Ir para conteúdo

ricardorg

Senior Members
  • Total de itens

    35
  • Registro em

  • Última visita

Sobre ricardorg

  • Data de Nascimento 12-03-1990

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São Paulo
  • Equipamento
    Bravo Mini; Gaggia Baby Class; V60; cold drip; Melittão 100; Moka

Últimos Visitantes

1.124 visualizações

ricardorg's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

18

Reputação

  1. ricardorg

    Bravo Mini

    Salve, pessoal. o Bravo Mini ainda é produzido? Tenho o meu desde 2018 e ele continua sendo o melhor moedor que já usei, inclusive por isso sempre o recomendo a quem me pergunta, mas hoje vi que ele não consta mais no site oficial Bravo. Obrigado a todos
  2. Falando em Melitta, descobri por acaso que eles mudaram ligeiramente o porta-filtros. Agora o furo está maior: (o vermelho é o antigo e o verde é o novo, que comprei nessa última semana): https://ibb.co/Q91GnkJ https://ibb.co/mqN2hWY https://ibb.co/vZt08rQ
  3. O @lucasrodcosta falou tudo. Talvez alguém ache o V60 superior ao Melitta ou vice-versa. Uma coisa é certa: a diferença entre um café extraído no V60 e um no Melittão nunca será tão grande que justifique, por si só, a diferença no preço. Eu curto os dois métodos, mas raramente uso o filtro original no V60 (na maioria das vezes uso o filtro do Melitta dobrado de um jeito a emular um cone).
  4. Salve @Cabral, O acabamento da minha é bem caprichado embora tenha vindo sem caixa (apenas com uma etiqueta que não dizia muita coisa). Vou procurar a etiqueta aqui mas acho que nem cheguei a guardar.. Pode ser que seja falsificada, mas fora a tampa ela é bem feita, vou procurar o tópico onde postei uma foto.. Em tempo, ela é da Bobble e a tampa é daquelas com o design de queimar a boca. Criei esse tópico antes de ver que já existia esse aqui. Dia desses eu fiz um café na Presse, aí servindo rápido numa xícara p evitar o cheiro da tampa não tive problemas.. Vc falou que tem um bom olfato e isso é uma boa saber; eu não tenho um olfato muito apurado então não duvido que uma parte do meu problema seja apenas encanação minha, mas até ter certeza disso.. Ontem chegou aqui em casa a réplica da Cafflano Klassic que eu comprei no AliExpress.. a tampa dela (que simula uma kettle) deixou a água com cheiro de plástico nesse primeiro uso, mas de resto ok até porque não esperava uma réplica perfeita e não pagaria por uma Klassic original só pra usar de vez em nunca, já que em casa preparo um coado do jeito tradicional. Fugindo um pouco do tópico, será que eu consigo tirar o cheiro de plástico dessa "kettle" que eu falei? Pelo que consta ela é de polipropileno. Não tentei fazer o esquema com o descalcificante porque a dica que vc deu era pra silicone, certo? Na dúvida achei melhor perguntar aqui antes de fazer presepada.
  5. @Cabral com o perdão da demora, mais uma vez agradeço a sua ajuda. Olha, tentei reverter a situação deixando a tampa de molho no Cafiza como vc sugeriu, o que fiz tantas vezes quanto a minha neurose obsessiva me obrigou. Depois fiz o esquema com o descalcificante que tenho aqui (também mais de uma vez). Acho que isso deu uma amenizada no cheiro da tampa mas infelizmente ele persiste, o que me fez desanimar com a Presse e optar sempre pela prensa francesa. Por enquanto estou usando a Presse só para guardar o cold brew na geladeira; pelo menos a tampa não causa nenhum inconveniente nesse caso - e assim não deixo o produto encostado. Tenho esperanças de encontrar uma tampa inodora pra Presse no futuro..
  6. Agradeço as informações, Luís. As conclusões desse artigo vieram de avaliações empíricas, isso é de grande valor. Eu não sabia da discussão sobre essas duas variáveis (uniformidade x data da moagem); isso me fez repensar se vale a pena usar o meu moedor de lâmina nos momentos de preguiça. Em breve quero fazer um teste com os moedores que tenho aqui pra ver se aposento o meu Cadence. Atrasado, imaginei que a discussão girava em torno do fato de que a rotação das lâminas esquentava demais o pó (o que não é diferente do que ocorre com os moedores comerciais que tive contato: Mahlkonig EK 43 e VTA 6S, e o Bunn G3, os quais liberam o pó do café decididamente morno ao moer quantidades a partir de 250g).
  7. Salve, @Luis Paulo. Qual a vantagem de comprar o café já moído (além da praticidade)?
  8. Pelo que vc está dizendo, a bebida fica subextraída. Vc pode mexer a infusão com uma colher com o objetivo de garantir uma extração mais eficiente e uniforme. Outra possibilidade seria testar uma moagem ligeiramente menos grossa do que a que vc vem usando, o que seria uma alternativa a bater com o martelo. A casca (película prateada) não é o problema. Faz sentido, e isso vai depender do que vc quer priorizar. Se vc quer um café com moagem uniforme sem usar um moedor, é melhor comprar já moído para o método que vc pretende fazer. Isso vai te ajudar a conseguir tirar ótimos cafés na prensa sem ter surpresas desagradáveis; mas a sua xícara não terá a mesma riqueza aromática (em comparação com o mesmo grão de café, se fosse moído na hora do preparo).
  9. Acompanho o voto do relator @lucasrodcosta e já me desculpo de antemão pelas redundâncias que farei abaixo. A partir das informações que vc trouxe, @rovegabriel, seria legal verificar antes 1) se o problema não está no grão que vc usou; e 2) se não está moendo fino demais (a prensa francesa demanda uma moagem mais grossa, uma vez que a filtragem dela é bem rústica - se é que dá para chamar de filtragem). Além disso, o 3) tempo de extração pode ter influência negativa no resultado do seu café. Existem outras variáveis como a proporção entre água e pó de café, mas esse nao parece ser o problema no seu caso. Quanto ao moedor que vc comprou, suspeito que o mecanismo dele é de mós, o que permite que vc controle o tamanho da moagem dos grãos (os moedores de lâmina são aqueles que parecem mini-liquidificadores, e por isso não permitem o controle da granulometria). Certamente existem moedores de mós que são melhores e entregam uma granulometria mais precisa, mas, pelo que vc contou no seu post, seria prudente dar uma olhada nesses três pontos antes de investir em outro moedor. Sobre o tempo de extração, a prensa francesa geralmente pede 4 minutos de infusão. Obviamente que esse não é um número mágico ou um dogma, é apenas um ponto de partida considerando a moagem que é costumeira p esse método. Caso vc esteja moendo o café muito fino, esses 4 minutos resultarão numa xícara muito amarga (superextração). Inversamente, uma moagem exageradamente grossa resultaria numa xícara pobre em aroma e sabor (subextração). Agora, caso o moedor seja do tipo "liquidificador", seria uma boa comprar um Hario Mini ou o Skerton que vc mencionou e, enquanto isso, usar o moedor que vc tem p preparar coados. De qualquer forma, é muito melhor ter o moedor que seja do que comprar café já moído.
  10. @Cabral Essa dica do ácido cítrico foi preciosa, obrigado! Tenho um descalcificante Saeco aqui em casa, vou calcular as medidas e fazer esse experimento ainda hoje. O que fiz até então foi deixar a tampa mergulhada algumas horas num café que extraí usando grãos velhos. Acho que isso até mascarou um pouco o cheiro do silicone, mas naquelas.
  11. Comprei a minha Presse (Bobble) há pouco tempo. A tampa vem com um cheiro desagradável, infelizmente. Tenho a impressão de que o cheiro está diminuindo com o uso (talvez seja apenas wishful thinking, vai saber). No mais, estou gostando bastante da Presse.
  12. Comprei a minha pelo Ebay. O frete ficou meio salgado, mas não paguei nenhuma taxa alfandegária.
  13. Salve, Pierre. Não sabia que ela segurava a temperatura por tanto tempo assim.. queimei a língua 2 vezes tentando beber o café direto nela. rs Sobre o filtro, ótima dica! Agora vai ficar bem mais fácil de lavar. Vc usa a Presse +- como uma prensa francesa mesmo (moagem grossa e tempo de extração mais longo)? Fiz alguns experimentos com moagem mais fina e tempo de extração menor, porém nenhum que mereça nota. Inclusive tentei usá-la com um filtro de papel de Aeropress, mas dessa forma não consegui empurrar o êmbolo até o final. Por enquanto, os melhores cafés que tirei foram no esquema da prensa francesa: - moagem grossa (2v + 40 no Bravo Mini) - extração 4 minutos - Além disso, caso interesse: A proporção de pó/água que usei é de 1:15 ou 1:16; temperatura da água: 90-91ºC; fiz turbulência com a pá da Aeropress.
×
×
  • Criar Novo...