Ir para conteúdo

Diego Nunes

Senior Members
  • Total de itens

    257
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    29

Diego Nunes last won the day on 21 Abril

Diego Nunes had the most liked content!

Profile Information

  • Equipamento
    Sculptor 078, C40 Mk3, K-Max, Xeoleo 520N / v60, Kalita, Origami, AeroPress, Clever

Últimos Visitantes

1.305 visualizações

Diego Nunes's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Reacting Well
  • Dedicated
  • First Post
  • Collaborator
  • Very Popular Rare

Recent Badges

310

Reputação

  1. Esse guia é mais recente, @Favero: -- Esse que o @helderbarreto postou é de uma versão inicial do moedor e não possui um detalhe importante: Na traseira do suporte da mó, tem duas protuberâncias (na direita da imagem abaixo) que precisam encaixar nas cavidades do placa de suporte (na esquerda da imagem). Outro detalhe são os parafusos dessa placa de suporte: não os aperte demais. Quando for desparafusar, sinta a pressão que estão apertados e tente replicar na remontagem.
  2. Sim, são todos naturais, mas são bem limpos. Não tem nada de fermentado. Parecem até CD ou lavados. Não sou grande fã de fermentados. Então, da última vez peguei o supreme, paraíso, pink bourbon e mais uns dois. Achei todos com a torra mais avançada do que gosto. Até para moer era bem macio no moedor manual. Só gosto meu mesmo.
  3. Ninho da água, principalmente os microlotes, tem uma torra bem clara também. Semana que vem vou pegar uns cafés de Piatã que são densos e a torra bem clara, vamos ver. Caramba, acho as torras da UM bem desenvolvidas para o meu paladar.
  4. Uma atualização sobre o 078: Estou adorando o moedor. Estou com cerca de 4-5kg de café moído nele. Após o seasoning de 2kg já senti uma melhora legal nas extrações e elas continuam a melhorar. No começo tava moendo no 12-13, depois do seasoning foi para 8-10 e agora consigo extrações muito boas no 6-8. Não estou com grãos super densos no momento, mas acredito que consigo ir até mais fino. Para referência, minhas mós tocam no ajustes -2. RPM estou usando o máximo mesmo, sem RDT e os fines e chaff que juntam no coletor (0.1-0.4g), eu descarto.
  5. Um conselho para quem for comprar café barato para fazer seasoning: transfira os grãos aos poucos para um recipiente transparente e vá observando se não tem pedras. Eu mesmo achei duas no processo hoje.
  6. Eu fiz! Talvez esse seja o maior ponto negativo desse moedor, o acesso às mós não é rápido. O processo não é difícil, mas é trabalhoso comparado com outros moedores. Tinha graxa nas peças, porém as mós em si estavam livre de graxa. Para minha surpresa estavam bem limpas, tirei menos de 0,3g de café. Fiz um primeiro café após o seasoning e já melhorou muito o resultado em relação ao que tava tirando antes. Corpo bem suculento, bastante doçura, bem agradável. Aqui a foto depois de passar 2kgs de café no ajuste 6. Fiz em várias bateladas, para não estressar muito o motor.
  7. Cheguei aos ~500g de café no moedor. Primeiras extrações comecei no ajuste 7 e não ficaram tão boas. Sensação de super extração, sabores bem intensos, finalização levemente amarga e corpo pesado. Comecei a ter algum sucesso lá pelo ajuste 12-13, com extrações mais equilibradas, mas volta e meia ainda aparece uma adstringência ou leve amargor. Ontem e hoje já consegui algumas extrações bem agradáveis, mas ainda não consigo forçar a extração sem esses problemas. No Discord e Facebook alguns usuários relataram uma melhora considerável após cerca de 2kgs. Peguei uns cafés velhos com uma torrefação daqui e estou fazendo um seasoning. Os testes iniciais foram com uns cafés da Tocaya e uns do Ninho da Águia, usando v60 e kalita. O café do seasoning será doado!
  8. Chegou!! 078 aqui também. Mesmo já sabendo o que esperar, a qualidade impressiona muito quando você tira da caixa. Super bem acabado e robusto. Fiz alguns cafés de teste e foram bem interessantes, mas vou deixar para compartilhar percepções sobre o sabor depois de mais algumas extrações e comparações. Devo também fazer um seasoning leve nele pelo final de semana.
  9. Nenhuma impressão inicial das extrações, pessoal? Tão amaciando ainda ou apanhando do moedor? -- Para quem pegou o 078, algumas pessoas também relataram a necessidade de um seasoning de 1-2kgs para começar a ter boas extrações. Mas assim como o 078S, os relatos foram mistos sobre precisar ou não desse amaciamento. Um ponto muito interessante sobre o 078S que vi o pessoal debatendo é que, se você precisar moer muito próximo do burr chirp (mós tocando) para criar pressão suficiente para o shot, é sinal que as mós estão desalinhadas. Não sei se é comprovado, mas faz sentido.
  10. Aqui a previsão tá dia 23... --- Para quem for abrir o moedor, tem esses dois vídeos aqui que mostra bem o processo: https://drive.google.com/file/d/1QeE-f1NIaXUm25rb7zhIplEh9Tdas6PD/view https://drive.google.com/file/d/1ZpOydOLVDpxaZWQdODgaP-JUjVcl0kqa/view
  11. Bacana o experimento em grupo! Não sei a origem exata da ideia, mas já existe há algum tempo. Tem um vídeo (óbvio) do James Hoffmann sobre isso. A questão do tempo que você falou deve ser pela forma como o pessoal tá fazendo a segunda moagem. No vídeo o James demonstra que se colocar tudo de vez, vai aumentar o tempo de extração, mas se colocar aos poucos (difícil com moedores manuais), diminui o tempo. Esse vídeo já é um tanto velho e depois de alguns anos do pessoal testando essa técnica, se percebeu que o mais impactante é fazer a alimentação lenta (slow feeding) do moedor - colocar os grãos do café (sem moer antes) aos poucos. Os pre-breakers das mós geralmente são a parte mais eficiente das mós. Onde o processo tende a congestionar é na finalização (nos finishing teeth). Café que já tá na moagem “correta” não consegue sair porque tem mais café no caminho fora do tamanho “correto”, então acaba sendo moído além do necessário e constantemente friccionado, gerando mais estática e calor. Com o slow feeding se evita congestionar as mós e o café é “moído menos”, por isso comparativamente as extrações vão ser mais rápidas. Mas tem a vantagem de gerar menos fines, estática e deterioração por calor. É um tema bem em alta no momento, por causa de uns vídeos do Lance Hedrick focando bastante no técnica.
  12. Mas no seu caso moeu tão fino que travou a extração, certo? Então você só precisa girar o dial para mais grosso. Caso você tivesse no ajuste mais fino do dial (no número 0) e ainda assim a extração estivesse muito rápida, daí sim você precisaria recalibrar o pin interno para permitir moer mais fino. Muitas pessoas calibram o pin para na regulagem 0 ter as mós tocando levemente (burr chirp), só para ficar com uma referência comum. Alinhamento é outra história, mais complexo e trabalhoso. Tem que abrir o moedor, acessar as mós e fazer o teste do marcador (marker test) para verificar o alinhamento. Se detectar desalinhamento considerável vai ter fazer o alinhamento colocando papel alumínio onde necessário e repetir os testes até ficar legal.
  13. Caramba, imagina o problema se é um endereço que não é mais seu. Mas aí não é só ir moendo mais grosso até achar o range? A não ser que você prefira que seu range de espresso fique nos números mais baixos ou queira aumentar o range de moagem grossas para outros métodos, não precisa mexer na calibragem.
  14. Sim! Foi ótima a agilidade deles e ótimo termos alguém para receber os moedores cuidando do processo de desembaraço. Inventa uma dor de barriga aí, bicho! Tem sim. Motor de 400W, não vi nenhum review reclamando de problemas. O 064S que é menos potente tem problemas com torras mais clara, no ajuste mais fino (café turco), na rotação mais baixa e cold start. Mas nesse caso o moedor entra em “failsafe“ - desliga sozinho para não sobrecarregar o motor e queimá-lo. E é só aumentar o RPM e fazer um hot start para resolver.
×
×
  • Criar Novo...