Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Meu primeiro post e antes de perguntar eu li todas as paginas deste tópico. Tenho uma Britânia BRCE2 (igualzinha a Mondial apaerentemente) e na minha máquina não veio o porta filtro para sachê? Alguém sabe onde eu posso comprar? Alguém que não usa, gostaria de me vender?

 

Obrigado

 

PS - Comprei um monte de café diferente em sache e não consigo extrair sem este porta filtro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Meu primeiro post e antes de perguntar eu li todas as paginas deste tópico. Tenho uma Britânia BRCE2 (igualzinha a Mondial apaerentemente) e na minha máquina não veio o porta filtro para sachê? Alguém sabe onde eu posso comprar? Alguém que não usa, gostaria de me vender?

 

Obrigado

 

PS - Comprei um monte de café diferente em sache e não consigo extrair sem este porta filtro....

 

Vá na assistência técnica Mondial. Eles vendem os filtros, mas talvez você tenha que encomendar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

Tenho acompanhado há alguns tempo este fórum.

Acabei de me cadastrar.

 

Com relação a C-08, eu tenho uma há quase 2 anos.

Na época haviam poucas informações sobre ela.

Inclusive nem existia este tópico aqui.

 

Pois bem vou relatar minha experiência com ela, pois pode ser de ajuda para alguém, e espero

receber algumas dicas.

 

Eu gosto de tomar café, apesar de não ser muito exigente como muita gente aqui, gosto de

tomar um cafezinho preparado na hora, mesmo que seja coado e de supermercado.

Minha esposa que sempre levanta antes pra trablhar, acaba tomando café instantâneo, por preguiça de preparar.

E ficava complicado "passar" um café só para mim, de manhã.

 

Então pensei em comprar uma máquia espresso pela praticidade, pois assim poderia tirar apenas um ou dois cafés sem problemas.

Acabei optando pela C-08 por que tinha disponível no programa de pontos do cartão de crédito (acabei não pagando por ela).

 

Eu sempre usei cafés de mercado mesmo. (repito não sou muito exigente - ainda).

Só queria um cafezinho "tirado na hora".

No início ela funcionava que era uma beleza.

Após acertar a compressão e quantidade do café, saía no tempo certo um bom café.

 

Depois de alguns meses a maquina começou a , aparentemente, perder pressão.

Comecei a comprimir menos o café ou colocando menos pó, e depois usei uma dica daqui, que era para

desapertar o parafuso da vávula.

Fui levando assim por um bom tempo, mas cada dia que passava parecia que ela perdia

a pressão. O café saía cada vez mais devagar.

 

Então resolvi abrir a máquina. Abri inclusive a caldeira.

E realmente tinha sujeira lá, uma espécie de camada branca grudana nas parede interna da caldeira (talvez do cloro pois uso agua da rua mesmo).

Fiz uma limpeza geral, fechei, limpei a gradinha de saida (furinho por furinho).

Deu uma melhorada, mas não era ainda como antes.

Já estava desistindo da danada, quando me lembrei que tinha um filtro duplo que eu nunca tinha usado.

Tentei usar o danado, e por incível que pareça, saiu café rápido demais.

Foi quando percebi que o problema deveria ser o filtro.

Passei agua só com o filtro, sem café, e a agua não saía.

 

O filtro estava completamente entupido.

Dentro do vão entre os orifícios de entrada e o orífício de saída, apreceia ter algo sólico, fazendo barulho quando

balançava.

Colocando a boca no oríficio de saída e assoprando ou sugando, era necessária muita pressão pra passar algum ar.

Fiz isso várias vezes e parece que limpou, o ar ficou fluído ( apesar de parecer ter algo ainda lá denro).

 

Pois bem agora a aguá (café) está passando bem rápido, mas nada que uma regulagem na válvula e na compressão

do café não deva resolver.

 

Fica aí a dica para quem está com pouca pressão. Pode ser o filtro entupido.

 

Agora uma pergunta.

Será que isso ocorreu por eu usar café de mercado, em que a moagem é mais fina?

Ou isso pode ocorrer com cafés próprios para espresso?

 

Recomendam alguma técnica para impedir que acumule sujeira no filtro?

Passar apenas água com o cachimbo e filtro após tirar o café, ajuda?

 

Ou não devo usar cafés de mercado?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Interessante o seu relato. Nunca ouvi falar desse problema antes.

 

Muito provavelmente esse material que se depositou na parede interna do filtro seja resíduo proveniente do café, independente se é do supermercado ou não. Certamente a sua sugestão ajuda e até pensei que você a praticasse: sempre ligar a máquina para passar um pouco de água pelo filtro (sem café) após extrair o espresso, caso contrário o resíduo que ficou no filtro poderá endurecer e aderir no espaço interno da peça, dificultando sua remoção posterior.

 

Acredito que usando um detergente específico para máquinas de espresso (Cafiza, JoeGlo ou similar) seja bastante fácil retirar essa sujeira que se fixou dentro do filtro, mas só testando para ter certeza. Esses detergentes especiais são feitos para dissolver restos de café e por isso costumam remover com eficiência esse tipo de sujeira.

 

Abraços e bem vindo ao CdC.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A camada branca que se forma dentro da máquina é carbonato de cálcio. Procure saber a dureza da água da sua cidade. Se for razoavelmente dura terá que fazer ciclos de descalcificação mais frequentes, com produto próprio para isso. Ou então instalar um "filtro" na entrada de água da máquina. Ou ainda usar água mineral de baixa dureza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a entupimento de filtro, às vezes particulas sólidas entopem alguns furinhos. O que eu faço é usar qualquer escova que tenha cerdas bem finas e aplicar detergente. Assim a cerda penetra no furo e retira a partícula obstrutora. Tenho mantido meus filtros assim, com bons resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo.

 

Talvez você não tenha ouvido falar por que minha máquina já tem bastante tempo de uso, ou porque é relaxo meu mesmo, na limpeza. (mais provável)

Acredito que seja realmente acumulo de resíduos que se solidificaram dentro do filtro. Vou ver se encontro estes detergentes, pois ainda tem

alguma coisa lá dentro e pode voltar a entupir.

Vou ser mais cuidadoso com a limpeza de agora em diante.

 

Lucas

 

Não sabia que era cálcio, achei que tivesse a ver com cloro.

Descalcificação que você diz é da máquina né?

É algum produto que adiciono à água e deixo passar pela máquina?

Porque ter abrir a caldeira é trabalhoso e pode até danificar algo.

 

Com relação a água.

Além da questão da calcificação, o tipo de água afeta o sabor do café?

 

 

Enfim, obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Paulo, a água não filtrada pode conter um alto teor de cloro, o que altera o sabor do café.

 

O uso de água filtrada é recomendável, não só por eliminar parte do cloro como também por reter partículas sólidas que de outro modo se acumulariam dentro da máquina. Todavia isso não elimina a necessidade periódica de descalcificação, que vai depender mais do grau de dureza da água conforme explicou o Lucas.

 

A descalcificação é feita com produto específico para tal. Geralmente se dissolve o produto em água morna e coloca-se no reservatório, ligando a máquina para que puxe o produto para dentro da caldeira. Depois espera-se um tempo para o produto agir e depois liga-se a maquina novamente, dessa vez com água limpa, para limpá-la. Esse é o procedimento em linhas gerais, pois cada produto e cada máquina possui uma recomendação.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, só mais um detalhe.

 

Se quiser continuar a conversa sobre limpeza da máquina eu sugiro o uso do seguinte tópico, que é específico sobre limpeza de máquinas domésticas. Dessa forma podemos aprofundar o assunto sem ficar muito Off-Topic com relação à Mondial C-08. Sei que cada máquina tem suas orientações, mas a maioria delas segue a mesma rotina para limpeza.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/238-como-fazer-a-limpeza-de-maquina-domestica/

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

Talvez fosse melhor postar na parte de limpeza ou sobre despressurização de filtros, mas apenas pra terminar o assunto

que comecei aqui, venho dizer que o meu filtro continuou entupido após algumas tentativas de limpar.

Então vendo o tópico de filtros despressurizados resolvi despressurizar o meu. Já que não estava conseguindo usá-lo mesmo.

Encomendei outro filtro original numa assistência Mondial (ainda não chegou).

 

Mas vejam o que achei dentro do filtro após abrir.

Não é à toa que não saía nada.

 

Restos de café solidificados.

 

Isso talvez se deu por puro relaxo mesmo.

Lavava só com água da torneira e muitas vezes esquecia a máquina ligada com o porta filtros e filtro acoplados a ela.

Acho que ninguém mais deve ser relaxado a ponto de deixar chegar neste estado, mas enfim Fica a dica.

 

20130123120124.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Já extraiu quantos cafés com esse filtro depois de cortá-lo? Pelo local onde você cortou chutaria que não aguentará mais do que umas 5 ou 10 extrações, ficou pouco material para segurar a parte interna...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Já extraiu quantos cafés com esse filtro depois de cortá-lo? Pelo local onde você cortou chutaria que não aguentará mais do que umas 5 ou 10 extrações, ficou pouco material para segurar a parte interna...

 

Não extraí nenhum ainda.

Será que não aguenta mesmo?

 

O material deste filtro me parece bem resistente. Tem uma parte curva que não permite que a parte interna de mova.

 

Mas enfim, vou testar pra ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

De uma olhada na primeira foto no topico especifico da despressurização: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/634-operacao-despressurizacao-de-filtros-cafeteira-c-08-mondial/page__view__findpost__p__18121

 

Ao contrário da chef crema, na c-08 a chapa com vários furos começa logo abaixo do encaixe do filtro, ficando um bom degrau de suporte. Creio que o Paulo não terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

De uma olhada na primeira foto no topico especifico da despressurização: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/634-operacao-despressurizacao-de-filtros-cafeteira-c-08-mondial/page__view__findpost__p__18121

 

Ao contrário da chef crema, na c-08 a chapa com vários furos começa logo abaixo do encaixe do filtro, ficando um bom degrau de suporte. Creio que o Paulo não terá problemas.

 

Caramba, realmente é bem diferente da Chef. Nessa ultima certamente não agüentaria, mas no caso da C-08 acho que não há problemas...

 

Desconsiderem o que falei antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz fiquei impressionado com a quantidade de pó de café.

Usei muito tempo com o filtro pressurizado e depois que fiz o processo não tinha nenhum pouco de café.

Me achava pouco cuidadoso com a máquina, mas agora vi que nem tanto :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar minha C 08. Primeira dúvida: "antes do primeiro uso, deixar *funcionar* apenas com água".

 

Funcionar até quando? Fingir que estou fazendo um espresso normal até fim?

 

Comprei café no Café do Ponto até me decidir por um moedor e tal. Coloquei na geladeira dentro do saquinho e ainda dentro de uma embalagem de plástico.

 

Vocês que tem ela fazem assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

com medo disso mesmo, quando eu lavo o filtro, eu coloco água dentro dele, tampo com a mão, e chacoalho bastante, pra a água atritar bem nessa chapa de furos. até faço preção com a mão, q dai a água espirra pelo furinho rsrs. e de vez em quando faço flus

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou totalmente leigo. Comprei a C-08 porque vi muita gente falando bem dela mesmo ela sendo bem barata.

 

Por enquanto comprei o "cafeterie" na Café do Ponto. Comprei 1kg e pedi pra colocar em 4 sacos pra diminuir a velocidade do envelhecimento.

Tenho várias dúvidas.

 

1 Quando dizem que o café deve levar 26 ou 30 segundos (li duas versões já), isso é desde que começa a sair, certo? Pois demora uns 7 segundos para começar.

 

2 Nunca posso escolher a quantidade de pó? Tem que ser sempre bem nivelado mesmo na borda?

 

3 Como vcs limpam a saida após o uso? Sempre fica muito pó ali

 

4 Como vcs limpam o filtro? Dizem pra esperar esfriar, mas também dizem que se não limpar em seguida agarra. Pensei em usar a água quente da própria máquina, mas daí tem que limpar muuuito bem a saída e mesmo assim fico com medo de ter resíduo e a água quente só servir pra fazer entrar mais fácil resíduo na parte interna do filtro.

 

5 Como vcs fazem café com leite com ela? Eu primeiro uso o vapor no leite (meio sem jeito,não sei se tem muita ciência, qualquer dica é bem vinda) e logo em seguida o espresso e viro por cima do leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 Quando dizem que o café deve levar 26 ou 30 segundos (li duas versões já), isso é desde que começa a sair, certo? Pois demora uns 7 segundos para começar.

A partir do momento que a água começa a sair pelo chuveiro (antes de passar pelo bolo). Normalmente é assim que liga a bomba, mas nem sempre. Aqui na Evolution é quando o som da bomba tem uma mudança, um pouco depois de ligar.

2 Nunca posso escolher a quantidade de pó? Tem que ser sempre bem nivelado mesmo na borda?

Não existem regras, cada um faz o café do jeito que mais lhe agrada. Mas baseados na nossa experiência, se você quer um café mais "fraco", recomendamos que extraia os ~ 60 mL com ~ 7g simples / ~ 14 g duplo, e depois adicione água quente. Colocar menos pó deve resultar num café sub-extraído.

3 Como vcs limpam a saida após o uso? Sempre fica muito pó ali

Existem escovas próprias, tem até um tópico rolando sobre isso. Mas eu limpo com papel toalha e flushs de agua quente mesmo.

4 Como vcs limpam o filtro? Dizem pra esperar esfriar, mas também dizem que se não limpar em seguida agarra. Pensei em usar a água quente da própria máquina, mas daí tem que limpar muuuito bem a saída e mesmo assim fico com medo de ter resíduo e a água quente só servir pra fazer entrar mais fácil resíduo na parte interna do filtro.

Depois de limpar o chuveirinho, limpe o filtro com água, detergente, e scotch brite mesmo. E como o filtro é pressurizador (já corrigindo o português), e tem aquela "câmara secreta", é uma boa idéia "tirar um expresso sem pó", quer dizer, deixar correr um pouco de água quente depois.

 

A vaporização eu fico devendo, mas tem mais gente aqui que pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei se este é o lugar adequado para este assunto, mas vamos lá.

 

Como já relatei, eu costumava tomar cafés comuns de supermercado.

Depois que conheci o clube passei a me interessar em provar outros sabores.

 

Após ter "resolvido" o problema do filtro entupido, resolvi, em primeiro lugar, testar cafés melhores, antes de partir

para, moer ou torrar meu próprio café.

Por indicação do fórum, resolvi testar o café Orfeu. Já torrado e moído que encomendei numa loja de Curitiba (também indicada aqui).

Apesar se não ter opção de escolher moagem, pedi dois pacotes de 250 gramas.

A primeira coisa que notei é que era café velho, apesar de estar embalado à vácuo, é um café com data de fabricação de setembro do ano passado.

Bom eu devia ter perguntado isso antes de comprar, mas imaginei que deveria ser bem melhor que os cafés de costumo tomar.

 

Pois bem, o café praticamente não passa pelos meus filtros, nem o duplo pressurizado, nem o que despressurizei.

Só sai umas gotinhas. Pra sair mais ou menos tenho que por pouco café ou não compactar de forma alguma.

 

Achei que o problema estava na máquina pois como antes estava usando o filtro quase entupido, poderia ter danificado a bomba.

Mas comprei uma café genérico aqui na cidade, moído na hora ( nem tinha opção de escolher o tipo de moagem).

E o café passa normalmente ( até consegui uma crema no filtro despressurizado). Apesar de ser uma torra muito forte,

quase queimado e gosto não muito bom. visualmente ficou bonito.

 

O interessante é que aparentemente o café Orfeu que comprei parecia ter moagem mais grossa que o outro.

Fiquei intrigado com isso, mas observando bem, a moagem a completamente inconsistente, no meio das partículas maiores

está cheio de pó ( pó mesmo, parecendo amido de milho), em grande quantidade.

 

Fiz até uma "coagem" do pó, numa peneirinha de chá. Que resultou em particulas grandes na peneira e pózinho saiu pelos vãos.

 

Agora estou em dúvida se realmente o problema é mesmo o pó.

Se as moagen industriais são assim mesmo. Se o problema é o café ser velho.

Sei-la.

Só sei que este café, com esta moagem é impossível tirar um expresso.

 

Ou será que mesmo com esta inconsistência na moagem deveria conseguir tirar o café?

 

Bom estou pra receber o café do Moço, o blend daqui do clube que pedi moído para expresso.

Se este não sair, pode ser que a máquina esteja com problemas de pressão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o problema é o café, deve ter sido moído muito grosso, por isso não passa a água pelo filtro...

 

 

às vezes isso acontece comigo, quando acabo moendo grosso demais no Hario.

 

 

Não tem jeito, você acabou comprando café velho e moído de forma inadequada, melhor descartar e esperar o café do Moço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo.

Mas me resta uma duvida.

O café moído grosso teoricamente deveria passar mais rápido. Certo?

É normal uma moagem grossa produzir também esta "maizena" no meio do café moído, a ponto de não passar

quase nada pelo filtro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns anos atras tive o mesmo problema, quando ainda usava a Chef Crema. Comprei o Orfeu moído e era difícil fazer o espresso sair. Deve ser algum excesso de particulados na moagem deles.

 

Eu sugiro fazer uns coados com ele e partir logo para um moinho. Tá sem grana? Compra um Hario!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moagem grossa com finos entope mesmo. Mesmo que o tamanho médio de partícula seja adequado, quando começa a passar água pelo bolo ela arrasta os finos para o fundo do filtro, onde eles se concentram e criam um tampão.

 

O que é estranho é um café teoricamente de alta qualidade como o Orfeu não investir numa moagem decente. Mas se você gosta mesmo de café siga a dica do Leo. Moer na hora é garantia de ter sempre café fresco e na moagem certa (obviamente desde que os grãos não sejam velhos também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns anos atras tive o mesmo problema, quando ainda usava a Chef Crema. Comprei o Orfeu moído e era difícil fazer o espresso sair. Deve ser algum excesso de particulados na moagem deles.

 

Eu sugiro fazer uns coados com ele e partir logo para um moinho. Tá sem grana? Compra um Hario!

 

Abraços.

 

É deve ser então o problema na moagem deles.

Vamos ver se o Café do Moço se sai bem com a minha máquina.

 

 

Sim pretendo comprar um moinho, um Hario mesmo. Até porque eu tiro 1 ou dois cafés por dia, e deve dar conta.

Mas por enquanto pretendo provar alguns cafés bons, já moídos mesmo.

Se o problema for somente o café, a próxima etapa será o moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moagem grossa com finos entope mesmo. Mesmo que o tamanho médio de partícula seja adequado, quando começa a passar água pelo bolo ela arrasta os finos para o fundo do filtro, onde eles se concentram e criam um tampão.

 

O que é estranho é um café teoricamente de alta qualidade como o Orfeu não investir numa moagem decente. Mas se você gosta mesmo de café siga a dica do Leo. Moer na hora é garantia de ter sempre café fresco e na moagem certa (obviamente desde que os grãos não sejam velhos também).

 

Este foi um dos motivos pelos quais eu pensei ser problema na máquina.

Nem com cafés genéricos de supermercado este tipo de coisa acontecia.

Nunca imaginei que um café conceituado como pudesse ter problemas com a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...