Ir para conteúdo

HelderSouza

Senior Members
  • Total de itens

    23
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Londrina-PR
  • Equipamento
    Saeco Poemia, Tramontina Breville Grinder, Moka, French Press

Últimos Visitantes

651 visualizações

HelderSouza's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Dedicated
  • Conversation Starter
  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done

Recent Badges

14

Reputação

  1. Acho que a revelação veio com o Manômetro. É muita pressão na Poemia. O bolo resistia, a pressão aumentava ainda mais, e passava o bolo independente da moagem que eu realizava. Não tinha uma curva de extração, ela jorrava do início ao fim. Com manômetro e dimmer, eu conseguia controlar, mas sem ajuste fino. Melhorou, mas não o suficiente. Colocando a válvula de segurança para funcionar como OPV, regulada nos 10,5 bar, enfim tive uma curva de extração razoavel. Tem grãos que o Vario regulado para tocar em 2Q não mói fino o suficiente para passar em mais de 20s, mas outros a máquina chegou a chocar. Mas, ainda assim, não teve mais estração em menos de 10s, como estava sendo comum antes. Fiz uma consulta com o staff da Baratza, disseram que eu poderia regular tocando as mós em 3Q, e até agora não teve grão que o desafiou. Estou moendo no meio da macro 2 com esse ajuste, ou seja, mesmo com a regulagem anterior o grão atual não seria um desafio. Estou caminhando nos testes. Animei novamente para instalar o PID.
  2. Boa tarde, pessoal. Abri a safety valve, cortei a mola e deu certo. Fui fazendo aos poucos, com três voltas da mola retiradas, o manômetro passou a acusar no máximo 10,5 bar. Parei por aí, seguindo a teoria de que deve estar chegando por volta de 9 bar no grupo. O manômetro está instalado entre a bomba e o boiler. A safety valve está operando como OPV e sem vazamentos. Por segurança, revesti a rosca com fita de vedação. O controle por dimmer não tinha me dado os resultados que estou tendo com a OPV. Acho que o controle com o dimmer é pouco fino e acabamos por atrapalhar a vazão, ou talvez haja algum lag de medição que faz exceder em alguns momentos a pressão sem que percebamos. A safety valve da poemia é muito parecida com a da Gaggia Classic, por isso não tive medo de mexer. Tenho duvidas se as molas que vendem para a Gaggia não devem servir nela.
  3. O PID eu pedi pois a ideia era colocar Manômetro + Dimmer + PID. O dimmer chegou, mas eu achei que conseguiria o manômetro aqui. O único lugar que tem está demorando para orçar. Vou pedir na China essa semana se não tiver resposta. Eu uso café recente, o café velho que eu tenho aqui pra testes não passa 15g em mais de 10 seg. Fica um fluxo absurdo. Eu peço café mensalmente e congelo por volta da segunda semana. Mais recente fica melhor, mas longe de conseguir extrações longas. Hoje fiz até o teste de alinhamento no Vario, pra verificar se podia ser isso. Está sem diferenças de lado, comecando a tocar no Q2. É bem estranho, nunca li que vario não mói para espresso. Pedi um porta-filtro na Edesia, está agarrado na alfândega. Vamos ver se o filtro faz diferença.
  4. Então, hoje mesmo eu pensei nisso. Acho que tem máquina que exige moagem absurdamente fina. Eu comprei o Vario justamente depois de ler inteiro o tópico dedicado onde ele era indicado como a melhor opção na época, 2019. Se uma galera o usa para espresso, o problema deve ser a Poemia exigir granulometria muito pequena. Não tenho nenhum conhecido que tenha moedor manual, mas acho que depois de instalar o manômetro, se não acontecer uma revelação divina, vou ter que comprar um pra mim. Tive um Hario Skerton há muito tempo atrás, quando não existia essa variedade absurda de moedores manuais. Acho que maquinas profissionais devem ser dar com Vario e Breville, mas se eu comprar uma Gaggia, que é o que eu teria possibilidade de o vestir em alguns meses, é extremamente possível eu não sair do lugar. Ela é só uma máquina doméstica com melhor construção.
  5. Eu te entendo bastante, sofro com minha Saeco Poemia desde que despressurizei o filtro dela. É uma luta para conseguir chegar em 20seg de extração com 15g/in e 30g/out. So fazendo nutation brusco e quase subindo na bancada pra afundar o tamper no porta-filtro. Mesmo assim é coisa rara conseguir repetir o mesmo shot. Na seguida, já vem em 13seg, 17seg. Meu sonho é conseguir fazer uma extração lenta. Quando leio ou escuto que tenho que moer mais fino, fico realmente em dúvida. Tenho um moinho Tramintina Breville e um Baratza Vario. No Baratza a regulagem está com as mós tocando no 2Q, o padrão que no mundo inteiro se usa. No mais fino, A1, não consigo uma extração lenta. Ontem mesmo abri meu Breville, coloquei no ajuste interno 01, e consegui moer sem travar em 15. Virou um talco! Não foi suficiente. Breville e Vario não moem pra espresso? Coloquei um dimmer, mas como estou sem manômetro segui a dica de deixá-lo no ponto em que faz 130ml em 30seg. Supostamente, 9 bar. Nao melhorou o tempo da extração. O mais curioso é que o próprio ajuste do dimmer, sem mexer, não teve repetibilidade. O mesmo ajuste que fazia 130 em 30 seg eu repetia e via sair, por exemplo, 100 ml numa tentativa, 145 noutra. Eu comprei até um PID pra instalar na máquina, mas já desanimei.
  6. Mas eu não penso em trocar a OPV, mas fazer ajustes na safety valve da poemia aliviando a mola pela rosca da varvula ou cortando a mola para diminuir. Alguém tentou isso e não conseguiu fazê-la operar com menor pressão?
  7. Pessoal, eu sempre fui muito frustrado com a minha poemia, pq é impossível repetir as extrações com ela, e em geral não consigo imprimir nela o que aprendo por aí. Já despressurizei o filtro e tenho um moedor suficiente, o Baratza Vario. Sempre pensei em aproveitar alguma viagem e trazer uma máquina melhor, mas a minha vida foi se alterando e devido às poucas alternativas no Brasil e os preços exorbitantes de importa-las, não pretendo fazer um upgrade tão cedo. Por isso, decidi voltar a tentar ser feliz com a Poemia. Há muito tempo atrás já mexi na Safety Valve dela, mas não tinha um manômetro. Estou pensando em começar as alterações nela pela inclusão do manômetro. No entanto, eu gostaria de saber se alguém conseguiu deixá-la em 9 bar somente com o ajuste na safety valve. E se foi possível direto na rosca ou se foi necessário cortar a mola. A depender, coloco o manômetro, regulo para e 9 bar e vou direto ao PID, sem passar pelo dimmer. Alguém modificou a Safety valve/OPV?
  8. Bom dia, pessoal. Tenho uma chaleira eletrica Bonavita, com controle de temperatura, comprada no exterior em 2019. Ela parou de funcionar recentemente e é tão boa que eu queria reposição, mas o valor dela aqui é fora da realidade. Queria mandar para conserto, porém por ser importada não é qualquer um que conserta. Aqui em Londrina ainda não achei. Alguém tem indicação de algum estabelecimento que conserte chaleiras elétricas bonavita? Pode ser em qualquer lugar, pois eu negocio para enviar por correios. Muito obrigado.
  9. Assino o Grão Gourmet há bastante tempo. No entanto, este ano eles estão escorregando bastante nas entregas. O café de agosto até hoje nem saiu para entrega. Mais alguém tendo esse problema?
  10. Eu tenho tido uma dificuldade com o meu moedor. Tenho há mais de dois anos, sempre com bom funcionamento, desde moagens mais grossas às mais finas. No entanto, a partir desse ano ele começou a travar na moagem fina, com os mesmos grãos. Hoje em dia é muito comum travar, principalmente quando a torra é um pouquinho mais clara e quando a moagem tem que ser fina. Será falta de alguma manutenção?
  11. Na terça eu fiz vários testes e consegui ir diminuindo a granulometria. Minha teoria é que a maquina precisa estar muito quente para conseguir passar em moagens mais finas. Talvez a temperatura de caldeira ou mesmo alguma questão da bomba, sei lá. Eu fiquei fazendo testes por horas, então não tenho nem como dizer a partir de qual limiar de tempo a maquina passou a ter melhores resultados ou se foi apenas coincidência. Não consegui replicar desde então, por falta de tempo e ânimo, afinal o moinho é manual. Se eu tiver uma conclusão, eu coloco aqui.
  12. Galera, vou pedir ajuda a vocês. Desde que despressurizei o porta-filtro da poemia, as extrações passaram a 'chocar' com a mesma granulometria que eu usava com o porta-filtro pressurizado. Num primeiro momento, retirei a mola e aquela espécie de carrapeta do porta-filtro, mantendo algumas partes plásticas, como aquele diafragma de plástico que vai logo abaixo do filtro. Quando fiz isso ainda conseguia manter a extração, podendo compactar com mais força. Quando resolvi despressurizar de vez, deixando apenas a carcaça do porta-filtro, passou a chocar. Então passei um dente a mais no Hario Skerton, engrossando o pó. A extração ficou rápida, portanto um café sem corpo. De qualquer forma, acho estranho que granulometria que tem passado é mais grossa que pra coado. Ao despressurizar não devia ser o contrário, aceitar uma granulometria mais fina? Será que minha poemia está com alguma dificuldade na pressão da bomba?
  13. Larissa, eu recebi a minha essa semana. No site do Walmart voltou a ter estoque, por um preço bom e pode ser aplicado desconto do méliuz.
×
×
  • Criar Novo...