Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Freedom Force

Senior Members
  • Content count

    160
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

119 Bom

About Freedom Force

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    Tramontina Moedor Express; Aeropress; Melita 102; PHC19; Forninho dos Brothers!

Recent Profile Visitors

388 profile views
  1. Cafeterias em SP

    Esse final de semana fiz uma visita rápida a São Paulo. Como sobrou um tempo no domingo, resolvi procurar uma cafeteria, é claro, e escolhi a 1268. Fui muito bem atendido pela barista simpática que estava lá, e gostei do ambiente. Tomei dois Acaia da Baden, torra bem recente, um natural e o outro CD, na aeropress. Estavam muito bem extraídos, gostei muito! Especialmente do natural, hehe. Finalizei com um espresso muito bem tirado também. Parabéns @Fernando - 1268 Café! Quem ainda não conhece tome vergonha e vá lá
  2. Aeropress

    Já refleti sobre isso também. Gosto de variar entre receitas-padrão e métodos diferentes, entre eles infusão mais prolongada.
  3. Ajuda primeiros acessórios

    Eu usava uma escova de dentes velha pra limpar
  4. Ajuda primeiros acessórios

    @Solano Moedor Hario e Aeropress é uma ótima combinação. A aeropress é muito versátil e com certeza você vai conseguir fazer um café que te agrade. O V60 tem seu charme e suas vantagens no preparo do café, mas não é tão diferente assim de um Melitta, na minha opinião. Se você realmente gostar do hobby compra um elétrico depois. E se faltar luz usa o Hario
  5. Na verdade dos torrados já quase esgotou tudo!
  6. Muito legal poder participar de mais uma Compra Coletiva, agora também comprando verdes. Igor e Luís, não deixem de contar como foi comprar todo esse café pra gente, é muito legal acompanhar o contato com o produtor e todo processo até o grão chegar a nós. Um abraço!
  7. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Não sei se tem problema deixar no Hopper, na verdade. Eu não uso porque prefiro pesar antes e deixar nos pacotinhos originais
  8. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Acho que qualquer valor na faixa de "filtrados" que aparece no display pode ser adequado para o V60, depende do modo de preparo (temperatura da água, velocidade de despejo, agitação, etc). Nunca mexi no ajuste interno. O ajuste de quantidade é através de tempo de moagem. Eu não gosto muito, não deixo café no hopper e sempre moo por dose, pesando antes e só moendo o que vou utilizar na hora. O moedor é bem legal, você vai gostar.
  9. Cafeterias em Curitiba

    Fala pessoal! Estive de passagem em Curitiba e passei pelo Lucca, Supernova e O Barista. No Barista experimentei o Redfoot e gostei bastante, excelente custo benefício! Não gostei foi da tapioca que pedi, veio fria . No Supernova um excelente café do Norte Pioneiro, Tomazina - PR, um CD com doçura muito acentuada mesmo. Sou suspeito pra falar do Lucca, porque é a cafeteria que mais gosto. Nesta última vez tive a alegria de assistir de camarote a Georgia torrar! Aroma de café e de pão de levain assando, muito bom! Com relação aos cafés, excelentes opções, tomei uns 4 coados e saí meio doido . Levei pra casa um fermentado da Fazenda Santa Clara do Edmar Zuccon, nosso conhecido das compras coletivas; também levei o café do Norte Pioneiro, que não tinha pra vender no Supernova, mas no Lucca sim. Antes da viagem de volta passei lá de novo e levei duas baguetes de fermentação natural pra casa, curti muito, até animou reativar a panificação aqui. Fui até o Moka Clube antes de ter visto que só abre aos sábados, uma pena!
  10. Qual Grão você recomenda?

    É tipo um meio termo entre o Natural e Cereja descascado. Tira a pele da cereja antes de deixar secar mas a mucilagem fica, ou boa parte dela. Daí o yellow, red, black honey, etc., depende do quanto da mucilagem fica entre outras coisas. Eventualmente deve envolver fermentação também. Com relação a experiência sensorial de fato depende muito de grão pra grão, mas acredito que exista uma tendência a favorecer a doçura e sabores frutados, além de corpo, em função do contato com a mucilagem por mais tempo.
  11. Nespresso - "melhores" cápsulas

    Depende do seu paladar. Se você gosta de café mais pro amargo e tostado escolha os mais intensos. Senão escolha os menos intensos. Eu particularmente só faço Bukeela Lungo, mas achava o Cosi e o Voluto agradáveis. Compre sortido na primeira vez pra vc escolher melhor depois.
  12. @José Cal Neto Pior que comprei 10 cápsulas desse especial, seduzido pela propaganda e pelo bukeela , custou o olho da cara, e não é nada bom. Nada bom mesmo. Ainda bem que o resto era tudo Bukeela!
  13. Café: Hobby x Ciência

    É uma mistura dos dois. Tudo começou querendo tomar um café melhor. Junto com o hobby veio um amadurecimento do paladar e também uma curiosidade, também deslumbramento, sobre como tantos fatores intuitivos e intelectuais influenciam o que vamos tomar desde que o café foi plantado.
  14. Guia iniciante de graus de torra

    Acredito que é do processo mesmo. Veja que alguns grãos estão bem escuros e até com óleo, e alguns (na verdade uma quantidade considerável) bem claros. Acho que se fosse de um café com muitos defeitos pelo menos uma parte maior ficaria uniforme. Meu palpite é que algumas partes da sua pipoqueira devem esquentar mais do que outras ("hot spots"), ou ela não mexe os grãos suficientemente.
  15. Guia iniciante de graus de torra

    Tá bem heterogênea mesmo @Marcão Tenta seguir as dicas do colega aí de cima sobre torrar na pipoqueira
×