Ir para conteúdo

m3nd3s

Senior Members
  • Total de itens

    380
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

Posts postados por m3nd3s

  1. Que bacana! @Dario Mattar!!!

    Achei boa demais essa ideia, parabéns!

    Sobre o forno, ele é realmente fantástico, não tenho do que reclamar. Mas confesso que fui exagerado kkkk mas eu realmente queria um forno próprio para assar pães. Mas a desculpa é que aqui em casa cozinhamos muito! Eu sou responsável por tudo relacionado a lanches e cafes: bolos, pães, biscoitos, etc. Uso bem o forno, mas ainda assim eu diria que ainda uso pouco para o investimento kkkkk

    De qualquer forma fazer pães é algo que sou apaixonado.

    Agora, me diz uma coisa, com todo esse controle de temperatura, o que tem percebido de resultados positivos? 

    Ah, ainda sobre o forno, é desse: https://www.instagram.com/reel/CY1OnMtpMIT/?utm_medium=copy_link

  2. Legal, lindo pão @Dario Mattar!

    Sobre sua fermentadora, você mesmo fez as alterações? É fácil de fazer? Poderia compartilhar um pouco como fez?

    Aqui em casa mudei bastante. Não asso mais em panelas, adquiri um forno profissional (mas uso pessoal) Nathional NC4 que é por convecção e tem injeção de vapor.

    Também mudei a proporção que alimento meu levain, antes usava 1:2:3 e agora tenho preferido usar 1:2:2.

    Mas confesso que não cheguei ainda a um “padrão” de resultados que eu goste.

    • Curtir 1
  3. Eu tentei de tudo até agora, até Vanish tentei, usei aquele produto pra limpar máquinas de espresso, fervi, cloro, etc. O que resolveu mesmo foi essa do forno. O lado negativo é que corre o risco de escurecer/manchar, mas não danifica.

    Esse conselho do forno eu recebi do próprio pessoal da Osaka coffee (o meu é deles), e segundo eles é normal acontecer o entupimento mesmo.

  4. Em 12/29/2019 at 21:58, Dario Mattar disse:

    @Dartagnan para cozinhar o pão de fermentação natural, o melhor equipamento caseiro é mesmo uma panela com tampa, preferencialmente estas de ferro esmaltada

    Isso, é a forma caseira mais fácil e prática, mas não precisa ser necessariamente estas esmaltadas. Qualquer panela de ferro atende, o site A Panela de Ferro tem uma categoria que lista as panelas usadas para pão.

    Eu tenho uma Deli & Co e uma outra que comprei no site citado acima, ambas muito boas!

    Para bater o pão eu tenho uma Kitchenaid, salgadinha mas muito boa!

    Em 12/29/2019 at 21:58, Dario Mattar disse:

    Usei um frigobar brastemp deste retros, instalei nele controlador de temperatura frio e quente acionando e desacionando o motor da geladeira para refrigerar e uma lâmpada para aquecer nos dias frios. Instalei também um vaporizador dentro dela que é controlado por um controlador de umidade.

    Bacana heim!

    • Curtir 1
  5. 23 horas atrás, Cabral disse:

    Ferver em solução de Cafiza/JoeGlo/CafeLav deve resolver também, mas nunca precisei.

    Não tenho lava-louças @Cabral, já tentei ferver com o pó que vendem pra limpar as máquinas de espresso Tramontina, mas ou eu não soube fazer ou não funcionou. Vou tentar novamente.

    De qualquer forma obrigado

  6. @Burny Isso, mas da Kaffa pra cafeteria do João são poucos minutinhos (10, talvez 15), como disse, é tudo muito perto aqui. Mas entendo que quando se trata de correria é complicado.

    Da próxima vez avisa que combinamos com o João.

    Ele trabalha sim com os cafés da Roast e também com o Trentino. Os cafés da Trentino são fantásticos

  7. Opa @Burny, poderia ter avisado que quem sabe poderia te encontrar. Uma outra ótima opção é a cafeteria do @João Vitor Ribeiro a Tulha cafeteria.

    Aqui na Grande Vitória tudo é perto, então daria para visitar fácilmente.

    Os cafés da Trentino são excelentes, o Jhonatan - dono da Trentino - é um profissional como poucos, mestre de torras excelente além de muito gente boa. 

    • Curtir 2
  8. Ei @Luke S, nos dê mais informações sobre seu levain para que eu possa tentar ajudar. Levar cerca de 12 horas para dobrar é um tanto longo, o meu aqui triplica em 4h.

    Me parece que o clima ou o lugar onde o levain ficou estava com temperatura mais baixa? Qual temperatura?

    Quantos dias ficou sem alimentar até esse momento de fazer o pão?

    Como alimentou seu levain? (proporções)

    As perguntas são pra eu entender o que pode ter ocorrido para levar esse tempo. 

    No geral, sem ter qualquer parâmetro pra analisar, eu diria que 12 horas é muito tempo pra dobrar, mas depende de mais coisas pra entender. E fazer pão com levain fraco nem sempre "dá certo".

  9. Boa @José Cal Neto , como falei, a prática fará a perfeição!

    Sobre grudar no Banneton, eu não gosto de usar direto nele, uso sempre o "paninho" que vem com eles ou touca dessas descartáveis, que também são ótimas!

    Fora isso a recomendação de usar direto no banneton é usar farinha de arroz ou usar bastante farinha de trigo, caso contrário corre mesmo o risco de grudar a depender da hidratação.

    Como ficou o miolo desse?

  10. 19 horas atrás, Fábio A. Castelli disse:

    agradeço o retorno m3nd3s haha. Cara, qual o teu nome? rs

    Almir :-)

    19 horas atrás, Fábio A. Castelli disse:

    Mudando de assunto, vejo que vc mora em Serra-ES. De vez em quando eu passo aí. De tempos em tempo eu vou no estaleiro de Aracruz.

    Sou sim, da região da Grande Vitória. 

  11. Ei Fabio, boa tarde.

    Sobre mistura da massa, não faz muita diferença qual ordem ou método, pode fazer da forma que achar mais prático pra você. A única exceção é quando se tem uma massa enriquecida: que leve ovos, manteiga, óleo, queijos, castanhas ou qualquer outro ingrediente.

    Sobre o levain, até onde penso está normal. Eu apenas estranhei já no primeiro dia ter crescido, geralmente isso acontece mais nos últimos dias de refresca. Usou apenas água e farinhas?

    Sobre o cheiro, a tendência é ir ganhando um cheiro ácido/azedinho. É normal, apenas continue. As bolhas são sinal de que “está vivo” e está no caminho certo.

    Do mais boa sorte e boas fornadas, no que puder pode contar conosco que ajudaremos.

  12. 42 minutos atrás, Vitor Costa disse:

    que ajuda a reduzir a viscosidade da massa é misturar a farinha pura só com água algumas horas antes de adicionar o levain

    Autólise, ajuda MUITO mesmo! Recomendo fazer sempre, ainda que seja por 30min ou mais. Se estiver dias quentes, use água gelada mesmo.

     

    43 minutos atrás, Vitor Costa disse:

    já que o que indica que uma etapa foi bem sucedida é a própria aparência da massa

    Ótima dica @Vitor Costa, mas é algo que geralmente quem inicia tem dificuldade, na verdade todos temos. Só a prática vai ajudar a perceber os detalhes de quando está no ponto certo. Por isso sempre recomendo que nunca desista.

    É a mesma coisa com o café, só tomando café é que treinamos o paladar :-)

    • Curtir 2
  13. Leva tempo mesmo, se olhar alguns posts atrás verá quando eu comecei com pães de fermentação natural. O levain depende de algumas variáveis que geralmente leva-se tempo até compreender e “controlar”. Não desista, continue e faça pães ao menos semanalmente. A prática ajudará a melhorar o manuseio, e seu levain vai ganhando força!

    Sobre fermentação, tente fazer a primeira toda em TA. Se precisar controle a temperatura colocando e retirando da geladeira entre as dobras:

    30min fora da geladeira
    30min na geladeira
    30min fora
    30min dentro

    Se tiver termômetros culinários facilitará o trabalho, tente manter a temperatura da massa em torno de 24/25°C.

    A segunda fermentação, pelo que vc me disse, está com dificuldades. Faça um teste. Depois de modelado deixe ma geladeira por volta de 18h. Logo após modelar, sem dividir tempo em TA. Ou faça 1h em TA e o resto na geladeira(10h? 9h?). Vai depender da temperatura que sua geladeira consegue manter, quanto mais frio mais tempo, menos frio menos tempo. As dicas que passei baseiam-se numa temperatura de geladeira entre 5°C a 7°.

    Se a massa ficar em 4° ou menos, a fermentação paralizará! Tem pessoas que fazem longas (24h) fermentações em 4°C.

    Se vc usa menos levain que os demais, isso também influencia no tempo. Eu uso 30%. Já fiz com 20%, mas tem que esticar ainda mais a fermentação.

    Ou seja: temperatura, % de levain e tempo são mandatórios.

    Espero ter ajudado [emoji4]

    Segue meus dois pães assados hj. Ambos com 75% de hidratação, um branco e outro multigrãos com 10% de farinha integral. 1h em TA (a 30°C) e mais 10h em geladeira a 6°C. Assados em panela de ferro.

    bffcbed905620da452dbdf3a3eff053f.jpg

    8f5b22528a679542ed41a80b1dbeee10.jpg

    • Curtir 5
  14. Boa @José Cal Neto !! Está melhor mesmo.

    Mas sugiro manter a redução da hidratação, não eleva agora não. Digo isso pra que vc consiga ir masterizando outras partes. Deixa pra aumentar hidratação depois que estiver dominado mais, assim você só terá problemas relacionados a hidratação ;-).

    Outra coisa que percebi é o miolo com "buracos" em algumas áreas e levemente aerado, quase um pouco denso como disse o @Luke S. Geralmente isso é algo relacionado a fermentação e modelagem. É algo que se domina com o tempo, por isso que estou sugerindo não mexer na hidratação ainda, até porque pode ser que a farinha que você esteja utilizando não suporte bem essa quantidade de água.

    Do mais, está no caminho certo, tenho certeza que cada pão agora vai ser sucesso e vai só melhorando.

    • Curtir 1
×
×
  • Criar Novo...