Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Freedom Force

Senior Members
  • Content count

    198
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

156 Bom

About Freedom Force

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Equipamento
    Tramontina Moedor Express; Aeropress; V60; PHC19; Forninho dos Brothers!

Recent Profile Visitors

636 profile views
  1. E ai, tudo bem?
    Lembrei do seu post e acho que você vai gostar desse café. É exatamente seu paladar 0 amargor.
     

     

    1. Freedom Force

      Freedom Force

      Opa! Esse eu já provei! E gostei mesmo. Ótimo custo benefício!

  2. Cafes da Has Bean

    Oi @Romera O meu último pedido passou por esse status também, mas não mudou nada na entrega, chegou rapidinho. Na verdade não sei das pastilhas, porque comprei só café torrado, mas o negócio do ministério da agricultura acho que é um padrão mesmo.
  3. Comparação de moinhos

    Forneci as amostras do Hario Slim, Skerton e Breville, e realmente desconfio que elas possam ter ficado fora do padrão. Os meus filtros V60 talvez demoraram mais para filtrar a água. Quando testamos os filtros somente água ficou essa impressão. Aí, consequentemente, a moagem pode ter sido mais grossa, comparativamente, com a dos outros colegas.
  4. Seleção do Mário

    Bacana pessoal. Vou experimentar os dois então.
  5. Seleção do Mário

    Pessoal, tô pra fazer uma compra com o Mário e queria tirar uma dúvida com quem já está mais habituado com os cafés dele. O que vocês acham do perfil "Amendoado" para coado? Eu gosto de cafés com perfil de chocolate e amêndoas e baixa acidez, mas não curto amargor. Não curto mesmo. Na descrição ele diz que o amargor começa no perfil "chocolate"... vocês que já testaram, concordam? Ou é melhor eu ficar no frutado pra garantir? Abraços
  6. Cafeterias em Florianópolis

    Mais uma visita à ilha e mais uma volta cafeinada, é claro - Arbo: minha primeira visita aqui, cafeteria com ambiente muito legal, sanduíches e doces bastante apetitosos e uma abordagem intessante nos cafés. Todos os métodos tradicionais de coado e infusão. Tinha duas opções da Pagliaroni (ou um nome parecido com isso) e um "especial da casa". Pedi um V60 dessa última opção que acabou não me chamando muito a atenção. O pessoal do balcão não estava muito à vontade pra conversar sobre as origens e processamento do café. O espresso acabei não provando. - Montecarlo: aqui foi minha segunda visita. Na primeira vez encontrei um barista super empolgado e um ristretto de primeira, compensando o coado que só tinha de torra mais velha. Dessa vez não havia nenhuma opção de coado (estavam sem equipamento). O barista (outro) não estava muito pra conversa. E o espresso... bom, estava muito ruim mesmo. Minha mulher brincou que achava ter caído algum bicho morto no café Bem desagradável mesmo. Enfim, acho que eles não estavam em um bom dia. - Blackhorse Centro: já havia conhecido a unidade do campeche e dessa vez fui na do centro. O Felipe é gente finíssima e doido por café! O coado ele faz em uma Bunn porque precisaria de mais funcionários pra conseguir fazer um coado tradicional. Tinha lá uma torra média-clara de um café da Alta Mogiana, que agora esqueci o nome, do qual gostei muito mesmo! Tanto no espresso como na Bunn. Fiquei louco e precisava levar esse café pra casa, mas os pacotinhos tinham acabado... felizmente o Felipe acabou tirando do próprio hopper pra eu levar 250g comigo!
  7. Cafeterias no Exterior

    Na primeira semana de julho passei por Cusco e tive a oportunidade de conhecer dois cafés muito legais! Em ambas o café é plantado e colhido em um distrito de Cusco mesmo. O primeiro foi o Café D'Wasi, parece uma cafeteria mais tradicional / local assim, um espresso de torra média-escura mais clássico. Um pouco amargo no final mas bem interessante. Tinha pacotinhos pra vender mas acabei não levando nenhum, já que não é muito meu perfil de café. A Three Monkeys Coffee foi uma grande surpresa! É tipo um "bike coffee" mas acho que fica sempre no mesmo lugar, meio escondido numa das ruelas da Plaza de Armas. Barista super gente boa e um espresso muito aromático e sabor incrível! Para os coados ele tinha um Gesha peruano com uma torra muito bonita, mas... não tinha filtros para o coado! Maior frustração impossível! O barista realmente super gente boa, ele não tinha pacotinhos pra vender por lá, tentou combinar um dia pra descolar pra mim, mas como a viagem tava corrida acabou não dando certo. As indicações foram do @Gabriel Simões Valeu amigo!
  8. Como armazenar o grão torrado?

    Oi @Marcos Sampaio Acho que você caprichou e o café vai durar bastante tempo. Melhor que isso só se embalasse à vacuo. Eu costumo congelar na embalagem original em potes razoavelmente herméticos e pra mim é bastante satisfatório. Acho que assim subdividido vai ficar bom também. Um abraço!
  9. Cafes da Has Bean

    Que coisa @VictorSantosDF Quando pedi há uns 2 meses demorou 12 dias ao todo do pedido até a entrega. Os correios são mesmo imprevisíveis.
  10. Minha Primeira Compra - O que fazer agora?

    Olá Levi! Acho que você começou legal. Já considerou uma Aeropress? Vale muito a pena! Também, vai acompanhando o fórum pra vc descobrir uns cafés melhores. Tem alguns tópicos sobre isso, e acompanhando logo você descobre várias opções. Com relação aos ajustes do Hario Slim, realmente varia muito. Você vai ver que dependendo da dureza do grão, grau de torra, data da torra, etc. o pó sai diferente, e consequentemente o café também. E também depende muito do gosto pessoal, é claro. Se você realmente gostar do hobby depois pode considerar um manual melhor, como o Bravo Mini ou Bravo Debut, ou partir para os elétricos, como o Breville ou MK Vario. São só exemplos porque a discussão sobre moedores é enorme! Um abraço
  11. Torra média-escura, ficou bem interessante em infusão longa na Aeropress e também no espresso. O chocolate amargo e o limão são bem evidentes mesmo! Mas na verdade acho que eu esperava mais... não foi uma experiência tão única quanto um Yirgacheffe, por exemplo. De qualquer forma tá valendo a experiência. Ah, chegou em 12 dias da torra. Muito bom.
  12. Aeropress

    Na verdade o tempo de infusão quando faço o meu "dose única" eu defino em função do grão e tal, procurando o sweet spot e alterando um pouco conforme o café envelhece. Normalmente fica algo entre 6 e 9 minutos pro meu paladar. Quando eu passei a usar a Aeropress pra fazer pra mim e pra esposa (antes eu fazia V60), quis fazer da maneira mais fácil e simples possível, mesmo sacrificando um pouco a complexidade final da bebida. Pra bebida ficar a melhor possível eu realmente acredito que precisaria moer mais fino, já que se eu fosse prolongar muito o tempo de infusão a temperatura ia baixar e eu iria me atrasar , mas o negócio é que eu não gosto de ficar mexendo no ajuste do moedor. Durante o dia vou voltar a fazer uma dose única tradicional e aí tem a retenção da moagem anterior etc. Então eu simplesmente dobro a quantidade de café, deixo o mesmo tempo em infusão que eu deixaria na dosagem padrão, e depois completo com água na proporção 1:1 mesmo. Como te falei pra ficar a melhor xícara possível acho que precisaria moer mais fino, mas assim o resultado fica aceitável e fica bastante prático, tenho gostado mais do que V60, se bem que tô sempre variando os métodos de fazer ao longo do ano.
  13. Aeropress

    Eu uso cerca de 30g de pó pra 240g de água. Na verdade só dobro a quantidade de pé que habitualmente uso quando faço só pra mim. Faço uma infusão longa, total de cerca de 8 a 9 minutos, com moagem média (coado) e pouca agitação. No final completo com a mesma quantidade de bebida em água. Fica bom, menos complexo, mas ainda sim intessante. Não faço com os cafés mais tops, só os do dia a dia mesmo. Na minha experiência parece que a acidez diminui.
  14. Café do dia a dia - bom custo / benefício

    Experimentei o café do Robson, um natural e um CD, e achei os dois realmente muito bons! Excelentes cafés de maneira absoluta e se considerar o custo então... fantástico. Atendimento também foi bom na medida que me perguntou como eu costumava preparar o café pra ajustar o perfil de torra. Recomendo!
×