Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

cankblunt

Senior Members
  • Content count

    49
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by cankblunt

  1. Cafeterias no RJ

    Bem lembrado! Tô querendo ir lá faz um tempo, mas ainda não consegui acertar com o horário deles. E se não me engano eles tão fazendo uma pequena obra lá, ainda estão fechados.
  2. Não consigo acertar a mão no V60

    Tenho medo de peneirar. Pode dar certo. Tudo que comecei e afetou bem o sabor foi incorporado à rotina e às tralhas. Mas sempre quis saber isso aí, o que fazer com "as perdas"? Não vou jogar fora 30% de um bom café só porque passou por uma peneira.
  3. Indicação de moedor manual

    Não sei se o sistema do Mini é igual, mas o Skerton/Kyocera CM-50 é até bom pra moagens (bem) finas. O problema surge quando se quer uma um pouco (bem pouco mesmo) mais grossa.
  4. Como armazenar o grão torrado?

    Cara, eu deixei lá no congelador mesmo e só abro pra tirar a dose necessária. Aceitei que tenho um café com menos de 24h de torra, mas tá melhor do que o que descongelei (se bem que o grão não é o mesmo). Os seus devem ter quase uma semana desde a torra até quando congelou, não?
  5. Indicação de moedor manual

    No mini? Porque no Skerton/CM-50 tem até uma mod pra estabilizar a mó inferior.
  6. Indicação de moedor manual

    Por acaso o Hario Mini também tem aquela folga que o Skerton tem ao moer de médio pra cima que gera inconsistência?
  7. Clever Coffee Dripper

    Parece que a galera não é muito entusiasta do Clever... só duas paginazinhas de comentários, nada de receitas mirabolantes... Para alguns grãos o café nele fica muito bom.
  8. Cafeterias no RJ

    Os cafés que eles vendem lá são torrados por eles mesmos?
  9. CDC RIO - Reunião

    Tirando as pingas...
  10. L-Teanina e Nootropicos

    ??? Só consumo cafeína porque tem no café...
  11. Cafeterias no RJ

    Rapaz, onde é que você toma esse Affogato aí em JF?
  12. CDC RIO - Reunião

    Galera, se rolar eu quero ir. Mineiro nato, erradicado há pouco no Rio... perto de vocês sou novato, mas prometo ficar de boca fechada. Exceto pra beber café e pra umas poucas palavras. Posso? Diz que sim, vai!
  13. Como armazenar o grão torrado?

    Bom resumo, @sergio.m!
  14. Vai no primeiro minuto pra xícara, @Lisboa Santos? E aquela parada de quanto mais água passada pelo pó mais cafeína?
  15. Como armazenar o grão torrado?

    Eu li todo o tópico, @EduardoAlemao. O grande lance aqui é que congelei com menos de 24h da torra. Assim, a dúvida é: é possível que o grão desenvolva seu sabor e aroma por mais uns dias (nesse caso como, sem condensar os grãos) ou é melhor usá-los congelados mesmo com torra "congelada" em 24h (dessa forma não desenvolveria, mas evitaria o risco de perder qualidade).
  16. Como armazenar o grão torrado?

    Pois é, mas as embalagens não têm válvula. São do Café Expresso Brasil, que não estoca café torrado. Os pacotes estão um pouco inchados no freezer, mas não muito. Se eu descongelar sem abrir não vai entrar mais oxigênio nos pacotes, mas de qualquer forma tem CO2 lá. Esse CO2 também pode condensar? Seria melhor abrir e retirar o máximo de ar possível?
  17. Como armazenar o grão torrado?

    Não sou muito afeto à geladeira, acho que pode acabar pegando gosto. É, deve durar uma semana mesmo. Mas nesse esquema de descer pra gela, provavelmente também não vai desenvolver "dias pós-torra", imaginando que parei o café no primeiro dia da torra. Tem uma galera aqui que retira direto do congelador pro moinho, mas nesse caso também terei sempre um café com 1 dia de torra. Será que descer pra gela, depois ambiente pode dar certo? Minha ideia era que o café ainda pudesse se desenvolver uns dias, mas como a m já foi feita ao congelar no primeiro dia... Se o risco de condensar e estragar o sabor e o aroma for maior que a possibilidade de desenvolver o café ele vai ficar congelado mesmo.
  18. Cafeterias no RJ

    Voltando ao Rio, hoje conheci a Grave, que fica na Rua Prof. Alfredo Gomes, em Botafogo. É próxima à Rua Bambina. Passei lá depois do trabalho rapidamente pra conhecer e tomei um espresso. Em pouco mais de dois meses morando no Rio, foi o melhor espresso que tomei. Estavam usando um Catuaí Vermelho de Piatã, BA, torrado pela 4 Beans. O espresso tinha uma crema linda, bem formada, e de acidez pronunciada porém equilibrada e um aroma adocicado bem interessante. Lá também fazem V60 e AeroPress. O café fica anexo a um estúdio de ensaios e gravação. Gostei de lugar e do café e voltarei lá com certeza.
  19. Como armazenar o grão torrado?

    Rapaz, e num é que eu caí na besteira de congelar uns grãos no mesmo dia da torra? E qual o problema agora? A questão é: se eu tirar ele do congelador pra temperatura ambiente (like a hell, no Rio) corre o risco de ele ser afetado pela condensação. Entretanto, se eu não descongelá-lo e for retirando apenas porções unitárias, na hora do preparo, terei sempre um café "com 1 dia de torra", talvez antes do que seria adequado para as extrações. Maaaas, considerando que o uso será sempre pra filtrados, o que vocês acham que seria melhor? Vou replicar a solução que for encontrada aqui, pois fiz isso com 3 pacotinhos de 250g. Estão todos congelados desde o dia da torra.
  20. Kyocera CM50 R$79,00 em Botafogo

    Opa, resgatando tópicos-defuntos Mas onde se acha esse mod pro CM-50 pra comprar?
  21. Hoje tô com dois abertos, variando conforme a vontade do momento. Um Rena Café, que é um blend de Catuaís V e A e Mundo Novo, cereja descascado de torra média. Das Matas de Minas a 800m. E um Expresso Brasil que peguei na quarta-feira com o Alexandre e que foi torrado no mesmo dia. É um Lavado do Sul de Minas, torra média-escura. Como tem só três dias da torra o café tá bem vivo ainda. Também peguei outros três cafés com ele, mas estão guardados e falo deles quando abrir.
  22. Baratza Encore

    Ae! Chegou o meu Encore! Agora vou deixar o Skerton e suas 200rpm (manuais) somente pra viagens. Fiquei surpreso de ver que ele vem com um guia em várias línguas, inclusive em “brasileiro”, mesmo comprado nos EUA. Gostei desse cuidado com o consumidor. Vem também com um guia de regulagen da granulometria para alguns métodos tradicionais. Deu dó, mas seguindo a recomendação da Baratza, moí uma xícara de café pra descarte antes da primeira moagem pra extração. Fiz uma moagem no 20 e o primeiro café moído nele foi para um Clever. Gostei do resultado. A diferença de consistência é notável de cara. Aos poucos vou ajustando e me adaptando também. Parece ser um belo upgrade pra mim.
  23. Não consigo acertar a mão no V60

    Isso leva ao que questionei no tópico do V60 algum tempo atrás. Que se deveria "cortar" a extração antes do fim. O @Lisboa Santos não concordou muito com isso, na época. Confesso que não fiz um teste parecido com esse. Então não sei se amarga no final da extração (independente do tempo), ou nos minutos finais, ou não amarga por causa disso.
  24. Livros Recomendados e como comprar...

    Não consigo achar o Guia do Barista pra comprar... Parece que está (ou esteve) na sua 4ª edição, mas não achei na net ou em livrarias do Rio. Vi na Estante Virtual por mais de $200 edição antiga, ai não dá. Alguém sabe onde?
  25. Po... perdi essa! Só agora vi o tópico. Essa compra costuma rolar de quanto em quanto tempo?
×