Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Hélio Nascimento

Senior Members
  • Content count

    172
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

165 Bom

1 Follower

About Hélio Nascimento

  • Rank
    Participante
  • Birthday 09/09/1988

Contact Methods

  • MSN
    helio_hpn@hotmail.com

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Interests
    Gastronomia
  • Equipamento
    Água e Café

Recent Profile Visitors

524 profile views
  1. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @helderbarreto Estou sempre aberto a ouvir a opinião dos outros, contanto que tenha o objetivo de ser construtivo e acrescentar. Não meço esforços para melhorar e evoluir. Sei que existem várias pessoas com o objetivo de criticar e ficar procurando defeitos ao invés de contribuir, mas se eu fosse consentir com isso não abraçaria a ideia de inovação. Se você reler o que escrevi irá perceber que sempre sou verdadeiro. Pois a verdade é o que importa. Em suma, agradeço seu feedback! Obrigado. @maycon.alves Obrigado pelo feedback e ideias.
  2. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Carneiro “Já experimentei e mesmo alongando a extração, acho que fica pior que água 90C acima.” Então com certeza você não alongou o suficiente. “Nunca gostei muito do exagero ocorrido nas torras nórdicas e outros que seguiram, de deixar o café cru. Também não, por isso nossa torra é bastante diferente disso. Preservamos as substâncias mais ao mesmo tempo desenvolvemos o grão. “só não vejo sentido em deixar tanta coisa ruim na torra pra proteger poucas nuances.” Nem nós. Você já experimentou nosso café? “Resultados palatáveis :-) tenho sim, mas veja, não estou (ou não estava até agora) criticando seu método, apenas as afirmações infundadas para explicar uma preferência, uma técnica ou um produto.” Você está sim criticando um método, se você está criticando as afirmações. Ainda, sem nunca ter feito. “E novamente, várias receitas dos campeonatos de Aeropress são de temperatura menor e de alongar tempo de extração. E pesquisando mais sobre o que tava por aí, achei esse texto que curiosamente me lembrou vocês” Ninguém faz nada próximo ao que fazemos, mas se você quiser continuar procurando encontrar algo para desmerecer nosso trabalho, por favor, continue procurando. A perda de tempo é sua.
  3. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Carneiro A única forma real que existe para se basear qualquer análise, são as experiências práticas. Estudos científicos, principalmente se tratando de gastronomia e assuntos do gênero, não agrega muito valor, pois a realidade é o sabor que se apresenta. Então não são alegações sem fundamento. Foram muitos testes. E a comprovação foi atingida no único lugar que interessa, na satisfação de quem experimentou. Você já experimentou? Pois não faz sentido falar do que não se conhece na prática. Com resultados palpáveis. É claro que muita gente já tentou temperaturas diferentes assim como mudanças em outras variáveis da extração, mas a inovação que estamos mostrando está na combinação entre todas elas, criando um sistema diferente, baseado em um entendimento melhor sobre como a extração acontece. Toda inovação é anterior à constatações científicas, não funciona ao contrário. Valeu!
  4. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Carneiro Isso não é baseado só em minha percepção. Quem experimentou dessa forma viu claramente a diferença. Você não irá encontrar nada a respeito pois são inovações. A exemplo do Sweet Spot, e em breve o Sweet Brew. @rbcassani Justamente, por ser fora da caixa e inovador, não estamos querendo divulgar agora pois as pessoas tendem a copiar, ou seja, queremos manter o nosso diferencial por enquanto e temos esse direito. @sergio.m Sobre isso, temperaturas maiores extraem os amargos, substâncias desagradáveis que também influenciam o resultado. Mas, além disso, qualquer mudança de temperatura influencia. 5 a 10 graus pode sim destruir compostos significativos, não significa que elimina por completo, mas que isso influencia significativamente no resultado da extração. Além disso, quanto mais sutil e volátil tais substâncias, mais suscetível a pequenas variações. O objetivo é mostrar um resultado melhor, neste caso, falo em destruir no sentido de resultado. Não que exista uma mudança molecular, mas no sentido de serem voláteis e dispersarem rapidamente em temperaturas maiores. Valeu!
  5. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Carneiro Não é necessário saber das temperaturas exatas e os nomes das substâncias para perceber a realidade da bebida, números não acrescentam em nada. A realidade do café se mostra na prática. É só fazer um teste e constatar a diferença. @Vitor Costa Obrigado pelo feedback! Valeu!
  6. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Bruno Marinho No caso, a proposta é verter a água a 85ºC desde o início da extração. Ao chocar o café moído com água a 94ºC você destrói as substâncias mais sutis desde o início da extração. Isso refletirá principalmente na diminuição do aroma e complexidade. Valeu!
  7. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Jefferson Peres Moer dessa forma não deixa muita retenção. Moer grosso gera menos fines e carga eletrostática. Já abri diversos moedores pra ver como isso se dava e o resultado é positivo e eficaz. Lembrando que isso é uma alternativa para alguns moedores, até hoje só tive conhecimento de dois moedores que travavam com um grão mais denso. E como falei, a proposta é oferecer um café com bastante vivacidade e complexidade, e pra isso torramos de forma diferenciada de modo a conservar as estruturas do grão sem deixar ele cru ou selado. @rbcassani Nossos blends são sazonais. A composição irá mudar com tempo, mas preservando a característica de cada blend. Em suma, a composição é uma mistura diferenciada que não vai ser divulgada. @Bruno Marinho Ótimos resultados. Sugiro reduzir um pouco a temperatura para conservar as substâncias mais sutis extraídas do café. Como falei no Cafuné, já desenvolvi vários testes com diversos estágios de temperatura diferente, e a 85ºC até o presente momento foi o melhor resultado para esse método de extração. Valeu pessoal!
  8. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @Jefferson Peres @felipejack No encontro do Clube do Café ensinei como moer em dois estágios, isso facilita bastante a moagem fina em moedores manuais. Assim o moedor não “trava” e você consegue moer bem fino. Eu não tenho problemas em moer fino com meus moedores, nem o Encore, na qual uso todos os dias. No seu caso, o Breville não é um bom moedor se tratando de potência, já tive conhecimento de que ele travou diversas vezes até com grãos da Square Mille ou grãos mais densos. @Bruno Marinho 1 - Os cafés que você escolheu são para filtrados, não para expresso. 2 - A forma de percepção do café é sua, o que eu posso dizer é que em uma avaliação ocasional e sem testes, o máximo que percebemos é se o café tem potencial ou não, mas se ele é bom aí já é outra história. Até o melhor café extraído no auge dos amargos fica sensorialmente ruim. 3 - Quando falei que você poderia melhorar significadamente a extração, isso vale pra coados, independente do Sweet Spot. @Para quem curte um bom expresso! Visando atender a todos os públicos, desenvolvemos um perfil de torra para expresso. Na qual se originaram dois ótimos Blends. Clique aqui e conheça! Blend Monet - Um blend para espresso frutado e leve. Ideal para quem procura uma experiência rica em cores, mas suave. https://www.sweetcoffeespot.com/product-page/blendmonet Blend Van Gogh - Um blend para espresso floral e intenso. Para quem procura uma experiência rica em cores e contrastante. https://www.sweetcoffeespot.com/product-page/blendvangogh Valeu!
  9. Sweet Coffee Spot - Inauguração

    @carlos eduardo Isso não é um soco! ahushauhusasa! @Anderson Sartori Obrigado pelos votos de sucesso. Acredito que o equilíbrio dos alimentos que comemos reflete em nosso equilíbrio, e com o café não é diferente. @Bruno Marinho Legal sua percepção, mas ao meu ver você poderia melhorar significativamente a extração e ter uma percepção maior do potencial do café. Eu e os meninos que prosseguiram nos testes do Sweet Spot comigo na Cafeteria Cafuné experimentaram o mesmo lote do Mundo Novo que você tomou e o resultado foi muito diferente e melhor. Sobre a torra, quanto mais denso e mais preservado for a complexidade e vivacidade do grão durante a torra, mais conservados estarão as estruturas. O resultado é um grão um pouco mais duro. Sobre o site, agradeço o feedback.
  10. Boa tarde. Tudo tranquilo? Tenho uma novidade pra te contar, a SCS está com frete mais barato e entrega mais rápida em todo o Brasil! Buscamos e conseguimos otimizar o preço para que você não tenha desculpas para não comprar nosso café Visite nosso site e confira nossos preços. Estamos com ótimos planos para cafeterias também. Entre em contato conosco e conheça nossa proposta. Segue o link para nossa loja: www.sweetcoffeespot.com/loja Obrigado.
  11. 1Kg Bag da Sweet Coffee Spot.

    Boa tarde CdC! Pensando em viabilizar o nosso café, principalmente para quem está localizado fora de São Paulo, estamos disponibilizando a compra de todos nossos produtos em uma nova quantidade. Embalagens de 1Kg. Uma embalagem maior e mais simples que nos permite além de fazer o custo do frete mais atrativo, oferecer também o café por um preço mais em conta. Desse modo, fica melhor tanto para pessoas que consomem bastante café, quanto para quem quer economizar no frete, já que é possível se reunir com amigos e conhecidos para fazer uma compra coletiva. É isso! Segue o link para nossa loja: www.sweetcoffeespot.com/loja
  12. Taster Pack da Sweet Coffee Spot.

    Obrigado @Rodolfo M e @rubensp.
  13. Taster Pack da Sweet Coffee Spot.

    O cálculo é automático pela aplicação dos Correios no PayPal. Nesse caso, 17,20 Libras dá uns 75,00 reais. Ao menos se o serviço justificasse esse valor, seria menos dolorido.
  14. Taster Pack da Sweet Coffee Spot.

    Bom dia Bruno. Esse valor é referente ao SEDEX. A opção via PAC custa 19,80. Obrigado.
  15. Taster Pack da Sweet Coffee Spot.

    Boa noite CdC! Devido à alta procura por nossas amostras resolvemos disponibilizar na loja por tempo limitado. É uma ótima oportunidade para quem quer conhecer nossos cafés. São duas amostras, 100g cada. R$ 18,00 Mundo Novo - Sítio Santa Clara. Sumatra - Sítio Boa Esperança. Segue o link para nossa loja: www.sweetcoffeespot.com/loja Ou pelo link na bio do instagram, @sweetcoffeespot. Obrigado.
×