Ir para conteúdo

tcmedeiros

Senior Members
  • Total de itens

    53
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que tcmedeiros postou

  1. Na minha opinião (totalmente sem fundamentação científica) isso aí é puro marketing e virou moda nos EUA há alguns anos. A diferença de pH entre um café mais ácido e outro menos ácido deve ser tão pequena que se você é sensível a isso talvez seja o caso de procurar um medico. Pesquisei rapidamente algumas marcas gringas e parece que esses cafés não são nenhum milagre. Eles só escolhem variedades de acidez naturalmente baixa e fazem uma torra muito escura (porque os ácidos são mais voláteis e etc...). Ps: minha experiência pessoal com gastrite e café -> é tudo uma questão de quantidade e qualidade. Depois que migrei 100% para o café especial e passei a tomar menos xícaras por dia meu problema de refluxo sumiu.
  2. Como o @mvccferreirafalou, esses moedores de lâmina são praticamente iguais em termos de qualidade da moagem, então escolha o mais barato e/ou o que tem assistência na sua cidade. Sim, é esse mesmo. Ps: honestamente eu não acho que o preço dos produtos importados vai cair num futuro próximo.
  3. Tenho a impressão de que a torrefação da Dude Coffee Co. fica aí em Caxias. Não sei se vai atender a sua expectativa de preço, mas eles tem uns cafés bem interessantes (e clube de assinatura também).
  4. Mais um que não entende nada de café solúvel aqui... Liofilização é um dos processos que a indústria usa para fazer o café solúvel. Existem outros, cada um com suas vantagens e desvantagens (saiu uma matéria na revista Expresso sobre isso, se não me engano). Seja qual for o processo qualquer um vai te atender. É só jogar água e misturar. Na minha opinião a única desvantagem da chaleira elétrica é que elas tem um limite mínimo de água que você pode colocar para ferver. Geralmente 500ml. Se você pretende ferver bem menos do que isso talvez não valha a pena. Essa da Hamilton eu acho que é bem mais cara do que as da Cadence. Se você vai só ferver água e não precisa que a chaleira seja bonita... Procure uma mais barata. A água da torneira pode ser "bebível" ou não. Depende da cidade. Você teria que pesquisar aí para ver a situação da sua localidade. Para café geralmente se recomenda água filtrada. Agora, honestamente... Se você vai usar café solúvel e colocar manteiga nele então tanto faz. A mudança de sabor que a água pode ocasionar será imperceptível. Quando se fala de qualidade de água para café a gente está falando de café especial, com nuances de sabores, notas suaves e etc. E mesmo assim muita gente acha que não vale a pena encucar com a água e simplesmente usa a água que bebe. Se você vai enveredar por esse caminho vai ter que mandar fazer um estudo da sua água aí, comprar os sais para a correção e etc. O único problema de colocar água fria na chaleira é que vai demorar mais para ferver. Usa a água que você bebe no dia a dia. Não vale a pena perder tempo com isso, principalmente porque você vai prepara café solúvel com manteiga. PS: Mesmo que você não misture manteiga/etc café solúvel é uma bebida de baixa qualidade (em termos sensoriais). Tecnicamente existem cafés solúveis bons, mas não são fáceis de encontrar aqui no Brasil.
  5. Então pega um manual mesmo, nacional/mais barato. Já é um ótimo começo. Mas talvez seja bom esperara greve dos Correios passar...
  6. Nessa faixa de preço e com boas referências eu acho que só o Xeoleo mesmo...
  7. Minha opinião é que se você já vai esperar uma eternidade pelo moedor então pega logo um elétrico! Já fiz muito espresso com moedor manual (no meu caso o Hario Slim) e, apesar dos resultados bons, com o tempo a experiência fica um pouco frustrante por causa da demora/esforço para moer poucos gramas de café... Se você precisa fazer mais de um espresso em sequência então...
  8. Comigo acontece a mesma coisa. Percebi que posso repetir a mesma receita para fazer (coado) entre uns 200ml e 400ml. Quantidades diferentes disso exigem que eu mude alguns parâmetros e geralmente, se eu mudo só a moagem o café não fica tão bom quanto o resultado em quantidades menores...
  9. Nunca usei, mas pelo que ouvi falar tem a mesma qualidade de moagem do Hario Slim (com a vantagem da regulagem ser externa). Com certeza é melhor que qualquer moedor de lâminas.
  10. A tendência é essa mesmo. Como consumidor eu fico bem triste. Gosto de ir nas cafeterias por causa do café, da experiência e etc. Comida pra mim é só um extra. Quando eu viajo procuro sempre os locais com melhores cafés, com uma boa variedade... E como alguma coisa só pra forrar estômago entre um café e outro. Nesses bistrôs da moda o que acontece é que geralmente a comida é boa, mas o café fica em segundo plano... Nem sempre é tão bom ou tão bem tratado como deveria. Agora falando como dono de cafeteria eu entendo bem a situação. Café especial é um nicho muito pequeno. Você precisa de um giro alto todo dia, precisa treinar e qualificar você e seus funcionários para extrair o melhor da matéria prima, precisa de consumidores educados (ou educá-los) que entendam e valorizem o que está sendo feito. Isso demora muito para ser construído. Dá muito trabalho. Abrindo um bistrô/doceria você atrai um público muito mais amplo, menos exigente e o lucro vem mais rápido. Eu vejo muita gente que realmente ama cafés abrindo mão de ir nas cafeterias focadas em café porque vão acompanhados e as outras pessoas não querem só café... A pressão dos consumidores também é grande. Todo dia tem gente me perguntando se eu não sirvo sopa ou sanduíches, dizendo que eu ganharia muito se servisse. Todo dia tem gente procurando tortas confeitadas também. (Dá pra fazer tudo isso? Claro! Mas pra mim se for para abrir mão do café, se ele deixar de ser o foco, então eu prefiro fechar o negócio e fazer outra coisa da minha vida)
  11. Conversa com o Mário! Pra mim aqui no Nordeste ele sempre mandou de Braspress. 10~11 dias para chegar (as outras opções de frete geralmente tem prazos 2x maiores)
  12. Já tomei café de batch brew que ficou +-1h na garrafa e estava ótimo... Mas 4h ou 5h eu já acho muito. Provavelmente as últimas xícaras serão só uma água morna e amarga.
  13. Meu conselho: se você não for barista ou um aficionado por café que pretende gastar bastante em equipamentos então deixa assim mesmo. O importante é você gostar do resultado na xícara. No ambiente doméstico, com equipamento simples e pouco tempo para treinar e testar, fica difícil reproduzir o que foi pensado para uso profissional.
  14. Eu acho que o problema aí é o café mesmo. Lá na parte das perguntas o vendedor classifica o café como bebida dura... Para você realmente notar um salto na qualidade seria melhor comprar um Café Especial, preferencialmente com vendedores confiáveis. Sugiro conferir o trabalho do pessoal da Roast Cafés ou do Alex Lima. Provavelmente não sairá tão barato quanto comprar pelo Mercado Livre, mas a qualidade é garantida.
  15. Para espresso (e se tiver dentro do seu orçamento) eu compraria um elétrico. Os manuais são bons, mas o trabalho que dá... O preço desse Encore parece bom, mas eu procuraria um Tramontina Breville (tinha uma pessoa aqui do fórum que vendia, não?). Ele vai te atender melhor no quesito espresso e é competente para os outros métodos. Dentre os manuais que você listou eu acho que todos tem um desempenho parecido.
  16. O pessoal da Viking Coffee Gear faz um excelente trabalho [ https://www.instagram.com/vikingcoffeegear ]
  17. Particularmente prefiro a "pegada" do Hario Slim do que a do Skerton. É mais fácil segurar com uma mão só e girar a manivela com a outra.
  18. Qualquer café bom moído na hora será infinitamente melhor do que café moído comprado no supermercado, mesmo que você use um moedor ruim. No seu contexto eu honestamente recomendo gastar pouco em um moedor, comprar bons cafés com torra recente e ver se você curte o ritual de preparo do café. Se você gostar mesmo e se encaixar na sua rotina aí você investe mais depois comprando equipamentos melhores.
  19. Não conheço eles então não posso recomendar nada, mas olhando só pro design eu prefiro os do estilo do Mercado Livre porque dá pra pegar com uma mão só e girar a manivela com a outra, sem precisar apoiar o moedor em nada.
  20. Esses devem ser todos de mós. Parecem cópias de marcas conhecidas, então não dá para falar muito sobre qualidade da construção e durabilidade. De lâmina só os elétricos tipo Hamilton Beach e Cadence (são como mini processadores).
  21. Demora um pouco para moer fino (espresso e etc), mas moagem pra prensa é relativamente rápida. Outra opção é gastar bem menos e comprar um moedor de lâminas/triturador. Não chega nem perto da qualidade de um moedor de verdade, mas você vai pagar menos e vai descobrir aos poucos se curte mesmo essa história de preparar café especial em casa, moer na hora e etc. Se você descobrir que essa é a sua praia aí mais pra frente dá pra comprar outros equipamentos mais caros. Muita gente aqui já sabe "o caminho das pedras" e vai te ajudar no sentido de encurtar sua jornada, mas nem sempre você vai querer ir até o final, sabe? Muita gente está plenamente satisfeita triturando o café e preparando no coador de pano ou no Meilitta.
  22. Se eu fosse você compraria um moedor manual (Hario mesmo, ou alguma cópia do Porlex) e se sobrar alguma grana compraria café bom Moer café (bom) na hora já vai fazer uma diferença absurda na qualidade da sua bebida. Como você já tem uma prensa francesa eu não acho uma boa ideia gastar mais comprando algum método de preparo novo... Fica na prensa (honestamente não recomendo o filtro de pano...) e se sentir necessidade de tomar um café coado é só comprar um Melitta no supermercado que é baratinho.
  23. tcmedeiros

    Hario V60

    Um fator importante na filtragem por gravidade (V60, Koar, Melitta...) é o tempo total da extração. Você controla esse tempo tanto controlando o fluxo de água que você joga no pó (daí a gooseneck) quanto com a granulometria. Quanto mais grossa a moagem mais rápida será a extração (e quanto mais fina, mais lenta). Então, por exemplo, se você vai coar muito café de uma vez só e não quer que o tempo total da extração seja muito alto você pode usar uma moagem mais grossa.
  24. Roast Cafés [ https://roastcafes.com/loja/ ] Alex Lima [ https://www.instagram.com/torrafrescacafes/ ] Seleção do Mario [http://cafeselecaodomario.com.br/produtos ] Moka Clube [ https://www.mokaclube.com.br/categoria-produto/cafes/ ]
  25. tcmedeiros

    Hario V60

    A gooseneck ajuda no controle de fluxo da água, então dependendo da técnica que você utiliza no V60 (e da sua habilidade manual) pode ser uma mão na roda. V60 de vidro e cerâmica são mais frágeis e retém mais calor, então você vai precisar escaldar muito bem eles antes do preparo se quiser manter a temperatura do café. De resto eu creio que o resultado final é o mesmo independente do material. [Tenho a impressão que o de plástico/acrílico branco fica manchado com mais facilidade .]
×
×
  • Criar Novo...