Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

ricardorg

Senior Members
  • Content count

    17
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

8 Neutro

About ricardorg

  • Rank
    Iniciado
  • Birthday 03/12/1990

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    São Paulo
  • Equipamento
    Bravo Mini; Gaggia Baby Class; Aeropress (c/ Able disk); V60; Moka; Hario Mizudashi (cold brew)

Recent Profile Visitors

187 profile views
  1. Salve! Vc ainda tem esse duplo 40100010? Grato.
  2. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Chegou hoje a minha Pannarello Latte Art! Estou oficialmente sem desculpas para começar a treinar vaporização do leite e latte art.
  3. Alguém toma café descafeinado?

    @JoaoW Realmente cara, fazem sentido essas hipóteses.. Inclusive boa sugestão a sua: esse Bruzi deve ficar legal como espresso, essa vai ser minha próxima tentativa. Além disso, acho que vai ficar bom na AP com um pouco menos de pó. Sobre o descafeinado da Unique, eu tenho a impressão de que, não fosse esse sabor estranho, ele seria sensacional. Inclusive pela torra deles, como vc falou.. Aliás os cafés da Unique que já comprei vieram todos muito bonitos, com a torra bem uniforme (e de acordo com a descrição na embalagem, o que não é respeitado em todo lugar). Vou dar um tempo desse Unique descafeinado, mas só do descafeinado mesmo, os outros que tomei são muito bons (o frutado e o do jacu). Nem fala! Não tá saindo barato esse negócio hehe
  4. Alguém toma café descafeinado?

    Experimentei o Bruzzi descafeinado agorinha e gostei bastante. O @JoaoW disse bem, esse café tem uma acidez bacana. Além disso, não apresenta aquele gosto/aroma estranho do Unique descafeinado. Apesar disso, achei um pouco amargo, acredito que por conta da torra muito escura. Foi apenas a minha primeira preparação com esse café (que chegou hoje pelos Correios), na Aeropress.. Vou preparar de outras formas e em outras proporções pra descobrir onde ele fica melhor.
  5. Olá, tudo bem? Meu nome é Ricardo e meu email é homer_forever@hotmail.com

  6. Delonghi EC220 gotejando café

    Pessoal, encontrei este tópico ao procurar informações para a minha Delonghi EC155 (é um modelo semelhante ao EC220) Fiz o teste de vazão para comparar com os resultados que vcs postaram aqui: sem porta filtro, ela liberou 160ml de água em 30s.
  7. [Compro] Compro filtro duplo despressurizado 51mm

    Fala Paulo, tudo certo? Recentemente comprei o seguinte filtro duplo (no qual uso um tamper de 51mm), para usar na minha Delonghi EC155: https://nsshop.com.br/detalhes/peneira-para-dois-cafes-antiga-para-cafeteiras-delonghi-6115-6115 Já fiz umas 3 compras nesse site e nunca tive problema.
  8. Alguém toma café descafeinado?

    Valeu pelas informações, @JoaoW ! Já deixei anotado os próximos descafeinados que vou provar. Como comprei 500g do Unique, vou testá-lo de tudo quanto é jeito, começando pela moka. Por enquanto, só fiz na AP e desde então fiquei meio cabreiro.
  9. Alguém toma café descafeinado?

    Pois é @JoaoW, experimentei hoje o descafeinado da Unique. Fiquei com a mesma impressão, um sabor/aroma de fundo meio esquisito, o qual eu também não saberia definir mas não achei agradável. Notei que os próprios grãos têm um cheiro diferente. É o primeiro descafeinado que provo, então não sei se isso é comum nesse tipo de café. Por isso lhe pergunto: os outros descafeinados que vc provou (Minas Estate, Suplicy etc) não tem esse problema?
  10. Moka Bialetti vazando

    Hoje preparei o café sem preaquecer a água. O resultado foi o mesmo: o café não queimou (estava ótimo) e não teve nenhum problema com a extração em si. A única diferença é que, enquanto o preparo com água quente levou 3 minutos e meio, com a água em temperatura ambiente o tempo total foi de 9' 45'', ou seja, quase 10 minutos (o que pra mim não é problema nenhum, apenas deixo registrado).
  11. Moka Bialetti vazando

    Eu boto muita fé nisso @Lisboa Santos, nisso de experimentar com os tipos diferentes de cafeteiras e com as variáveis envolvidas (caramba, controlando 12 variáveis o café deve sair bem do jeito que vc deseja - ou vislumbra no caso de uma tentativa nova). Tô contigo quando vc diz que a gente não precisa se prender aos cânones na hora preparar um café, afinal, ele tem que ficar ao nosso gosto mesmo. Como iniciante, minhas experiências são mais "conservadoras" ainda: estou tentando tirar bons cafés a partir dos métodos mais comuns (como no caso aqui da moka, que vim perguntar sobre alguns detalhes no preparo usual dela), para depois tentar lidar com mais variáveis (o que faz parte da graça de preparar café de diferentes formas). Com a AP, confesso que estou sendo meio negligente (uso ela no dia a dia na correria, sabe? No máximo alterno entre o filtro de papel e o filtro Able disk), mas fiquei com vontade de usá-la com mais zelo, controlando moagem, tempo de infusão e outros fatores. De qualquer forma sou fã da AP. Ela já me foi útil até com cold brew haha
  12. Moka Bialetti vazando

    @Lisboa Santos É verdade.. olhando bem novamente, a água não parece estar quente antes de colocar na caldeira, não sei o que me fez pensar que estava. Amanhã vou fazer um café na moka sem antes aquecer a água, boto fé que o resultado vai continuar bacana, com a vantagem de não dificultar o manuseio na hora de rosquear. Tenho limpado as bordas do reservatório para retirar pó, mas com esse detalhe eu já vinha tomando cuidado (mesmo aqueles dias com a cafeteira vazando). Estou pegando o gosto pela moka cada dia mais.. Comprei pra usar vez ou outra, só para variar mesmo, mas estou usando praticamente todos os dias. Desde as últimas dicas que recebi aqui, o café está saindo muito muito bom (volume adequado e, principalmente, ótimo sabor). Agora, fiquei curioso com sua experiência aí com o filtro da aeropress.. Como fica o resultado? Fica parecendo aeropress ou nada a ver? Vou observar a advertência para não fazer (pelo menos a princípio hehe), até porque estou começando agora a me acostumar com a moka, mas achei bem interessante a ideia.
  13. Moka Bialetti vazando

    @Lisboa Santos Muito obrigado pela ajuda! Com as medições que vc fez, fico mais tranquilo quanto ao problema de queimar o café. A partir do que vc disse, vejo que cometi um grande vacilo com o fogo: diante da perda de pressão (decorrente do vazamento), pensei que a água precisava entrar em ebulição para que a extração fosse possível, razão pela qual eu aumentava a chama (ainda na boca pequena do fogão). Não sei se a chama influenciou no vazamento, mas certamente resultou no café queimado, quase petróleo haha Hoje tentei novamente. Pela primeira vez, não vazou água no meio e saiu um volume adequado de café, longe de queimar. Dessa vez fiz 2 coisas diferentes: - fogo o mais baixo possível; - umedecer o anel de borracha antes de rosquear firme as duas partes da moka (vi esta dica num fórum gringo: https://www.home-barista.com/brewing/moka-pot-leaking-between-midsection-brand-new-t44442-10.html , no comentário #17) Agradeço demais a sugestão que vc deu sobre os vídeos do barista Dritan Alsela. Achei um vídeo no youtube e realmente ele não fica com preciosismos para evitar sobreaquecimento. Só não tenho certeza se ele aquece a água antes de encher o reservatório, mas parece que sim.. Enfim, vou compartilhar o link desse vídeo pra quem se interessar:
  14. Moka Bialetti vazando

    Fala @hugo.monteiro@live.com, vc conseguiu resolver o problema da sua moka vazando? Se sim, dá seu testemunho aí hehe Comprei uma moka Bialetti de 3 xícaras há algumas semanas, e na maioria das vezes ela tem dado bons resultados, desde que tomados alguns cuidados. Apesar disso, sempre vaza água no encaixe dela, e acho que é isso que torna a extração mais fraca e inconstante (por conta da perda de pressão), quase interrompendo o fluxo de café em alguns momentos. Com isso, geralmente sai apenas uns 75ml de café, 90 no máximo (a capacidade da moka é de 150 ml). Como a cafeteira é nova, não acredito que seja problema na borracha de vedação. Procuro tomar os seguintes cuidados (o que não tem resolvido o problema, mas tem feito um bom café quando não queima): - Água preaquecida e no limite indicado no interior da caldeira; - moagem mais grossa que a de espresso (No moedor Hario Mini, costumo colocar na 12ª regulagem, contando a partir da mais fina p/ a mais grossa); - quantidade de pó um pouco abaixo do máximo, e sem compactar (como no vídeo postado pelo @Lunatico ); - encaixe firme das 2 partes da moka; - fogo baixo, mas, como perde pressão com o vazamento, as vezes tenho que aumentar para não interromper o fluxo do café (pelo que vc disse no seu último post, vc também tem esse problema); - adicionar um pouco de água fria quando começar a extração, para evitar queimar o café. - quando terminar a extração, levar a moka à torneira por alguns segundos para evitar sobreaquecimento (peguei essa ideia do vídeo abaixo). Aproveitando uma das dicas do pessoal aqui, virei o lado da borracha pra ver se resolvia, mas continuou vazando água. Enfim, também tenho dúvidas se é aceitável essa perda de pressão (mas acredito que não seja, pelo menos no meu caso, já que só consigo extrair metade do volume de café possível).
×