Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

riozebratubo

Senior Members
  • Content count

    61
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

riozebratubo last won the day on July 22 2017

riozebratubo had the most liked content!

Community Reputation

51 Neutro

About riozebratubo

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Equipamento
    Gene Cafe, Encore, Bravo Mini, Lido, Clever, Kone, Aeropress + Prismo, Prensa, V60, V70, Wave

Recent Profile Visitors

143 profile views
  1. Filtros Metálicos para AeroPress

    Alguém por acaso tem um Kaffeology S Filter e sabe se ele é equivalente às cópias dele, se a malha é melhor, mais fina? Tem um zilhão de cópias dele em sites chineses e mesmo na amazon.
  2. Aeropress

    Experimenta gelar imediatamente (extrair sobre uma xícara com gelo, usando menos água para equilibrar a quantidade de gelo ou extrair normalmente e logo em seguida colocar a xícara em um banho de gelo e mexer o café por uns minutos até ele gelar). Se o amargor persistir, é porque ele tá saindo amargo e a temperatura não tá deixando você perceber.
  3. Indicação de moedor manual

    Ah! Nem todos os discos de estabilização (que às vezes chamam de upgrade) são feitos com muito cuidado. Em alguns não existe o menor compromisso com o tamanho exato do furo para o eixo.
  4. Indicação de moedor manual

    Pra mim a folga do Skerton é bem maior, porque o eixo faz um movimento de pêndulo, só é preso em um ponto muito em cima. Existe um disco de metal (fácil de achar, vendido por terceiros) que você mesmo pode instalar que dá um segundo ponto de apoio, mas a folga ainda é muito grande e muito maior que a do Slim (que eu chamei de mini). A Hario argumenta que a folga de pêndulo do Skerton é regulada pelo café sendo moído, que vai estabilizar a mó. Dá uma olhada na mó interna vendo por baixo durante uma moagem e vê se esse argumento faz sentido.
  5. Ano passado, um dos baristas do Café Secreto aqui no Rio postou no facebook alguns links pra quem quisesse se aprofundar nas temáticas de fazer café, e dentre esses links tinha esse: http://www.scaa.org/PDF/CoffeeBrewing-WettingHydrolysisExtractionRevisited.pdf Que é uma leitura muito fluida e muito interessante sobre extração de café. Tem uma parte específica que fala brevemente (não fala, na verdade) do efeito isolado do tempo na extração de substâncias específicas - página 6 do pdf, logo em cima, Time. Ele cita um artigo de 1959 (Extraction rates for selected components in coffee brew) onde os autores fazem algumas experiências a 93 graus, 82 graus e temperaturas menores com todo o resto fixo e isolam a extração de cafeína. Lendo o artigo, parece pra mim que quase toda a extração de cafeína que seria possível extrair em 10 minutos acontece nos primeiros 2 minutos para temperaturas acima de 83 graus. Alguém sabe se esse artigo ainda é referência? Existem artigos mais recentes?
  6. Não consigo acertar a mão no V60

    Definitivamente não em termos absolutos, mas em relativos eu não conheço nada melhor. Peneiras de laboratório são caríssimas, um jogo com 15 sai por muito, muito mais de 170 dólares. E em termos absolutos, em reais, o kit com 6 por 90 dólares daria algo como 315 reais em câmbio aproximado de hoje. Não acho que a gente consiga 6 peneiras tão precisas por menos de 315 reais por aqui. Um link pra você cair pra trás. Olha o preço de uma única peneira de 0,044mm, compara com a kruve: https://www.coleparmer.com/p/cole-parmer-testing-sieves-stainless-steel-frame-stainless-steel-wire/2885
  7. Não consigo acertar a mão no V60

    Uma peneira precisa e barata é a a kruve (https://www.kruveinc.com/), mas dá uma olhada nos posts do Lisboa sobre peneiragem porque a forma de agitar a peneira faz toda a diferença na consistência, e com isso toda a diferença sobre se o seu resultado faz as coisas serem comparáveis ou não.
  8. Indicação de moedor manual

    O hario mini é bem melhor que o skerton. Eu iria nele, e faria como disseram aqui em cima, moeria metade de cada vez.
  9. Como armazenar o grão torrado?

    Fui procurar uma foto e simplesmente não existe esse produto nos sites deles na internet. Nem muito no google. Tem que ir ao supermercado mesmo pra achar. Pra deixar mais claro. Não é nenhum desses: É esse aqui escrito Finlandek e com a bombinha acoplada verde:
  10. Como armazenar o grão torrado?

    Os supermercados Pão de Açúcar e o Extra têm uns potes de vácuo bem bons dessa marca Finlandek. Tem vários tamanhos, e a bombinha de vácuo funciona mesmo. Veda bem. Tem que refazer o vácuo de tempos em tempos, mas acho que desse mal todos sofrem. O único porém com eles é que o corpo do pote é transparente, podia ser opaco. Mas eu não acho que a transparência vai afetar a armazenagem de forma sensível não.
  11. Correio! #%@&!!!!

    Acabo de receber um EMS entregue em... Quatro meses. Um serviço de entrega de uma semana. EDIT: Dois dias de aduana só.
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    O bônus sem o ônus é ótimo. Claro que tem que ser o bônus sem o ônus nesse caso.
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    É, eu queria evitar isso de sair da fila. Mas dá vontade quando isso acontece.
  14. Cafeteira Aram - O projeto

    Eu tenho um pedido de Aram beeeeeem longe nessa fila deles. Não acreditei quando vi o preço agora. É menos do que eu paguei! Mandei um email pedindo equiparação de preço. Ninguém merece arcar com a espera de mais de um ano e ainda pagar mais caro do que quem pediu dois meses antes. Não responderam ainda.
  15. Minha extração (fracassada)

    Carlos Eduardo: eu sei que não tem nada a ver, mas vendo esse fazenda Valentim lembrei da fazenda Venturim. Eles tinham um estande grande na SIC e cultivam só robusta. Levaram três cafés deles, um super fermentado. E olha. Tava bom! Tavam distribuindo pequenas amostras, trouxe duas. As duas deram boas bebidas na xícara em coado e aeropress.
×