O fórum está passando por manutenção e pode apresentar alguma instabilidade.

Se não conseguir efetuar o login com o nome do usuário, tente com seu endereço de e-mail cadastrado no fórum.

Se tiver algum problema, principalmente no login, por favor envie um e-mail para admin@clubedocafe.net ou use o tópico Problemas técnicos no fórum

Pedimos desculpas pelo transtorno.

Equipe CdC

Hélio Nascimento

Senior Members
  • Content count

    143
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

134 Bom

About Hélio Nascimento

  • Rank
    Participante
  • Birthday 09/09/1988

Contact Methods

  • MSN
    helio_hpn@hotmail.com

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Interests
    Coffee!
  • Equipamento
    Rancilio Silvia e Mimoso
  1. Alguém vai passar perto da rodoviária Novo Rio pra me dar uma carona? o/
  2. Bom dia pra quem é dia! Opa! Acho que eu irei! Tem vaga ainda? uahsuahsa
  3. Bom dia pra quem é dia! Pelo visto o evento foi ótimo! Nesse último evento não pude comparecer mas na próxima oportunidade com certeza estarei. Conheço a maioria do pessoal de SP pessoalmente e nesse evento seria uma oportunidade de conhecer o Caê e o Lipe, deixamos pra próxima. Abração cafeeiro para todos! Abraço!
  4. @Rodrigoks Sobre os testes, para uma avaliação mais formal teríamos que analisar outras variáveis como: capacidade da peneira, limitação de peso, ergonomia, densidade e umidade do grão, tempo e praticidade, etc. No estudo de partículas unitárias, podemos classificar as duas peneiras [Kruve e granulométrica] em Crivos e Malhas respectivamente, na qual, cada uma possui uma aplicabilidade diferente. É interessante saber, que QUALQUER peneiração por vias mecânicas não terá 100% de eficiência a partir de grãos menores que 1,7mm, ou seja, é quase impossível eliminar todos os fines [agarrados eletrostaticamente nos grãos maiores]. A questão é, até que ponto é satisfatório diminuir os fines para melhorar o sabor na xícara. Embora a diferença entre resultados possa ser menor, peneirar mais um pouco pode me dar resultados que compensem a versatilidade? Sim ou não. Valeu!
  5. Sim. Após analisar a mós do moedor, pensei em verificar o comportamento dele em granulometrias mais finas, pois, mesmo com a folga do eixo, os próprios grãos moídos funcionam como calço e não deixam o eixo se mover muito. Assim, regulei o moedor para o mais fino possível e deu certo! Até o Lisboa ficou surpreso com os resultados do experimento. ☺️ Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
  6. Bom dia pra quem é de dia! Irei querer 4 xícaras pequenas e 4 xícaras grandes. Obrigado.
  7. Peguei um Zarcero tbm. Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
  8. Boa noite pessoal! Já estou em BH!
  9. @Guilherme, Se puder, faz um vídeo de review. Valeu!
  10. Salve Guilherme! Parabéns pelo projeto! Abraço!
  11. Boa noite pra quem é de noite! Pessoal, desculpem minha ausência, acho que já falei por aqui que trabalho embarcado e as vezes sumo das terras brasileiras por algum tempo. Mas voltando ao fórum, @Mericlis... se for vender a Silvia pra comprar a Classika, vende pra mim heim! uahsuhaushasa Sobre qualidade na extração, não se preocupe com o parafuso no meio do chuveiro do grupo [a fatores e variáveis mais importantes para trabalhar, como compactação e granulometria], mas caso a estética lhe incomode, opte pela sugestão do Weiler. É fácil instalar. Uma pena que você more em SC, senão eu mesmo montaria o PID em sua Silvia. Abraço!
  12. @Weiler Legal! Como não faço pré-infusão optei apenas pelo controle de extração e vapor. Próximo passo é colocar o chuveiro do grupo tipo flat e um medidor de pressão. O PID é excelente e controla muito bem a temperatura do boiler. Valeu!
  13. @Mericlis Buenos dias meu camarada! Consegui simmm! irei mandar as fotos!
  14. @Pessoal! Aproveitando meu momento online aqui - alguém aqui no Clube da Silvia possui filtro VST na mesma? Valeu!
  15. @Marcelo Não acho que isso seja um "problema", garanto que estás tirando bons expressos com ela. Esse problema de ressonância tem afetado várias Silvias e ao que me parece, é algo aceitável. Existem casos em que realmente ha um vazamento ou algo do tipo, mas nesse caso não. Sobre a válvula de controle de pressão - OPV, creio que seja normal voltar um pouco de água [algumas gotas principalmente durante o aquecimento inicial]. A válvula OPV tem outras funções, ela funciona parcialmente como uma válvula de expansão, além de estar evitando que o sistema hidráulico sofra uma pressão excessiva. Como o sistema é coordenado por atuador mecânico, creio que alguns pingos seja normal. Independente que isso ocorra, a pressão no sistema continuará equilibrada [em torno de 9 bar - a válvula de segurança é calibrada para 11 bar], embora chegue a 9/10 bar apenas em Risttretos [já vi alguns regulando em 8,5 para nakeds]. Mas, fica difícil verificar sem dar uma boa olhada no equipamento in loco. Mas, ao meu ver, sua máquina não tem nenhum problema. Abraço.