Ir para conteúdo

Ulisses Costa

Senior Members
  • Total de itens

    17
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Ulisses Costa

  • Data de Nascimento 06-08-1979

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Manaus-AM
  • Equipamento
    Timemore C3 e Hamilton Beach - Moka e Prensa Bialleti - Nespresso - Elétrica Oster

Últimos Visitantes

1.863 visualizações

Ulisses Costa's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Dedicated
  • Collaborator
  • Reacting Well
  • First Post
  • Conversation Starter

Recent Badges

4

Reputação

  1. . Obrigado Thaurus. Ótimas informações, que eu não tinha ideia. Pois é. Aqui eu não encontro muitas opções e o frete para cá além de caro demora as vezes 20 dias. Encontrei um café com torrefação própria aqui na cidade. Mas quando tomei um coado no quiosque deles do shopping achei bem sem gosto. E caro 125g 59,00. Vou na matriz pra provar novamente e talvez compre para testar em casa. Vou também experimentar um que me indicaram e que embora não seja torrado aqui tem data de fabricação de 20 de novembro passado. Será que tem a ver com o tempo de torra? Porque estava usando isso pois era o que estava no app que comecei a usar essa semana. Mas vou voltar para 10g para cada 100ml (que acho que seja 1:10 rsrsrs).
  2. Obrigado pessoal. Vou ver se na cafeteria que vou, eles tem uma e provarei lá. Verei os links recomendados também.
  3. @valacomum, @ivoesazevedo não conheço a aeropress ainda. O resultado é diferente da prensa? Pq sinto falta de corpo as vezes na prensa. Em casa só tenho: cafeteira elétrica, onde faço café de mercado, a prensa onde faço os especiais e uma Nespresso pra fazer cappuccino. Não acertei na elétrica com os especiais. Fica sempre esquisito. EDIT: estava lendo um post e acho que o que eu chamo de corpo (erroneamente) é o efeito da torra (mais ou menos escuro).
  4. Eu tenho feito 200ml com 16g na prensa deixando 4 minutos. Eu tenho que entender a relação acidez / amargor / tempo. Tenho feito testes mas ainda não cheguei numa conclusão. Acho que vou experimentar outra marca com as mesmas configurações pra ver se não é o gosto do grão. Descobri uma cafeteria com cafés especiais e um torrador aqui em Manaus. Devo ir lá amanhã.
  5. Pois é @Octávio. É bem isso. Esses dias achei aqui num post, várias pessoas falando que no filtro não dava certo fazer pouco café. Mas em momento algum falaram o que seria o tal pouco hehehe. Eu tomo normalmente 150 ml por vez. Menos que isso acho pouco, mas é relativo rsrsrss. Aqui o pessoal é gente boa. Mas em muitos fóruns, ficam com raiva dos iniciantes por não procurarem, mas as vezes até achamos as informações mas como são em discussões entre entendidos, os termos acabam tornando a msg incompreensível para quem está começando. Sobre a Moka, terei que esperar mais uns meses. A minha não está passando. Acho que terei que trocar o funil, borracha e filtro. Mas aqui em Manaus fica inviável. Terei que esperar ir a Brasília e comprar por lá. Valeu cara.
  6. @valacomum as torras também? Ou ela cai melhor com algum tipo específico de torra? E aproveitando a postagem: me recomende um bom café com torra escura. Gosto da torra média, mas queria experimentar um mais escuro.
  7. Um pra cinco? Quer dizer que pra 500ml vc coloca 100g? Eu não sei se entendi bem o lance da proporção rsrsrs (sou de humanas). Obrigado pela resposta. Sobre a questão das tentativas, eu super entendo a importância. Sendo fotógrafo amador faço muito isso. Mas sem um ponto de partida fica complexo. Por isso o post. Vou juntar as novas informações e começar os testes.
  8. @Mesquita obrigado pelos vídeos. Achei-os interessantes. Não está disponível na App Store Brasil. Vou ver se encontro a seção aqui no fórum. @valacomum obrigado pela resposta também. Como vc usa no coado?
  9. Boa noite a todos. Antes de tudo desejo um ano novo fantástico a todos. Recebi hoje meu presente de natal - um Timemore C3. E queria a ajuda de vocês para melhor usá-lo. Procurei tanto no fórum quanto no Google e não achei a resposta. (as vezes muita informação e tão ruim quanto informação nenhuma rsrsrs. Achei muita coisa conflitante) Qual ajuste uso para prensa, Moka e filtro Walita na cafeteira elétrica? Pra prensa eu usei num primeiro teste (18 clicks) e para a Moka eu não faço ideia, pois vejo comentários mandando colocar um pouco mais grosso que a sugerida pra expressos, e outros falando que deve ser grossa como para prensa. Para o filtro também não sei qual granulometria é indicada. Aproveitando o post: 1) Eu tenho usado o Café ++, pois morando em Manaus, o frete é um problema e este normalmente tem frete grátis pela Amazon. É um bom café? 2) A proporção pó x água é a mesma em qualquer um desses métodos (prensa, Moka e filtro)?
  10. Agora entendi (desculpe a "lentidão" rsrsrsr). Muito obrigado. Leonardo muuuuuito obrigado pela aula. Esclareceu algumas dúvidas e me deixou com mais vontade de continuar testando, pois devo confessar: as vezes quando não consigo fazer um café bom tenho vontade de desistir. Mas depois de algumas tentativas sai algo bom rsrsrs.
  11. Entendi Alexandre, valeu pela dica. A pressão na hora de ajeita-lo do cachimbo também varia de acordo com a granulometria? Pergunto porque fiz um agora a pouco mais fino e pressionei mais do que o de costume. Quase não saiu café, era como se tivesse muita pressão. Leonardo, não entendi a parte final "Normalmente esse ajuste é mais necessário nos primeiros 10 ou 15 dias após a torra, em que o grão ainda tem bastante CO2..." O que exatamente quis dizer com isso? Pois o proximo pó eu quero comprar com um período de torra mais recente, pois pelo que entendi lendo as postagens, aumenta a qualidade do café. Não é isso?
  12. Show. Foi perfeito. Ainda ei de conseguir fazer o mesmo kkkkkk.
  13. Boa tarde a todos. Desculpe se a resposta a esta pergunta estiver em algum outro tópico, mas procurei e não achei. Vi em vários tópicos referencias ao tempo de torra dos grão (7 dias, 15 dias, etc) e algumas referencias a moer mais fino ou mais grosso. Existe alguma relação entre estas variáveis? Comprei o moedor Krups a alguns dias apenas e logo de cara comprei um pacote de 1kg do café da Kopenhagem, que depois fiquei sabendo por aqui que não é muito bom pois já foi torrado a vários dias. Sendo assim, devo moe-lo mais grosso ou mais fino? Vlw.
×
×
  • Criar Novo...