Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Paulo Gomes

Senior Members
  • Content count

    30
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

11 Neutro

About Paulo Gomes

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
  • Location
    Rio de Janeiro, RJ
  • Equipamento
    Moinhos:DCG20 e Bravo MINI. Cafeteiras:Oster Prima Latte, Coador de Pano e FP Bialetti Preziosa
  1. Qual melhor moedor para Oster Primalatte II

    Eu entendo o cara...as vezes não dá, $ simples assim! Prezado, daqui a pouco me expulsam do fórum, pq as vezes eu digo que moedor de lâmina pode valer a pena. Usei um com minha prima late v1, por muito tempo. Nossas máquinas, por terem filtro pressurizado, dependem menos da qualidade da moagem. Mas a verdade é que se por um lado com ele, o café fica bem melhor do que café moído da loja, por outro lado a diferença qd vc tem um bom moedor e filtro despressurizado compensa várias vezes o preço. Interessante que eu fiz o oposto... Fui do elétrico barato pro manual caro... Enfim, ser for barato sugiro lâminas, como o cuisinart dcg20 mas se puder parte logo para um BRAVO MINI.
  2. OK, é "200ml de um bom café" pra mim! Veja, eu sempre gostei de café forte, e fazia coado enchendo o filtro de café até não poder mais. A maquina de expresso foi o jeito de fazer esse mesmo café gastando menos pó, e $. Não espere 200ml daquele café expresso cremoso que o pessoal fotografa aqui... isso é meia xicrinha de cada vez... e com o filtro despressurizado. Mas é aquilo, não se pode começar a treinar futebol e querer marcar gol de bicicleta no primeiro dia... Enfim, moo um pouco mais grosso que o café que já vem moído, encho o filtro até o topo. as vezes tenho dificuldade de fechar e tiro um pouco. se entalar demais a maquina não tem pressão para passar a água. Então mando passar agua até encher a xicara. Uma coisa interessante que a pouco eu começei a prestar atenção, é na cor do liquido que cai, antes de tocar na xicara, que começa uma espuma escura, e vai clareando, ou seja, o pó fica cada vez mais lavado, e oferece menos. mas eu as vezes quero mesmo suavizar um pouco o paladar, então vou deixando passar mesmo que já esteja bem clara a agua.
  3. Prezado, A minha prima latte é da primeira versão... mesmo assim acho que posso te ajudar um pouco. -------------------- a moral de tudo que escrevi abaixo é: experimenta bastante e tem um pouco de paciência, vc VAI gostar do teu café ! ------------------------ Todo dia pro café da manhã eu encho o filtro até o topo, e passo agua pra encher uma xicara de 200 ml, e consigo um café encorpado, algo entre o coado e o expresso tradicional. MAS isso é o que EU aprecio. No fim das contas, acho que essas receitas servem como ponto de partida, mas vc tem que ir ajustando ao seu próprio gosto. (Eu acabei de comprar uma prensa francesa, e DETESTEI o café feito com as medidas padrões, uma semana testando até acertar um bem mais encorpado.) Filtro despressurizado permite um café melhor que o pressurizado, mas é mais difícil de acertar, então Sugiro, primeiro, só usar o filtro despressurizado depois de conseguir fazer um bom café com o pressurizado. Aliás é esse o motivo de vir um pressurizado por padrão: pra ser fácil de acertar um café minimamente bom. Meu primeiro moedor foi de lâmina. curiosamente, acho que dá certo com filtro pressurizado nessas oster, justo por que não depende do pó para fazer pressão. Enfim, depois que eu comprei um bravo mini, descobri que com o filtro pressurizado eu gosto do café um pouco mais grosso que o café em pó. Ai eu pergunto: Como vc está moendo? se for fino, tenta um pouco mais grosso. Experimente muito! passa um bom tempo testando. Compra um saco de 1 kg de café em grãos barato no mercado, pode ser pilão, do ponto, melita, etc, e vai gastando ele ajustando o seu estilo. mais fino, mais grosso, mais pó, menos pó, mais água... etc . Mesmo essa máquina sendo tão limitada nos ajustes tem bastante o que alterar no processo. Garanto que vc vai acertar um jeito que te agrada. Depois vc experimenta cafés melhores, com O processo que mais te agrada. vc pode até descobrir que gosta menos de um determinado café mais caro. E repete essa experimentação sempre que mudar algo... eu passei um tempo para acertar com o novo moedor.. mais ainda para acertar com filtro despressurizado. Enfim, boa sorte, e bons cafés
  4. Alguém me explica PID por favor?

    Pois é, @Machado tb sou leigo, mas se eu entendi bem o Igor: Ao dizer que >>>" Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar; " e >>>" Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID; " e >>>" Talvez possamos dizer que o PID sempre vale apena se desconsiderarmos o fator financeiro (PID caro, termostato barato)." acho que vc pode exatamente substituir o termostato do torrador por um pid... só não me pergunta como ;-)
  5. Alguém me explica PID por favor?

    Prezados, aproveitando a questão, que tb me interessa, me permitam levar mais para a prática? (perdoem o questionário enorme, mesmo que somente parte das perguntas sejam respondidas, já ajuda pacas) 1 - Me parece que só faz sentido para cafeteiras a caldeira, estou certo? 2 - Pode-se considerar a instalação de um PID um procedimento fácil? 3 - existe algum PID genérico que seja aplicável à maioria das cafeteiras? 4 - qual o custo médio de um PID desses? 5 - existe algum tutorial que possa ser aplicado à maioria das cafeteiras? 6 - o sensor fica em contato com a água, ou do lado de fora da caldeira? isso faz diferença? P.S. : Como eu realmente não encontrei, pergunto também se já existe algum tópico dedicado a modificações (genérico para cafeteiras) , sobre instalação de PID e/ou OPV? (se houver, agradeço e me desculpo por este questionário...)
  6. Prensa francesa e moedor

    Seja como for... concordo com Fogo... presente tem que ter "aspecto" de presente... sofisticado.
  7. Dúvida, qual moedor comprar

    Prezado, Alguns aqui usam moedores como esse: Moedor de Café Ceramic Slim 24 g | Hario - HR-MSS1B Se bem que se vc puder investir mais, eu recomendo o BRAVO MINI, do Gilberto, que vc encontra aqui no fórum (absurdamente melhor).
  8. Qual máquina trazer dos EUA?

    De fato... O moedor vai te servir para qualquer outro método.
  9. Pesquisa de aceitação por café em torras claras.

    @Pedro Ribeiro , te mandei MP.
  10. Prezado, Bem Vindo. Eu estou começando a deixar de engatinhar, ... pra falar a verdade, talvez eu esteja começando a querer andar de bicicleta.... E tb comecei bem humilde, de forma que talvez minha experiência pessoal te sirva um pouco. Acho que café é um paladar aprendido, não é algo que se goste "inatamente", como o sabor doce. Eu precisei beber café, independente de gostar pra ficar acordado em jornadas extensas. em pouco tempo (acho que 1 a 2 meses) passei a aceitar a bebida. só que com esse tempo, parece que comecei a "compreender" seu conteúdo, e assim, a formar o meu próprio gosto, e passei a apreciar a bebida. Por anos eu fiz um coado comum em filtro de papel, dessas cafeteiras de mercado. O que diferenciou foi que, aos poucos, eu fui ajustando o jeito e as medidas ao meu paladar. Um dia, quando deu $$, eu comprei uma máquina de expresso. E passei um tempo para ajustar de novo a receita. no final, melhorou bastante. Tempos depois, comprei um moedor. Era o mais barato, de lâminas, que parece um mixer, e é um sacrilégio aqui no forum, por que, realmente, a diferença é enorme, em relação ao moedor de mós. Mas quer saber: melhorou absurdamente o meu café. Acho que o café moido não é puro café. café em grão é um pouco mais caro, mas é melhor, rende mais e o sabor é outro. BEM DEPOIS comprei moedor de mós... Enfim, vc pode muito bem ir aos poucos... Hoje eu tenho essa máquina de expresso, mas as vezes tb uso meu coador de pano, pois tb gosto do resultado. Em todo caso, se te interessar, vc TB pode partir direto para uma prensa francesa... não sei o seu limite $, mas acho que se consegue uma boa bialetti por cerca de 150,00. E se o resultado não for o melhor de cara, não se assuste. Quer saber, não tenta ir direto pra final do campeonato. Escolhe a sua cafeteira (que pode ser uma prensa) e vai aprendendo a usar... compra um café barato, e gasta sem pena até descobrir a melhor forma de faze-lo. Depois vc parte para um café melhor. Pra ser bem sincero, hoje em dia, a única forma de vc começar instantaneamente a fazer café top, é comprar uma maquina nespresso... mas além de achar caríssimo, principalmente a longo prazo, acho que se perde a chance de saber fazer um bom café. Enfim, se não é instantâneo, é um pequeno caminho, que pode ser bem divertido, boa sorte.
  11. Pesquisa de aceitação por café em torras claras.

    Pessoal, variação de frete só compensa comprar em conjunto se for de 3 a 3,5kg @Zezinho: pretendo fechar o pedido no máximo até 6F, podendo ser antes se o pessoal fechar 3 kg. Por acaso tem idéia de quanto tempo pra chegar no RJ? @cankblunt: quanto vc quer (kg)?. Se vc quiser menos que 2 kg, vamos precisar esperar um pouco.
  12. Cafeterias no RJ

    Prezados, Só deu pra postar agora, mas domingo passado, estava saindo de Nova Friburgo, meio sonolento, e acabei parando numa cafeteria no caminho. Que surpresa boa! Bebi um excelente café feito em cafeteira globinho. Recomendo! OBS: quanto aos amanteigados, a palmier é deliciosa, bem como o pão de mel suiço. Ouverney Gastronomia Av. Walter Machado Thedim, 8.600 - KM 68, Nova Friburgo - RJ, 28615-590 https://goo.gl/maps/pxQxwsYJnHu
  13. Pesquisa de aceitação por café em torras claras.

    Pois é, galera, Visando otimizar a degustação, conversei com o Zezinho sobre a possibilidade de um pacote "gourmet", com quantidades menores de cada torra dele, de forma a ter as sete torras em 1 kg de café. Junto com isso, vai minha proposta: Como estou no RJ, e trabalho no centro da cidade, pergunto se algum forista estaria interessado em participar na composição da compra para tentar reduzir custos com frete.
  14. Comparação de moinhos

    Burny, lembrando que, por ser de lâminas, talvez o dcg20 precise de uma definição diferenciada para a moagem. Nele eu vario a espessura do pó pelo tempo ligado. A recomendação de fábrica era 19 segundos. Acho que a partir de 40 segundos não faz diferença. Então pergunto por quanto tempo deverei moer.
×