra obter uma bebida mais adaptada ao seu paladar. Repare se você bebe o café acompanhado de comidas doces demais, isso passa a impressão do café ser mais amargo. Evite café moído a mais de 15 minutos antes do preparo, isso faz perder aroma e crema. Quando abrir o pacote de café em grãos, repare na quantidade de defeitos (procure no google sobre defeitos do café, existem diversas fotos), comece a escolher qual café comprar, vai ver que o café com menor quantidade de defeitos tende a ser menos amargo. Escolhendo o café certo vai chegar o dia que você vai dizer "nossa, esse café é tão bom que nem precisa de açúcar", você vai perceber que o açúcar no café vai ficar melado, quando esse dia chegar é porque esse é o café certo pra você. Dá uma lida nesse link do meu blog, eu falo sobre isso : https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/06/17/como-escolher-um-cafe-em-graos-de-qualidade/
  13. Independente da marca que escolher já lhe adianto alguns conselhos: 1. Opte por marcas de fácil manutenção e acesso à peças, acredite, boa parte das marcas não possui peça de reposição no Brasil; 2. Certifique-se de que a máquina vai lhe oferecer 9 bar de pressão, por definição de espresso, essa é a medida de pressão ideal, nem mais, nem menos. Vários livros de café e baristas nacionais e internacionais definem o espresso como uma bebida extraída com 9 bar de pressão. (Nesse ponto de vista sou conservadora). 3. Eu indicaria, apesar de muito caro, máquinas de 1 grupo, com características mais próximas às profissionais, como saeco, italian coffee, la spaziale, etc. Só que estas, infelizmente custam à partir de R$15.000 aproximadamente. 4. Se você faz questão do porta filtros (vulgo cachimbo), o caminho é este que falei acima. Agora, se você tem como prioridade um bom café, eu gosto das automáticas da saeco como a vienna, incanto, talea e outras. Já tenho experiencia com elas a mais de 13 anos e não me decepcionam, manutenção sempre fácil, fazem um ótimo espresso. Mas não permitem muitas variáveis como uma máquina de grupo. Lembrando que isso vai depender do seu uso, ou seja, se for pra usar em casa ou em recepção de alguma sala comercial, as automáticas servem (sem grupo, sem cachimbo). Mas caso seja para usar em padaria ou cafeteria com alta rotatividade, aí isso já é tarefa para as grandonas de grupo com 2 ou mais grupos. As automáticas que falei já vem com moinho dentro da máquina, já as de grupo precisam do moinho à parte. Estas são opiniões pessoais. Já tive máquinas de grupo e automáticas, já operei as duas por mais de 7 anos.
  14. Sobre a Semana Internacional do Café de 2016: Difícil mesmo é acordar para a realidade, sair deste conto de fadas onde por todos os lados tínhamos cafés excelentes e todos falavam a mesma língua. Não que meu café do dia a dia seja ruim (eu o amo muito), mas estar imersa nessa onda cultural e saborosa de aromas e sabores é um grande prazer e vou sentir saudade desses dois dias que participei intensamente deste evento. O resto da minha opinião sobre a Semana Internacional do Café está neste link: https://aventurasdabarista.wordpress.com/2016/09/23/semana-internacional-do-cafe-2016/
  15. Cabh, sugiro que arrisque a moagem mais grossa inicialmente porque a cafeteria moka costuma entupir com moagens muito finas, mas se for grossa demais acaba deixando o café fraco demais pra uma Moka, eu sugiro que use uma moagem semelhante à prensa francesa, só que um pouco mais fina, mais ou menos na granulometria de uma forofa, um pouco mais fina talvez, mas não use café de supermercado que já vem moído pra coador. Depende também do sabor que quer ter, ou seja, se usar café com torra muito escura, sugiro que deixe a moagem mais grossa, se a torra for mais clara, uma moagem média fina. Moagens são sempre difíceis de ter parâmetro, só mesmo com a experiência pra pegar as manhas. Pode tentar procurar no google algumas fotos de moagens. Essa é a moagem que eu uso para Moka, eu não uso tão fino como algumas pessoas usam. Nessa postagem eu falo sobre o preparo na Moka, se é que ainda pode ser útil pra você: https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/11/20/cafeteira-italiana/ G
×
×
  • Criar Novo...