Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

riozebratubo

Senior Members
  • Content count

    156
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

riozebratubo last won the day on March 5

riozebratubo had the most liked content!

Community Reputation

103 Bom

About riozebratubo

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Equipamento
    Gene Cafe, Encore, Bravo Mini, Lido, Clever, Kone, Aeropress + Prismo, Prensa, V60, V70, Wave

Recent Profile Visitors

633 profile views
  1. Cafeteira Aram - O projeto

    Obrigado, Burny!
  2. Cafeteira Aram - O projeto

    Alguém já comprou um filtro de competição pra aram? Poderia me dizer qual o modelo exato? Obrigado!
  3. Filmes sobre café

    Oi, pessoal. Atualizei a página de filmes sobre café da cafepedia. Qualquer contribuição aqui ou lá será bem-vinda. Lá é só clicar em Editar e adicionar o filme. Encontrei links para os que estavam faltando e coloquei o The Aeropress Movie. https://www.cafepedia.com.br/wiki/Lista_de_Filmes_Sobre_Café (Dei uma olhada e não encontrei tópico parecido aqui.)
  4. Aeropress Movie

    Ficou pronto! Tem lá pra alugar ou comprar.
  5. Moedor bem barato

    Alguém comentou no vídeo dele que agora existem moedores chineses com mós de metal e pouca folga na faixa de 50-100 dólares, ou 200-400 reais. Como os moedores de plástico e cerâmica aqui ficam muito perto desse preço em lojas, talvez seja um outro experimento muito bom de fazer, descobrir o quão melhores eles são.
  6. Moedor bem barato

    Também acho que é um conteúdo muito bom. Não fiz esse comentário porque achei que não ia ser construtivo, já que ele provavelmente não iria querer refazer o experimento. Mas pra gente aqui no brasil, se a gente pudesse ter uma ideia de como os genéricos e os outros que inundam o mercado de baixo custo se comportam ia ser ótimo.
  7. Moedor bem barato

    Agora sobre o vídeo... Se era pra fazer esse review, ainda mais com orçamento quase ilimitado, ele perdeu uma ótima oportunidade de ser mais completista. Faltaram os zassenhaus, bisetti, crushgrind, um genérico qualquer do porlex, um genérico do hario, o próprio skerton, um de gavetinha de madeira... E eu certamente outros que eu não conheço.
  8. Moedor bem barato

    O Porlex tem um pouco menos de folga no eixo da mó interna e no assentamento da mó externa. Particularmente acho as mós dele melhores que as do Hario Slim: elas cortam mais e amassam menos. Concordo com o Hoffman em que ele dá resultados melhores que o Slim. Existem mods pra melhorar o Porlex também, em especial uma que é usar uma porca autotravante no lugar da borboleta de baixo, o que faz ele ficar com o ajuste contínuo em vez de com passos.
  9. O maior salário inicial que eu tive notícia foi em São Paulo, em uma única cafeteria (praquele tamanho de cidade): 1450. Alguém viu um maior?
  10. Oi, pessoal. Eu venho fazendo pesquisas informais nos últimos anos nas cafeterias do Rio e São Paulo, sempre que posso conversando com baristas e donos dos estabelecimentos, e cheguei à conclusão de que o salário de barista iniciante fica na média muito perto de 1000 reais, tanto nas cafeterias comuns quanto nas que se dedicam ao café especial ou se rotulam como de terceira onda. Isso já considerando que o salário negociado é diferente do que a pessoa vai receber por causa de impostos e descontos, por isso a média cai um pouquinho. E isso sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha. Como essas pessoas estão vivendo com 1000 reais? Nas zonas mais periféricas aqui do Rio um aluguel não sai por menos de 1000 reais, só o aluguel. Sem contas. Em São Paulo, pra ser menos de 1000 reais você tem que morar realmente afastado, e o deslocamento vai consumir mais de 4h do seu dia fácil. Aí hoje eu me deparei com essa matéria da BBC (que vale a leitura por si só): https://www.bbc.com/portuguese/brasil-38257945, cujo título é 'Você compra remédio ou comida': as escolhas das famílias que vivem com um salário mínimo em SP. Pausa pra quem for dar uma olhada na matéria. Claro que a matéria é sobre pessoas que sustentam famílias, mas me deixou mais angustiado ainda ver que simplesmente não dá pra viver com esse dinheiro. Ou você mora ou você come ou você cuida da saúde. Dois não dá. Se divertir, então, é um luxo. Então vários questionamentos. Como os donos de cafeterias ficam em paz com as próprias consciências com esses salários, sabendo que estão deixando pessoas na pobreza? Como o mercado de cafés especiais (que ao menos a gente imagina que trabalhe com margens levemente maiores dado os preços da matéria-prima) mantém seus profissionais que são tão importantes na cadeia do café com esses salários? Quem são as pessoas que podem trabalhar por esses salários? Eu sei que abrir uma cafeteria é uma coisa longe de ser trivial. Sei que é um negócio muito difícil, que as margens são pequenas, que as dificuldades são incontáveis. Mas meu foco nesse tópico não é essa área da discussão, porque acredito que dela não sai nenhum argumento relevante para esse outro lado que são pessoas em situação de pobreza quando os donos de negócio não estão. Faltam elementos nessa minha análise, não tenho dúvida. Por isso queria começar essa discussão. Certamente muitos vão ter o que acrescentar aqui. Contribuições serão bem-vindas!
  11. Competições e eventos

    Tenho feito uma sondagem informal e acho que os salários estão mais próximos de 1000 do que de 1500 aqui no Rio, o que torna exercer essa profissão um infortúnio.
  12. "Café" de milho ?

    Vamos fazer um cupping desse milho!
  13. Review de novo moedor para coados da Wilfa: Uniform

    Também acho que ele se empolgou e deu a entender que é um moedor melhor do que é. Dizer que preenche uma lacuna de mercado quando o Vario já preenche bem e ainda serve pra espresso. Também esqueceu de olhar a taxa de conversão atual, 350 libras são 450 dólares, bem pertinho do Vario. Outra coisa que ele passa ao largo é que dificilmente esse moedor vai pro mercado americano.
  14. CAFÉ VERDE - Compra coletiva ( Piatã BA )

    Essa quantidade de película é meio característica desse tipo de perfil (e do torrador de leito fluido) que eu tou tentando pra ele. Não acho que interfere no sabor na xícara de forma sensível não.
  15. CAFÉ VERDE - Compra coletiva ( Piatã BA )

    Acabo de fazer mais dois testes de perfil. Ainda longe do ideal, acho. Mas ele sai delicioso em todos os testes, então fica difícil.
×