Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Miguel de Paula

Senior Members
  • Content count

    18
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

9 Neutro

About Miguel de Paula

  • Rank
    Iniciado

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Niterói-RJ/Uberlândia-MG
  • Interests
    Café + Café + Café
  • Equipamento
    V60-2, PRENSA FRANCESA HARIO 300ML, NESPRESSO, Moedor Breville, Cafeteira Express Breville
  1. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Uai @Cássio Borsatto e @wartiaga, agora nao entendi. Pra mim eu alterando o nível de moagem externo já era suficiente. PQP. Vacilão eu hein!!! Agora vou ter que fuçar lá! hahahahah! Valeu Demais pessoal. Vivendo e aprendendo. E quanto mais eu aprendo mais eu fico burro. Hahahahaha!
  2. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    @wartiaga tudo bem? Meu moedor é breville sim!! Ajuste Interno???? Hein?? Eu ajusto somente o externo, tem interno??? Nem sabia!!! Hahaha
  3. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Fala Pessoal, Vi aqui que o grupo tá bombando e resolvi contar uma pouco da minha experiência com a máquina e moinho. Adquiri a máquina e moinho (separados) já faz uns 5 meses. No começo estava tudo MIL MARAVILHAS. Espresso saindo "perfeito" (pro meu gosto) e cappuccino também rolava. Ai no meu terceiro mês de uso um "problema" (até então não sabia). Tinha trocado o grão (sempre usava um torra média - Seleção do Mario) para um frutado (não era do Mario mais, era torra própria do Curto Café) que é um torra mais clara, ou seja, um pouco mais "dura" pra moer (o moinho sentiu um pouco a troca de grão). Tranquilo. Continuei a moer no mesmo nível (variava de 14 a 18) e o que aconteceu??? A máquina chocou a extração. Não saia praticamente nada de café. Posso dizer que quando havia algo parecia um extrato de café. Pensei? Acho que imprimi muito peso no meu tamper e repeti o mesmo processo com menos peso no tamper dessa vez. E o que aconteceu? Pimba!! A mesma coisa. Foram mais uns 2 testes e sempre a mesma coisa. Pensei (2) a máquina deve estar com algum problema. Mas era tão nova. Pesquisei e resolvi mexer na moagem, joguei pra 30, tamper adequado e resultado. Cafe sendo extraído igual cachoeira na xícara. Ou seja, a moagem que estaca influenciando minha extração (umas das "mil" variáveis). Fui fazendo teste ate acertar no moinho. Grau: 23 a 26. UFAA. Não era a máquina, mas sim o tipo de grão, torra e moagem. Aprendi. Então. Sempre quando for chegar um grão novo na sua máquina. Vai ter que regular (muito ou bem pouco) o seu moinho/tamper/etc. Minha experiência. Mas ainda apanho muito pra regular e tirar aquele espresso. Mas é isso que vale a pena. Sempre testar, experimentar e beber uma boa dose. Valeu!!!!! Abs!!!
  4. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Fala Pessoal!! Semana atribulada por ai. Nao deu nem tempo de escrever aqui sobre o Mini Encontro ai em Udia. Mas ja deixo aqui que foi muito bom mesmo. Cafés e historias. Temos que marcar mais vezes e ver se conseguimos mais adeptos para um novo encontro. E tentar levar mais cafés diferentes pra degustação. Valeu demais pessoal. Bora pra proxima.
  5. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Fechado!!! Ate as 17hs to la. Sem falta. To levando um Lab Orgânico do Curto. Se pah, a gente tentar fazer ele lá. Presente pro Mauricio da Calin! hehheheheh! Abs pessoal!!!!
  6. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Opa @JoaoW e @imigrate!!!! Por mim tá fechado!!!!! Será que rola de eu levar um Lab Orgânico do pessoal do Curto?? O Maurício faria uma extração pra gente la? O que acha?
  7. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Falaaaaaa @JoaoW e @imigrate!!!! Tudo sussa!??? Opa, bora movimentar isso dai então. Pessoal pode deixar que levo sim. Tá Anotado aqui! Amanhã passo lá e pego pra vocês as encomendas. Se rolar o "encontro" ai no Calin vai ser bom demais. No sábado tenho uma festa de criança ns hora do almoço (já viu né, sempre tem festa de criança) mas é sussa. Já falei com a esposa da possibilidade de haver o encontro na parte da tarde. E tá tranquilo. Só fico no aguardo da confirmação. Blza! Se for rolar mesmo, ai até levo um orgânico aqui da galera do Curto. Firmeza!!! Enquanto ao pagamento deixa pra quando entregar pra vocês mesmo. Sem pressa. Abs pessoal
  8. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Salve @JoaoW e @imigrate!!! Esse FDS estarei ai pelas terras uberlandenses!! Se tiverem por questão querendo experimentar um café aqui do Curto Café só dizer que levo um pacote pra vcs!! O pacote do Café (Especial tradicional deles) está R$ 10,00 (250g). Torras Clara e Média (amendoado) e escura (chocolates e afins). Há também o Lab Orgânico deles. Acho que o pacote está 17,00 Temers (250g). Ai só me avisar que levo pra vcs. PS: tem pacote de 500g (Especial tradicional deles) sai a R$ 18,00 Temers. PS2: Eles tem em Grão, moído Prensa, moído filtrado e moído Italiano (eu acho). So escolher. Vlwww
  9. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    @Luiz Moreira Obrigado. Então, sobre o grão sempre utilizo do pessoal do Curto Café. E sempre (isso uns 3 meses) ficou na moagem 12 a 15 (maximo 16, nunca passou disso). Ai agora aconteceu isso. Tenho em mente (posso estar enganado) que o "problema" não esteja na moagem do grão, mas mesmo assim vou testar algo começando no 20. Notei também que o ponteiro da pressão na pré-infusão estava subindo muito (além do normal, indicativo de moagem muito fina???) e quando acontecia realmente a infusão o ponteiro quase colava no final (em algumas extrações). Achei estranho. Vou tentar graus diferentes de moagem. E posto aqui pra vocês um vídeo. Ok?
  10. Breville "the Infuser" (BES840XL)

    Bom dia pessoal. Tenho uma Breville Express e tambem o moedor da Breville. Nesse FDS em especifico fui tirar um expresso pra mim e pra galera que tava em casa e ai veio o problema. Nao saia café algum do PF em várias das extrações que tentei fazer. Algumas saia como se fosse um extrato de café. Pensei comigo: moagem está muito fina será???? Sempre usava para meus expressos regulagem de 12 a 15 (dependendo do café). Fui aumentando gradativamente até chegar na 25 e o problema continuava. Até o processo de "tamper tambem modifiquei (menos pressão). E nada. Ai vi que a luz de "Limpe-me" estava acesa e providenciei a limpeza. Apos a limpeza fui tirar o primeiro expresso (moagem ainda no grau 25). E o que aconteceu? Agua passou que nem cachoeira pelo PF. Pensei: Opa! A limpeza funcionou. Voltei para a moagem 14. Processo de Tamper padrão. E o que aconteceu? Quase nada na xicara. Quase um extrato de café. Fiquei preocupado. Continuei a fazer testes (variando grau de moagem e tamper). Até que quase desistindo (e café acabando) tirei um bom expresso, num processo que comparando com as minhas extrações anteriores a esse FDS, vi que estava legal. Pensei: problema resolvido. No outro dia de manhã fui tirar um expresso todo animado e o problema veio a tona de novo. Tentei mais umas 5 ou 6 extraçoes e nada de café na xicara. Ai fiquei preocupado. Nao usei mais minha máquina ate este momento. Gostaria de saber de vocês o que pode estar acontecendo (sei que deve ter N fatores) mas gostaria de ouvir relatos e sugestoes pra eu poder averiguar isso lá em casa. Ok. Desde já agradeço muito pessoal. Abraços
  11. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Fechou meu brother @JoaoW!!! E quem quiser tambem!!! Posso até levar um café daqui!!! Se o dono do Café Calin topar fazer um lá pra gente!!! Hehehehehe!!!!!
  12. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Grande @JoaoW e @imigrate!!!! Quando for em Udia vo dar uma passada no Café do Bom. Experimentar é preciso. Essa parada ai da máquina Cajubá é dose mesmo. Osso duro. Desanima. Mas vejo que é falta de conhecimento e apreço por um bom café. É mais negócio$$$$ do que paixão pela coisa mesmo. Mas vamo que vamo. Em casa só tem grão especial mesmo. Até porque quem toma café em casa sou só eu mesmo. A digníssima fica só no cappuccino (ah, com borda de nutella!! Blargggg) e de vez em quando. Meu irmão quando aparece em casa ele ainda pede um na prensa Francesa (ele aprendeu a gostar desse tipo de extração). Ai faço pra ele e pra mim claro. Também estou nessa de café especial a pouco tempo. Mas agora é dose de tomar outro tipo viu. Difícil demais!!!! hehehe!! E ainda tô aprendendo a diferenciar os sabores e aromas (amendoas, frutas vermelhas, melaço de cana, chocolate, etc) de um bom café especial. A parada exige muito treino e muito café. E muita ajuda da rapaziada que já domina. Ainda quero ver se compro um Torrador pra Casa pra ir aprendendo a fazer torras legais. Ah! Pra esse FDS vai ter esse em casa: Bora testar. Ontem tomei um coado lá que a rapaziada fez! Fera demais. Vamo que vamo!!!!
  13. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Opa @JoaoW e @imigrate!!!! Lembrei do meu pai agora. Sempre quando dá levo o café daqui do Curto Café. Ai ele fala: esse café é muito forte. Racho o bico!!! Ai ele pega o Café Cajubá e manda: esse daqui que é bom mesmo. hehehehe. Ai, eu que racho o bico. Um dia desses pedi pra ele cheirar o Café do Curto Café e o Cajubá. Perguntei: Qual tem melhor cheiro? Ele apontou o do Curto. Tô tentando educar meu pai. hehehehe. Aos poucos neh.
  14. Cafeterias em Uberlândia - MG

    Fala ai @JoaoW!!!! Tudo sussa na nossa querida, quente e seca Uberlândia. Cara esqueci de te falar. Quando fui no Café D'Casa ali na loja do fundinho comprei esse daqui: Muito bom o café hein. A Paula lá do Mundo Café que torrou. Queria um torra mais recente. Esse era da ultima quinzena de agosto. Comprei no feriado agora do dia 12 de Outubro, ou seja, quase 2 meses de torra. Achei que estaria com as características já um pouco defasadas. Mas até que surpreendeu. Fiz na minha Breville e também Coado. Ainda falta testa na Prensa Francesa. Esse FDS vo ver se faço um nesse método. Ai te falo o que achei. Mas até que tá bom. Ah!! Paguei 23,00 Temers no pacote. Mas é isso dai. Ah esse Café do Bom to ligado onde é. Meu pai mora bem perto. Vou passar lá um dia e testar um café lá. Do mais é isso dai. Vlwwww
  15. Esse dai é o que estou tomando ultimamente (não é exatamente o MEU pacote): imagem ilustrativa. A torra foi feita pela Paula Dulgheroff. Tai algumas caracteristicas do café Característica da bebida: Fragrância: Notas delicadas de chá de cidreira Sabor: Doce, Castanhas e mel de flor de laranjeira Finalização: Longa e delicada Acidez: Cítrica e mediana Corpo: Denso e viscoso Absssssssssss
×