Wellpires

Senior Members
  • Content count

    11
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1 Neutro

About Wellpires

  • Rank
    Iniciado
  • Birthday 12/26/1972

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro, Brasil
  • Equipamento
    Pour Over Kit V60; Moedor Cadence Di Grano
  1. Show de bola, @Jefferson Peres. Assim que der vou dar um pulo lá na Paradiso. Infelizmente tô tendo que dar uma maneirada no café pois estava me dando taquicardia toda vez que tomava, embora eu nem estivesse tomando tanto.
  2. Valeu pela dica, @Álvaro Ford! Comprei uma na semana passada. Agora é só aguardar.
  3. Valeu, @Freedom Force e @TAMORIM! Hoje resolvi comprar a balança. Ajudou bastante. Depois assisti um vídeo em que o cara explicava que quanto mais fina for a moagem, mais difícil e lento o café irá passar. Na minha cabeça era o contrário, mas faz todo o sentido. Hoje fiz meu segundo café, busquei uma moagem ligeiramente mais grossa que a primeira e achei que o resultado geral foi bem melhor. @TAMORIM, moro no Maracanã e trabalho no Centro. Como mencionei, comprei o meu primeiro café no Curto Café, no Centro mas a ideia é ir experimentando outros. Desses lugares que mencionou, qual você indicaria mais? Obrigado pela explicação dos termos.
  4. Galera, gostaria de compartilhar minha primeira experiência fazendo café especial em casa. Tudo absolutamente novo pra mim. Como já mencionei no início dessa postagem, sou totalmente novato nessa arte. Eis os detalhes: Método: Coado na Hario V60 Moagem: Moedor Cadence Di Grano Proporção: 1/10 Café: Curto Café Especial - Torra Média - Amendoado Bem, no geral gostei do resultado e da experiência de preparar meu próprio café. Tive basicamente duas dificuldades. Primeiro, calcular as medidas pois ainda não possuo balança. E segundo, avaliar se a moagem que fiz estava correta. A pretendida era média fina. Assisti uns 50 vídeos dessa técnica no youtube e pra mim ficou a impressão de que o café, principalmente no início, teve um fluxo bem lento comparado aos que assisti. Será que foi por conta da moagem? Eu gosto de café bem quente e talvez pela falta de experiência e de não ter deixado a água ferver, no final o café ficou pouco quente. Por favor, opinem. E me perdoem se coloquei termos errados ou esqueci de mencionar algo. Que seja o primeiro de muitos! E que os próximos sejam ainda melhores.
  5. Galera que comprou essa chaleira similar à Hario V60, realmente recomendam mesmo sendo similar? Como tem sido a experiência de vocês durante este tempo?
  6. Valeu pelas dicas, @Rodolfo M! Vou acessar esses links. Tenho procurado assistir os vídeos sobre a V60 no youtube. Bem, com o material chegando, falta só escolher um bom café. Minha ideia é visitar o Curto Café no Centro do Rio e pegar umas dicas lá também. Só me diga uma coisa: o que é BR que vocês citam aí? Leigo. rs
  7. Valeu, Jefferson e o restante do grupo. Acabei de adquirir um kit Hario V60 e um coador. Deve chegar na semana que vem e aí vou dar uma olhada nos lugares que vendem café. Vou visitar o tópico, @Jefferson Peres.
  8. Valeu, riozebratubo! Bem em breve comprarei um moedor e então darei um pulo lá no Curto Café pra dar uma olhada nos cafés. Valeu pela dica!
  9. Obrigado, Seu Zé! Penso que pra um iniciante não precisa partir de cara pro melhor método. Acho que isso pode ser gradativo, na medida que eu conheça mais e queira investir nisso. Vou pesquisar as lojas online mas se alguém puder sugerir lojas físicas no Rio, será de grande valia.
  10. Hahaha. Imaginei que fosse pecado mesmo. rs. Mas tem uma forma simples e prática de se fazer um expresso caseiro. Tem algum link de vídeo ensinando?
  11. Fala, galera! Sou novo no grupo e mais novato ainda quando o assunto é café. Passei a apreciá-lo há pouco tempo e desejo conhecer um pouco mais dessa bebida. Pra começar, estou comprando um moedor simples e a ideia por enquanto é preparar da forma simples mesmo, com coador de pano. Pra terem ideia de como sou bem iniciante, eu poderia dizer que o café que mais gosto é o Melitta mas quero subir um pouco de categoria e ver o que tem de bom por aí. Então, quais seriam as boas opções de café em grão que eu possa comprar no mercado mesmo? Moro no Rio de Janeiro. Abraço a todos!