Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

helderbarreto

Senior Members
  • Content count

    247
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

helderbarreto last won the day on June 5

helderbarreto had the most liked content!

Community Reputation

275 Bom

1 Follower

About helderbarreto

  • Rank
    Participante
  • Birthday 06/14/1986

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Aracaju / SE
  • Equipamento
    Breville Infuser + Moedor Breville + Aeropress

Recent Profile Visitors

673 profile views
  1. Aeropress

    Confesso que comprei o Fellow mais interessado em fazer um volume maior de café (uma fez que ele permite que façamos na posição "não-invertida" sem que comece a gotejar café. Uma segunda possibilidade seria fazer dupla extração, conforme proposta por Lisboa. Porém, nunca testei a dupla extração. Para mim serviu apenas para fazer na posição tradicional, uma vez que fazer na invertida sempre aumenta o risco de acidentes. Nunca nem testei fazer o espresso-like conforme proposto por eles. Tenho máquina de espresso pra isso [emoji23][emoji23][emoji23]
  2. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Por isso não moo tão grosso, LUW. Prefiro moer praticamente na mesma moagem que fazia antes para V60. E eu não corto a extração com 3:30. Espero terminar de cair tudo. Geralmente com 4:30 já caiu. Mas se levar 5:00 ou mais, tá valendo. Uma coisa que acho legal de fazer é: aos 4:30 caso ainda tenha um volume considerável a terminar de drenar pelo pó, ponho o V60 sobre uma xícara pré aquecida. Depois experimento essa xícara a parte. Se tiver sabor com alguma nota desagradável, não incorporo ao resto.
  3. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Pessoal, alguém aqui já viu essa técnica de extração para V60? Não é muito novidade, porque foi apresentada em 2017, mas eu só conheci há cerca de 1 mês. O vídeo explica bem, mas basicamente consiste em despejar 3x o peso do pó a cada 45 segundos por 5 vezes para se obter uma extração melhor no V60. O próprio autor no vídeo mostra como ajustar esses tempos e volumes de água, para obter resultados diferentes. O que gostei dessa técnica é que consigo ter resultados mais consistentes e achei meus V60 mais saborosos. Minha única adaptação é que eu não faço moagem para prensa , mas sim uma moagem na qual passados 45s a água já tenha passado completamente pelo café. Imagino que os resultados dos meus cafés tenham melhorado em comparação a despejar 100% da água de uma só vez , pois com um volume menor de água sendo despejado regularmente, a água sempre irá tocar o café antes de passar pelo filtro. Com a água despejada toda de uma vez sobre o pó sempre uma parte dela irá passar pelo filtro de papel sem ter extraído café. E vocês, já testaram ? O que acharam ? Ativem a legenda com tradução para inglês.
  4. Outros porta filtros para café coado

    O problema de usar o filtro de V60 em um cone de vidro é que ele não tem as ranhuras que fazem o filtro não grudar nas paredes , o que causa obstrução do fluxo de água. Você já pensou em comprar uns filtros de V60 pelo Aliexpress?? Tem vários modelos: plástico, acrílico, vidro, cerâmica. O valor é bem menor. Não são originais, mas dá para ir começando.
  5. Café em casa ( planta )

    Obrigado, Alex. Queria pegar uma muda de arábica mesmo. Sei que não vou conseguir um café 90 pontos , mas só de ter um arábica em casa seria legal. Robusta não me interessa muito. Abraços.
  6. Café em casa ( planta )

    Pessoal, provavelmente essa informação consta em algum ponto do tópico, mas se alguém puder me ajudar... Minha mãe está pensando em cultivar um pé de café em um jarro grande (por influência minha rsrsrsrs). Dúvidas: * Ele cresce melhor em área externa (recebendo sol por cerca de 8 a 10h por dia), com vento ou é melhor que a muda cresça à sombra com luz indireta? * Algum link de site / mercado livre que vocês recomendam? * Qual seria a melhor espécie para cultivar em casa? Moramos no nordeste ao nível do mar. Obrigado
  7. Torrando hoje ...

    Bernardo, acho que o nome é liga mesmo. Quando se misturam os grãos enquanto verdes, chama-se liga e quando se misturam após a torra , chama-se blend.
  8. Torrando hoje ...

    Café do Paulo CD, torrado no Beto Coffee Roaster. Ficou uma torra bem agradável de beber. Estou utilizando meu sistema tabajara de exaustão de ar. Ainda sinto falta de uma forma eficaz de fazer o ar circular dentro do torrador, mas essa é uma limitação dele. O que fiz de difente nessa torra: procurei manter potência mais baixa durante um período maior. Consegui extender mais a torra em relação ao tempos que estava conseguindo com essa massa pequena de grãos. Mas ainda acho que dá para trabalhar com potências ainda menores , pois achei o grão mais escuro do que gostaria por fora. Uma dúvida: esse aspecto que alguns poucos grãos adquiriram (um círculo mais claro , como uma mancha) chega a ser um defeito de torra? Quanto ao sabor: ficou muito bom no V60 e Aeropress. No espresso ficou mais ácido do que gostaria. O retrogosto estava persistente e agradável.
  9. Coffee Travel Bag Orfeu

    Minha Travel Bag chegou. Estou completamente satisfeito. Coube mais coisa do que pensava. Nas fotos abaixo dá para ver. Fiz dois "arranjos": um com dois pitchers e outro com um Kettle Hario Buono de 1,2L. Abaixo listo o que coube: * 02 pitchers de 500ml * 01 aquecedor de água * Bravo Mini (nem precisei remover a manivela, deu para fechar sem forçar) * Balança Hario * V60 de metal * Filtros de papel * Suporte metálico de um coador de pano (apenas para elevar o V60) * 01 Garrafa com água filtrada de 500mL * Pacote com 150g de café * 01 xícara de cerâmica => Peso total 4,2kg No outro arranjo tirei uma divisória interna e um pitcher e substitui por uma Hario Bouno 1,2L.
  10. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Outra dica caso o moedor trave com um grão mais duro e não destrave nem por reza brava: gire o seletor para moer mais grosso. Vai-se perder o shot, mas ele pelo menos não fica travado.
  11. Correio! #%@&!!!!

    O mesmo aqui para as bandas do nordeste. Duas compras feitas dia 11 de novembro chegaram com uma semana de intervalo agora em maio. Fiz uma compra há cerca de 5 dias, vamos ver agora quanto tempo vai levar.
  12. Coffee Travel Bag Orfeu

    Quem já comprou poderia me dar uma luz? Queria idealmente levar: * V60 nº2 * Bravo Mini * Balança hario * Caneca ou xícara de porcelana * 50 a 100g de café * Hario kettle (o bule pescoço de ganso) Minha maior dúvida é se o bule e o mini cabem juntos. Outra coisa é o peso. Será que aguenta? Se não der para levar o bule, teria de levar um pitcher para despejar a água. Alguém já testou uma combinação dessas?
  13. Belas Extrações do Expresso

    La estrela del Ostro , da Square Mile. Torra de fevereiro de 2017 (isso mesmo). Achei um pacotinho de 36g no congelador, embalado a vácuo. Muitas coisas chamaram minha atenção: o aroma assim que abri o pacote estava todo lá; a torra era própria para espresso, mas se fosse julgar pelo olho, diria que era para coado; lá se vai 01 ano e 03 meses... Melhorei minha técnica, moedor e tamper (tenho ambos da linha Bravo)... Tirei um dos melhores espressos que já tomei na vida, daqueles que lembramos por um bom tempo. Não me aguentei e fiz logo um 2º, pena que era o último pacote [emoji20] BR 60%, 40s. Bravo Mini 0v44.
  14. Peça de reposição do Hario Slim

    Não são peças para o Hario, mas sim para o Porlex. Não sei se valem o preço, mas pode ser que alguém esteja precisando: https://www.hasbean.co.uk/collections/spare-parts?page=2
  15. Air Fryer Philco - GTCR-F1

    André, meus parabéns!!! Com essa rotação a torra deve ficar ainda melhor. Parabéns pela empreitada. Eu não saberia fazer isso. Depois mande as referências de motor e de onde comprar. E um vídeo do café sendo torrado rsrsrs. Abraço.
×