Ir para conteúdo

Aram

Senior Members
  • Total de itens

    127
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    11

Posts postados por Aram

  1. Em 07/01/2020 at 10:21, ronaldom1 disse:

    @Aram legal em participar do fórum e estar atendo as observações. 

    Aproveitando, há alguma recomendação de manutenção habitual da cafeteira, tipo lubrificação do eixo central, ou algo do tipo... de forma periódica?

    Depende muito do uso. Se o uso for diário, indicamos uma lavagem por mês, para limpeza do óleo do café. Não é preciso usar detergente Cafisa, mas se quiser, pode.

    Segue um vídeo básico de desmontagem. Você só precisa lubrificar as paredes do tubo com um pouco de lubrificante. Deve passar bem pouco, como se estivesse untando uma forma de bolo.

    https://youtu.be/dQYZm30HSCg

     

    um abraço.

    • Curtir 4
  2. 13 horas atrás, Santiago Luz disse:

    @Aram obrigado pela resposta. Hoje fiz o teste e coloquei mais lubrificante (DOW 111) na ponta do eixo. Acho que diminuiu um pouco o ruído/atrito, mas não zerou. Não é nada que incomoda e nem acho que é algo que irá provocar algum desgaste, então pra mim tá beleza.

    Interessante observar que após limpar e lubrificar os orings, ficou MUITO leve de girar no pré-aquecimento - até mesmo na extração. Já era leve, mas agora ficou ridículo. Hehe. Ou seja, @ronaldom1, acredito que vale a pena sim uma manutenção. Deve aumentar a vida útil dos orings também. O eixo central não deve precisar de lubrificação, porque o conjunto já é auto lubrificante, mas deixa o Aram esclarecer.

    Outra coisa... Fiz um teste da vazão da Aram com e sem o chuveiro instalado e não teve diferença no fluxo. As diferenças pra mim são que com o chuveiro, no pré aquecimento, a água fica respingando pra fora do copo. E com o chuveiro o café volta pra cima dele e vai acumulando um pouco de sujeira de café sobre ele. Eu fiz a extração sem o chuveiro e usando um filtro de papel colocado sobre o bolo e não houve canalização. Provavelmente, vou passar a usar sem o chuveiro, mesmo porque eu já usava o filtro de papel com o chuveiro para evitar a sujeira.

     

    De nada, Santiago.

    Já usamos o DOW 111, mas como você mesmo constatou ele é a base de silicone e deixa tudo muito escorregadio. Essa falta de atrito entre o pistão e o tubo, faz a vedação da válvula com o pistão não ter muito contato, fazendo pingar um pouco de água quando você desce a manivela fechando o pistão. Usamos o synxtreme fg-2, que não deixa extremamente liso, mas é tão bom quanto.

    O fuso e a porca de polímero igus realmente não precisa de lubrificação. Esse polímero é alto lubrificante e próprio para contato com alimento, com certificado FDA. Esse polímero é o material mais resistente da cafeteira (mais que o aço inox). Calculado para durar 8 anos fazendo espresso 24 horas por dia. É de longe, o material mais caro da cafeteira. A barra de 1 metro custa R$700.

    Realmente o chuveiro faz a água respingar porque reduz a velocidade da água. Para evitar eu levanto o copo com a mão até o chuveiro evitando os respingos. Acredito que só resolveria isso, se aumentasse a passagem da água pelo pistão. O que ainda não consigo fazer sem afetar outros funcionamentos e custo de peças Fazer espresso sem ele, faz a água revirar o bolo de café. Não indico a retirada dele, mas como você usa o filtro de papel em cima, não tem esse problema.

    • Curtir 1
  3. Em 29/12/2019 at 14:12, Santiago Luz disse:

    Mais uma vez desmontei minha Aram. Dessa vez, foi por conta de um ruído/sensação de ferro com ferro ao subir o pistão. Além da curiosidade, óbvio, porque foi feito upgrade na minha máquina e eu não havia visto o resultado.

    pIM6p2J.jpg

    Sobre o ruído/sensação, acredito que identifiquei o motivo. Me parece ser por conta do clipe que prende o pistão ao eixo. Nessa nova versão, ele foi desenhado de modo que se possa utilizar a própria manivela como alavanca para retirá-lo, então ele tem um desenho em T. Acontece que os cantos desse clipe parecem estar raspando na parede da câmara. É estranho que isso ocorre somente na subida do pistão. Na descida eu não notei o problema. Não acho que isso vá causar nenhum desgaste, mas, sabem como é, eu acho que vale a pena corrigir esse detalhe (@Aram).

    No fim, fiquei feliz em ver essa nova versão de pistão. A solução é bem mais robusta que a anterior e não notei nenhum desgaste na vedação. Manutenção agora é mínima. :)

     

    https://imgur.com/a/3govRso

     

    O post que eu mostro a versão anterior da Aram desmontada pode ser acessado aqui:

     

    Salve, Santiago. Tudo bem?

    Acredito que o problema esteja no fuso girando em volta do clipe. Movimento que acontece somente quando o pistão esta subindo. O fuso pucha o clipe, que puxa a válvula, que puxa o pistão. :)

    Experimente lubrificar o canal onde o clipe entra no fuso.

    Mesmo que o clipe esfregue no tubo, acredito que não daria para sentir. E se acontecesse, você sentiria na subida e na descida.

     

    abraço.

    • Curtir 2
  4. Em 06/04/2019 at 07:09, Burny disse:

    Na verdade são duas coisas bem conhecidas e discutidas. Torras claras e alta homogeneidade da moagem (exemplo EK43) precisam de uma preparação 100% do bolo ou vai canalizar e respingar para todo lado. Aí tb precisa de uma altura mínima viável do bolo (na Aram com o filtro IMS no mínimo 18g, melhor 20g de café) para evitar canalização e o formato mais fundo com diâmetro menor do filtro da Aram ajuda com isso tb.

    @mrcoffeafox agora vocês me deixaram com a pulga atras da orelha. Eu não acredito que o baratza Sete tenha um bom alinhamento das mós. Alem disso, eu não usei torra clara nos dois moedores quando constatei os altos esguichos. Acho que tem mais coisa nesse assunto. Penso que o EK43 seja muito bem alinhado, mas o Baratza não chega nem perto de algo bem estabilizado. Ajustando a moagem você percebe que consegue tirar a mó de alinhamento só com as mãos ao girar o disco de regulagem para um lado e para o outro.

     

    Alguém tem mais alguma ideia?

  5. Em 21/11/2019 at 11:58, naldim disse:

    bem bonito... será que se comprar hoje, recebe pro natal de 2020?

    :ph34r:

    Salve, Naldim. Temos melhorado bastante nosso serviço de atendimento ao cliente, como os clientes dos últimos meses já perceberam. Nas vendas de final de ano, entregamos todas as cafeteiras dentro do prazo e para este mês de janeiro temos algumas cafeteiras em estoque. Ainda este mês vamos lançar o bendito bico duplo para dividir as doses de espresso, alem do tamper Ultimatum.

     

    Devagarzinho e sem investimentos de milhões, a gente vai evoluindo.

  6. Em 28/12/2018 at 18:57, Gilberto disse:

    Se o cafe está com uma torra mais clara, acaba dândis os respingos mesmo, é o que percebo por aqui.

    huuun. Não tinha relacionado respingos com torra clara. interessante a ideia. Alguém mais já percebeu isso?

    Ouvi falar que isso é causado pela distribuição do pó dentro do filtro. Vejam o vídeo:

     

    Eu sei que o Baratza Sette 270 que tenho cria MUITO esguichos. tipo um EK 43. bizarro.

    Já o Breville não causa nada disso.

     

     

    • Curtir 1
  7. Em 13/03/2019 at 16:55, Thiago Silva disse:

    5db948f17287c0c6427f718b3aea47f0.jpg.

    Gostaria de trocar umas figurinhas com vcs. Alguém já percebeu essa “sujeira” de ferro na rosca? Essa rosca, internamente, tem contato com a água né?! Se for o caso entrarei em contato com eles lá... vou limpar, mas acredito que seja a força da rosca no latão....provavelmente deve voltar e talvez tenha folga com o tempo


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    @GuilhermeB Só para constar, esse não é um caso de desgaste prematuro, ou a tal "aramalha". Estou com a cafeteira do Thiago em mãos e não tem nenhum resíduo do latão alimentício. E não pode ser sujeita de ferro, porque não tem ferro em nenhuma das ligas. Essa sujeira escura é resultado dos minerais da água, em contato com o latão alimentício, resto de lubrificação e café. Lembrando que desde meados de 2018 desenvolvemos todo um novo sistema interno, com novo pistão, válvula, chuveiro, fuso e porca. O que facilita pro cliente fazer manutenção, e pra gente na montagem. :)

    • Curtir 3
    • Agradeço 1
  8. Em 19/12/2018 at 09:52, Murilo Lins disse:

    Achei-as bem bonitas também. Resta saber se no quesito qualidade é melhor ou pior que as anteriores.

    A versão anterior será descontinuada?

    Obrigado pelo elogio, Murilo. :)

    tecnicamente o sistema é o mesmo que o atual. Isso faz a bebida ser idêntica a nova.

    A versão anterior continuará em produção, mas com o preço cheio.

    • Curtir 2
  9. Em 20/12/2018 at 10:43, Brazoli disse:

    Dúvida básica: O calor vai passar pelo aço? Pois se com madeira já esquentava um pouco, com aço fica como?

    Oi, Brazolli.

    São dois tubos. O interno onde o pistão desliza e o de fora, onde você segura. Existe um grande bolsão de ar entre os dois e o contato entre eles será minimo.

    Vou usar um anel de borracha para evitar a transferência e talvez uma manta térmica entre os dois tubos.

    • Curtir 1
  10. Em 18/12/2018 at 21:03, postenga disse:

    @Aram tecnicamente o que muda em relação às antigas?

    Oi, Postenga.

    O sistema interno é exatamente o mesmo que fabricamos hoje. Com fuso e porca auto lubrificante, chuveiro e pistão facilmente desmontável.

    Ao invés da capa de madeira, entra um outro tubo de aço inox com pintura a pó. 

    Nessa modelo, adicionamos o filtro pressurizado, para facilitar para quem nao tem um café fresco e moagem correta. Talvez, eu troque o filtro pressurizado por alguma válvula que faça a pressão nao passar dos 9 bar. Veremos.

     

    O novo suporte faz a gente ter uma produção bem mais rápida. Atualmente, temos mais trabalho com a base, do que com a cafeteira.

    • Curtir 1
  11. Pessoal, quero dividir algo com vocês. Observação: vou manter esse post aqui, porque ele fala mais sobre as melhorias da empresa, do que sobre o lançamento de um novo produto.

    Como disse anteriormente, tinha uma plano para otimizar nossa produção: diminuindo custos, mantendo a qualidade da cafeteira e aumentar a qualidade do serviço da Aram.

    Faz mais de um ano que trabalho em uma nova versão da cafeteira, e agora ela saiu.

     

    bnmm2bi2uzykchaqxtax.png

     

    mbyemnmp1w4jxo36ucys.jpg

     

    https://www.indiegogo.com/projects/aram-coffee-maker

     

    O conceito é ter a mesma cafeteira, mas com um novo suporte. Esse novo suporte tem um custo de investimento muito alto, mas cada peça final sairá mais barata.

    Alem disso, ouvindo nossos clientes menos aprofundados no mundo do café, adicionei o filtro pressurizado que aumenta a versatilidade da cafeteira para os iniciantes dessa arte.

    O foco da campanha ser mundial, é justamente para aumentar as vendas e ser visto por todo o mundo. Assim, conseguir arrecadar o valor do investimento de uma forma mais fácil e abrangente.

    Ah. tem envio para o Brasil. Só apoiar o projeto e colocar seu endereço daqui.

     

    Torçam pelo projeto, porque isso pode mudar tudo por aqui e ano que vem conseguimos lançar novos produtos que estão na gaveta :)

    • Curtir 1
  12. Pessoal, quero dividir algo com vocês.

    Como disse anteriormente, tinha uma plano para otimizar nossa produção: diminuindo custos, mantendo a qualidade da cafeteira e aumentar a qualidade do serviço da Aram.

    Faz mais de um ano que trabalho em uma nova versão da cafeteira, e agora ela saiu.

     

    bnmm2bi2uzykchaqxtax.png

     

    mbyemnmp1w4jxo36ucys.jpg

     

    https://www.indiegogo.com/projects/aram-coffee-maker

     

    O conceito é ter a mesma cafeteira, mas com um novo suporte. Esse novo suporte tem um custo de investimento muito alto, mas cada peça final sairá mais barata.

    Alem disso, ouvindo nossos clientes menos aprofundados no mundo do café, adicionei o filtro pressurizado que aumenta a versatilidade da cafeteira para os iniciantes dessa arte.

    O foco da campanha ser mundial, é justamente para aumentar as vendas e ser visto por todo o mundo. Assim, conseguir arrecadar o valor do investimento de uma forma mais fácil e abrangente.

    Ah. tem envio para o Brasil. Só apoiar o projeto e colocar seu endereço daqui.

     

    Torçam pelo projeto, porque isso pode mudar tudo por aqui e ano que vem conseguimos lançar novos produtos que estão na gaveta :)

    • Curtir 10
  13. Em 13/12/2018 at 18:59, danniellopes disse:

    Ola ARAM! Não faço parte do grupo do Whats, como faz para entrar?

     

     Ja testei com cafe mais fresco (40 dias de torra), voltei para moagem mais fina do Krups, acho que da primeira vez compactei demais, agora fiz menos pressão na compactação e ja saiu melhor.

     

    Estou vendo que é um buraco sem fundo, cada vez testando mais, aprendendo mais e gastando mais!! 

     

    Lendo os comentarios de vocês, entendi o por que um tamper melhor. Acho que agora o próximo passo é adquirir um com dinamômetro.

    O grupo do whatsapp é da contra coletiva que um amigo fez. Tem um Danniel lá. :)

    Então, eu não sofro tanto com a compactação. acho que peguei o jeito e não oscilo muito entre cada uma. Claro que, um tamper alinhador ou dinamométrico do Gilberto, seria ótimo. Perfeição

    Talvez, a compactação possa interferir mais quando a moagem está mais grossa ou mais fina que o ideal. Alguém tem algo a dizer sobre isso?

    Tente usar café mais fresco. entre 5 e 30 dias. Sem CO2, fica difícil extrair crema. Mas lembre-se, crema não é tudo, até o gosto dela é ruim e por isso afasta-se ela para tomar o espresso.

    Ela faz parte do espresso e precisa existir, mas a intensidade dela acaba sendo mais um indicador sobre o preparo: Que o café estava fresco, que tinha boa pressão, que a água esta quente.

    Se sobrou muito água em cima do bolo depois do preparo, realmente é porque esta mais fino que o ideal. Realmente fiquei surpreso com seu Krups moendo para espresso.

     

    • Curtir 1
  14. 20 horas atrás, LUW disse:

    Boa noite Maycon @Aram! E o kit de upgrade?

    LUW, acredito que seja mais rápido você me enviar sua cafeteira. temos peças no estoque para substituir e te enviar bem rápido.

    A ideia inicial era enviar o kit com a chave para desmontar a parte de cima, mas meu fornecedor não conseguiu fazer essa chave especial ainda.

    O Santiago está enviado a dele.

    O que acha?

    • Curtir 2
  15. Sobre as falhas de comunicação com os clientes, quero pedir desculpas.

    Temos somente três pessoas na operação da Aram, para produzir mais de 30 peças com 20 fornecedores todo mês.

    Além das questões administrativas, fiscais e contábeis, atendimento e redes sociais. Todo dia a gente treina uns 5 leões, mas não damos conta de tudo.

    Tem dias que dirijo 200km em Curitiba para controlar a fabricação entre os fornecedores, ao mesmo tempo que respondo o contador, e-mails, clientes. As vezes fornecedores não entregam no tempo combinado, as vezes entregam tudo mal feito, querem parar de produzir as peças porque não temos um demanda alta, as vezes querem cobrar o dobro do valor combinado, outras vezes ,não querem fazer nem eu querendo pagar o dobro. Nesse tempo, eu ainda não sei como não perdi a cabeça.

    Sabemos que temos que ter mais pessoas na operação, mas ainda não podemos contratar . Evoluímos muito desde o suporte que muitos daqui nos deram ha dois anos, e sabemos que temos que evoluir o dobro. A cafeteira chegou na ultima melhoria e tem dado bons resultados. Mais suave a rosca com o fuso e polímero auto lubrificante com certificado FDA da Igus, chuveiro tipo de cafeteiras elétricas, deixa de perder ao menos 3 a 5 graus na temperatura da água e desmontagem do sistema interno completamente feito com as mãos sem o uso de chaves. O sistema novo já é entregue a uns 3/4 meses.

     

    Não é desleixo nosso, pois o maior prejudicado com as falhas é a própria Aram. Temos fé e estratégia para acabar com os problemas.

    Apesar de nossas falhas, eu quero agradecer o suporte que a comunidade nos dá. isso nos motiva a continuar nessa luta.

     

    um abraço.

    • Curtir 6
    • Agradeço 1
  16. Em 21/11/2018 at 09:01, RogerioD disse:

    Acho que eu esperei mais de um ano pra chegar a minha também pago antecipadamente, nem recordo mais... mas um dia chega,  acho que a demanda é maior que a produção

    Fala Rogério. Nossa demanda não é tão grande assim para causar problema.

    Nossa dificuldade é o fluxo de caixa. Ideal seria produzir lotes de 500 a 800 cafeteiras por vez. Assim, teria estoque e todo mundo ficaria feliz da vida.

    Como não é possível ainda, temos que produzir lotes menores a cada 45 dias. E se algum atraso acontece com algum fornecedor maior que duas ou três semanas, causa essa avalanche de problemas. Estamos produzindo 50 cafeteiras a mais para ter em estoque e entregar antes do prazo em janeiro, mas se nosso vendedor trabalhar bem, não vai sobrar até lá e nosso prazo se mantem nos 60 dias. Ficamos correndo atras do próprio rabo no momento.

    O fluxo de caixa que tem atrapalhado bastante, mas tudo indica que vamos superar isso em breve.

    Estou trabalhando em uma novidade para zerar esse problema e reduzir em muito nosso prazo de entrega.

    • Curtir 6
  17. Em 21/11/2018 at 10:51, danniellopes disse:

    Ele devia suspender as vendas no site até regularizar, ou aumentar o prazo. O prazo 2 meses não é pequeno, e ainda não cumprir é uma falta de respeito. Que aumente então pra 3, 4, 5 ou sei lá quantos meses. E aí o consumidor decide se deseja esperar ou não. 

    Olá, Danniel. Como te falei pelo instagram. Nos temos em média duas ou três semanas de margem de falhas para a produção. já prevendo possíveis quebras de qualidade.

    Explicando um pouco mais sobre o atraso:

    Estamos entregando dentro do prazo antes de ultima quebra de qualidade da zincagem das peças da base. Esse problema foi totalmente inesperado. Estávamos melhorando a qualidade das peças, e um novo fornecedor de pintura entrou na Aram e não tomou os cuidados que passamos. Justamente quem iria salvar a pátria, causou mais um novo problema.

    Quando recebemos todas as peças prontas, depois de passarem por 5 fornecedores, movimentando mais de 800 kilos a cada fornecedor, percebemos a falta de resistência da pintura. Gastamos alguns dias tentando identificar onde estava a falha. A zincagem fez alguns teste e a pintura também. Descobrimos que o problema foi na pintura, quando não removeram a camada organica que fica em cima do da zincagem fosca. Isso fez a pintura não fixar bem nas peças.

    Tudo foi paralisado, enviado a um outro fornecedor para remover a pintura, depois zincar novamente e pintar outra vez.

    Agora estamos vacinados contra mais um problema com nossos 20 fornecedores.

    • Curtir 5
  18. Em 25/11/2018 at 13:18, Saulo disse:

    Boa tarde pessoal! 

    Alguém aqui com o conjunto cafeteira aram + moedor breville?

    Qual a configuração q tiveram êxito?

    Obrigado!

    ta ai uma boa pergunta.

    Eu uso um Breville também e gosto bastante, porem, a regulagem dele não é padronizada.

    Ao meu ver, ele dá um banho no meu Batatza Sette 270, que causa muito esguichos e faz um barulho enorme.

    Já vi gente usando no número 8 e 15 com a mesma regulagem interna de fábrica. 

    Eu costumava usar no número 14/15. Até que um dia levei para um evento. Quando voltou, tive que reduzir para o número 10/11, para fazer a mesma moagem.

     

    • Curtir 1
  19. Em 11/12/2018 at 19:04, danniellopes disse:

    A minha chegou hoje! Fiz apenas um cafe, mas passei longe do crema dos videos. Usei exatamente as 22gramas indicadas, mas ainda sobrou espaço em cima, e ficou muita agua também no filtro. Não sei se foi devido a quantidade ou a moagem. Irei testar com mais café. 

     

    Usei um cafe da starbucks, o sumatra e a moagem na regulagem mais fina, segue em anexo o moedor que tenho, acho que o próximo passo é mudar o moedor que tenho. A foto esta ruim, foi um print do video que eu fiz, mas da pra ter ideia, tão logo eu va acertando colocarei mais fotos.

    Captura de Tela 2018-12-11 às 18.01.04.png

    Captura de Tela 2018-12-11 às 18.03.32.png

    Salve, Danniel. Você esta usando o Krups? Até onde sei, ele não consegue moer bem para espresso.

    voce mandou fotos no grupo do whatsapp. certo?

    Você consegue testar com café especial mais fresco e do Brasil?

     

    abraço.

    • Curtir 1
  20. Em 14/06/2018 at 14:27, Rafael Wagner disse:

    Oi @Aram, essas novidades já estão nas novas unidades? Estou pensando em comprar, mas quero me certificar que estarei comprando com todas as novas implementações

    Os pedidos desse atual lote, já vão com as atualizações.

    Gastei mais tempo desenvolvendo o novo pistão e testei na feira WOC desse ano. Funcionou bem.

    Estou preparando o kit para quem quiser fazer o upgrade.

    Em 25/06/2018 at 22:33, alaa disse:

     

    Olá!!!

    tambem tenho a Aram. Mas, sinceramente, cheguei à conclusão de que a graça utilizada na engrenagem em contato com a água quente passa para o café que tomamos. E isso faz mal à saúde!

    sobre esse assunto, alguém sabe informar se já houve aqui algum comentário?!

    Pode ficar tranquilo, que era um lubricante de grau alimentício com certificado FDA, próprio para contato direto com alimento. O melhor que conseguimos e usado por várias outras máquinas de café.

    Se preferir, você pode remover ele com água morna e um pano úmido. 

    • Curtir 1
  21. Em 22/05/2018 at 12:49, Santiago Luz disse:

     

    Ontem nos stories do Instagram da ARAM eles postaram uma foto de um fuso trapezoidal. Parece que minhas preces foram atendidas. Hehehe.. Pena que não na minha cafeteira, mas fico feliz de estarem buscando uma solução adequada. Apesar de que com o upgrade da nova bucha, não vi mais limalha sendo gerada.

    Se repararem, morsa e macaco de carro usam fuso trapezoidal... Não é à toa. ;)

    e9g3tiAm.png

    Agora vai! 

    O problema foi que desde o início, não achei fusos bem feitos. E os primeiros protótipos funcionaram muito bem com a rosca whitworth, até hoje as roscas estão boas. Foi na usinagem seriada, que qualidade caiu bastante e apareceram alguns problemas de desgaste precoce :/

    Agora consegui os fusos, mas tiveram que vir direto da Alemanha.

    • Curtir 5
  22. Em 07/05/2018 at 17:46, rbata disse:

    Sobre medir pressão...

    Se fosse possível fazer um furo passante no eixo central (fuso), e nele instalar um tipo de pino/pistão comprido que ocupasse todo o interior do fuso, vedado com orings, e bem no topo (no lugar daquele acabamento de madeira) um pequeno dispositivo com mola calibrada. Conforme aumenta-se a pressão, este pino iria "erguer" e expor sua extremidade. Talvez com alguma escala/graduação mas sem que tivesse grande precisão, apenas uma noção se estamos em 5...10...15bar por exemplo.

    Outras viajações:

    - No ciclismo existem medidores de potência que se instala no pedal/pedivela da bicicleta, porém custam uma fortuna. Não sei se já inventaram algum xing ling de boa qualidade.

    - Talvez um kit de strain gauge/gage com Bluetooth (pessoal da eletrônica deve saber se existe isso?rs)

    - Criar um novo modelo de manivela com um dispositivo tipo torquímetro.

    Claro que medições na manivela vão mostrar valores de força/torque que precisarão ser convertidos para pressão. Porém estarão sujeitos a erros relativo ao atrito da rosca que pode falsear a medição. Mas já daria uma ideia bem próxima.

     

    Exatamente. A ideia era ter somente um indicador, como nas bombas de encher pneu. Porem, está difícil resolver isso. Porem 2: Não sei se ter isso faz sentido para o conceito dos produtos, de desenvolver sua habilidade. Vamos ver.

    Essa ideia de medir o torque, eu achei muito massa. As próximas porcas feitas em polímero, terão um coeficiente de atrito minusculo. Seria útil.

    Essa ideia do Bluetooth é bem maneira também, me lembrou os medidos de pressão de pneus em carros de luxo. Alguém sabe como funciona? Alguém se candidata a prototipar? ;)

    • Curtir 1
  23. Em 05/05/2018 at 17:33, Carneiro disse:

    Só pra ajudar, várias maquinas com bomba vibratória e sem válvula de retenção ou OPV, pra ter um fluxo desejado, chegam a 13-14 bar. E não precisa moer mais fino pra isso. Aposto que os filtros, em geral, devem aguentar a pressão. Mesmo nas máquinas antigas, com pistão e mola, havia modelo com até 12 bar no início, e outros com "meros" 6 bar. Abaular (e voltar) talvez seja normal... O que é novo (considerando a história do espresso) são os portafiltros abertos, e aí vemos o que acontece normalmente.

    Mas de fato, esse é um problema de algumas manuais domésticas, como o projeto em questão, não tem uma barreira (e é bem complicado colocar sem bagunçar o visual) para o uso exagerado de força. Já vi estragos em Caravel, La Pavoni, Olympia Cremina, Flair e por aí vai...

     

    Informações legais, Carneiro.

    Acho que o porta filtro aberto não é o problema, pois mesmo no porta filtro convencional, o filtro que suporta toda a pressão. O porta filtro só fixa ele junto a máquina.

    O @Bruno Marinho tem usado filtros IMS. Tem percebido algum abalo, ou tem pegado leve com a pressão e não dá pra dizer?

    Se alguém quiser rachar frete de filtros IMS, manda mensagem inbox. :D

  24. Em 05/05/2018 at 12:27, Santiago Luz disse:

    @Aram entrei em contato pelo e-mail, falei com o Sandro e enviei minha Aram no dia 25/04. No dia anterior ao envio, fui preparar meu último espresso antes do conserto e a máquina falhou. A válvula do pistão não fechava e perdi a extração. Citei isso à ele por e-mail. Ainda tentei manivelar dando tranco, nos dois sentidos, mas não deu certo. Não sei se o upgrade já está disponível, mas dependendo de como for, eu até acho melhor aguardar ficar pronto para devolverem a máquina já atualizada, por conta dos dois problemas citados. Vou escrever à ele por e-mail para saber em como está a manutenção porque não recebi nenhum retorno dele até o momento.

    Ela está no atelier. Essa semana vamos enviar de volta pra você com as modificações atuais. ;D

    ah, o e-mail sandro@aram.coffee não existe mais. O certeiro é o hello@aram.coffee

×
×
  • Criar Novo...