Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

riozebratubo

Senior Members
  • Content count

    120
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

riozebratubo last won the day on July 22 2017

riozebratubo had the most liked content!

Community Reputation

75 Neutro

About riozebratubo

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Equipamento
    Gene Cafe, Encore, Bravo Mini, Lido, Clever, Kone, Aeropress + Prismo, Prensa, V60, V70, Wave

Recent Profile Visitors

376 profile views
  1. Festival do Café

    Alguém tá sabendo alguma coisa desse evento? Vai ter?
  2. Compra Coletiva - Seleção - Rio de Janeiro RJ

    Já temos um horário?
  3. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Não vale a pena não porque não tem como garantir que chegue perto da data da torra. Sair e comprar um pacotinho de uma cafeteria que vende perto da torra é bem melhor.
  4. Ainda pode mexer nas previsões? Queria trocar de 6kg para 10kg. Se não tudo bem.
  5. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Henrique, isso é um indicador muito forte de que você pode dar saltos de melhoria nas suas bebidas usando grãos melhores. Pede um pacote de grãos de algum lugar que as pessoas tenham te indicado. Testa sem açúcar! Se você precisar de indicações, me diz onde você mora/trabalha no Rio por mensagem que eu te digo onde comprar pacotinhos de grãos melhores.
  6. Correio! #%@&!!!!

    Acabaram de me cobrar o despacho postal de 15 reais numa peça barata com frete barato da china que não foi tributada. Confirmando as suspeitas.
  7. O mesmo grão pode possuir vários sabores ?

    Acho que a palavra gourmet é vazia, não acho que exista um padrão gourmet. Mesmo pra cafés e modos de preparo em afinidade com a terceira onda ainda acho longe de existir um padrão: varia muito conforme quem faz ainda. Concordo com o Luis Paulo. Os grãos não são muito homogêneos e podem dar xícaras com sabores diferentes ou o barista não consegue extrair uniformemente. Isso no espresso quer dizer muitas coisas, mas principalmente consistência. Moagem consistente, dose consistente, tampagem consistente, máquina consistente, volume de água consistente. E depois que as extrações estiverem consistentes começar a pensar em como melhorar.
  8. Correio! #%@&!!!!

    Rastreiem seus objetos que já aparece.
  9. Correio! #%@&!!!!

    Alguém reparou no que os Correios fizeram hoje sem falar pra ninguém? Nenhuma notícia nos jornais, nada. Todas as remessas internacionais pra cá agora vão precisar pagar aquela linda tarifa de Despacho Postal (que aumentou de 12 pra 15 reais). Mesmo as liberadas sem tributação. Dá pra ver aqui no número2: https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes Ou seja. Estão proibindo a gente de comprar coisas baratas de fora do país.
  10. Correio! #%@&!!!!

    Também tava feliz com os tempos de entrega. Mas semana passada dois pacotes meus foram roubados, dias diferentes. Aí aparece roubado no rastreamento e é isso.
  11. Olá, pessoal. Gostaria de participar comprando perto de 6kg. Parabéns pelo excelente trabalho!
  12. Dicas para torrar na pipoqueira

    Oi, Eron. Eu e o Vitor estamos trabalhando há meses em um mod dessa pipoqueira que mais é um torrador baseado na pipoqueira do que um mod. Várias dicas pra te dar. Vou fazer um apanhado geral das que acho que vão contribuir mais. Retire as partes de plástico por causa das altas temperaturas. Não preaqueça pra fazer o charge da torra, quase nenhum torrador de leito fluido precisa realmente de preaquecimento. É mais interessante medir o ar dentro da câmara do que o ar que entra. Instale um dimmer pro ventilador também, além do relé da resistência. Faça os testes iniciais com qualquer grão verde que você encontrar, mesmo super barato. Verifique quanto tempo o seu controlador demora pra chegar na temperatura desejada e se consegue mantê-la. Dá pra fazer o seu próprio controlador com uma arduino, um leitor + termopar K e talvez o mesmo relé: nele você vai ter controle de tudo e ainda pode conectar a algum software de torra aberto. Podemos ajudar se você quiser trilhar esse caminho! E, por fim, teste com bateladas de tamanhos diferentes pra ver se o tipo de resultado é o que você espera.
  13. [V60] Técnica 4:6 Tetsu Kasuya

    Caramba. 35 dólares e parece que só tem de cerâmica. Justo agora no dólar de quatro reais.
  14. Clever Coffee Dripper

    Kell, o filtro 103 cabe sim, mas não fica muito certinho. O ideal é o filtro "para cafeteira" número 4. Tenta comprar online se for possível! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1033794394-filtro-de-papel-para-cafe-n4-com-30-unidades-melitta-_JM
  15. "Não gosto mais" de espresso

    Acho que essa questão das contas tem que passar também, nas máquinas de espresso domésticas, pelos filtros de água e pelo cafisa que são itens de reposição regular, além dos desperdícios de café pra regular a máquina a cada uso. Fora o fato de que pra usar a máquina em casa a gente de cara já precisa de um moedor bem melhor do que um que daria um bom resultado num coado. Fora que o hario atualmente é o fim do caminho no filtrado (a não ser que você seja louco num bom sentido), enquanto a máquina de espresso doméstica de 3000 reais está bem longe de ser o fim do caminho se você for melhorando em técnica. Concordo com o Bruno sobre o fato de que quase que a totalidade dos espressos tomados na rua, mesmo em cafeterias de terceira onda, são bem ruins. É raro chegar numa cafeteria que regulou o moedor há pouco tempo e provou o que saía da máquina. E quando você questiona isso o resultado é de entristecer. Técnica é importante, mas você tem noção de como é operar uma cafeteria? Ótimo argumento. Mas eu entrei pra tomar um café, não numa escola de abrir cafeteria. Os coados costumam ser melhores pelo simples fato de que não dão resultados desastrosos tão facilmente.
×