-
Content count
31 -
Joined
-
Last visited
Community Reputation
18 NeutroAbout ricardorg
-
Rank
Participante
- Birthday 03/12/1990
Profile Information
-
Gender
Male
-
Location
São Paulo
-
Equipamento
Bravo Mini; Gaggia Baby Class; AP; V60; cold drip; prensa francesa; Melittão 100; Moka
Recent Profile Visitors
408 profile views
-
ricardorg changed their profile photo
-
Agradeço as informações, Luís. As conclusões desse artigo vieram de avaliações empíricas, isso é de grande valor. Eu não sabia da discussão sobre essas duas variáveis (uniformidade x data da moagem); isso me fez repensar se vale a pena usar o meu moedor de lâmina nos momentos de preguiça. Em breve quero fazer um teste com os moedores que tenho aqui pra ver se aposento o meu Cadence. Atrasado, imaginei que a discussão girava em torno do fato de que a rotação das lâminas esquentava demais o pó (o que não é diferente do que ocorre com os moedores comerciais que tive contato: Mahlkonig EK 43 e VTA 6S, e o Bunn G3, os quais liberam o pó do café decididamente morno ao moer quantidades a partir de 250g).
-
Salve, @Luis Paulo. Qual a vantagem de comprar o café já moído (além da praticidade)?
-
Pelo que vc está dizendo, a bebida fica subextraída. Vc pode mexer a infusão com uma colher com o objetivo de garantir uma extração mais eficiente e uniforme. Outra possibilidade seria testar uma moagem ligeiramente menos grossa do que a que vc vem usando, o que seria uma alternativa a bater com o martelo. A casca (película prateada) não é o problema. Faz sentido, e isso vai depender do que vc quer priorizar. Se vc quer um café com moagem uniforme sem usar um moedor, é melhor comprar já moído para o método que vc pretende fazer. Isso vai te ajudar a conseguir tirar ótimos cafés na prensa sem ter surpresas desagradáveis; mas a sua xícara não terá a mesma riqueza aromática (em comparação com o mesmo grão de café, se fosse moído na hora do preparo).
-
Acompanho o voto do relator @lucasrodcosta e já me desculpo de antemão pelas redundâncias que farei abaixo. A partir das informações que vc trouxe, @rovegabriel, seria legal verificar antes 1) se o problema não está no grão que vc usou; e 2) se não está moendo fino demais (a prensa francesa demanda uma moagem mais grossa, uma vez que a filtragem dela é bem rústica - se é que dá para chamar de filtragem). Além disso, o 3) tempo de extração pode ter influência negativa no resultado do seu café. Existem outras variáveis como a proporção entre água e pó de café, mas esse nao parece ser o problema no seu caso. Quanto ao moedor que vc comprou, suspeito que o mecanismo dele é de mós, o que permite que vc controle o tamanho da moagem dos grãos (os moedores de lâmina são aqueles que parecem mini-liquidificadores, e por isso não permitem o controle da granulometria). Certamente existem moedores de mós que são melhores e entregam uma granulometria mais precisa, mas, pelo que vc contou no seu post, seria prudente dar uma olhada nesses três pontos antes de investir em outro moedor. Sobre o tempo de extração, a prensa francesa geralmente pede 4 minutos de infusão. Obviamente que esse não é um número mágico ou um dogma, é apenas um ponto de partida considerando a moagem que é costumeira p esse método. Caso vc esteja moendo o café muito fino, esses 4 minutos resultarão numa xícara muito amarga (superextração). Inversamente, uma moagem exageradamente grossa resultaria numa xícara pobre em aroma e sabor (subextração). Agora, caso o moedor seja do tipo "liquidificador", seria uma boa comprar um Hario Mini ou o Skerton que vc mencionou e, enquanto isso, usar o moedor que vc tem p preparar coados. De qualquer forma, é muito melhor ter o moedor que seja do que comprar café já moído.
-
@Cabral Essa dica do ácido cítrico foi preciosa, obrigado! Tenho um descalcificante Saeco aqui em casa, vou calcular as medidas e fazer esse experimento ainda hoje. O que fiz até então foi deixar a tampa mergulhada algumas horas num café que extraí usando grãos velhos. Acho que isso até mascarou um pouco o cheiro do silicone, mas naquelas.
-
Comprei a minha Presse (Bobble) há pouco tempo. A tampa vem com um cheiro desagradável, infelizmente. Tenho a impressão de que o cheiro está diminuindo com o uso (talvez seja apenas wishful thinking, vai saber). No mais, estou gostando bastante da Presse.
-
É esse mesmo! Não tinha visto esse post. Obrigado, Rafael
-
Comprei a minha pelo Ebay. O frete ficou meio salgado, mas não paguei nenhuma taxa alfandegária.
-
-
Salve, Pierre. Não sabia que ela segurava a temperatura por tanto tempo assim.. queimei a língua 2 vezes tentando beber o café direto nela. rs Sobre o filtro, ótima dica! Agora vai ficar bem mais fácil de lavar. Vc usa a Presse +- como uma prensa francesa mesmo (moagem grossa e tempo de extração mais longo)? Fiz alguns experimentos com moagem mais fina e tempo de extração menor, porém nenhum que mereça nota. Inclusive tentei usá-la com um filtro de papel de Aeropress, mas dessa forma não consegui empurrar o êmbolo até o final. Por enquanto, os melhores cafés que tirei foram no esquema da prensa francesa: - moagem grossa (2v + 40 no Bravo Mini) - extração 4 minutos - Além disso, caso interesse: A proporção de pó/água que usei é de 1:15 ou 1:16; temperatura da água: 90-91ºC; fiz turbulência com a pá da Aeropress.
-
Meus caros, este é o primeiro tópico que faço aqui no fórum. Caso esteja na seção errada ("coados e afins"), ou se for inadequada por outro motivo (redundância etc), desde já peço desculpas. Comprei recentemente aquela Presse (antiga Impress), da marca Bobble. Para quem ainda não conhece o equipamento, eu diria, basicamente, que se trata de uma prensa francesa com algumas modificações, dentre as quais o filtro é a principal mudança. Digo principal no que diz respeito ao resultado da extração, uma vez que as demais alterações têm outros objetivos (como tornar o equipamento mais conveniente para viagens). Reparei que muitas pessoas aqui do fórum já comentaram sobre a Presse, mas não vi nenhum tópico específico sobre ela, por isso criei este tópico para trocarmos figurinhas sobre este método (ou mesmo para chegarmos à conclusão de que ela é uma prensa francesa como qualquer outra hehe).
-
Compartilhando uma extração feita hoje! Máquina: Gaggia Baby Class Filtro duplo Rancilio 40100010 Café Santo Grão Mogiana - torra 5/6/2018 (torra minha! ) 15,2g de pó Moagem 1v + 4 no Bravo Mini (vide o Bravo ao fundo hehe)
-
Moedor para iniciantes/ sim, já li muito no forum, mas dúvidas persistem
ricardorg replied to pinheiro.f's topic in Dúvidas de Iniciantes
@pinheiro.f vc conhece o moinho Hario Mini-Slim? É um dos moinhos manuais "de entrada" mais mencionados quando se busca um equipamento com alguma consistência na granulometria. Não se compara ao Bravo que o @Allexlimaa2 mencionou. Tenho o Bravo e já tive o Hario Mini, realmente a diferença é grande, mas o preço também. Apesar disso, ao passar de um moedor elétrico de lâminas para um de mós (como o Hario) vc já teria um grande salto em qualidade, além de ser capaz de fazer desde moagens mais grossas (prensa francesa) até mais finas (espresso). Ele está na faixa de 200 a 250 pratas, se não me engano. Sugiro que fique de olho nos classificados do fórum, pode aparecer alguém vendendo um usado. Um moinho semelhante ao Hario muito conhecido é o Porlex Mini. Nunca usei um, mas sua estrutura (e o formato/tamanho das mós) é igual ao Hario Mini. Imagino que esteja na mesma faixa de preço. Sobre o moinho Botini, seria legal vc dar seu testemunho aqui no fórum caso vc compre, pois fiquei curioso sobre ele. -
Pessoal, passando pra compartilhar uma extração que fiz hoje, na minha Gaggia Baby Class que comprei do @Fogo ruivo
-
[VENDO] Filtros Rancilio 58mm (Double e SIngle) R$ 50,00 cada
ricardorg replied to Ruben's topic in Classificados
Salve! Vc ainda tem esse duplo 40100010? Grato.