Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

helderbarreto

Senior Members
  • Content count

    201
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

helderbarreto last won the day on July 23 2017

helderbarreto had the most liked content!

Community Reputation

195 Bom

1 Follower

About helderbarreto

  • Rank
    Participante
  • Birthday 06/14/1986

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Aracaju / SE
  • Equipamento
    Breville Infuser + Moedor Breville + Aeropress

Recent Profile Visitors

433 profile views
  1. Torrador Boca Boca

    Depois de ver o vídeo do Boca Boca, achei bem interessante. Pena que não vai até o final e não demonstram quase nada das funcionalidades. Para ficar melhor, só se tivesse como acoplar um termômetro para fazer as leituras via computador. Ficou parecendo que tem um termômetro analógico dentro dele (seria aquilo que fica do lado oposto ao cabo de madeira?). Outro ponto fraco é que o corpo do torrador é de vidro... Basta uma queda para acabar com a festa [emoji21]
  2. Torrando hoje ...

    Nova torra, dessa vez cortando o calor no final, para obter um RoR decrescente, conforme sugestões dadas. Curioso é que reproduzi tudo da mesma forma, até as condições climáticas foram as mesmas, porém o 1C demorou 1 min a mais para começar, mas vejam que ocorreu nos mesmos 196ºC. Dessa vez a única coisa que mudei foi a potência no final da torra e encerrei 11ºC acima do 1C. A última foto serve para comparar o final da torra da que fiz semana passada e a de ontem. Hoje, 30h após, preparei um aeropress. Tempo total de extração 6 min, moagem de espresso, etc. O sabor agradou muito mais que das últimas 3 torras. Ficou muito bom para coado. O sabor de vegetais sumiu. Ainda não senti um "tchan" de sabores, mas pode ser culpa de uma extração que ainda não chegou ao Sweet spot. Vou continuar tentando melhorar minha extração e mudar os métodos. Mas já posso dizer que está de meu agrado! Obrigado pela ajuda, pessoal. [Edit] Nova atualização: um dia depois preparei um V60 e agora sim! Já na primeira tentativa, veio aquilo que estava esperando... aquele prazer ao dar o primeiro gole. Acidez mediana, ótima doçura, aroma muito bom. Não sei avaliar as notas (de frutas vermelhas, amarelas, etc), mas com certeza dá para notar que é um café distinto. [Edit 02] Nova atualização... Agora , após 6 dias da torra, fiz um espresso. BR 50%, 35s . Ficou excelente! Acidez que não incomoda (apesar da torra mais clara), zero amargor, tudo equilibrado. Vou tentar repetir esse perfil de torra pelas próximas vezes. Acho que cheguei no perfil equilibrado para tomar tanto em coados quanto espresso (tendendo a sabores mais frutados).
  3. Belas Extrações do Expresso

    Café do Paulo da última CC. Torra para espresso finalizada em 220ºC.
  4. Torrando hoje ...

    Primeiro update... Claro que não aguentei e fiz um espresso rsrsrs. Só tem pouco mais de 72h de torrado, mas já deu para perceber algumas coisas. O amargor precoce realmente está lá. Discreto, não chega a incomodar, mas está sim lá. Apesar disso, há doçura, alguma acidez , bom corpo e o retrogosto está bem agradável! Fiquei bem feliz com esse resultado preliminar. Agora só experimento no domingo! Nada mal para o primeiro shot. BR 50% (18/36g) em 40s (sendo 10 de pré infusão).
  5. Fellow Prismo

    Os nossos (meu, do Lisboa e um amigo) estão em Curitiba agora... Ainda não sabemos se vai ser tributado. Momentos de tensão.
  6. Torrando hoje ...

    Grande Luís ! Vou tentar fazer exatamente as sugestões dadas. Dessa vez tentei uma torra para espresso. Vinha tomando muito coado e estava com saudade de uma torra mais escura. Como não estava acertando a mão na torra média, arrisquei. Mas vou procurar fazer o sugerido por vocês e dar o feedback. Abraço.
  7. Torrando hoje ...

    Nova torra dos grãos do Paulo (cereja descascado). Temperatura inicial de 210, mas dessa vez iniciei em potência 4. Outras diferenças da última torra foram que eu abri a bandeja aos 160º (em vez de 150º) e eu baixei menos vezes a potencia. O que me deixou preocupado em relação ao sabor que vou obter é porque apesar de a temperatura sempre ter subido, como se pode ver pelo gráfico, a RoR apresentou uma elevação no final. O que pode acontecer como consequência disso, pessoal? Um sabor baked? Não foi por muito tempo, foi no último minuto de torra. Se observarem eu finalizei aos 220º, mas essa temperatura só foi atingida com 3 min pós 1C. Tentei ser mais suave nas variações de temperatura dessa vez. Tive um índice de Rao de 26%, perda de 15,14% e finalizei após 3:15 do 1C.
  8. [VENDO] Forninho Torrador de Café do Clube - "Brothers Coffee Roaster"

    Mendes, eu uso geralmente 175g , porém faço minhas torras guiado por temperatura. Levo umas 3 a 4 torras para achar o perfil ideal para o grão. Anoto tudo e procuro repetir. E as vezes faço experiências mudando drasticamente a forma como vinha torrando. Exemplo: as vezes começo com altas temperaturas e baixa potência, outras vezes temperaturas mais amenas e potências mais altas. As vezes não abro a bandeja , outras vezes abro para melhorar o fluxo de ar depois da fase de secagem. Vendo a temperatura e quando possível acompanhado a RoR, fica bem interessante para poder escolher um perfil de torra. Bem, essa é a minha forma de torrar.
  9. Torrando hoje ...

    Primeira tentativa de torra do café do Paulo. Tentei não encerrar com uma temperatura alta, procurando seguir o padrão de finalização sugerido pelo Igor. Sei que as temperaturas são mera referência, pois mudam de torrador para torrador. Não sei se é impressão, mas foi a primeira vez que torrei um café processado como cereja descascado. Achei ele mais sensível a mudanças de temperatura e que absorve mais rápido o valor também. Com vocês é assim? Enfim, não gostei dessa minha primeira torra. Achei com o sabor de cereais. Alguma sugestão para dar?
  10. Que aula!!! Meus parabéns. Observações valiosas para nós que torramos café em casa. Até mesmo para quem não adquiriu um só café , basta ler para aprender. Não se acha material assim de graça na internet. Mais uma vez, obrigado, pessoal.
  11. Meus amigos, que jornada e que aventura. Quanta história por trás de cada grão torrado (e verde) em cima de minha mesa agora. Que paixão empolgante com os cafés vocês nos transmitem ao compartilhar esses relatos. Tudo isso para nos trazer uma compra coletiva e começar a materializar o início de um negócio que promete bastante, que é a Roast. Meus sinceros parabéns por tudo que fizeram para nos trazer excelentes cafés e já adianto que quero ser cliente da Roast. Apoiar um negócio assim, com proprietários tão entusiastas e entendedores do assunto, passa bastante confiança. Sei que posso comprar de olhos fechados.
  12. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Felipe, qual o ajuste interno? Parece mesmo que as mós estão encostando umas nas outras. Com grãos esse barulho se mantém? Eu só percebo esse som quando regulo ele para moer extremamente fino. Geralmente o grau de moagem para espresso fica um pouco mais grosso que esse, então não observo esse ruído. Mas se eu ajustar para mais fino, aí sim volta a ocorrer. PS: meu ajuste interno está em 4 e o som ocorre no externo por volta do número 8.
  13. [V60] Posicionamento do Filtro

    Jonas, acho que depois que você despeja a água, pelo próprio peso dela isso deve ser sanado. Não acho que seja algo a se preocupar. Converse com seu eu interior e fale para seu TOC relaxar heheheheh
  14. Lista atualizada de vendedores de café verde

    Basta comprar aqui: www.comprecoletivo.iluria.com Jamais vai achar melhor custo benefício. E em breve será lançado o site Roast. Ai você poderá comprar o ano inteiro grãos verdes excelentes.
  15. [COMPRO] Tamper Espro calibrado

    Faço coro com os colegas. O bravo tamper é superior, além de ser feito aqui no Brasil , você pode personalizar, falar diretamente com o produtor , regular a pressão, além de já vir com uma base que faz 100% de suas compactações saírem alinhadas.
×