Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

helderbarreto

Senior Members
  • Content count

    287
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

helderbarreto last won the day on July 22 2018

helderbarreto had the most liked content!

Community Reputation

349 Bom

1 Follower

About helderbarreto

  • Rank
    Participante
  • Birthday 06/14/1986

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Aracaju / SE
  • Equipamento
    Bravo Mini +Breville Infuser + Moedor Breville + Aeropress + V60

Recent Profile Visitors

862 profile views
  1. [VENDO] Torrador STC

    Se eu já não tivesse um , comprava outro. Excelente torrador. O suporte técnico, nem se fala. O Guilherme é muito solícito e paciente. Grande oportunidade para quem quer algo de alto nível.
  2. Extração de Luwak Blend em granulometria muito fina

    Eu tentaria pedir uma aeropress de alguém emprestada.
  3. "Café" de milho ?

    Pergunta... Quando vamos torrar e ele passa do primeiro crack , faz o que? Coloca sal e manteiga?
  4. Luto

    Que Deus dê conforto à família e que saibam o quanto ele era querido por tantas pessoas desse fórum. Pessoa sempre muito educada, gentil e disposta a compartilhar conhecimento. Já faz muita falta.
  5. Marco , antes de tudo parabéns pela iniciativa! Vou deixar para os mais experientes comentarem . Queria saber por que escolheu um refratômetro óptico para medir a extração. Salvo engano já foi comentado em tópico sobre TDS que esse instrumento não seria confiável. Algo mudou de uns tempos para cá? Um instrumento muito utilizado pelo Lisboa é o condutivímetro. Já tentou calibrar / fazer um teste de equivalência entre seu refratômetro e um daqueles famosos (tipo VST etc)?
  6. Torrando hoje ...

    Café do Thiego torrado ontem. Fiz uma abordagem de RoR sempre decrescente e visando entrar no 1C com uma RoR baixa para ter um tempo de desenvolvimento alongado sem subir muito a temperatura pós 1C. Depois volto aqui e edito a postagem para falar do sabor. Ah, usei uma fonte nova para aumentar os RPM do meu torrador STC. Com 15v consegui cerca de 112 rpm. Não sei se foi efeito placebo ou pela nova abordagem, mas achei mais homogênea a torra. Rsrsrsrs... Primeira foto ao sol de meio dia e a segunda à sombra com flash. Editando: Vim provando ao longo dos dias, o café deu uma arredondada muito boa com 7 dias de torra. Ficou muito bom! Fiz no V60 e a acidez permanece (de leve), com ótima doçura. Deixou um retrogosto ótimo. No espresso deu sabor excelente, nada de acidez, com notas de amêndoas. Ficou uma boa torra para espresso. Não foi aquele espresso 3ª onda. Fiz no Aeropress com infusão de 7 min e moagem fina... Chegou a puxar para chocolate amargo, mas aquele amargor agradável. Enfim , uma ótima torra para espresso tradicional e V60. No aero preciso fazer uns ajustes , mas só se torrar de novo pq já tomei tudo. Rsrsrsrs. Abaixo a moagem para espresso, foto com flash em ambiente escuro. Foto do Espresso tigradinho:
  7. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Esse primeiro site realmente eu não conheço e não achei lá muito confiável não. O da mondial com certeza não serve. Nem tente.
  8. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Da para ser notificado por e-mail. Eu comprei aqui https://www.espressoplanet.com/coffee-and-espresso-Breville-Portafilter-Holder-Handle-Assembly-53mm.html Dica: quando comprar, pegue também um filtro duplo de parede simples. Custa uns $10.
  9. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Eu tenho um PF naked. Mas para conseguir na época foi um parto. Comprei em um site do Canadá, pois o dos EUA ficou por meses sem estoque. Agora já voltou ao estoque. Basta você comprar no site dos EUA e levar para um torneiro e mandar tirar o fundo. Não adianta tirar com serra copo, tem que ser no torno, pois o material é extremamente duro. Você encontra aqui https://www.breville.com/us/en/parts-accessories/parts/sp0001515.html
  10. Torrando hoje ...

    Grande Beto, esse seu forninho vai ficar show. Deixe eu te fazer mais uma sugestão, que é fácil de adaptar. Ali mesmo no amostrador, adapte um funil para que o despejo dos grãos ocorra sem precisar levantar o tambor. Deu para entender? Você faz um funil (opcional para o comprador) que só será usado no início da torra. Depois a pessoa desacopla e "fecha" o buraco com aquela peça do amostrador que você já desenvolveu. Dessa forma a perda de calor no início da torra será ainda menor. Parabéns!
  11. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Não é necessário surfar não. Depois que os leds estabilizam ela está pronta para uso. Porém eu gosto de encaixar o portafiltro sem café e acionar o botão de 1 xícara. Dessa forma pré aqueço o portafiltro e a xícara que apara a água que cai. Enquanto isso, vou moendo o café , etc.
  12. App para espresso

    Sugiro fazer uma tabela no Excel. Fácil de fazer, usar fórmulas, pode-se usar o app para celular.
  13. Torrando hoje ...

    Guilherme, pelo gráfico postado a média de RoR na fase pós 1C foi de 2,8ºC/ min. É uma RoR beirando o zero, ou seja, a temperatura sobe muito pouco ao longo dos minutos. Queria apenas confirmar se você vem obtendo bons resultados com RoRs baixinhas assim. Para espresso já tem como opinar também (sobre as torras feitas via artisan e com RoR baixa)?
  14. LINKS da BLACK FRIDAY

    Já comprei na Via Inox há alguns anos. Sem nenhum problema para entrega.
  15. Torrando hoje ...

    Após uns 2 meses sem torrar, voltei fazendo uns experimentos. Café da Roast (José Emílio). Fiz duas abordagens. Na primeira uma RoR decrescente, mantendo plana após o 1C apenas. Já na segunda já iniciei a torra com uma potência mais baixa (50%) e fui fazendo incrementos para manter a RoR "super plana". Ambos com temperatura inicial de 170ºC, tempo pós crack muito parecido (cerca de 1min) e temperatura final igual também. Após cerca de 3 dias fiz um teste duplo cego rsrsrsrs. Fiz dois V60 sem saber qual grão estava em cada coador. A amostra "A" era mais aromática quando moída, apresentava doçura e acidez bem equilibradas, finalização mais longa. Já a "B" tinha uma acidez mais agressiva, finalização mais curta e mostrava algum desequilíbrio no sabor. Após isso, fui conferir: a amostra "A" era a da RoR decrescente e a "B" era a plana. Não que a plana fosse de todo ruim, talvez finalizar em uma temperatura maior ou deixar mais tempo desenvolvendo ajudasse no sabor. Mas definitivamente se for escolher um dos dois, fico com a amostra "A". [Edit] Eu havia enviado um log errado. Agora os dois logs estão certos.
×