Ir para conteúdo

Pedro Anjos

Senior Members
  • Total de itens

    29
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Pedro Anjos postou

  1. Olá galeris! estou me desapegando de um moinho Faema feito com a mesma mecânica dos moinho Iberital MC2 e Nemox Lux/Pro. Moinho pra vida! O moinho está em excelente estado de funcionamento e conservação e é 110v. Recomendado, principalmente, para coados e maquinas de espresso (pressurizadas). Para uso em maquinas de espresso convencionais recomendo a compra e adaptação do kit stepless. O moinho está em Brasília e posso enviar com transformador 110-220 (acrescentando R$50,00). Valor do Moinho R$600,00 Link olx: https://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/eletroportateis/moedor-de-cafe-faema-110v-1204911957?
  2. Alguem saberia me informar alguem que ainda tenha peças dessas faema/farat (profasa)? Estou adquirindo uma de dois grupos para implementar ums experimentos...
  3. Tenho uns 3 pra vender, se alguem tiver interesse!
  4. Essa dica de finalozar pelo app é fera demais! Sempre uso!!
  5. Nao tiro a razão de ngm que financiou esse projeto mas eu, sinceramente, acho que as pessoas tem que ter um pouco de jogo de cintura. A ansiedade é grande mas vc está financiando um desenvolvimento, um inicio, e os erros/imprevistos no planejamento são inúmeros. Fiz questao de mostrar a foto do produto para q vcs tenham a certeza q recebrão um produto de alta qualidade de acabamento e que fatalmente fará um otimo espresso!
  6. Rafael, brigadao pela foto! Achei que a borracha pudesse ter alguma orelha por cima do grupo. Sabe que ela so é apoiada me deixa mais seguro pra descolar pelas borda. Brigadao!
  7. Achei esse 9bar falacioso.... uma bomba de bicicleta foi projetada pra entregar no max uns 60 psi de pressao! Isso dai nao da nem 5 bar..
  8. https://instagram.com/p/BKr_ZHrAXEa/ Pude ve-la na SIC e realmente impressiona o acabamento e o visual da bebida. Infelizmente nao tive o prazer de experimentar a extração
  9. Valeu pela resposta Rafael! Chuveiro ou Shower Screen é aquela grade que fica na saida de agua pela cabeça do grupo. Aquela que tem um parafuso no meio e em volta tem a borracha de vedação que eh comprimida quando o porta filtro é encaixado! Ja tentei puxar de algumas formas mas estou receoso de danificar a borracha e arrumar uma problema maior. Se alguem tivesse ao menos uma foto do perfil da borracha ja daria uma nocao de como ela se fixa no grupo e como ela segura o chuveiro.
  10. Uma duvida bem iniciante... alguem ja desmontou o chuveiro da crema preta? Ja tentei de tudo pra tirar esse bixin e nada dele sair... se alguem puder colocar uma foto dele desmontado eu agradeceria bastante! Valeu!
  11. Mais uma extração com o naked! 40 ml em cerca de 30 seg! Grao coffee lab 785.
  12. Lunatico, ficou bom demais! Parabens pelo trabalho, achei muito coerente quando ele começa daquela madeira vertical e vem ate o inicio do armário! E DIY é assim mesmo, arregaçar as mangas e partir pra dentro! Pensar em fazer algum "pendurador" de porta filtro?
  13. O registro de uma extração com o naked! Extração de cerca de 25 segundos (contados apos a pre infusao) e BR de 48%, a crema nao ficou muito espessa mas ficou bem saboroso! https://instagram.com/p/BPN-sCRlHAX/
  14. A temperatura de extração do café é propriedade importante a ser controlada no processo. Já que nao temos um controle dessa variavel resolve ao menos medi-la para saber se estava dentro da faixa recomendável (90 a 93 graus celsius), inclusive verificando se precisaria ajustá-la majorando ou minorando... Com ajuda de um termostato digital pude fazer o aparato das fotos e fiz a medida com o fluxo livre (sem o filtro) e a temperatura mais alta medida foi de 88. Ainda tenho muito pra progredir nessa medida pois a maior temperatura deveria ser medida no inicio da extração (visto ser termobloco) e nao foi isso oq aconteceu. Creio que a inércia termica do sensor tenha influenciado, mesmo eu tendo fervido o bixo logo antes da extração! Ainda estou estudando como fazer a medicao com restricao de vazao (sinulabdo a queda de pressao do bolo). Enfim, a ideia é so compartilhar os pequenos progressos! Abracos e bons cafés!
  15. @RogerioD Parabens pelo "cantinho"! Ta show de bola demais!! Esse topico ja deixou de ser "cantinho" ha muito tempo, essa galera aqui tem setup melhor que muita cafeteria por ai! Obs: me diz que aquele pote de inox acima do bate borra nao é de açúcar !
  16. Guilherme, parabens pelo trabalho! Ficou show de bola!! Sera que rola de ver ele em acao? Fiquei incrivelmente curioso pra ver esse bixinho...
  17. E quando a mão coça mas o decimo terceiro ja se foi?
  18. @helderbarreto Na minha resposta, leia "PID" como "controlador de temperatura"! Nessa aplicao nao haveria nenhum controle proporcional, apenas o liga e desliga... Estou pesquisando alguns cobtroladores baratos aqui pra fazer o mod, se liga! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736625409-termostato-controlador-temperatura-12v-aquece-ou-resfria-_JM
  19. @helderbarreto acho tecnicamente viável sim! Ate pensei em instalar um na minha... economicamente talvez nao seja muito, visto que um PID vai te custar uns 150 pila (com termopar e relê) e instalar numa maquina de menos de 200 pila nao seja uma coisa "viavel" (acho que ngm desse grupo faça coisas apenas prla viabilidade econômica mesmo... rsrsrsr) Uma coisa que facilita muito pra mim é ter achado o manal de servicos da chef crema na internet, ate diagrama eletrico tem! Caso consiga um desses pra sua maquina o processo pode ser bem facilitado! A modificacao em si seria bem simples, apenas "enganando" a maquina a achar que atingiu a temperatura ideal, substituindo o termostato bimetalico de disco por um relê (mecanico simples normalmente fechado, não precisa SSR) controlado pelo PID! Mas ai vem a parte interessante.. a temperatura setada para o termobloco nao é a temperatura da água em si, entao temos que encontrar uma função de correlacao entre essas duas variaveis, ou no minimo fazer uns testes entre a temperatura do bloco e a temperatura de saida da agua pelo chuveiro! Pra se ter ideia o termostato original da crema para extração é setado em 110 graus! Por isso iniciaria o mod setando o PID nessa temp e iria variando e medindo a resposta na saida da agua pelo chuveiro... como disse antes, ainda teria a variavel VAZÃO que ficaria sem ser controlada e por isso a resposta não fosse muito consistente! Enfim, com termobloco vai ser difícil ter um controle consistente da temperatura, caldeira seria mais confiavel. A ideia de PIDar uma maq dessa é so pra facilitar o "surfing". @reterra Concordo com tudo que o Lunatico falou! Ia só te pedir um favor, tem como postar uma foto da guarniçao do porta filtro que foi trocada? Essa borracha nao sai muito facil e pode ser que ela tenha sido mal encaixada (remota possibilidade visto que o porta filtro esta encaixando). Obs: chef crema preta engasgada ( zero vazao) entrega mais de 16bar de pressao, eu medi! Ai nao tem guarnição que aguente!
  20. Valeu Helder! Cara, vou ficar te devendo o video pq o primeiro saiu tipo cachoeira! Uns 15 segundos de extracao! E o segundo eu choquei a maquina! Rsrsr. Ate gravei mas quando eu acertar a moagem eu posto aqui! Lunático, Tinha uma Krups XP5240 e vendi exatamente por conta disso! Queria brincar com essas modificacoes mas se desse errado teria que importar um porta filtro de 250 reais... ai lascava tudo! Dai vendi a Krups e comprei essa chef crema e qualquer problema eu pago 50 pila e compro outro porta filtro, outro termobloco e etc... A única coisa que nao estou satisfeito eh pq nao consrguirei controlar a temperatura facilmente, termobloco é fogo! Acho que a maquina liga o aquecedor quando esta extraindo, entao se der mole e fizer uma extracao com pouca vazao, ele vai torrar o café... Mas ta bacana, por enquanto! Abraco e bons cafes!
  21. E hoje foi dia de mais uma modificação dessa maquininha! Resolvi que ter um porta filtro "naked" ou "botomless" me permitiria ver a extração de forma mais didádica (verificar se o tamping foi feito corretamente, se o bolo esta homogeneo e etc) e tiraria a variável "porta filtro de alumínio " dos meus erros! Pra quem deseja fazer esse tipo de mod, so tenho uma sugestão: vai fundo! Que eh moleza! Com uma serra copo de 2 polegas e guia entrando pelo perafuso do porta filtro nao tem erro! Dê peferênciaa serra copo bimetalica ou de tungstênio pq a minha "ching ling" de 25 reais cegou no meio do corte ai foi no braço! Como o aluminio eh mole, o acabamento final eu fiz com uma lima plana (melhoor se fosse curva) e lixa. Abraço e bons cafés! Obs: depois desse mod feito não da mais pra utilizar os filtros pressurizados originais, pois nao vai ter mais aquele alojamento de plástico que cria a falsa crema!
  22. Ja pensou em "testar" alugando algumas maquinas? Talvez, imobilizar tanto dinheiro assim as cegas pode se tornar um problema... Pela sua experiência acredito que vc ja conheças as "perfumarias" e se o seu publico nao valoriza a questao da marca, talvez seja uma boa ideia testar algumas maquinas mais em conta (vide italiancoffee e etc)!
×
×
  • Criar Novo...