Ir para conteúdo

Rodolfo M

Senior Members
  • Total de itens

    941
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    29

Rodolfo M last won the day on 27 Abril 2022

Rodolfo M had the most liked content!

4 Seguidores

Sobre Rodolfo M

  • Data de Nascimento 3 Julho

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São Paulo
  • Interests
    Comida, amigos e café, não necessariamente nessa ordem rs
  • Equipamento
    Kaldi, La Spaziale Vivaldi S1, Astro 12, Bravo Mini e Debut, Kalita wave, V60, etc.

Últimos Visitantes

3.281 visualizações

Rodolfo M's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Posting Machine Rare
  • Very Popular Rare

Recent Badges

1,4k

Reputação

  1. O produto estava em negociação, como já atualizei anteriormente. Mas o interessado entrou em contato a pouco e decidiu fechar, entao estou vindo aqui atualizar o topico. E agradeço as pessoas que estao tao empenhadas em tornar este forum um lugar organizado. Na minha epoca as regras eram diferentes, não havia algumas exigencias que hoje existem. Bom ver que meus amigos Igor e Santi ainda estão na labuta e não esmoreceram como eu rs. Mas com a ajuda de um omeprazol, continuamos pelo caminho cafeinado.
  2. Já recebi uma proposta por mp, caso não fechar, eu atualizo com valores.
  3. Vendo cafeteira Spaziale Vivaldi S1, adquiri usada faz alguns anos pelo mercado livre de uma cafeteria que fechou. Vai com alguns acessórios: porta filtro original (cabo judiado porque não consegui soltar para trocar por um cabo de madeira após mandar cromar); porta filtro novo, comprado do representante da Spaziale; porta filtro naked, um tamper bravo, A fazer na máquina: trocar o cano de água que possui malha metalizada. Não está vazando e pode ser usado como está, mas está feia. Possui riscos e marcas de uso, já adquiri com elas. Para os interessados, necessita de ponto de água e um bom ponto de energia (provavelmente uma fiação dedicada como de chuveiro), pois caso contrário a temperatura da água pode variar conforme o horário de pico. Em uma das últimas vezes que usei a máquina, levei na casa de um camarada técnico da Pasquali, para fazer algumas medições (pressão e temperatura) e a máquina estava 100% (depois virou enfeite no canto do café novo, pois não fiz ponto de água e ficou sem espaço para adaptar um galão de água para a máquina). Inicialmente dou preferência para que retirem a máquina pessoalmente, caso não evoluir, vou me informar como faço para despachar. Depois posto fotos, interessados enviem mp. Edit: é 220V, como comprei usada, não tenho como precisar tempo de uso, mas é cafeteira própria de pequena cafeteria (muito robusta).
  4. Olá Maciel, Para espresso eu não recomendo moedor manual (talvez um bravo Debut), pois com um Skerton, por exemplo, você vai ficar moendo por alguns minutos para cada dose, e se errar (e como é fácil errar rs), você terá que sair no braço novamente. A questão principal é que a moagem para espresso é muito fina e, para alcançar isso com um moedor manual você tem que regular o moedor quase que no zero. E nessa posição, moer 12, 16, 20g de café leva uma eternidade. É bacana para brincar, fazer uma graça com a visita, mas é inviável no dia a dia para quem toma alguns cafés. Sobre economia, economia mesmo você fará se mantiver nos seus cafés em cápsulas. Se você começar a se envolver com esse mundo, vai acabar ficando preso a ele e, quando menos esperar, estará gastando os tubos e nem vai achar caro. Mas, é um passatempo saudável e de quebra vai conhecer muita gente bacana nesse universo.
  5. Olá Heitor, Eu comecei com espressos e depois migrei para os coados, história parecida com a sua. Hoje curto muito a clever, parece um Hario/melitta misturado com prensa rs. A diferença para o melitta é que você consegue controlar o tempo de infusão (como na prensa ou AP invertida). O bacana que existem diversas técnicas, todas oferecem resultados finais diferentes (o mesmo grão parece um café diferente), e os aparelhos custam muito mais barato que uma máquina de espresso. Se fosse hoje, e fosse para escolher apenas um moedor, compraria o Debut. Fiz comparações com outros moedores e preferi o resultado do Debut para coados (Vario x Breville x Astro x Mini x Debut), no final vendi o Vario e o Breville e peguei um Debut. Se não me engano, o Gil tem apenas mais 1 Debut (tinha uma pessoa interessada, não sei se reservou), se existe a possibilidade de pegar um, corre rs.
  6. Citamos o problema do moedor pois a solução do problema dele não se resolverá mesmo que passemos as soluções para os roblemas em específico, mas vamos lá. Fazer um ristretto em uma máquina semi-automática é meio complicado pois vc precisa selecionar previamente um volume de água (ou usar uma balança e parar a saída de água no momento que atingir a BR desejada). Os filtros da prima late eram pequenos, eram de 8 e 16g, procede a informação? Caso positivo, um ristretto ficaria em torno de 8g a 16g de peso total (vide tabelinha de BR). Vc diz que está vazando quando afina muito. Significa que não vaza em outras situações? Se for isso sua máquina pode não estar avariada. Provavelmente está quase “chocando” e o excesso de pressão faz vazar por cima. Lembro que o encaixe do porta filtro não é de primeira, então é uma situação plausível. Um dos problemas do moedor de lâmina é que não tem consistência de moagem, dificilmente vc consegue regular a granulometria da moagem, então afinar ou engrossar a moagem fica muito empírico, sem controle. Padronizando a moagem, a força que vc compacta o café com o tamper, vc vai conseguir chegar em uma proporção razoável e vai tirar cafés melhores. Mas espresso perfeito será complicado.
  7. Basicamente é o que os colegas @Fogo ruivoe @CabralJá falaram. De verdade? De um espresso nota 10 espere algo entre 4 a 5 da prima late que você não se decepcionará. Mais que isso terá que trocar todos seus aparelhos. Foi o que aconteceu comigo. Sempre tem como melhorar o processo e os aparelhos (PID por exemplo), mas fazendo uma analogia com carros, vale mais a pena gastar 50 mil em um carro de 20 mil para ele correr tanto quanto um carro que custa 70 mil ou vale mais a pena vc trocar pelo carro de 70 mil?
  8. Boa noite Ronald, Existe uma relação com o grau de moagem e força que vc compacta o café. Quanto mais vc compacta, mais grossa pode ser a moagem. Mas são duas variáveis, quanto mais variáveis vc tiver nesta equação, mais complicado é repetir um bom café! Então existe um padrão de força que vc aplica no tamper (em média de 10 a 20kg, vc verá que existe muita variação de opinião), o ideal é usar um tamper dinamométrico para padronizar isso. Outra questão é o moedor. Um moedor de lâminas dificilmente te dará moagens constantes. Precisa ser necessariamente um moedor de mós cônicas ou planas. Eu comecei com um kit parecido com o seu (prima late l e um moedor de lâminas Hamilton ). Nunca saiu um espresso decente. Depois eu comprei um Hario Slim, mas são 4 minutos de moagem para cada café, e no começo vc erra demais, 4, 5x para sair um café tomável. Comprei um Vario W, mas mesmo assim o resultado era ruim. Descobri nesse momento sobre os cafés especiais e com torra recente, e passei a comprar cafés especiais. O café ficou bom, mas sem aquela crema bonita. Aí descobri que a Prima Late I vem com filtro pressurizado, o que cria uma falsa crema e mata a verdadeira crema rs Depois disso achei mais fácil comprar outra cafeteira... Escrevi tudo isso para vc ver que não vai ser tão simples chegar em um espresso “perfeito”, é um caminho árduo mas extremamente divertido. Boa sorte!
  9. O @Cabralfalou tudo rs Sou o segundo chato a pipocar kkkkkkkkkkk (o Carneiro n conta). Já que vc tem o moedor Breville, sugiro a própria cafeteira Breville. Esteticamente são perfeitas juntas pois são da mesma linha. Mas se for para complicar, recomendo o moedor Breville para coados (Hario v60, kalita, Melitta) ou mesmo aeropress ou prensa francesa, pois o Breville sofre um pouco para moer para espresso.
  10. Pegue os dois e coloque para moer para coado. Agora regule ambos para espresso, e diga qual o procedimento que teve que fazer com cada moedor Tem a questão de construção de cada um também. Talvez “incomparável “ soe forte, mas ao meu ver é como comparar o Debut com o Mini, acredito que o Comandante esteja mais como concorrente do novo Bravo que do Mini, que acredito ser o Mini de categoria superior. @Gilberto, tá na hora de montar o tópico do moedor novo hehe
  11. Pois é Bruno, mas os testes foram feitos justamente na casa do criador, o Gil rs Fiquei tão impressionado com os resultados que fiz um bem bolado com o Gil e estou pegando o penúltimo Debut que ele possui. Eu adoro uma engenharia, coisas exatas, porém vejo que as coisas “não tão exatas” como uma receita de café, que é difícil padronizar (e nos fazem malucos testando varias receitas) acabam dando um sabor especial para este hobbie.
  12. Eu acabei de fechar negócio com o Gil, para um Debut (para uso em coados, conforme o tópico que criei). Na minha singela opinião, o Comandante é até mais caro que o bravo mini, e não existe comparação entre os dois (o bravo é muito superior). Sobre o bravo “nano”, alguns de nós vimos as fotos hoje da parcial do primeiro lote uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Está na dependência da usinagem de 2 peças segundo o Gil, para o lançamento ainda neste ano (vai depender exclusivamente destas duas peças agora). Então de repente não seja uma longa espera...
  13. Boa noite amigos do café. Vou levantar um assunto para os amigos divagarem um pouco. A algum tempo atrás chegou em minhas mãos um café premiado, que além da qualidade do grão foi torrado pelo mestre Ensei. Fui quente experimentar o café, fiz na kalita, extração padrão de 3 minutos com BR de 6%. Ficou apenas bom. Testei outras regulagens mas o resultado era parecido. Como na ocasião eu ia avaliar (encher o bucho) as pizzas de levain do grande Gilberto, juntamente com a amiga Anita, levei os grãos para avaliação. Repetimos os testes lá da mesma forma e obtivemos o mesmo resultado. Testamos então no espresso, na VFA, moído no Debut. Ficou muito bom e achamos todos que a torra era para espresso. Porém nessa brincadeira acabamos testando o café na kalita mas agora moído no debut. Caraca, o café brilhou, era um outro café. Foi uma cara de espanto de todos que provaram. Repetimos alguns testes e comprovamos que vários cafés brilharam muito mais na kalita quando moído no debut, se comparado ao mini. Isso deu o que pensar pois existem avaliações da moagem do debut como bimodal e do mini, unimodal, e toda uma teoria que o bimodal era melhor para espresso e unimodal para coados. Depois disso o amigo Rubens adquiriu o debut também e deu para fazer mais testes. Nos testes que fizemos, a acidez fica muito mais perceptível, assim como outros aromas (como se “aflorassem”). Como muitos amigos do fórum possuem os dois moedores, gostaria que dessem suas opiniões. E caso não tenham feito esse teste, façam que vale a pena! um grande abraço a todos!
  14. Vai acabar chegando em um Leite desnatado? Rsrsrsrsrsrs Ja tentei vaporizar Leite desnatado, é uma droga rs
  15. Ótima dica, já pensei em outras utilidades gordas que não o capuccino kkkkkkkkkkkkkkkkk Sobre o controle do resultado, fica a cargo do paladar de cada um, afinal essa é a graça. Saber exatamente o que se tem é ótimo para a repetibilidade mas acaba um pouco com a graça. Deixaria por exemplo de ser “arte culinária “ e seria apenas receita culinária. Sobre o sabor do gelo que sobra, com certeza não será água pura, pois muita coisa ficará dissolvida nela (tanto que água com açúcar ou sal necessita de uma temperatura menor para o congelamento). Por estes motivos e outros (composição de cada leite, que varia em cada lote, etc) saber exatamente o que se tem é praticamente impossível. Lembro que a um tempo atrás lançaram aqueles aditivos para água, o colega @Lisboa Santosaté chegou a testar. Mas se n me engano não foi aprovado para concursos. Seguiria essa linha de pensamento de “adicionar”. Para mim particularmente, alterar as técnica para obter um determinado resultado na xícara (moer mais grosso, deixar menos tempo em infusão... é uma arte!) Esse processo do Rodrigo segue essa linha. Adicionar elementos acaba perdendo um pouco dessa graça.
×
×
  • Criar Novo...