Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Hagel

Senior Members
  • Content count

    61
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

24 Neutro

About Hagel

  • Rank
    Participante
  • Birthday 05/21/1985

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo + Porto Alegre
  • Equipamento
    Muitos... BES870XL+PrimaLatte+Hario+StanleyCoffee+BialettiChinesa+FiltroMelita+... ;) kkkk

Recent Profile Visitors

413 profile views
  1. já tentou soltar a mó central para olhar? a externa vc consegue apenas desencaixando. a central precisa de uma chave para soltar a porca superior. no manual acho que fala sobre essa desmontagem. tlz ajude a inspecionar melhor se tem algo danificado.
  2. Ela tem uma válvula que desvia o fluxo para a bandeja quando a água está muito quente (você usa o bico de vapor), evitando que o bolo seja queimado. Como está desviando o fluxo direto, acho que essa válvula parou de atuar.
  3. VAQUINHA - Impelidor do Tramontina Smart Grinder

    Vou aguardar a turma se pronunciar aí... acho que não acessam o CdC com frequência... kkk
  4. capsulas reutilizaveis

    bem provável que use as cápsulas do padrão Nespresso... existem vários fabricantes, mas o modelo é praticamente igual (tlz mude o diâmetro e qtd de furos na tampa...). Procure no ML ou aliexpress... Entretanto, como citado, bem difícil de tirar um bom café usando essas cápsulas - o encapsulamento é feito durante o processo, com moagem e compactação bem especificada "para funcionar". Moendo manualmente dificilmente você terá resultados bons como uma cápsula original Nespresso...
  5. Você conseguem tirar bons cafés sim. É questão de treino e entender as variáveis de uma boa extração. Sobre a Breville para uso comercial: não recomendo caso você vá fazer muitos expressos. Ela não foi projetada para uso contínuo comercial (tanto é que a garantia é invalidada nesses casos). Máquinas integradas tem a vantagem de serem mais compactas, porém a desvantagem de, em caso de problemas, tudo para de funcionar (considerando problemas elétricos, eletrônicos). Quantos expressos você vai tirar? Tem ideia, ou seria um uso pequeno mesmo? A sua dúvida já foi respondida em outros tópicos aqui do CdC, vale pesquisar bem para tomar uma boa decisão.
  6. VAQUINHA - Impelidor do Tramontina Smart Grinder

    Tendo as medidas de encaixe e o formato desejado, podemos fazer a peça conforme interesse. Se querem adaptar o formato americano para funcionar na 820, mais fácil pois temos um design "para copiar", ou para servir de início para um novo formato - pois a eficiência acaba sendo na tentativa e erro mesmo. Uma coisa que percebi é que não existe ângulo na peça... talvez poderia ser feito em um formato angular, facilitando a descida do pó. Claro, certa restrição as vezes é até desejada para que o pó fique um "certo tempo" (tempo de residência) forçado contra as mós. Um Hario manual não possui restrição nenhuma, o pó cai logo após passar pela menor fenda das mós. Então concluo que restrições não são necessárias... Mas talvez valha entender uma pouco melhor o funcionamento dessa peça, sob a ótica da engenharia. Se puderem contribuir com conhecimento técnico, fiquei curioso agora para entender toda a função do impelidor...
  7. VAQUINHA - Impelidor do Tramontina Smart Grinder

    Não sei se resolveram esse problema, mas se quiserem ajuda, posso modelar e fabricar essa peça com o encaixe certo para a máquina brazuca (820).
  8. Se for comprar tudo novo, considerando os valores de mercado atuais (Breville pro a R$3999) te digo para comprar separado. O moinho da Breville tem mais regulagem e se um dos equipamentos falhar, você pode resolver com mais facilidade. Ou até fazer um upgrade conforme necessidade. No início eu tive uma oster prima latte e um moinho hario. Hoje tenho equipamentos para quase todos os métodos de café. kkkk café é viciante mesmo (tanto a bebida quanto o entusiasmo de conduzir os processos de extração). No meu caso eu comprei a máquina breville semi nova, e aí valeu muito mais a pena pegar o conjunto completo. Sobre consistência, acho o moinho bem consistente. Nada a reclamar nesse quesito - apenas uma observação: a Breville a partir de 2018 começou a vir com o modelo novo de mó superior (com regulagem também, se não me engano 10 "alturas" ajustáveis no encaixe). Os modelos mais antigos só possuem as 16 regulagem do botão lateral externo. É possível adquirir a peça do modelo novo, visto que o encaixe é o mesmo...mas... o valor da peça beira os 200 reais (achei caro para uma peça apenas, e ainda não vi necessidade de ter mais níveis). Entre o 3 e o 5 tem atendido bem aqui para meus espressos! Se não estiver bom, uso meu hario manual mesmo! Único ponto que observo é que a bandeja coletora da Breville pro capta água de várias partes da máquina. É complicado extrair usando xícaras altas, pois se você retirar a bandeja tem que recolocar ela muito rapidamente após a extração terminar (sob risco de molhar tudo kkkk) - nada prático nesse ponto.
  9. Belas Extrações do Expresso

    Café de hoje... Santo Grão Mogiana, 67mL, 27seg, 10d da torra (média), 18g no PF. Crema consistente/persistente.
  10. Se você está usando o mesmo nível de moagem no duplo e está ok, reduza a quantidade de café de 0.5g em 0.5g. Sempre aplicando a mesma pressão no tamper. Ou o inverso, mantenha a quantidade de café em 10g no single e teste diferentes pesos no tamper. Com o Razor vc consegue ter uma ideia se o bolo está ok. Eu sempre deixo ele levemente mais alto que a altura de corte do Razor. O importante é sempre fixar uma variável e alterar outra apenas. A quantidade você consegue mais fácil usando uma balança de precisão. Tamper já é mais na habilidade (ou uso de um dinamométrico, ou balança grande embaixo pra fazer 10kg, 15kg, 20kg de pressão). Minha dica é manter a moagem fixa. Deixa a maquina chocar. Vai retirando 0.5g até o fluxo ficar em 25seg em média. Ao ver a quantidade de café que funciona, você vai pro gosto... E aí começa a mexer na granulometria, lembrando que se colocar pó mais grosso, precisa compensar na quantidade ou na compactação para não ficar subtraído. Por estar mais grosso, a tendência é ele sair menos amargo, logo você pode aumentar um pouco (nesse exemplo) a quantidade para compensar e não ficar aguado ou azedo (sub). Ah, deixo aí uma foto para quem não conhece a capacidade da máquina. Café de torra media do Santo Grão café. 26.5seg de extração, 67mL na xícara. Sabor perfeito!
  11. Ei cara, boa tarde.

    Gostei desse porta filtro. Como funciona ? Vc vende ele?

  12. E aí pessoal, tudo tranquilo? Aproveito para perguntar a vocês: moagem para uso no filtro duplo = vocês regulam a dose para simples e ajustam a porção na posição entre 4h-8h (MAIS) ou usam a dose duplo e ajustam próximo de 12h (MENOS)? Ah, e esses são meus acessórios da cafeteira Breville, se alguém tiver interesse em "facilitar" a preparação do seu café com algum deles me chama no PV - responderei assim que possível. Porta-filtros com tampa magnética (para jogar fora aquele de papel... kkk) , coffebox (lixeira) e suporte com tamper integrado (para "padronizar" a força do tamper no dia-a-dia, ao invés do tamper tradicional que acompanha a máquina).
  13. Concordo com o comentário acima do uso de filtro despressurizado. O café sai mais ácido do que comparado a outras máquinas. Mas tem como contornar usando outros graos/moagem. Sobre o leite: esqueça! Compre um aeroccino ou uma prensa francesa e seja feliz. Kkkkkk velocidade e praticidade. Aquele espumador da Oster é um verdadeiro espuma-a-dor. Limpar aquilo é um saco! Eu uso um filtro despressurizado que abri (cortei o pressurizado), mas acho que o diâmetro e quantidade de furos dele fazem diferença sim. Precisa ter um filtro adequado à característica da pressão da máquina (sem desconsiderar os demais fatores). Em resumo parei de me aventurar em achar a combinação ideal: estou apenas tomando o café... E fim! Kkkkkk
  14. Duas xícaras é 70mL de água. No modo manual ela para após um tempo definido (nunca medi). Se você usar 16g com granulometria fina e bem compactado vai ter uma extração demorada - a Oster desligará o fluxo antes de você atingir o volume desejado. Já tive restrições aqui na minha pelo fato de ser 51mm. Se aumentar a granulometria, você não consegue colocar 16g no filtro... Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
×