Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Flaze

Senior Members
  • Content count

    17
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

6 Neutro

About Flaze

  • Rank
    Iniciado
  • Birthday 07/27/1987

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Salvador - Ba, S13.006401, W38.523748
  • Equipamento
    Bravo Debut, Aguardando a Aram, Hario V60, Chemex, Clever...
  1. Não tenho a máquina em questão desse tópico. Mas colaborando com a minha experiência com filtro pressurizado e despressurizado: tenho uma Oster que veio somente com filtro pressurizado. Posteriormente comprei um filtro despressurizado e, meu Deus, a diferença de sabor é muuuiiito grande. O despressurizado quando bem feito sai um café muito mais encorpado e com grande destaque nos aromas característicos do grão em uso. No pressurizado é um café "morto", sem vida, pobre de aroma, parecendo um café subextraído. Quando pega a manhã, é difícil errar no café com o filtro despressurizado.
  2. Bravo Debut - o seu moedor manual

    E aí gente? Como estão os proprietários do Bravo Debut? Estou com o meu desde agosto (ou setembro, não me lembro) e desde então só alegrias e zero dor de cabeça. Gostaria de saber quais as regulagens que vocês utilizam no seu Bravo Debut. Comigo tá assim (pequenas variações conforme perfil de torra e características do grão): Espresso: 0+41 à 0+44 voltas Coado Hario V60 e Hario Cafeor: 1+35 à 1+44 voltas Coado Chemex: 1+25 à 1+33 voltas Aeropress: 1+45 à 2+15 voltas (compensando no tempo de infusão) Prensa Francesa 2+15 à 2+35 voltas (compensando no tempo de infusão) Lembrando que café não é fórmula matemática, isso são apenas minhas regulagens mais comuns que utilizo no cotidiano.
  3. qual moedor começar

    Comecei com um Bravo Debut. Sei que não é barato, mas possivelmente eu nunca mais sinta necessidade de trocar de moedor.
  4. Gente, desculpem a ignorância, mas qual o site para compras?
  5. Eu gosto da cafeteira. Questão da pressão, se for isso, é Sanável.
  6. Deixar eu dar o meu pitaco sobre essa cafeteira. Tenho a Prima Latte Evolution desde o dia 27 de julho, e até hoje foram vários aprimoramentos no modo de fazer o meu café. Passei por cafés de mercado até o café Seleção do Mário. Testei diversos tipos de moagens, desde o mais fino aceitável para um espresso até o mais grosso aceitável para este tipo de preparo (tenho um Bravo Debut). Também testei filtro pressurizado e despressurizado. Testei diversas razões de extração. Depois de tanto teste, e fazendo um comparativo com a máquina de café do meu pai (uma Breville Infuser)percebo que os cafés extraídos na Oster, com o filtro despressurizado são mais ácidos que os extraídos de igual preparo na Breville (Usando a mesma BR, mesma moagem, tudo parecido), chegando até mesmo a ser azedo para muitos, como a minha noiva tanto reclama. O mesmo preparo na Breville se mostrou ser um café beeem mais equilibrado. Com o filtro pressurizado essa acidez diminui, mas fica também um café consideravelmente mais pobre nos outros aromas. Pensando nisso será que a Oster, pelo fato de ser projetado para ser utilizada tão somente com filtros pressurizados, trabalha com uma pressão de extração bem maior que as demais máquinas, ao ponto de prejudicar o sabor quando se utiliza um filtro despressurizado? No caso da Prima Latte, são 15 bar de pressão (a maioria das máquinas são 15 bar, mas reguladas para próximo de 9 bar). No meu caso a bomba é de 19 bar. Será que essas máquinas trabalham com as suas bombas bem acima dos recomendados 9 bar? Lembrei do @Rafael Andriotti Sevaio que sempre se queixava da acidez e que também é um proprietário de uma Oster. Observei isso também. Em tempo, tem alguma maneira de se medir a pressão em que a máquina trabalha durante a extração?
  7. Cafeteira Aram - O projeto

    Entrei na fila do próximo lote...vamos ver se haverá alguma novidade no projeto. Meu plano era pegar uma Breville Infuser, mas gosto muito dessa questão da máquina ser manual, para justamente ter controle de cada detalhe.
  8. Clube Rancilio Silvia

    E aí pessoal! Onde vocês recomendam encomendar uma Rancilio Silvia?
  9. Olá @Marcos321 Algumas considerações para tirar bons cafés: 1) simplesmente esqueça cafés de mercado ( Melitta, Três Corações e congêneres). Normalmente são cafés antigos (sem aroma e com muito amargor e/ou gosto de cinza) e grãos sem qualidade. o primeiro café que fiz na minha Oster foi um três corações, e foi a pior coisa que já utilizei na máquina. Aqui em Salvador eu utilizo cafés Latitude 13, na loja própria deles são vendidos cafés com torra com menos de um mês. 2) apesar de que no filtro pressurizado você consiga extrair um café razoável utilizando a moagem incorreta, o ponto correto da moagem vai sempre extrair o melhor aroma, mesmo em um filtro pressurizado. Daí surge a importância de um moedor de qualidade. Caso não tenha moedor, existem cafeterias que moem na hora e você escolhe a finura da moagem. Eu comprei um moedor projetado pelo @Gilberto, o Bravo Debut, estou na expectativa de recebê-lo essa semana. 3) tendo um moedor de responsabilidade, é hora de comprar um tamper bom (o da Oster é uma porcaria, de plástico) e um filtro despressurizado para finalmente extrair um verdadeiro espresso. Comprei o meu no Mercado Livre (51 mm). Apesar do filtro pressurizado quebrar um bom galho, aquela "crema" produzida por ele é praticamente espuma. Boa sorte com a máquina!
  10. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Pessoal, alguém sabe qual é a pressão que a The Infuser trabalha? Falam que a bomba é capaz de gerar 15 bar, mas qual a real pressão de trabalho durante a extração? Alguém já mediu?
  11. A Três Corações lançou uma nova cápsula: Bourbon Amarelo. http://loja.escolhatres.com.br/capsulas/espressos/cartucho-com-10-cap-cafe-espresso-bourbon-amarelo?skuId=12151013
  12. [VENDIDA] ARAM CAFETEIRA - SEM BASE

    Infelizmente vou ter que sair da lista de espera. Agradeço a boa vontade. Grande abraço! @Rodrigoks
  13. [VENDIDA] ARAM CAFETEIRA - SEM BASE

    Idem aqui! Me coloque na lista! Pago na mesma hora por ela! Abraços!
  14. Bravo Debut - o seu moedor manual

    Acabei de entrar na fila! É, serão longos dias de espera Quando chegar, posto as impressões. Mas uma coisa eu garanto: tô bem ansioso para receber logo o Bravo Debut, até porque ele será meu primeiro moedor de café...
×