Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

cankblunt

Members
  • Content count

    5
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

4 Neutro

About cankblunt

  • Rank
    Novato

Profile Information

  • Equipamento
    Hario Skerton, AeroPress, V60, Moka Bialetti
  1. Hario V60

    Na verdade fui aumentando a espessura da moagem, foi ficando mais grossa, para que a água passasse em até 3 min. Quanto à granulometria, variação no próprio grão, para a mesma moagem. Muitos finos, muitos grossos, muitos médios, ou seja... praticamente sem padrão quanto mais grossa a moagem. Até que com um ajuste para mais fino, fica mais uniforme. Ajustei um pouco para mais fino, extraí em quase 4 min e ficou bacana. Quanto ao passo pro próximo moedor, já me conscientizei disso... mas não é o momento ainda. Abraços!
  2. Hario V60

    Interessante. Como meu moinho é um Hario Skerton, não muito preciso especialmente para moagem média pra cima, há muita variação na granulometria da minha moagem. Fiquei tentando não deixar o café passar de 3 min de extração e fui aumentando, pensando que poderia ser sobre-extração. Sob esse ponto de vista, talvez tenha ficado muito grossa e, ao contrário, subextraído. Farei novos testes. Com a extração longa você usa temperatura da água mais baixa, Lisboa? Ou mantém acima de 90º?
  3. Hario V60

    Tenho boa tolerância a amargor e até o aprecio (em IPAs, não no café). No caso, me referi a um leve amargor no retrogosto, que não se repetiu quando cortei a extração, mantidas as demais variáveis.
  4. Hario V60

    Você tem razão, Lisboa. A última parte da extração é bem rala e adocicada mesmo, não faz sentido ela levar amargor pra xícara.
  5. Hario V60

    Boa tarde! Meu primeiro post aqui, mas já vinha acompanhando o fórum, especialmente este tópico, que li inteiro e me ajudou bastante. Tenho o V60 há uns dois meses apenas, então estou começando. Tenho uma dúvida que não foi abordada no tópico, pelo menos não sob essa perspectiva: recentemente um barista me falou que era preciso cortar a extração antes do final para evitar o amargor. Isso independente do tempo de extração. Ou seja, sob essa perspectiva, independente do tempo de extração que tivesse, quando chegasse próximo ao volume desejado seria adequado cortar a extração, ao invés de deixar o café escoar todo, "secar o filtro", para evitar que fossem extraídos componentes amargos para a xícara. Isso realmente se verifica? Digamos que tenha apenas 2:30 min de extração, mas a água já esteja próximo do fim no PF, o melhor seria parar a extração. Levanto essa questão porque com um café de torra italiana que tenho aqui, isso realmente ajudou a não amargar o café, mantidas todas as demais condições, inclusive o tempo final. Isso seria uma regra? Obrigado!
×