Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Ebay. Ache alguma que consiga pesar décimo de grama. É raso de barato, mas encomende de um vendedor que forneça tracking. Comprei uma sem rastreamento e estou esperando até hoje, há quase 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dai galera!!

 

Dom ruivo:

 

olha este forum não me ajuda muito com seus recurços de edição..

 

Então deixa eu copiar tuas perguntas pra responder:

 

"Qual café está utilizando?"

No momento o Maragojipe, não sei o produtor, torrado em 22/08/2012

"Torra clara ou escura?"

torra clara

"Tens um termômetro para medir a temperatura da água que sai da C08?"

não.

"O café está saindo frio, morno, quente?"

morno/quente. não quentão, ainda bem, q odeio café quente

"Tens a balança para pesar a quantidade de pó para um duplo por ex? (14 a 16 gramas)"

Não. mas já tenho uma referência: a colher que vem com a prença francesa, q deve ser do mesmo tamanho da que vem com a c08. Ja pedi para pesarem uma dessas cheias, até a borda, sem morrinho, e levemente compactada. Isso me deu em torno de 6 a 7 g. Esta medida é a q uso.

 

Ontem, depois de ler suas considerações, fiz o expreço nela. Compactei bem o pó, isso depois de tê-lo moído no nível 5 (da esquerda para a direita) no meu krups gvx 208. Compactei tão bem, q depois do pó frio, tive q tirar com ajuda de uma colher, do filtro.... rsrs

 

o café ficou bem encorpado. Acho q devia ter algo em torno de 60 ml mesmo... percebi corpo, acidês e perfume. Sem dúvida que era um bom café, bem forte, mas com excelente paladar e perfume.

 

Mas.... agente empaca na danada da crema.... rsrs Quando acabei de tirar, tinha aquela espuma excrota na borda, q logo sumiu.

 

Essa c08, definitivamente, com esse filtro aqui, não faz crema dai então é?

 

Para tirar a danada da crema, só com filtro despressurizado dai então?

 

E qual a medida do arrombo no filtro, pra despressurizar ele? no caso de eu levar num profissional?

 

muchas gracias amigo Ruivo!

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz eu tive problemas com café bom na minha C08 também.

O café saía bom da máquina, mas não tinha a bendita crema.

Depois que despressurizei o filtro a crema começou a aparecer.

Pra despressurizar é só pedir pra profissional abrir a parte de baixo do filtro, mas com cuidado para deixar um centímetro na borda para segurar o resto do filtro.

Ou comprar o filtro despressurizado no ebay, o link que passo abaixo já leva direto para o vendendor

 

http://www.ebay.com/...=item2a2249a3f7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz eu tive problemas com café bom na minha C08 também.

O café saía bom da máquina, mas não tinha a bendita crema.

Depois que despressurizei o filtro a crema começou a aparecer.

Pra despressurizar é só pedir pra profissional abrir a parte de baixo do filtro, mas com cuidado para deixar um centímetro na borda para segurar o resto do filtro.

Ou comprar o filtro despressurizado no ebay, o link que passo abaixo já leva direto para o vendendor

 

http://www.ebay.com/...=item2a2249a3f7

 

 

infelizmente não é só isso, depende da moagem do café também.... eu comprei um filtro despressurizado e a crema que sai atualmente é uma espuminha bem leve... o café eu comprei moido no Atelier do Café, mas obviamente não tem a granulometria adequada para a C-08...

 

Por isso resolvi comprar um hario para moer em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que balança é essa para pó, onde se consegue uma?

 

Salve Gustavo.

Encontrarás este e outros acessórios para comprar na loja virtual do Café Expresso Brasil, clicando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

 

Torra de 22 de agosto tem quase um mês, o café já está passando para o estágio de café mais velho. Se não estiver bem armazenado, pior ainda.

Adquira cafés com uns 3 a 5 dias de torra que acho que seu café vai melhorar demais e deverá formar mais crema.

O filtro tem a peneira por dentro que é " embutida sob pressão " então para despressurizá-lo, terá que pedir a um torneiro que deixe uma aba quando for cortar o fundo ( Camada dupla) para com isso segurar a peneira embutida.

Senão podes comprar seguindo a sugestão do Pedro Ivo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando no filtro despressurizado, alguém consegue tirar algum coisa boa?

Não consigo utilizar de jeito nenhum, coloco metade da quantidade que coloco no duplo(8 gramas) e o sai 30 ml em menos de 10 segundos. Se eu colocar mais pó não deixaria de ser um single não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando no filtro despressurizado, alguém consegue tirar algum coisa boa?

Não consigo utilizar de jeito nenhum, coloco metade da quantidade que coloco no duplo(8 gramas) e o sai 30 ml em menos de 10 segundos. Se eu colocar mais pó não deixaria de ser um single não?

 

 

 

Pedro, náo entendi, voce disse acima que estava tirando ótimos shots no despressurizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro Ivo: tem um filtro para duplo (maior capacidade e mais buracos) e outro para single (menor capacidade e menos buracos), no duplo entram aproximadamente 14gr e no single 7gr.

Assim no single em 25 segundos obteras 30gr de cafe e no duplo nos mesmos 25 segundos obterás 60gr.

Colocar mais café que os 7 (single) ou 14gr (double), chama updosing e é uma tecnica utilizada em determinadas situações. As vezes se faz downdosing, porém sua utilização é bem menos frequente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao leite vaporizado, alguém consegue direito com a C-08? Fiz conforme ensina o Guia do Barista: leite integral gelado (fiz com leite em pó, uns 100ml) e observar ao atingir uns 75º (usei termometro culinário).

 

Mas não tem jeito, aquilo só faz um barulho danado e não faz espuma. Alguma dica? Assim que a lampada piloto do leite acende, eu abro a valvula pra sair o resto de agua condensada. Mergulho o bico a aproximadamente 1cm da superficie, e abro a valvula totalmente. Faz uma barulheira desgraçada e várias bolhas grandes, até respinga leite pra fora, mas nada de deixar o leite mais cremoso com a quebra das proteínas. Será que tem que abrir menos a válvula? Um centimentro de profundidade é muito ou pouco?

 

Hoje vou testar a dica de tirar o bico preto de plástico pra ver se consigo algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao leite vaporizado, alguém consegue direito com a C-08? Fiz conforme ensina o Guia do Barista: leite integral gelado (fiz com leite em pó, uns 100ml) e observar ao atingir uns 75º (usei termometro culinário).

 

Mas não tem jeito, aquilo só faz um barulho danado e não faz espuma. Alguma dica? Assim que a lampada piloto do leite acende, eu abro a valvula pra sair o resto de agua condensada. Mergulho o bico a aproximadamente 1cm da superficie, e abro a valvula totalmente. Faz uma barulheira desgraçada e várias bolhas grandes, até respinga leite pra fora, mas nada de deixar o leite mais cremoso com a quebra das proteínas. Será que tem que abrir menos a válvula? Um centimentro de profundidade é muito ou pouco?

 

Hoje vou testar a dica de tirar o bico preto de plástico pra ver se consigo algo...

 

 

Só tentei uma vez e tive o mesmo resultado pífio...

 

Ainda não testei sem o bico preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao leite vaporizado, alguém consegue direito com a C-08? Fiz conforme ensina o Guia do Barista: leite integral gelado (fiz com leite em pó, uns 100ml)

 

Na minha parca experiência, leite em pó não resulta em boa vaporização. Procure utilizar leite tipo A, integral, ou, ao menos, o leitissimo (vende no extra e no pão de açúcar). Retire o bico plástico. Só serve para vaporizar o leite quando vc mergulha ele todo no leite e não da bons resultados. Use apenas o bico metálico do paranelo. Introduza-o apenas 1 cm abaixo do nível do leite no inicio, até fazer a microespuma. Depois, no final (quando a temperatura alcançar 60•, introduza-o até o fundo do picher rapidamente para misturar a espuma com o leite, desligando o vapor em seguida e depois disso retire o paranelo do picher. Há vários vídeos no YouTube que podem ajuda-lo no aprendizado desse não tão fácil processo. O resto é tentar e tentar de novo.

 

Desculpe pela prolixidade.

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, náo entendi, voce disse acima que estava tirando ótimos shots no despressurizado...

 

Eu tiro bons shots quando uso o filtro duplo. Colocando 15 gramas aproximadamente, faço duas xícaras de 30ml ou uma de 60ml

O problema é quando eu tento usar o filtro simples. Coloco 8 gramas e nada, fica uma porcaria, sai mais de 30 ml em menos de 10 segundos.

 

Queria saber se alguém está com problema com o filtro simples ou sou só eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivo, esquece o filtro simples....

 

Quase nenhum presta.

 

Começe a pensar no seu novo moinho urgentemente, pois vc começou a equação invertida

 

Tô usando um hario mini agora. Só esqueci de atualizar o perfil. :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Caros Colegas. Comprei a Mondial C-08 e estou com ela há cerca de 3 semanas, ontem consegui fazer o primeiro espresso que considerei muito bom, e hoje consegui repetir, fiquei muito feliz. Agradeço a todos do fórum pelas informações e dicas, para ajudar os que estão chegando, aí vão as minhas experiências:

 

1- Comecei como os colegas aqui orientaram, comprei um moinho Rocky com dosador há cerca de 1 ano, e fui aprendendo as poucos, com a Moka e a French Press, testando grãos, entendendo as diferenças do Robusta, Arabica, Blends, etc.. e aos poucos admirando cada vez mais o sabor do café.

 

2- Comprei a Mondial C-08 pelas recomendações desde a época do HT fórum, e pelas detalhadas informações do colega Fogo Ruivo, que prontamente respondeu o meu email.

 

3- Segui as recomendações já postadas aqui do colega Alexandre para espresso em máquinas com filtro pressurizado, perdi alguns grãos por moagem inadequada, café sem crema e café "aguado".

 

4- Bem comecei novamente do zero: desmontei meu Rocky, fiz a limpeza, achei o ponto zero; marquei na xícara que uso o nível correspondente a 30ml; levei o celular para a cozinha e usei o seu cronometro para marcar 25 A 30 seg. do momento que acionei a bomba; comprei grãos com 1 semana de torra, acertei rocky para uma moagem mais fina que uso para a Moka, para mim o ponto do espresso com filtro pressurizado foi a marcação 15 do Rocky (meu ponto zero está em +2), enchi bem o filtro duplo, e como o Alexandre comentou apenas usei o tamper para nivelar, sem compactar demais

 

5- Resultado cerca de 30ml de espresso em 30s, com crema presente em toda a extensão da xícara, persistente e que restou nas bordas ao final da degustação, café muito saboroso, e para mim melhor do que 90% das cafeterias aqui de BH.

 

6- Dicas de pontos onde percebi que errei no inicio:

 

A- Compactar com muita força > resultado café espirrando na conexão do porta filtro e menos de 30ml em 25 seg.

B- Moagem muito fina > o mesmo que acima, e café concentrado demais e queimad.

C- Moagem muito grossa> mais de 30ml em 25s, café muito claro, fraco, sem crema.

D- Deixar a Mondial ligada muito tempo antes de iniciar o processo e não ligar a bomba somente com agua antes de colocar o café no porta filtro > água muito quente, café queimado, realmente deixar sair um pouco de agua antes foi importante, equilibrou a temperatura e o café saiu mais saboroso.

 

Bem colegas, é isso, as informações acima são para auxiliar quem estiver chegando e para agradecer os colegas do forum pelos ensinamentos.

 

PS: Hoje chegou meu filtro despressurizado, que comprei no Ebay, conforme o link aqui do forum > Agora é começar tudo de novo, calibrar o moedor, achar a moagem certa, a compactação ideal até conseguir novamente um bom espresso !!! Abraços

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!!

 

camaradas pedro ivo e fogo ruivo:

 

brigadão pela atenção!

 

se pudere e tiverem, não poderiam postar umas fotos ou vídeo do filtro da c08 despressurizado? não entendi como é para despressurizar, muito menos q instruções dar para o torneiro?? por favor expliquem bem quase dezenhando, porque sou lerdo para entender... rsrs

 

bom galera:..... café torrado com 5 dias ou menos? rsrs bom... seria ótimo né... mas.... virtualmente impossível rsrs

 

Eu acho que o q tenho está bem gostoso.... Guardo o pacote com os grãos em pote fechado por rosca, dentro da geladeira.... Eu me sinto satisfeito com eles (tenho 1 moído já pra french, mas é torra escura não gostei n compro nunca mais rsrs)...

 

brigado de novo galera!

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

 

Site da Unique cafés, liga lá que eles torram e te mandam na hora!

 

www.uniquecafes.com.br

 

 

 

Vc tem telefone tim ou claro?

Se tiver me passa por mp.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!!

 

Buenas dom Fogo Ruivo!

 

muchas gracias pela recomendação! Já tropecei nesteunique aqui em curitiba no cafe do mercado, que aliás, ganhou o título de melhor cafeteria de curitiba, acho que da Veja... ...

 

Vou mandar um email lá, pq para ver lugares onde encontrar, temos q clicar no mapa.... impossível pra mim rsrs

 

mas, eles vão torrar pra mim, e mandar pra mim mesmo? vão ter esse trabalho de colocar 500 g, só pra mim, no forno lá, só pra mim? Seria ótimo!?

 

E qual eu pego? melhor os varietais né? provar cada tipo individualmente né? pra depois perceber o efeito da combinação no blend?

 

brigadão Fogo!

 

fuerte abraso pra geral!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

provavelmente eles vão te enviar o café assim que torrarem,

eles devem torrar uma vez por semana,

quando eles fizerem a torra vão separar meio quilo pra você e te enviar.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

dom Ruivo! rsrs

 

foi um prazer imenso falar contigo ontem! nada melhor q sentir a energia da pessoa, que só a voz carrega!! tu é gente boa pra caraaaa..mba rsrs

 

Então o povo da Unique me respondeu. Não entraram na questão do período da torra não. Mas se dispuzeram a contatar a empresa responsável pelo site, pra melhorar a acessibilidade pra cegarada.....

 

Dom bruno! gracias pela informação! Mas ainda tô aqui com meus pensamentos..... Porque ainda tô nas 1as experiências, tentando refinar meu paladar, buscando identificar cada elemento.... Acho que 500 kg é muito, vou ter que passar o mês tomando do mesmo.... gostaria que eles tivessem a possibilidade de 250 g, q dai pegaria o frutado e o cítrico..... Ainda mais considerando o tempo de 30 dias de deterioração das características mais esuberantes.....

 

Mas, galera, alguém ja alcansou bons resultados com o filtro ainda pressurizado? Como fizeram? Compacto ou não o pó pra formar um bolo bem compacto? a desperção de água, antes de tirar o café, é feita diretamente alí pelo espaço para o cachimbo, ou lá pelo vaporizador?

 

gracias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa, minha esposa prefere café um pouco mais fraco. No krups, quando preparo uma xícara para ela, môo no meio dos níveis do moedor e preparo o café no filtro simples (simples vs duplo; pressurizado vs despressurizado). Uso sempre um café recém torrado e ela gosta bastante. Café, como qualquer bebida, depende do gosto de quem toma. Há pessoas que tomarão um café mais diluído e acharão perfeito. Outras, torcerão o nariz. O que não se discute é que um bom grão, torrado na medida certa, sempre apresentará sabor mais gostoso do que um café velho, com grãos de baixa qualidade e torrado ao extremo (para mascarar os defeitos do café).

 

Resumindo: você poderá tirar ótimos cafés com filtro pressurizado. Embora o despressurizado lhe permitirá extrair mais nuances do grão. É muito importante, quando se tratar de extração com filtro despressurizado, ter um bom moinho.

 

Com filtro pressurizado, moa um pouco mais grosso e não coloque muito peso na compactação. Do contrario o café sairá muito amargo. Como minha máquina esquenta bastante na primeira extração, faço um pouco de surfing antes de extrair (tiro todo o vapor que está armazenado na caldeira dela, até sair só água quente).

 

Abraços

 

Guilherme

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acabei de despressurizar meus filtros (da C-08) e iniciei os "testes". Infelizmente o café não ficou bom pois ficou praticamente sem crema. O pior é que tentei na moagem mais fina do krups, compactei bastante com o tamper que comprei do João, mas nada... só uma crema ralinha. Estou planejando comprar um Rancilio Rocky e também café com torra recente para novos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...