Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Paulo Gomes

Senior Members
  • Content count

    61
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

25 Neutro

About Paulo Gomes

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Rio de Janeiro, RJ
  • Equipamento
    Moinhos:DCG20eBravoMINI. Cafeteiras:PrimaLatte,CoadorPano, FP BialettiPreziosa e Globinho Brasileira
  1. Pergunto se já foi estabelecido o grupo para TORRA COLETIVA no Rio de Janeiro.
  2. CAFÉ L'OR [não recomendo]

    No PDA, daqui só vende orfeu em cápsulas. Mas segui a dica e acabei de receber um orfeu pela internet. É muito bom mesmo.
  3. [VENDO] Forninho Torrador de Café do Clube - "Brothers Coffee Roaster"

    @Roberto Pimentel beto-o : Eu tb mandei MP
  4. Senhores, aos poucos estou ponderando sobre os varios aspectos da preparação de um café expresso. A idéia é discernir entre o que depende da tecnologia existente na cafeteira e o que depende da minha técnica. A pré infusão, pelo que entendi, trata-se de uma etapa antes da extração, na qual a cafeteira molha o café com pressão bem reduzida. A pergunta é se, usando uma cafeteira que não tenha este recurso, eu consigo o mesmo benefício molhando o café já no filtro, antes de colocar o porta filtro na cafeteira.
  5. Desculpem, mas eu não resisti a reviver isso. Primeiro para atestar que aqui em casa eu percebi diferença. Eu uso um garfinho de fondue, que é bem fino. Segundo para sugerir um motivo físico para este fenômeno: Vocês já ouviram falar do efeito castanha do pará? "Se denomina efeito castanha-do-brasil (ou efeito castanha-do-pará) à tendência das partículas de maior tamanho de uma substância granulada de ascender à superfície de uma mistura quando esta é agitada."(wikipédia) O efeito castanha-do-pará é mais complicado do que você imagina (gizmodo) Terceiro, e isso sim, é o que me falta saber, na opinião dos mais experientes, é possível que o WTF anule a necessidade de pré infusão? Em outras palavras: tendo realizado WTF, a pré infusão faz diferença no paladar?
  6. máquina até 400 reais

    Sério? Não vendem máquinas de barista. Nesse site só encontrei vending machines e uma máquina de sachês.
  7. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Além do orfeu, talvez seja mais fácil encontrar no mercado, as marcas Toledo e Octavio. Acredito que vc pode achar estas melhores que do café moido comum do mercado.
  8. @CarneiroExatamente! na minha opinião isso é mais um motivo para facilitar essa busca, pois elas se tornam agulhas em palheiro. Quanto a comprar... de fato, isso foi um problema real pra mim alguns meses atrás. acabei consertando a minha ao inves de comprar uma nova. Hoje em dia eu já acompanho as dicas aqui no fórum. Mas ainda assim, achava que seria muito interessante se tivessemos um nome que facilitasse especificar o que queremos.
  9. @Levi Lourenço, agradeço a atenção, e sim, na verdade eu conheço esses filtros, do google, e tentei usar, mas neste caso, não serve. Você poderá ver nos prints abaixo que as máquinas de capsula continuam aparecendo. O pior, é que existe uma caixa de seleção nessa pesquisa com o termo tipo de capsula, que elimina todas as nossas "Maquinas de Barista" Por fim, buscar o modelo desejado diretamente, não é o caso quando vocêsó definiu seus requisitos mas ainda não escolheu o modelo, e quer justamente descobrir quais modelos que atendem seus requisitos estão a venda. Agra, imagina se houvesse, na pesquisa do google, uma caixa de seleção "Maquina de Barista"...
  10. Inicialmente, sugiro um exercício para por em perspectiva a minha proposta: 1 - Façam de conta que estejam procurando alguma máquina que não precise de cápsulas.2 - Abram alguma ferramenta de busca de compras, qualquer uma, google shopping, buscapé, mercado livre, bondfaro etc. 3 - Pesquisem "máquina de café expresso".Então, eu pasmo com a quantidade de máquinas de cápsulas, que é tão grande que fica difícil uma busca específica pelas máquinas para baristas (amadores ou não). É normalmente possível especificar na busca que se quer máquina de cápsula, e as vezes até pelo tipo de cápsula. Mas nunca vi a opção de especificar máquina de expresso que pode fazer café sem cápsula. Nessa mesma direção, na maioria das lojas físicas, só se vende máquinas de café expresso de cápsulas. Talvez eu seja o único incomodado... se for assim, ignorem o resto.Eu admito, faz todo sentido a popularização da modalidade cápsula, como alternativa prática. E não vejo mesmo outro caminho diferente desta proporção muito maior de modelos. E elas são máquinas de café expresso sim.Mas me faz falta uma forma de especificar que quero uma máquina de expresso sem ter que perder tempo explicando que não é de cápsula. Ou de poder especificar esta busca no google.Enfim.... também isso só pode ser considerado uma questão se houver volume de pessoas que sintam um incomodo nisso, e nesse caso, por enquanto, a única solução que eu vejo, seria se abdicássemos do nome "máquina de expresso", e tentássemos popularizar o uso de uma alternativa como "MÁQUINA DE BARISTA".Agora, imaginem um futuro em que , no google ao lado da opção de "máquinas de cápsula", tenhamos "máquinas de barista". Parece muito barulho por pouca coisa? bom, sei lá... talvez não seja muito barulho se apenas a gente começar a usar uma nomenclatura em meios especializados, e aos poucos essa nomenclatura por acaso se popularizar.
  11. Excelente espresso com moedor de lâminas Cuisinart

    Eu acredito que o tamper de plástico não deve fazer diferença com filtro pressurizado. Peço aos mais entendidos que me corrijam se eu estiver errado, mas pelo que entendi, o tamper é pra compactar, a fim de garantir que o café resista à passagem da água, e assim resultando na pressão. Dessa forma o café é "lavado" em condições muito especificas que caracterizam o expresso. O filtro pressurizado já provoca a pressão de forma mais direta. Assim, você tem o fluxo de água correto com muito mais facilidade, se aproximando de boa parte daquelas condições.
  12. CAFÉ L'OR [não recomendo]

    Pois é @Fogo ruivo, por isso que eu comecei o tópico dizendo que vocês anda me estragando pro café quotidiano... Sem a menor sombra de dúvida, temos aqui excelentes cafés, com preços mais do que justos, eu diria até competitivos, que agora fazem parte do meu dia a dia. Só que, pessoalmente, eu gosto de conhecer as opções de contingência, minimamente razoáveis que eu posso ter na esquina de minha casa.
  13. CAFÉ L'OR [não recomendo]

    Cara... Não é que eu odeie... mas sei lá, tinha melhores expectativas e me decepcionou. Mas se v quer saber, na categoria supermercado, o que eu achei melhor até agora foi o toledo.
  14. CAFÉ L'OR [não recomendo]

    Prezados, segue uma opinião... Não sei se vocês estão me estragando pro café quotidiano, mas de um tempo pra cá não tenho mais conseguido me satisfazer com alguns cafés Enfim, tem alguns meses que essa marca apareceu em super mercados, mas só com moido ou cápsulas. Essa semana eu encontrei em grãos, e comprei um saco de 500gr. Resumindo, não gostei. Muito queimado, pior que outras marcas comuns (não gourmet) que eu uso. Tá bom que é intenso... mas acho q passou do ponto. ambém faz pouca crema. No fim não recomendo. https://www.cafelor.com.br/cafe-lor-forza-graos-500g-----/p
  15. Cafeterias em Florianópolis

    Eu estive lá (em viagem) esse mês, e tive essa mesma opinião. Disseram que o moinho para coados estava avariado, e o expresso... igual ao de qualquer loja comum.
×