Ir para conteúdo

felipejack

Senior Members
  • Total de itens

    359
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    6

felipejack last won the day on 28 Abril 2022

felipejack had the most liked content!

1 Seguidor

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Localização
    Rio de Janeiro
  • Equipamento
    ECM Classika PID, Moedores DF64 (SSP HU) e Baratza Vario

Últimos Visitantes

1.864 visualizações

felipejack's Achievements

Rising Star

Rising Star (9/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter

Recent Badges

207

Reputação

  1. @tico2112, perguntei para um antigo cliente do Alexandre, que tb é aqui do CDC, e descobri que o Alexandre não está mais importando ECM. A outra possibilidade é importar você diretamente: você pode compra numa loja dos Estados e usando algum redirecionador (como Shipito ou Planet Express) ou comprar diretamente das lojas Bella Barista ou Elektros, que enviam direto para o Brasil via courier (Fedex/DHL/UPS). Mas essas lojas da europa só vendem máquinas com 220V e tomadas europeias (nada que um adaptador não resolva).
  2. Eu usei uma super automatica da De Longhi por um tempo e a qualidade da extração não era o principal componente. A maquina tinha mtos componentes de plástico, então o espresso nao saia tão quente. Fazer um espresso é até prático, mas para ter um melhor espresso eu frequentemente fazia mais de uma extração, regulando o moinho entre elas.
  3. @murrer, falei com o Carlos Eduardo sobre sua pergunta do Sette. Com 3 anos de uso, a engrenagem quebrou. Ele gastou 150 dólares aqui no Brasil comprando um conjunto novo com o Alexandre. Trocou em 15 minutos. Segundo ele, é o melhor moedor de espresso que existe (e ele tem pelo menos uns outros 3 moedores) e só teve esse único problema em 3 anos. Ele é muito fã. Eu já pensei em comprar várias vezes, mas o alto preço me proibiu. Ainda não fui nos EUA ou nenhum amigo se animou de trazer para mim
  4. Em Lisboa e Porto vale a pena conhecer a Fabrica Coffee Roasters (www.instagram.com/fabricacoffeeroasters/). Quando eu fui em Lisboa em 2017, eles já tinham pelo menos 2 lojas e me parece que abriram mais uma. Já em Porto, eu gostei da Zenith, mas eles usavam o café da Fabrica também, que na época ainda não tinha inaugurado. @Dario Mattar Eu fui na Coppenhagen tb, muito boa.
  5. @FRibeiro, Eu pensei nisso depois de ver vários videos com esse cone imenso e ver um bem cone maior depois de vaporizar. De fato, esse cone na minha single boiler só ocorre qnd eu não faço flush o suficiente para drenar o vapor do Boiler. Ai eu comecei a prestar atenção nos videos, reparando pelo tipo de máquina. Eu nunca vi uma extração assim numa Dual Boiler, por exemplo. Eu tb não tenho certeza sobre o que ocorre nas Hx haha , mas pensei na possibilidade da temperatura da água estar alta demais para extração. No seu caso, claro que a torra fresca ajudou (e muito). Vc já tentou aumentar a duração do flush?
  6. @lucasrodcosta, eu tenho uma maquina single boiler, então eu tenho que tirar o vapor da caldeira após vaporização, mas se eu não tirar tudo de fato o cone fica maior: Uma extração normal fica da seguinte maneira: E acredito que o cone da extração dele ficou tão grande pq a máquina dele é uma HX, pelo mesmo motivo do vapor (a maioria, se não todas, as extrações com cone tão grande assim que eu tenha visto em videos era HX). Acho que agua estava quente demais na hora que passou pelo grupo (claro, se a torra for fresca ajuda ainda mais). Da para testar essa hipótese da influência do vapor brincando com a duração do flush. Quanto maior o flush numa Hx, a idéia é que menor será o cone. De qualquer maneira, a extração ficou mto bonita!
  7. @fabiob1982, o pacote de 250g do café da Slow Bakery sai por R$ 35,00. Na Colab, também em botafogo, vc encontra pacotes de 300g nesse preço também (vale a pena tomar o espresso da Colab). Em frente a Colab, tem a sorveteria Hoba, que usa o Café ao Leu - eles até servem um bom espresso, mas pacotes só com torra velha (eu vi ontem pacotes com torra 29/10). Fiquei sabendo que abriu um tal de Coffee in a box no Mourisco, que por enquanto está usando cafés da Fazenda Paradiso, mas não sei se vendem graõs. Pelo que eu tenho ouvido falar, não recomendo o café do Curto. No Centro, além do Coffee Five, acho que o Fika Cafés é uma boa opção.
  8. Acabei esquecendo de comentar aqui, como alguns já fizeram, pedi e experimentei o café do amigo @Allexlimaa2. Ótimo custo benefício. No último final de semana, teve um evento com feira e leilão de cafés no Rio de Janeiro, onde conheci o Lincoln Soares, que foi campeão de torra na competição da SIC. Conversamos bastante e combinei de comprar uns cafés com ele. Me parece que ele tem vários cafés, pedi 2 para provar. Me pareceram muito bons, especialmente para quem gosta de torra mais clara, mas não sei se ele está enviando para outras cidades. Gostei mais do Blend.
  9. Uma superautomática DeLonghi já foi a minha máquina por 1-2 anos e eu conseguia chocar com uma certa frequencia. Lembro de ficar ajustando a moagem a cada café e tentava minimizar o máximo essa subextração, mas claro que não resolvia. @joaonetopb, eu não experimentei ainda, mas arrisco a dizer que o Tassinari Blend Nero deve ser parecido com o Orfeu e o preço é parecido.
  10. Olá, joão. Por regulagens manuais do grão, você se refere a granulometria? Você precisa acertar a moagem para o café sair bom, além da dose. Eu vi um video aqui no Youtube e me parece que só há 5 niveis de moagem mesmo. boa sorte!
  11. @BetoM, pode falar mais detalhes sobre o minho Eureka Mignon Specialita'? Você importou? Aqui não deve ser o lugar mais apropriado, mas eu li em algum lugar aqui no Fórum que alguns moinhos da Eureka não sao mto bons para moer por dose por conta do efeito pipoca. Como o hooper está vazio, acredito que vc não teve esse problema, certo?
  12. Extração na Classika PID com o Belle Espresso Blend da Klatch Coffee.
  13. Sendo ex usuario de Breville, E eu ficaria com a Gaggia, mas escolheria o moedor smart grinder pro da Breville. Inclusive esse voce encontra por aqui. Mas se optar pela maquina da Breville, eu compraria a maquina e moedor separados, como eu fiz. Já troquei a máquina, mas moedor continua. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
  14. @LUW, percebi a mesma coisa - que a Mechanika V Slim é a HX de entrada com bomba vibratória. Além disso, me parece que a Technika foi substituída pela Technika V Profi PID: https://www.ecm.de/en/products/details/product/Product/Details/technika-v-profi-pid/ Alguém sabe como o PID está se comportando na Technika?
  15. @LFOB, se você faz questão de vaporizar o leite simultaneamente com espresso, uma single boiler não serve para você. Como você não quer valor alto, estamos falando de hx (heat exchanger). As mais baratas nessa categoria são a Mechanika V Slim (USD 1849) e a Barista (USD 1899). Acredito que pelas suas descrições de valor e vaporizar ao mesmo de extrair o espresso te colocam nessas duas opções. Modelos superiores são bem mais caros, como a Technika (2549 USD) ou até a Synchronika, que é dual boiler (USD 2999). O problema de uma single boiler é justamente não poder vaporizar junto da extração do espresso. Depois do espresso, é necessário expurgar a água da caldeira e esperar chegar na temperatura da vaporização. É preciso fazer o processo inverso para extrair novamente. Por outro lado, a Classika, a single boiler da ECM, tem PID e isso permite definir uma temperatura para extração do espresso e outra para vapor. Com isso você sempre sabe a temperatura da caldeira. Já as Hx, pelo funcionamento delas, normalmente não tem PID. Como a temperatura da caldeira é mais alta para permitir a vaporização, para extrair o espresso, é necessário fazer flushs para baixar a temperatura. Se você não instalar um termomêtro no E61, não há indicativo de temperatura, então você precisa aprender a usar a Hx. Diversas pessoas com Hx no fórum dizem que é fácil aprender a ler a máquina em relação à temperautura e o flush necessário. Tem gente que gosta da variação de temperatura das HXs, pois podem controlar "on the fly" a temperatura da extração.
×
×
  • Criar Novo...