Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

helderbarreto

Senior Members
  • Content count

    225
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

helderbarreto last won the day on March 30

helderbarreto had the most liked content!

Community Reputation

241 Bom

1 Follower

About helderbarreto

  • Rank
    Participante
  • Birthday 06/14/1986

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Aracaju / SE
  • Equipamento
    Breville Infuser + Moedor Breville + Aeropress

Recent Profile Visitors

529 profile views
  1. Correio! #%@&!!!!

    Duas encomendas minhas de novembro que já foram liberadas sem tributação até hoje não chegaram. Quase 6 meses!!!! Já perdi as esperanças. E olhe que não são caixas pequenas.
  2. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Consegui finalmente realizar uma vontade antiga. Comprei um portafiltro adicional para a Breville para transformar em Naked. Não queria pagar uma fortuna que pedem no Brasil (R$780). No site oficial da Breville EUA o portafiltro infelizmente está fora de estoque há quase 01 ano. No Amazon quando tem custa mais de U$80. Depois de muito procurar , encontrei na Espresso Planet do Canadá pelo equivalente a U$67. Aproveitei para comprar também o cesto duplo single wall. Uma prima que mora lá trouxe para mim. O desafio depois foi achar um torneiro mecânico. Encontrei um que recomendou usar um torno para abrir o orifício. Escolhemos um diâmetro de 50mm, que para mim ficou excelente. Os primeiros testes estão sendo muito animadores. Depois posto uns vídeos das extrações.
  3. Torrando hoje ...

    Hoje vou compartilhar com vocês uma implementação tecnológica de baixo custo, também conhecida como armengue. Pensando em melhorar o fluxo de ar do forninho do Beto , retirei a bandeja inferior e adaptei um cooler de computador de 12v para puxar o ar quente de dentro e jogar para fora. Sei que a posição não é a melhor, pois o ar quente tende a subir e a bandeja fica na porção inferior, mas era minha única opção. Resolvi fazer isso para ver se consigo melhorar o aroma das minhas torras, que apesar de com bom sabor, não são muito aromáticas. Na primeira torra, objetivando uma torra média, já iniciei com o cooler ligado. O que me desagradou foi o fato de o turning point ter sido deslocado para quase 2 min. Feita essa consideração, o restante da torra comportou-se de forma esperada. Em termos de aroma, houve melhora. Ainda é cedo para dizer que foi estatisticamente significativa, mas pretendo manter o uso (até quando o cooler aguentar rsrsrs). Na segunda torra, só liguei a "exaustão" aos 160ºC. Levei até o 2C, como dá para perceber pela foto. Ficou ligeiramente mais aromática, mas existe o viés de análise. Enfim, não houve piora nem dificuldade no manejo da torra. Apenas preciso melhorar o aspecto, fixando com uma fita isolante preta, em vez dessa branca. [Edit] Em resposta à postagem abaixo de Gilberto e para esclarecer meu texto: o aroma ao qual me refiro é no pós torra de 2 dias em diante.
  4. O Bravo Mini & eu

    Uma dupla de sucesso: Bravo Mini + Bravo Tamper. Café da Rosângela Natural torrado para espresso.
  5. Torrando hoje ...

    Grande Guilherme! Como sempre venho eu aqui fazer perguntas rsrsrs. Você poderia explicar o que buscou em.cada torra? Por exemplo, você disse que o objetivo em uma torra foi aeropress e em outra o espresso. Mas o que foi feito durante a torra para alcançar o objetivo? Pergunto pois os tempos pós 1C foram parecidos e as temperaturas finais também. Sei que são grãos diferentes, mas é sempre bom saber. Abraço
  6. Torrando hoje ...

    Se for considerar a faixa entre 150 e 200ºC a fase amarela dura cerca de 5:00 a 5:30. Em termos observacionais os grãos ficam todos amarelos em cerca de 160ºC... Daí até o 1C, Sao cerca de 4:30. Você considera a fase amarela até o início do 1C? Eu uso o Air fryer modificado pelo Beto.
  7. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Provavelmente em alguma autorizada da Tramontina. Leve apenas o reservatório quebrado e peça um novo. Eles vendem peças avulsas. O preço não deve ser dos mais convidativos, mas vai dar.
  8. Torrando hoje ...

    Guilherme, parabéns mais uma vez pela qualidade de seus torradores. O controle da RoR é excelente. Um dia quero ser assim rsrsrs. Queria tirar uma dúvida com todos: eu até estou satisfeito com a qualidade de minhas torras , apesar de os batches serem muito pequenos (uso no máximo 175g atualmente). Mas um aspecto está me incomodando que é o aroma das torras médias. Os cafés ficam com sabor legal, já passei da fase de torrar e ficar com sabor vegetal, porém não consigo fazer com que o cheiro fique tão evidente. Tem cafés que só de abrir o pacote o aroma incedeia a casa. Mas nas minhas torras médias isso não acontece. O que pode ser a causa? Será que preciso de um fluxo de ar alto?
  9. Torrador de Prova Carmomaq

    Fogo, você está de parabéns pela grande iniciativa e por conseguir que a indústria ouça os anseios do nosso clube. Seria ainda mais interessante se alguém da Carmomaq pudesse trocar idéias diretamente conosco aqui no fórum. Será impossível conseguir uma unanimidade na construção do equipamento, mas se eles pudessem nos consultar sobre alguns aspectos, com certeza irão chegar a um torrador mais próximo do que a maioria deseja. Já que estão em fase de elaboração de projeto, acho que agora é a hora.
  10. Torrando hoje ...

    Fiz essa torra há 05 dias. Usei o Unique Frutado. Fiz a torra com objetivo para espresso e RoR plana. Saiu exatamente como queria. Despejei os grãos a 210ºC e deixei na potência 4. Abri a bandeja aos 160ºC. Aos 170ºC baixei para P3,5. Aos 190ºC, P3 e só quando o 1C começou baixei para P2,5 para conseguir estender um pouco o tempo de crack. Pensei em encerrar a torra 18ºC acima do 1C. Logo depois que desliguei as resistências e abri o forno para derramar os grãos torrados, o 2º crack começou. Apesar disso a torra não ficou demasiado escura. Hoje, 05 dias após fiz meu 1º espresso. Moído no Bravo Mini em 1V3. BR 50% em 36s. Ficou delicioso!! Doçura muito presente, apesar de uma finalização rápida. O retrogosto não foi muito duradouro, mas fica um leve sabor persistente. Enfim, para espresso esse grão ficou muito bom. [Edit] Para quem observar a temperatura inicial do gráfico, houve um erro de leitura. Não foi a 250º, foi 210 mesmo.
  11. Acho que a solução é fazer acampamento na porta da casa do Guilherme Torres até ele mudar de ideia e voltar a fabricar seu torrador. Rsrsrsrsrs. Produto de excelente qualidade, sempre elogiado pelos proprietários. Brincadeiras à parte, Guilherme, você já expôs seus motivos. Mas que vai deixar um espaço que não será preenchido, isso é fato. #voltaSTC!
  12. Torrador de Prova Carmomaq

    Fogo, faço coro com o pessoal. Quem está a procura de um torrador doméstico quer controlar variáveis. Como você está em contato mais próximo com ele , avise que queremos controle de potência, fluxo de ar, leitura digital de temperatura ou possibilidade de uso de termopar de multímetro. Pelo que entendi o torrador da foto acima tem aquele orifício que fica aberto o tempo todo e podemos pegar amostras do café . Não achei muito legal, pq um mínimo de vento tira toda a estabilidade térmica. Que tal sugerir que eles vejam o Huky para ter uma inspiração?
  13. Pão e Café

    O melhor papel para não grudar nada da massa se chama papel Dover. Ele tem uma fina película que realmente faz a massa não grudar nadinha. Em Aracaju um rolo custa cerca de R$7,00.
  14. O Bravo Mini & eu

    Rogério, você poderia especificar as diferenças entre o bravo Mini e o Debut?
  15. Torrador de Prova Carmomaq

    Seria interessante saber quem tem interesse em integrar o torrador ao roastloger. Para mim a leitura analógica não é muito interessante. Queria obter gráficos. Sendo assim, quem tem interesse em ter a leitura digital, por favor manifeste. Fogo, tem como pedir um vídeo ou foto ao fabricante de como é feita a leitura da temperatura? Outra dúvida, ele tem controle de saída de ar? De rotação? Muito obrigado
×