Ir para conteúdo

Rafael Andriotti Sevaio

Senior Members
  • Total de itens

    178
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

Tudo que Rafael Andriotti Sevaio postou

  1. Não entendi essa resposta. Realmente eu não tenho o produto e estou justamente procurando o conhecer melhor. Já vi muita gente elogiando e muita gente dizendo que dá defeito. Não emiti opinião, somente fiz questionamentos para tentar sanar dúvidas que surgiram. Perdão se te ofendi.
  2. Naturalmente quanto mais produtos são vendidos, mais aparelhos com problema vão aparecer, e isso em todas as categorias. Assim como tem quem ame tal marca de televisor, há quem odeie por ter tido uma experiência negativa com essa marca. O que eu vejo com a Breville é justamente isso. Uns elogiam e outros não recomendam. A dúvida que tenho é quanto essa porcentagem de máquinas defeituosas representa do total das das vendas. Pode ser que no fórum a porcentagem de defeitos seja maior justamente pelo fato de que quando as pessoas precisam de ajuda, elas procuram fóruns na internet, enquanto fora do fórum existem muitas pessoas satisfeitas.
  3. Essa é uma questão interessante pra explicar o porquê de tantos problemas relatados. Faz sentido quem está satisfeito com um produto não procurar fóruns pra pedir ajuda. Seria legal se alguém entendido respondesse essa.
  4. Que bom que o tópico serviu pra te ajudar. Ultimamente tenho usado só o filtro que vem com ela mesmo e estou gostando dos resultados. Se precisar de alguma ajuda com a máquina, é só perguntar!
  5. Queria muito uma Breville e um moedor separado, mas estou meio assustado com os relatos. Alguns tem há anos e outros com menos de um ano já precisaram mandar pra assistência. Parece muito instável pra um produto caríssimo e de nicho muito específico. Não é como um modelo de televisor LED intermediário, que atinge um público amplo. Acredito que são muito poucas pessoas que tem condições de investir num equipamentos desses e mesmo com essas poucas aparecem mais problemas do que o esperado. Já juntei metade do valor até agora e acredito que em dois ou três meses consiga comprar, mas acho que vou esperar até a Black Friday e ir acompanhando o tópico.
  6. Foi um desses que peguei, mas pelo eBay. Veio da China também e custou o mesmo valor, então até acho que deve ser o mesmo.
  7. Não consigo diferenciar. Aos meus olhos de leigo parecem todos iguais.
  8. Acreditava serem despressurizados, já que eu não estava usando o filtro original, mas sim o que tem uma "peneira" convencional. O portafiltro tinha me passado despercebido e agora já nem sei hahahah Essa peça de plástico o classifica como pressurizado?
  9. Verdade, perdão. Não sei se dá pra ver bem. Esse interior preto ficou ruim de ver na foto.
  10. Olá, André do YouTube! Este é o meu filtro de 51mm. Depois de compactado o pó ele fica exatamente nessa marcação com 20g.
  11. Meus grãos Villa chegaram. Fiz testes tentando mais de 20g no filtro duplo de 51mm, mas fica muito cheio. Tentei então afinar um pouco a moagem e tentar menos gramas partindo de 16g. Fui aumentando a dosagem pra reduzir o tempo de extração e cheguei aos 20g novamente. Todos ficaram muito ácidos e quando tentei botar 0,5 gramas a mais na filtro, começou a vazar água. Agradeço as dicas e a ajuda de todos, mas acho que vou desistir e usar os filtros pressurizados. Resolvi que não viu mais desrespeitar os produtores desperdiçando o café que tiveram tanto trabalho pra cultivar tentando fazer milagre na minha máquina. Enquanto os meus grãos não chegavam eu achei a conversar com um dono de Mondial que despressurizou os filtros dele. Ele me contou que conseguia ótimos espresso usando 14g e que 20g era muita coisa pra um filtro de 51mm. Disse que meu problema era moagem grossa, porém eu tentei afinar mais um step, mas os mós do moinho já começaram a ranger, então acho que não tem como afinar mais pra usar menos gramas. Me pergunto se com uma Breville, máquina própria pra trabalhar com filtros tradicionais, seria tão complicado assim pra mim. Me questiono se eu que estou fazendo tudo errado mesmo ou os meus equipamentos que são extremamente difíceis de manusear sem filtro pressurizado. Meu sonho é ter uma Breville, mas desanima pensar que se trocar o equipamento ainda não vou conseguir um espresso bebivel, mesmo se a Breville for própria pra isso e com um sistema de moagem mais fácil de programar pra se ter uma consistência e controle.
  12. Hoje fiz um teste com a Nespresso e achei curioso. Realmente são 5g de pó, mas o curioso achei no peso final da bebida. Esses 5g resultaram em 50g de bebida em 40ml, o que foge muito do padrão que recomendam. Pelas recomendações de proporções, esses 5g deveriam resultar em 20g de bebida no máximo e mesmo assim o café fica gostoso.
  13. Pensem numa pessoa teimosa. Assim sou eu hahahaah Fiz um café com esse grão na moka e ficou muito bom. Quando começou a subir o café, desceu uns 4 segundos de crema antes do líquido. Bebi e nada de acidez elevada. Terminei a xícara com prazer. Não satisfeito com o resultado do espresso, resolvi tentar mais uma vez com esse grão. Novamente 20g no portafiltro, mas afinei mais um step no moinho. Compactei, virei de cabeça pra baixo e o bolo ficou firme. Pesei a xícara e comecei a extração. Quando o cronômetro do celular deu 25 segundos, desliguei e pesei. 40g de bebida. 1:2 quase cravadinho. Coloquei 50ml de água na outra xícara pra ter um comparativo de volume. https://photos.app.goo.gl/ZvZAGzUFKU3ZR9bc9 https://photos.app.goo.gl/giCNgiCJYz7gHojUA Quando fui provar estava a mesma coisa de antes. Acidez tão alta que não dava pra beber. Só não vou testar adicionar mais 0,5 agora pra não gastar mais um dose desses grãos, mas quando chegar o Villa testo e venho comentar.
  14. @FRibeiro pois é, nos quando chegou nos 40g estava abaixo dos 25 segundos sim. Afinar eu acho que não consigo, porque em outros testes que fiz com outros grãos, mais fino que isso já entope, mas posso tentar de novo com os outros grãos que estão para chegar. Meu moedor acho que é um Hino Rossi RR45. Comprei usado no ML, mas me garantiram que estava em ótimo estado. Não tenho o que reclamar dele. Os 20g eu estou usando por ser os quantidade que um cara usou ali no link que o rluik postou ali em cima no filtro de 51mm dele, alegando que os resultados foram bons. Já tentei usar menos gramas, mas a extração também foi rápida. Só consigo fazer caber 20g porque vou acrescentando o pó e dando batidinhas até ele se acomodar. Depois que faço a compactação ele fica exatamente na marcação interna de 2 xícaras no filtro.
  15. @FRibeiro acredito que a moagem e a quantidade de pó estão corretos, mas mesmo assim a extração foi rápida. Será que faltou força na compactação para chegar no 2:1 em 25-30s? O filtro de 51mm comporta 20g e mais fino do que moí a máquina começa a chocar. Não sei até que ponto esse grão influencia na acidez, mas acho que mesmo que não fosse apropriado pra espresso, acredito que não ficaria a ponto de a bebida ser intragável. Não ficou ácido tipo bala azedinha, que faz salivar mas é gostosa, ficou de fazer uma careta e não conseguir beber hahahahah Obrigado pela resposta!
  16. @rluik Olá! Finalmente recebi meus grãos do Moka Clube do mês de Abril. Este mês é o Fazenda Quitéria, grão de torra média com notas de maracujá, xarope de açúcar e cacau. De acordo com a barrinha "aventureira", está mais para o lado do tradicional do que aventureiro e o site diz que a acidez é média. Por conta disso, resolvi testar na Oster. https://www.mokaclube.com.br/produto/santa-quiteria/ Pesei 20g gramas e extraí até o topo da minha xícara. O resultado foi 60g de bebida em 25 segundos. 1:3 cravado. Formou uma crema caramelo linda e quando fui provar estava muito ácido ainda. Nem tentei outra extração pra não gastar grãos. Semana passada acabei comprando o Villa do site Nossa Casa Café, com aroma chocolate e caramelo com notas de avelã. Acidez suave e delicada. Vou esperar chegar e ver o resultado. Enquanto isso vou fazendo o Quitéria na moka. https://www.nossacasacafe.com.br/cafe-villa
  17. @rluik Esses grãos da Mellita não dá não. Minha primeira máquina foi a PrimaLatte I que peguei usada no ML e junto peguei um moinho usado. A empresa que alugava moinhos pra cafeterias estava atualizando os equipamentos e se desfazendo dos antigos, então consegui pegar por R$500, eu acho. Assim que chegou eu precisava testar, então fui no mercado e comprei um sacão de Mellita pra moer. O moinho moeu direitinho, então já fiquei otimista, mas quando botei na máquina o resultado foi um café sem crema nenhuma. Parecia só um Mellita coado, mas mais encorpado, pelo o que eu me lembro. Depois disso comprei um café especial de torra recente e a diferença foi enorme. Nem cheguei a terminar o Mellita e acabou indo pra um pote de vidro pra virar decoração. Vou tentar achar uns grãos que resultem numa bebida mais achocolatada, doce e com acidez reduzida, aí depois que testar venho aqui contar no que deu.
  18. @rluik Acho que vou usar esses grãos do Moka Clube somente em outros métodos de preparo. Quando preparei na cafeteira italiana me agradaram, mas na máquina de espresso com filtro despressurizado que eu não estava conseguindo um resultado realmente bom pra mim. Agora que tu comentou sobre a altitude deles, praticamente todos os 5 que recebi não baixam de 950m de altitude. Vou observar bem os próximos que virão. Tinha pensado justamente em tentar o frutado ou blend da Unique, porque o Gabriel faz uma baita propaganda nos vídeos deles, mas vou acreditar na tua opinião hahahah Para espresso já vou correr atrás de algum blend com robusta pra experimentar. Sobre esse vídeo do James, parece que nesse caso ele estava exigindo demais a ponto de nem ao menos beber e comentar as impressões, como falaram nos comentários. No meu caso eu só estou batendo nessa tecla porque li aqui no Clube que teve gente que conseguiu bons resultados com essas máquinas de entrada com o filtro despressurizado. Se alguém conseguiu, então eu também posso e se não estou conseguindo é porque alguma coisa de errada eu estou fazendo. Pelo menos já descobri que os grãos que usei não são indicados pro perfil que procuro e também que a dose usada no filtro pode não ter sido suficiente.
  19. @ivoesazevedo o problema é que com o filtro pressurizado da minha máquina o café fica muito fraco. O sistema de pressurização da Oster agora tem uma peça de plástico que deixa o café mais falso ainda e fraco. Já com o filtro despressurizado eu ainda não me acertei. É 8 ou 80. Entendo o seu ponto de vista, mas discordo em partes. Eu vejo isso mais como aprendizado do que tentativa de gourmetizar o equipamento. Só neste tópico já estou aprendendo bastante e conhecendo muito mais sobre o funcionamento da máquina. Também não me vejo tentando tirar o espresso perfeito, mas sim tentando explorar o potencial máximo da máquina. Tenho em mente que se eu quiser um alto padrão, inevitavelmente vou ter que fazer um upgrade.
  20. Lendo o "Tutorial do Café Expresso" me surgiu outra dúvida. Lá é recomendado usar 14g inicialmente para 28g de bebida, porém no relato do usuário da PrimaLatte é observado que o ideal para o filtro duplo é 20g. Menos de 20g fica sobrando espaço para preencher até o chuveiro. Posso seguir o tutorial usando 20g para 40g de bebida entre 15 e 25 segundos para ter uma base fixa, para aí sim ajustar o sabor? Mesmo que o sabor não me agrade em nada, este seria somente um ponto de partida para ter como referência. Se eu achar muito ácido, deixo extraindo por mais tempo até chegar no máximo em uma proporção 1:4. Sendo mais didático pra mim mesmo, seria como se os parâmetros 1:2 fossem o xarope pronto para se usar em uma receita. Para o paladar de alguns ele pode estar perfeito, mas outros preferem diluir em água.
  21. @rluik Muito obrigado pela sua resposta! "Traduzir" as bebidas em razões se tornou muito mais fácil de entender. Desse modo deu pra ver que tem alguma coisa muito estranha na minha extração de 1:6. Até fui medir na xícara agora 50ml de água até onde encho com o café e é isso mesmo. 8g para 50ml no filtro simples. Respondendo a sua pergunta do tempo de extração, chega a esse volume em 11 segundos a partir do momento em que o café começa a sair do portafiltro. Já tentei aumentar esse tempo moendo mais fino, adicionando mais pó ou aplicando mais força, mas acaba vazando água, então mantive os 8g para não ocorrer esse vazamento. Com o filtro duplo usando 19,5g e mesma moagem eu realmente consegui esses 50ml em cada xícara em 27 segundos, mas achei o resultado muito ácido também. Tentei moer mais fino, mas o vazamento por cima do portafiltro aconteceu de novo. Adicionar mais café eu não lembro se tentei, porque com 19,5g tá estava praticamente cheio. Me ocorreu que pra não gastar todos os meus grãos, e por não saber pra onde correr, eu me contentei com o café de 1:6 no filtro simples. Respondendo sobre os grãos, eu assino o Moka Clube e geralmente vêm grãos de torra média. Minha assinatura é de 250g, então é mais um motivo que me fez ficar no café 1:6, por pena de testar e descartar um café que não me agradou hahahah Sobre o padrão que eu gostaria de atingir. Queria um espresso normal de cafeteria. Já tomei espresso em diversas cafeterias, que certamente não eram 1:6, e gosto muito. Em casa eu gosto também do padrão Nespresso. Bem interessante os testes e resultados da Prima Latte no link que tu mandou. Vou esperar meus grãos chegarem e vou tentar reproduzir. Enquanto isso já vou dando uma boa lida em tudo. Novamente, muito obrigado!
  22. Boa noite, Clube! Tenho uma máquina de espresso bem de entrada, mas com dois filtros despressurizados. Um simples e um duplo. Já tentei várias extrações dentro das recomendações aqui do fórum, de usar o filtro duplo com 14 a 16 gramas pra um espresso de 35ml, mas a bebida nunca se adapta ao meu paladar. Sempre acho muito forte e ácida. Por conta disso estou usando o filtro simples com 8g que resulta uns 50ml. Esse eu gosto. Sei que o filtro simples é meio controverso, mas como não consigo um resultado que me agrade no duplo e menos de 14g a extração não fica muito legal, optei pelo simples mesmo. Sobre os tipos de espresso, eu sei que tem o ristretto, o espresso, o duplo e o longo, mas nunca me atentei a isso. Agora pensando bem, eu acho que meu paladar vai mais pro lado do longo mesmo. Depois de observar isso, acho que a Nespresso entrega longo mesmo na opção espresso, já que cada cápsula tem cerca de 6g e ao invés de entregar 35ml ela entrega 50ml. Me corrijam se eu estiver errado. Nesse raciocínio, se eu usar o meu filtro duplo com 16g (como se fosse duas doses de 8g dos meus cafés) para resultar 100/120ml, já que o meu simples faço de 50 a 60ml, será que vai me entregar um resultado que me agrade mais? No caso usar o filtro duplo para fazer dois espresso longos na mesma xícara. Não sei se consegui explicar bem a situação, mas espero que entendam hahahah Abraço a todos!
  23. Está R$2500 no site da Oster. Modelo com moinho embutido. O preço está bem atrativo.
  24. @fcpedruzzi olá! A própria Oster informou que os filtros da máquina são 58mm? Que absurdo! Tanto a PrimaLatte I e II quanto essa do tópico usam filtros 51mm. Os dois filtros que tenho e o tamper são de 51mm e encaixam perfeitamente.
  25. @lucaselias, desculpe a demora! Tudo ótimo por aqui, e contigo? Acredito que vá ajudar sim, porque o café fica bem mais encorpado com esse filtro. Acho que vale a pena você testar, já que se consegue comprar baratinho pelo eBay (R$15 e frete grátis). Se atender a sua expectativa, vai elevar a qualidade do seu café na PrimaLatte 2 pra sempre. Por outro lado, se não der certo, foi só R$15. É este modelo: https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F223720092908 @Sheriff, olá! Este filtro, apesar do diâmetro certo, não encaixa muito bem por conta das bordas muito altas, o que faz com que o portafiltro não trave até o final e fique reto. A minha "adaptação" foi simplesmente pegar um alicate de bico fino e ir entortando toda a curvatura hahahaha para fazer com que a borda não ficasse tão alta, mas ainda deixando levemente curvada para dar vedação quando encaixado. O filtro é este aqui: https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.co.uk%2Fulk%2Fitm%2F272750036626
×
×
  • Criar Novo...