Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Solano

Senior Members
  • Content count

    20
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

11 Neutro

About Solano

  • Rank
    Iniciado

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Dourados - MS
  • Equipamento
    Filtro melitta, cafeteira italiana, Hario Mini Mill Slim, AeroPress
  1. Pão e Café

    Não uso facebook mais, mas obrigado pela dica, quem sabe no futuro.
  2. Lembrei disso: "O fiasco da máquina de sucos do Vale do Silício" https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/25/tecnologia/1493091415_902777.html Tomara que não seja o caso, mas...
  3. Pão e Café

    Ontem mesmo eu pensava "bem que podia ter um fórum tipo o thefreshloaf só que de brasileiros", se tem eu não encontrei, acabo lendo muito sobre pães por lá, mas não é o ideal para mim porque leio muito melhor do que escrevo em inglês e apanho bastante para conseguir me expressar quando tenho dúvidas. Aí hoje dando uma fuçada aqui no fórum encontrei a seção "fora de foco", que eu não conhecia ainda, e de repente, não mais que de repente, trombo nesse post que eu com certeza vou revirar em breve. No último fim de semana consegui fazer meu primeiro pão (o segundo) que ficou pelo menos comestível, fotos abaixo, digo comestível porque o primeiro foi uma luta para cortar e impossível de comer, foi direto para o lixo, fotos mais abaixo para descontrair um pouco
  4. Como armazenar o grão torrado?

    Aquelas embalagens de 250g que venderam na compra coletiva será que podem ser reutilizadas?
  5. Como armazenar o grão torrado?

    Terminei um pacote dos que estavam congelados, uma semana mais ou menos, apenas nos dois últimos dias que senti que o café não era mais o mesmo, no preparo já não fazia mais aquelas bolhas de quando o café está fresco e o sabor um pouco diferente, mas não achei ruim. Sempre lembrando que sou novato por aqui, então quanto ao sabor não sei se sou capaz de notar as diferenças muito bem. Seguirei fazendo assim com o restante dos cafés da CC.
  6. Ajuda primeiros acessórios

    @Lisboa Santos não sei nem como agradecer a disposição em ajudar, muito obrigado pela aula! A ideia é fazer justamente isso mesmo, um café por vez, alternando entre a AP e o melitta para tentar perceber as diferenças. Vou experimentar tomar em temperaturas mais baixas. Eu estou gostando do café sem amargor, outro dia fiz um no melitta que ficou bem amargo e acabei nem tomando, mas há outro tipo de amargor (e aí já não sei também se seria considerado amargor, pois claramente diferente do outro) que me agrada.
  7. Ajuda primeiros acessórios

    @Lisboa Santos fiz hoje o café do Tino da compra coletiva seguindo a sua receita teste, enquanto tomava o café fiquei pensando como melhorar se não tenho alguém experiente para experimentar e me dizer se estou no caminho. O fato do café, numa extração longa como a sua, não ter qualquer amargor poderia ser considerado um sinal de que estou no caminho? Percebi também que quando preparo esses cafés de torra recente o sabor muda um pouco da metade da xícara para o final, sinto um leve sabor que ainda não consigo definir, parece um pouco cítrico. É normal uma mudança enquanto tomamos o café ou isso seria um mau sinal? Em tempo, gostei muito do café que fiz hoje, ainda mais depois de uma semana terminando um de torra antiga que tinha guardado ali, a diferença é gigantesca.
  8. Como armazenar o grão torrado?

    @cankblunt mais ou menos isso mesmo. @Lisboa Santos tem razão, vou testar tirar aos poucos só o que for preparar e se não gostar tento descongelar e ver o que acontece.
  9. Como armazenar o grão torrado?

    Fui lendo o post e pensando "viiixi... puuutz... ", enquanto lembrava dos meus cafés da compra coletiva que foram direto para o congelador quando chegaram. Eu apenas troquei as embalagens, que vieram de 500g, para as menores de 250g que comprei na CC também. O problema é que não tirei o ar, não vedei a válvula e agora está chegando a hora de começar a usar esses cafés. Alguma saída para este caso? Tento tirar o ar agora antes de descongelar? Tiro só a dose que for usar direto para o moedor? Ou provavelmente perderei a maior parte do café mesmo?
  10. Eu troquei para embalagens menores que comprei na CC mesmo. Só fechei o lacre, não tenho como selar ela. E não fechei a válvula também, @Luis Paulo você recomenda fechar para não entrar umidade?
  11. Recebi meus cafés ontem, já ao abrir o primeiro pacote percebi que tinha um produto muito diferente do que estou acostumado, afinal comecei por aqui há pouco tempo e esses são os primeiros cafés com torra recente que tenho acesso, o cheiro é muito diferente, sensacional. Já estão todos congelados a essa hora para quando eu voltar das férias, mas separei um pouco do da Rosângela e fiz na cafeteira italiana, a cor, o sabor, o cheiro, tudo diferente, muito bom! Obrigado @Luis Paulo, @Igor e demais envolvidos.
  12. @Igor @Luis Paulo quando for enviado receberemos um e-mail avisando e com o código de rastreamento? No meu caso é sedex. Pergunto porque se ao acompanhar eu perceber que não chegará antes do dia 24 terei que pedir a alguém para receber e providenciar a divisão e congelamento dos cafés. Desde já, obrigado!
  13. Ajuda primeiros acessórios

    Provavelmente eu não fiz o melhor possível com esse grão, sequer segui tudo que consta na receita, os grãos foram os que caíram primeiro no copo e a água é a filtrada do poço de casa, mas o café melhorou incrivelmente, muito menos amargo do que o que fiz cedo, um leve amargor nem comparável com o anterior, talvez porque o grão foi torrado em 28 de julho (é a data de fabricação que consta no pacote, estou certo?). Mais tempo de infusão poderia ajudar ou esse já está fora do alcance de qualquer ajuda? Bom, de qualquer forma está muito bom para meu paladar inexperiente, amanhã tentarei aumentar o tempo de infusão, nesse fiz o padrão de 7 minutos como na receita. Não é aconselhável agitar com a "pá" que vem com a AP? Pelo que entendi é para agitar movendo a AP, mas quando coloca o restante da água fica complicado. Muito obrigado, Lisboa!
  14. Ajuda primeiros acessórios

    Primeiro quero agradecer a todos pela ajuda, muito obrigado! Ontem chegaram o Hario, a AeroPress e o Blend Nero. Já queria testar a noite mesmo, mas por motivos de que preciso dormir achei melhor deixar para hoje cedo. Acordei mais cedo e fui brincar um pouco, preparei na AeroPress seguindo a receita que tem lá e usando a proporção que vi muitos usando aqui no fórum. Fiz 17g de café para 240g de água. Café amargo. O que já esperava, já que não sei nada. Agora vou procurar por aqui a receita do @Lisboa Santos de AeroPress que tanto comentam aqui no fórum. Acho que preciso ajustar a moagem do Hario também, no começo achei que estava fina suficiente, mas quando fui passar para a cafeteira fiquei com a impressão de que nem tanto assim, poderia ser mais fino acredito.
  15. Cheguei aqui por indicação do @Luis Paulo e achei muito interessante o projeto, coloquei 3 opções no carrinho, meio kilo de cada, o que imagino que para o meu consumo é café para meses. Já ia fechar, mas reparei uma coisa e não sei se é um problema, sou iniciante. O envio é dia 15, eu viajo dia 24 e volto só dia 14/01, seria recebido na portaria sem problema, a questão é se não seria ruim esse café ficar esperando esse tempo todo para só depois do dia 14 eu conseguir separar nas embalanges de 250 e congelar. Se for ruim tenho a opção do sedex, mas aí vou pensar melhor porque o valor é meio salgado. Nem sei se cabe essa dúvida aqui, então já me desculpo se for o caso. De qualquer forma, obrigado.
×