Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Freedom Force

Senior Members
  • Content count

    136
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

93 Neutro

About Freedom Force

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    Tramontina Moedor Express; Aeropress; Melita 102; PHC19; Forninho dos Brothers!

Recent Profile Visitors

346 profile views
  1. Torrando hoje ...

    Nestes últimos dias tenho torrado bastante o Unique Frutado na Air Fryer adaptada e o café fica muito gostoso! 200g de grão verde, 12 minutos de torra no máximo e 14% de perda no fim. Coado na aeropress depois de uns dias... chocolate com frutas! Tá certo que não é difícil achar sabor de chocolate no café, mas nesse é realmente bem evidente. Muito legal mesmo isso de torrar café! Já fico pensando em behmor, STC...
  2. Saeco Poemia

    @Andrésm Você está usando o filtro original (pressurizado)? Com filtros pressurizados a "crema" é assim mesmo, logo some. De maneira geral tem que ver se o sabor do café te agrada não, independente de crema e temperatura. "Moedor" de lâminas é meio complicado, mas talvez pra moer bem fino dê pra quebrar um galho.
  3. Cafés Square Mile

    Eu já pensei comprar do Tim, tenho bastante curiosidade Mas fiquei com medo da entrega e tal Tô esperando alguém comprar e contar...
  4. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Cara, difícil te falar assim... Mas o meu palpite é que seja o café. Especialmente no espresso cada café pode pedir uma moagem ligeiramente ou bastante diferente; depende da torra e da dureza do grão, temperatura e umidade do ambiente, etc.
  5. Torrando hoje ...

    Bonitas torras Alex Como você descolou esse café do Caparaó? Um abraço
  6. Muito legal. Já estava ansioso mesmo pela compra coletiva Eu pretendo comprar 4kg de café torrado e 8kg de café verde.
  7. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Com grãos muito duros pode acontecer isso mesmo eu acho. Apesar que comigo só aconteceu com uma torra própria muito mal feita... hehe
  8. Aeropress

    Fala Felipe! Eu comecei com um moinho manual da Hario (Hario Slim) e, depois que gostei muito do hobby, passei pra um moedor mais caro. Minha sugestão e acho que de outros aqui seria justamente essa, começar com um moedorzinho manual mais simples. É muito mais importante um moedor que uma chaleira inox! Só não inventa de comprar moedor de lâminas, ok!? Hehehe Abraços!
  9. Cafeteira Oster 6701

    Você precisa de um moedor (de mós) e grãos frescos. O filtro despressurizado ajuda, mas não é o principal.
  10. Cafeterias em chapeco e região.

    Abriu no shopping o Giulietta Cafés. Antes eles tinham uma torrefação em Nova Itaberaba, e agora mudaram a torrefação pra cidade e abriram essa cafeteria lá. Achei muito legal! O dono gente finíssima, troquei uma idéia rapidinho com ele e até convidou pra conhecer a torrefação, hehe. O espresso é 10g de pó pra 40g de bebida na xícara, então acabou que não curti tanto porque prefiro uma concentração maior, mas estava bem melhor que qualquer outro espresso na região. Não tive tempo de experimentar um coado, mas levei um pacotinho pra casa. Um CD do Sul de Minas, 6 dias de torra, muito bom! Recomendado pro pessoal do Oeste
  11. Torra em função da temperatura

    Que nada, essa torra foi do dia 16 e já foi tudo
  12. Torra em função da temperatura

    Fiz algumas torras no forninho por aqui, usando também o termômetro já que foram as primeiras torras. Todas do Vargem Grande da compra coletiva, um natural da Serra do Caparaó. No começo muito medo de torrar demais o café, o que resultou em algumas torras bem pouco desenvolvidas e sofrimento do moedor, que até travou em moagem pra coado Mas depois fui pegando o jeito, com umas dicas do @Roberto Pimentel beto-o Acho que a torra fica melhor com duração por volta de 12 minutos mesmo. A que ficou melhor até agora durou 13 minutos, 200g de café inicialmente, 14% de perda, temperatura inicial do forno 200º, e a temperatura e potência do forno foram assim: 01 min - 124º (potência: 2+1) 02 min - 132º 03 min - 137º 04 min - 143º (potência: 2+2,5) 05 min - 150º (potência: 3+1) 06 min - 156º 07 min - 164º (potência: 3+2) 08 min - 172º 09 min - 181º 10 min - 188º (potência: 3+3) 11 min - 195º 12 min - 202º (potência: 1+3) 13 min - 205º (depois do "+" ali é o tracinho entre os dois números inteiros, tipo 2+1 é a potência 2 no dimmer mais o primeiro tracinho entre o 2 e o 3) O primeiro crack acho que foi em algum momento entre 11 e 12 min, e a torra terminou no 13º minuto.
  13. Torrando hoje ...

    Pois é, eu sempre fico lendo material do site deles, é muito legal, uma pena não poder comprar online mesmo!
  14. Torrando hoje ...

    Você comprou o grão verde do Sweet Maria's, @RogerioD?
  15. Top 5 Cafés

    Também acho que não é uma lista muito útil pra escolher cafés a serem bebidos. Isso pelos motivos expostos pelos colegas acima: cada café que bebemos é único; cada safra, a maneira como foi beneficiado, quando e como foi torrado, a maneira que preparamos, etc., sem falar no gosto pessoal. Mas me fez lembrar aqui dos cafés que mais gostei até agora... - Queniano que tomei no Supernova em Curitiba, e me fez fazer o primeiro pedido pela Square Mille; - Obatã Amarelo fermentado dos Moscardini que experimentei na Baden e levei para tomar em uma viagem de férias, e ainda depois ele apareceu na compra coletiva; - Forquilha do Rio fermentado que provei no Lucca Cafés - Sítio Helker da Raposeiras, um CD do Espírito Santo muito especial; - Yirgacheffe naturais e lavados que vieram da Has Bean.
×