Ir para conteúdo

ricardorg

Senior Members
  • Total de itens

    35
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que ricardorg postou

  1. ricardorg

    Bravo Mini

    Salve, pessoal. o Bravo Mini ainda é produzido? Tenho o meu desde 2018 e ele continua sendo o melhor moedor que já usei, inclusive por isso sempre o recomendo a quem me pergunta, mas hoje vi que ele não consta mais no site oficial Bravo. Obrigado a todos
  2. Falando em Melitta, descobri por acaso que eles mudaram ligeiramente o porta-filtros. Agora o furo está maior: (o vermelho é o antigo e o verde é o novo, que comprei nessa última semana): https://ibb.co/Q91GnkJ https://ibb.co/mqN2hWY https://ibb.co/vZt08rQ
  3. O @lucasrodcosta falou tudo. Talvez alguém ache o V60 superior ao Melitta ou vice-versa. Uma coisa é certa: a diferença entre um café extraído no V60 e um no Melittão nunca será tão grande que justifique, por si só, a diferença no preço. Eu curto os dois métodos, mas raramente uso o filtro original no V60 (na maioria das vezes uso o filtro do Melitta dobrado de um jeito a emular um cone).
  4. Salve @Cabral, O acabamento da minha é bem caprichado embora tenha vindo sem caixa (apenas com uma etiqueta que não dizia muita coisa). Vou procurar a etiqueta aqui mas acho que nem cheguei a guardar.. Pode ser que seja falsificada, mas fora a tampa ela é bem feita, vou procurar o tópico onde postei uma foto.. Em tempo, ela é da Bobble e a tampa é daquelas com o design de queimar a boca. Criei esse tópico antes de ver que já existia esse aqui. Dia desses eu fiz um café na Presse, aí servindo rápido numa xícara p evitar o cheiro da tampa não tive problemas.. Vc falou que tem um bom olfato e isso é uma boa saber; eu não tenho um olfato muito apurado então não duvido que uma parte do meu problema seja apenas encanação minha, mas até ter certeza disso.. Ontem chegou aqui em casa a réplica da Cafflano Klassic que eu comprei no AliExpress.. a tampa dela (que simula uma kettle) deixou a água com cheiro de plástico nesse primeiro uso, mas de resto ok até porque não esperava uma réplica perfeita e não pagaria por uma Klassic original só pra usar de vez em nunca, já que em casa preparo um coado do jeito tradicional. Fugindo um pouco do tópico, será que eu consigo tirar o cheiro de plástico dessa "kettle" que eu falei? Pelo que consta ela é de polipropileno. Não tentei fazer o esquema com o descalcificante porque a dica que vc deu era pra silicone, certo? Na dúvida achei melhor perguntar aqui antes de fazer presepada.
  5. @Cabral com o perdão da demora, mais uma vez agradeço a sua ajuda. Olha, tentei reverter a situação deixando a tampa de molho no Cafiza como vc sugeriu, o que fiz tantas vezes quanto a minha neurose obsessiva me obrigou. Depois fiz o esquema com o descalcificante que tenho aqui (também mais de uma vez). Acho que isso deu uma amenizada no cheiro da tampa mas infelizmente ele persiste, o que me fez desanimar com a Presse e optar sempre pela prensa francesa. Por enquanto estou usando a Presse só para guardar o cold brew na geladeira; pelo menos a tampa não causa nenhum inconveniente nesse caso - e assim não deixo o produto encostado. Tenho esperanças de encontrar uma tampa inodora pra Presse no futuro..
  6. Agradeço as informações, Luís. As conclusões desse artigo vieram de avaliações empíricas, isso é de grande valor. Eu não sabia da discussão sobre essas duas variáveis (uniformidade x data da moagem); isso me fez repensar se vale a pena usar o meu moedor de lâmina nos momentos de preguiça. Em breve quero fazer um teste com os moedores que tenho aqui pra ver se aposento o meu Cadence. Atrasado, imaginei que a discussão girava em torno do fato de que a rotação das lâminas esquentava demais o pó (o que não é diferente do que ocorre com os moedores comerciais que tive contato: Mahlkonig EK 43 e VTA 6S, e o Bunn G3, os quais liberam o pó do café decididamente morno ao moer quantidades a partir de 250g).
  7. Salve, @Luis Paulo. Qual a vantagem de comprar o café já moído (além da praticidade)?
  8. Pelo que vc está dizendo, a bebida fica subextraída. Vc pode mexer a infusão com uma colher com o objetivo de garantir uma extração mais eficiente e uniforme. Outra possibilidade seria testar uma moagem ligeiramente menos grossa do que a que vc vem usando, o que seria uma alternativa a bater com o martelo. A casca (película prateada) não é o problema. Faz sentido, e isso vai depender do que vc quer priorizar. Se vc quer um café com moagem uniforme sem usar um moedor, é melhor comprar já moído para o método que vc pretende fazer. Isso vai te ajudar a conseguir tirar ótimos cafés na prensa sem ter surpresas desagradáveis; mas a sua xícara não terá a mesma riqueza aromática (em comparação com o mesmo grão de café, se fosse moído na hora do preparo).
  9. Acompanho o voto do relator @lucasrodcosta e já me desculpo de antemão pelas redundâncias que farei abaixo. A partir das informações que vc trouxe, @rovegabriel, seria legal verificar antes 1) se o problema não está no grão que vc usou; e 2) se não está moendo fino demais (a prensa francesa demanda uma moagem mais grossa, uma vez que a filtragem dela é bem rústica - se é que dá para chamar de filtragem). Além disso, o 3) tempo de extração pode ter influência negativa no resultado do seu café. Existem outras variáveis como a proporção entre água e pó de café, mas esse nao parece ser o problema no seu caso. Quanto ao moedor que vc comprou, suspeito que o mecanismo dele é de mós, o que permite que vc controle o tamanho da moagem dos grãos (os moedores de lâmina são aqueles que parecem mini-liquidificadores, e por isso não permitem o controle da granulometria). Certamente existem moedores de mós que são melhores e entregam uma granulometria mais precisa, mas, pelo que vc contou no seu post, seria prudente dar uma olhada nesses três pontos antes de investir em outro moedor. Sobre o tempo de extração, a prensa francesa geralmente pede 4 minutos de infusão. Obviamente que esse não é um número mágico ou um dogma, é apenas um ponto de partida considerando a moagem que é costumeira p esse método. Caso vc esteja moendo o café muito fino, esses 4 minutos resultarão numa xícara muito amarga (superextração). Inversamente, uma moagem exageradamente grossa resultaria numa xícara pobre em aroma e sabor (subextração). Agora, caso o moedor seja do tipo "liquidificador", seria uma boa comprar um Hario Mini ou o Skerton que vc mencionou e, enquanto isso, usar o moedor que vc tem p preparar coados. De qualquer forma, é muito melhor ter o moedor que seja do que comprar café já moído.
  10. @Cabral Essa dica do ácido cítrico foi preciosa, obrigado! Tenho um descalcificante Saeco aqui em casa, vou calcular as medidas e fazer esse experimento ainda hoje. O que fiz até então foi deixar a tampa mergulhada algumas horas num café que extraí usando grãos velhos. Acho que isso até mascarou um pouco o cheiro do silicone, mas naquelas.
  11. Comprei a minha Presse (Bobble) há pouco tempo. A tampa vem com um cheiro desagradável, infelizmente. Tenho a impressão de que o cheiro está diminuindo com o uso (talvez seja apenas wishful thinking, vai saber). No mais, estou gostando bastante da Presse.
  12. Comprei a minha pelo Ebay. O frete ficou meio salgado, mas não paguei nenhuma taxa alfandegária.
  13. Salve, Pierre. Não sabia que ela segurava a temperatura por tanto tempo assim.. queimei a língua 2 vezes tentando beber o café direto nela. rs Sobre o filtro, ótima dica! Agora vai ficar bem mais fácil de lavar. Vc usa a Presse +- como uma prensa francesa mesmo (moagem grossa e tempo de extração mais longo)? Fiz alguns experimentos com moagem mais fina e tempo de extração menor, porém nenhum que mereça nota. Inclusive tentei usá-la com um filtro de papel de Aeropress, mas dessa forma não consegui empurrar o êmbolo até o final. Por enquanto, os melhores cafés que tirei foram no esquema da prensa francesa: - moagem grossa (2v + 40 no Bravo Mini) - extração 4 minutos - Além disso, caso interesse: A proporção de pó/água que usei é de 1:15 ou 1:16; temperatura da água: 90-91ºC; fiz turbulência com a pá da Aeropress.
  14. Meus caros, este é o primeiro tópico que faço aqui no fórum. Caso esteja na seção errada ("coados e afins"), ou se for inadequada por outro motivo (redundância etc), desde já peço desculpas. Comprei recentemente aquela Presse (antiga Impress), da marca Bobble. Para quem ainda não conhece o equipamento, eu diria, basicamente, que se trata de uma prensa francesa com algumas modificações, dentre as quais o filtro é a principal mudança. Digo principal no que diz respeito ao resultado da extração, uma vez que as demais alterações têm outros objetivos (como tornar o equipamento mais conveniente para viagens). Reparei que muitas pessoas aqui do fórum já comentaram sobre a Presse, mas não vi nenhum tópico específico sobre ela, por isso criei este tópico para trocarmos figurinhas sobre este método (ou mesmo para chegarmos à conclusão de que ela é uma prensa francesa como qualquer outra hehe).
  15. Compartilhando uma extração feita hoje! Máquina: Gaggia Baby Class Filtro duplo Rancilio 40100010 Café Santo Grão Mogiana - torra 5/6/2018 (torra minha! ) 15,2g de pó Moagem 1v + 4 no Bravo Mini (vide o Bravo ao fundo hehe)
  16. @pinheiro.f vc conhece o moinho Hario Mini-Slim? É um dos moinhos manuais "de entrada" mais mencionados quando se busca um equipamento com alguma consistência na granulometria. Não se compara ao Bravo que o @Allexlimaa2 mencionou. Tenho o Bravo e já tive o Hario Mini, realmente a diferença é grande, mas o preço também. Apesar disso, ao passar de um moedor elétrico de lâminas para um de mós (como o Hario) vc já teria um grande salto em qualidade, além de ser capaz de fazer desde moagens mais grossas (prensa francesa) até mais finas (espresso). Ele está na faixa de 200 a 250 pratas, se não me engano. Sugiro que fique de olho nos classificados do fórum, pode aparecer alguém vendendo um usado. Um moinho semelhante ao Hario muito conhecido é o Porlex Mini. Nunca usei um, mas sua estrutura (e o formato/tamanho das mós) é igual ao Hario Mini. Imagino que esteja na mesma faixa de preço. Sobre o moinho Botini, seria legal vc dar seu testemunho aqui no fórum caso vc compre, pois fiquei curioso sobre ele.
  17. Pessoal, passando pra compartilhar uma extração que fiz hoje, na minha Gaggia Baby Class que comprei do @Fogo ruivo
  18. Chegou hoje a minha Pannarello Latte Art! Estou oficialmente sem desculpas para começar a treinar vaporização do leite e latte art.
  19. @JoaoW Realmente cara, fazem sentido essas hipóteses.. Inclusive boa sugestão a sua: esse Bruzi deve ficar legal como espresso, essa vai ser minha próxima tentativa. Além disso, acho que vai ficar bom na AP com um pouco menos de pó. Sobre o descafeinado da Unique, eu tenho a impressão de que, não fosse esse sabor estranho, ele seria sensacional. Inclusive pela torra deles, como vc falou.. Aliás os cafés da Unique que já comprei vieram todos muito bonitos, com a torra bem uniforme (e de acordo com a descrição na embalagem, o que não é respeitado em todo lugar). Vou dar um tempo desse Unique descafeinado, mas só do descafeinado mesmo, os outros que tomei são muito bons (o frutado e o do jacu). Nem fala! Não tá saindo barato esse negócio hehe
  20. Experimentei o Bruzzi descafeinado agorinha e gostei bastante. O @JoaoW disse bem, esse café tem uma acidez bacana. Além disso, não apresenta aquele gosto/aroma estranho do Unique descafeinado. Apesar disso, achei um pouco amargo, acredito que por conta da torra muito escura. Foi apenas a minha primeira preparação com esse café (que chegou hoje pelos Correios), na Aeropress.. Vou preparar de outras formas e em outras proporções pra descobrir onde ele fica melhor.
  21. Pessoal, encontrei este tópico ao procurar informações para a minha Delonghi EC155 (é um modelo semelhante ao EC220) Fiz o teste de vazão para comparar com os resultados que vcs postaram aqui: sem porta filtro, ela liberou 160ml de água em 30s.
  22. Valeu pelas informações, @JoaoW ! Já deixei anotado os próximos descafeinados que vou provar. Como comprei 500g do Unique, vou testá-lo de tudo quanto é jeito, começando pela moka. Por enquanto, só fiz na AP e desde então fiquei meio cabreiro.
×
×
  • Criar Novo...