Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

cankblunt

Senior Members
  • Content count

    83
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

23 Neutro

About cankblunt

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro
  • Equipamento
    Breville BES840, Encore, AeroPress, Hario V60, Clever, Moka Bialetti, Canadiano, Kyocera CM-50
  1. Baratza Encore

    Ih, fui falar bem do bichinho... Estou com algum problema no Encore. Moí algumas doses para espresso e vinha dando certo. Não cheguei a fazer a regulagem interna e, para o grão que estou (Espresso 22 da Isso É Café com 5 dias de torra), estou usando o ajuste 5 ou 6. Entretanto, tive problemas duas vezes quando moí outros grãos (beeem velhinhos) pra fazer uns filtrados, e depois voltei a regulagem para espresso. Nas duas vezes, após moer os grãos mais velhos, para filtrado, retirei o recipiente de cima, a borracha e a mó superior, virei de cabeça pra baixo, soprei, dei uma limpada razoável. Na primeira vez, quando voltei à moagem pra espresso, deu certo. Na segunda não. Coloquei a ajuste no 5, coloquei os grãos novos no moedor e liguei. Mas a moagem tem ficado muito irregular e grossa, quase que para prensa. Mais grossa até do que o que eu usei para os filtrados. O que pode estar acontecendo? Será que algum grão antigo e mais duro entrou por baixo ou ao lado da mó inferior e está prejudicando o acerto das engrenagens? Pensei em tirar a rosca da mó inferior e retirá-la, mas nunca o fiz, não sei se é tranquilo remontar depois. Como posso resolver isso?
  2. Tamper dinanometrico Bravo

    Isso, isso.. na verdade 54 seria a dimensão total do porta-filtro. Bem notado
  3. Tamper dinanometrico Bravo

    Muito bonitos, Gil! Parabéns! Tem tamper de 54mm para Breville Express BES840?
  4. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Comprei hoje (na verdade, ontem) a Breville Express do @felipejack!
  5. Baratza Encore

    Bruno, eu acabei de comprar uma Tramontina Breville Express. Foram uns seis espressos e dois capuccinos desde então e, apesar de ainda estar regulando para chegar ao acerto ideal, estou muito satisfeito. Como o Luw falou mais pra cima, o Encore tem uma retenção grande, principalmente quando moendo fino, mas ele dá conta. Boa sorte!
  6. Cafeterias em Juiz de Fora (JF)

    Então, mas Assunta é uma pizzaria, obviamente o espresso não seria muito melhor do que aquilo que as pessoas em geral acham que é um bom café: um nespresso. Já a Relicário se autodenomina brigaderia e café. É diferente. Eles têm pelo menos um barista lá, vê-se que querem oferecer café de qualidade, querem abraçar o público coffee lover. Além disso, o ristretto está no cardápio deles, não cheguei pedindo pra reinventarem a roda. E falharam no básico do que (eles próprios) se propõem. Eu só voltei lá pra ver se minha experiência anterior lá tinha sido singular, ou se algo havia melhorado.
  7. Que papo de maluco... E morango sem açúcar pode ser ácido, mas amargo? Você tenta limpar um pouco o agrotóxico antes de comer? Uma solução com bicarbonato de sódio pode ajudar. Mas tem que enxaguar depois, anyway...
  8. Cafeterias em Juiz de Fora (JF)

    Atualizando. Ontem fui à Bela Padoca e pedi dois curtos (estava acompanhado). O garçom ainda confirmou: "Dois curtos". Vieram dois longos. O café eu conheço, dava pra ter tomado um café legal, mas não foi o que pedi. Mais tarde fui à Relicário. Perguntei sobre os cafés que estavam no espresso e, como de costume, o garçom começou a falar sobre os três blends que estavam servindo no dia. Como de costume, também, fez uma pequena confusão entre eles. Escolhi um grão e pedi um ristretto. Ele teve o cuidado de confirmar comigo se era mesmo o que eu queria: "é apenas um dedinho". Ok, confirmado e um barista foi tirar. Teve problemas e falou com o barista chefe que sugeriu tirar no bico duplo. Tirou, me serviu uma água com gás e um ristretto "só na quantidade". O café estava ralo, com um buraco na crema, sem acidez e desequilibrado. Como eu não tava a fim de entrar em discussões, ou simplesmente não era meu dia pra tomar um espresso, agradeci, paguei e vazei. A impressão que tenho é: não importa onde vá, ou as pessoas que lidam com o café comercialmente na cidade não têm treinamento adequado para extrair a bebida (e os donos não se importam ou tem ainda menos conhecimento), ou simplesmente não têm noção da complexidade ou do valor que o café pode ter para os clientes, salvo raras exceções. A Relicário é uma brigaderia. Parece que querem oferecer cafés de qualidade lá, mas sinto que tentaram abraçar o mundo: são muitos tipos de cafés, métodos coados, clube de café próprio, muitos atendentes com diferentes níveis de conhecimento, várias pessoas fazendo uma única xícara café. Os donos parecem entender que café é um mundo à parte, mas não cuidaram do básico antes de abrir o leque. Ainda há espaço.
  9. Retirada em mãos onde? Pode explicar melhor qual é o problema com o painel que não ascende? É 110 ou 220v? Grato.
  10. Cafeterias em Juiz de Fora (JF)

    Po, cheguei ontem à noite. Tomei agorinha um Aeropress com um café que eu mesmo torrei, mas um espresso e umas ideias trocadas são sempre bem-vindos. Quando voltar avise, pode ser que eu também esteja por aqui. Abraço!
  11. Fresh roast SR 700

    @Rafael Wagner, pela sua experiência com esse transformador, você acha que ele também dá conta de uma Tramontina Breville Express 110v, convertendo para rede 220v? Vi algumas pessoas falando que a máquina pode não ter um funcionamento adequado em alguns locais por conta da oscilação da energia elétrica aqui no Brasil. O Cabral disse que conseguiu resolver boa parte dos problemas instalando um estabilizador potente. Você acha que o transformador pode interferir na qualidade do funcionamento da máquina? Será que seria possível combinar um estabilizador e um transformador com eficácia? Ou talvez seja melhor puxar uma tomada 110v (ou duas, já que meu moinho também é 110). Mas esse assunto pode dar um novo tópico...
  12. Cafeterias em Juiz de Fora (JF)

    Alguém está para um café hoje em JF? Tô na área!
  13. @Cabral, a nacional não precisa de um estabilizador como esse? Sabe me dizer se o funcionamento da BES840 110v será também adequado usando com um transformador para 220v? Valeu!
  14. Baratza Encore

    @LUW, a despeito da retenção, o Encore atinge a granulometria pra espresso na 1ª posição interna do parafuso?
  15. Mandei MP @felipejack
×