Ir para conteúdo

Refratômetro / Condutivímetro


Gilberto

Postagens recomendadas

Por recomendação do Lisboa , estou postando minha dúvida nesse tópico.

 

Quero adquirir um refratômetro com uma margem de erro tolerável e que funcione bem para Aeropress e Espresso.

 

O modelo do Lisboa, ao que consta não serve para espresso.

 

Não entendo sobre essas especificações de ppm , abaixo anexo as especificações de um que achei no Aliexpress:

6930ebfcc3fed029c417df65c109b345.png

https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32604652880.html?trace=wwwdetail2mobilesitedetail&productId=32604652880&productSubject=3-in-1-Water-Quality-Tester-Multi-parameter-Water-pH-Monitor-TDS-PH-Meter-for-Aquarium

 

Tem esse que acharam no mercado livre, inclusive até mais barato, mas desconfio que pode ser inferior.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713376116-medidor-tds-e-ec-medidor-ec-tds-condutivimetro-digital-_JM

 

Não preciso de um que seja extremamente preciso, mas sim um que seja consistente e que me permita realizar ajustes na extração e conseguir ver tais resultados numericamente.

 

[Edit] Achei esses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808089919-medidor-de-tds-ppm-_JM

 

 

Em tempo: acabei de perceber que posso pedir para meu amigo trazer dos EUA (amazon.com). Mas se os do ML forem equivalentes , compro logo aqui

https://www.amazon.com/gp/aw/s/ref=is_s?k=tds+meter

 

Vocês comprariam algum desses, dentre todos que listei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu mede até 8.000ppm, a faixa usual de espresso fica entre 7.000 e 16.000ppm, e esse que vc postou vai até 20.000ppm, então em tese serviria. O meu tem 3 modos de medição (algoritmos que projetam a leitura para um determinado objeto de medição) sendo um pra café de baixa intensidade e outro pra alta. Este do AE é muito simples, talvez seja melhor do que nada pois vai te dar alguma autorreferência para suas extrações.

 

Entre usar, limpar e guardar é pouco mais de um minuto. Uma vez por semana limpo bem os eletrodos com cotonete embebido em álcool, sabão de coco e bicarbonato de sódio.

 

Vai precisar calibrar a cada 3 ou 4 meses, ele tem uma chave para isso, e a solução calibradora vc encontra aqui no Brasil.

 

@Gil, diluir em tese daria certo, mas nem no meu aparelho que é um pouco sofisticado a medição do café diluído tem a precisão desejável, pode dar uma projeção de até +-0,5% na %Ext, o que já é perceptível na xícara (já vi +-1% em espresso diluído). O melhor é o aparelho ter a faixa desejada de medição e algum algoritmo pra projetar especificamente, e melhor, medição de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai, pessoal, alguém chegou a comprar aquele medidor de TDS do Aliexpress? https://pt.aliexpress.com/item/3-in-1-Water-Quality-Tester-Multi-parameter-Water-pH-Monitor-TDS-PH-Meter-for-Aquarium/32604652880.html?trace=msiteDetail2pcDetail Caso sim, o que acharam?

 

Sérgio, vi que você tem um refratômetro óptico. O que acha do uso dele para medir as extrações? Serve tanto para coados como para espresso?

 

Queria decidir o que comprar para medir o TDS desses dois métodos.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helder, o meu pelo menos não mostra a linha de leitura bem definida devido ao café ser escuro. (diferente de uma solução com sal ou açúcar que é clara).

 

Até que dá para ler, mas sem muita precisão. Não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava esperando o Sergio dizer da dificuldade de leitura (ótica) que é de baixa resolução. Ademais tem que limpar a lente a cada uso, usar uns filtros que o Sergio penou pra achar (até a última informação a membrana achada não servia) etc. Pra quem não quer precisão laboratorial, nem pretende divulgar tecnicamente seus resultados com um mínimo de rigor científico: vai de condutivímetro! pois, além da resolução mais alta e eletrônica, entre usar, limpar (passar os eletrodos em água corrente) e guardar é 1 minuto, muito prático e fácil de usar, sem estresses. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse nacional, mas só mede condutividade mesmo, em mS/cm; não tem um algoritmo de projeção para TDS, mas dá pra calcular o TDS por fora (trabalho a mais).

 

http://www.instrutherm.com.br/instrutherm/product.asp?template_id=60&old_template_id=60&partner_id=&tu=b2c&dept%5Fid=670&pf%5Fid=04498&nome=Condutiv%EDmetro+Digital+Port%E1til&dept%5Fname=Condutiv%EDmetros

 

Aqui tb, mas só mede condutividade. A conversão disto é um problema à parte, mas tendo um padrão (fórmula matémática genérica para convertr em TDS) já ajuda em algo:

https://www.lojainstrusul.com.br/categorias/analise-de-agua/medidor-de-condutividade?gclid=Cj0KEQjwn_3GBRDc8rCnup-1x8wBEiQAdw3OAYTRmaupwjnnVZ7-8uNHRV-GkDz7jPLKZI3vR5XA6TsaAmw78P8HAQ

 

O William Freitas aqui do CdC parece que importou um que avaliei pra ele, manda uma MP pedindo informações, pois não o tenho visto por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Salve amigos! Alguém é usuário do refratômetro ATAGO COFFE(TDS)?

Estava usando ele com a calibração de fábrica, mas na troca de bateria ele aparentemente descalibrou. Estou na dúvida agora se devo "tará-lo" com água destilada ou com a água do preparo. Água destilada seria o mais próximo do zero absoluto em termos de TDS, mas vi em alguns sites a calibração sendo feita com água normal e não encontro a informação oficial nos manuais.

Grato!

Atago.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água normal não se sabe o TDS, e água mineral não dá pra confiar na informação do rótulo. O TDS da água destilada em tese é zero, mas o Atago mediria isso com precisão? Até onde eu sei ele tem um algoritmo especialmente desenvolvido e otimizado para medição de TDS de café... :rolleyes:

Hum... achei estas informações da Atago lá diz que ele não pode ser calibrado com água:

http://www.atago.net/english/option_standard.html

http://www.atago.net/english/QandA_hsr.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lisboa Santos disse:

Água normal não se sabe o TDS, e água mineral não dá pra confiar na informação do rótulo. O TDS da água destilada em tese é zero, mas o Atago mediria isso com precisão? Até onde eu sei ele tem um algoritmo especialmente desenvolvido e otimizado para medição de TDS de café... :rolleyes:

Hum... achei estas informações da Atago lá diz que ele não pode ser calibrado com água:

http://www.atago.net/english/option_standard.html

http://www.atago.net/english/QandA_hsr.html

 

Grande Lisboa, obrigado pela resposta.

Já passei por estas páginas mas não encontrei nada referente ao PAL-COFFEE. Talvez o termo "calibragem" não seja o mais adequado, pois a calibragem do refratômetro é algo que parece ser bem mais complexo de se fazer (e exige soluções especiais). De qualquer forma, o PAL-COFFEE tem uma função "zero", que é tipo uma tara de balança. Apliquei água destilada ali e zerei, e aparentemente ele voltou a fazer leituras mais precisas. Não sei exatamente qual é o "espectro" de elementos químicos que ele reconhece, mas fiz um teste com duas águas minerais, uma com resíduo fixo a 180°C de 80mg/l (0,008%) e outra de 176 mg/l (0,017%), obtendo respectivamente 0,01% e 0,02% de leitura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que por ter uma eletrônica e programação embarcada caríssima, ele deve ter alguma função que reinicie as configurações de fábrica, desde que não acabe a bateria (acredito). [emoji38]

Mas, pelo que li no site da Atago, a solução calibradora serve para todos os refratômetros da marca.

De qualquer forma, pelas leituras que vc fez, após a zeragem, parece que ele está medindo de acordo. A não ser que vc tenha pretensões de publicações técnico-científicas dos resultados que vc está obtendo, para fins de comparações em escala nacional ou internacional, está pra lá de ótimo. [emoji41] Qualquer refratômetro ou condutivímetro já te dá um autoparâmetro para trabalhar, imagine um aparelho desta qualidade! e é (só) isso que importa, para nós hobbistas. [emoji6]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O colega @Artur Castro achou no ML este condutivímetro da mesma marca do meu, é um modelo mais simples mas serve perfeitamente para medir coados (espresso, não).

Preço de R$146,00

HM Digital COM-80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Lisboa Santos disse:

O colega @Artur Castro achou no ML este condutivímetro da mesma marca do meu, é um modelo mais simples mas serve perfeitamente para medir coados (espresso, não).

Preço de R$146,00

HM Digital COM-80

Interessante, uma opção acima do que eu acabei de comprar que foi o HM digital TDS-4TM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo as especificações técnicas no site da HM Digital, este modelo 4TM(A) tem o mesmo espectro do meu (9990ppm) que é mais do que suficiente pra coado, e embora só tenha um algoritmo de cálculo é o mesmo que uso pra medir café: o NaCl. Então eu diria que tb serve pras nossas (des)aventuras cafeinadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Recentemente comprei um condutivimetro com as possibilidades de calibrar ambos as medidas de conductancia elétrica (CE), e o fator de conversão CE -> TDS. É esse modelo, da AliExpress:

dSLxdRL.jpg

Calibrei ele com soluções padrão de CE, que funcionou bem e ele mede as concentrações desses padrões perfeitamente depois dessa calibração. A minha maior preocupação foi a questão do fator de conversão CE -> TDS e se as duas variáveis realmente mostram uma dependência linear, da faixa inteira de coado até espresso. Para testar isso, tirei espressi com torras diferentes, pesei o pó usado, a bebida produzida e os bolos depois da extração e secagem por 24h em 80C, para acessar o TDS real dos espressi, e fiz e medi series de diluição dos mesmos. Aqui um resultado bem representativo:

ioFyvV5.jpg

Em geral, em todos os testes a relação foi linear e o fator de conversão variou entre 0.60 e 0.62 (mS/cm -> %TDS) na faixa que testei (0 a 10 % TDS). Usei então um fator de 0.61 no aparelho. Com isso e o software VST Coffeetools pro avaliações muito interessantes são possíveis. Já vi p.ex. que seria interessante extrair os meus coados com mais água do que eu costumo fazer.

Uma observação que fiz foi que a umidade do pó antes da extração influencia bastante, mas isso é um problema que um refratômetro mostra na mesma forma.

Abçs, Burny 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, Burny! Meus parabéns pela análise. Eu não tenho recursos tecnológicos como você. Comprei há cerca de 1 ano um condutivímetro, porém gostaria muito de calibrá-lo. Ele até possui uma chave de fenda na qual posso usar para ajustar a leitura. O que não possuo é a solução padrão. Existe alguma maneira de calibrar o aparelho sem ser com as soluções padrão vendidas na internet? Achei caro o custo final para algo que não sei se vou realmente usar. Queria calibrar usando algo como uma solução de NaCl a 0,9% ou água destilada. Você recomenda? Caso sim, qual valor devo esperar para o TDS? Você teria como confirmar com seu aparelho (uma vez que valores reais nem sempre batem com os teóricos).

Meu aparelho mede TDS (até 19.990) e pH. É um desse da foto abaixo.

Abraço. b65bea6b3120b5e80aab80c0a1d25a73.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Helder, uma solução de 0.9% NaCl tem 16 mS/cm, que corresponde a 9.76 %TDS (se vc usa um fator de 0.61). Pode tentar assim.

Abçs, Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 22/08/2017 at 14:30, Schiavon Bruno disse:

Salve amigos! Alguém é usuário do refratômetro ATAGO COFFE(TDS)?

Estava usando ele com a calibração de fábrica, mas na troca de bateria ele aparentemente descalibrou. Estou na dúvida agora se devo "tará-lo" com água destilada ou com a água do preparo. Água destilada seria o mais próximo do zero absoluto em termos de TDS, mas vi em alguns sites a calibração sendo feita com água normal e não encontro a informação oficial nos manuais.

Grato!

Atago.jpg

 

Bruno, seguinte.

Sou químico, vou tentar por de maneira reta e simples como funcionam essas medições. Se ficar alguma dúvida só perguntar.

Sobre seu refratômetro:

Você deve zerá-lo com água destilada ou a água do seu preparo, dependendo o que você busca medir.

A água destilada possui ZERO dissolvidos, é o verdadeiro zero na escala.

A água do preparo do café possui alguns sólidos, geralmente minerais e íons, dissolvidos.

Vamos a parte prática:

Para saber os TDS TOTAL (ou absoluto) da água de preparo ou de qualquer outro líquido:
Calibre o refratômetro com água destilada e em seguida faça a medida da sua água de preparo (mineral, filtrada, preparada)
Aqui você obterá quanto de sólido há na sua água de preparo, em relação à água destilada que contem zero.

Para saber o TDS relativo da sua extração:
Digamos que sua água de preparo, que você mediu como indicado acima, tenha 150 ppm (partes por milhão, um tipo de leitura de TDS) e suponha que sua bebida café tenha 500 ppm
A diferença de sólidos na água ANTES da extração e DEPOIS da extração, 500 ppm - 150 ppm = 350 ppm, é a quantidade/concentração de sólidos que foi extraída do café moído pra bebida. Isso é a medição INDIRETA dos sólidos dissolvidos no seu café. Você mede a água antes, a bebida depois e faz a diferença para obter o resultado.

Para medir o TDS de forma direta:
Faça a calibração do seu refratômetro com a água de preparo (que no exemplo nosso possui 150 ppm). A partir desse momento o aparelho vai utilizar essa nova referência como linha base. Se for feita a medição da mesma bebida de antes o aparelho vai indicar 350 ppm, ou seja, ele já dá o valor descontado.

Uma observação:
Para saber sua taxa de extração deve ser usado o valor de 350 ppm e não de 500 ppm, pois vamos considerar apenas os sólidos que foram extraídos e não os que já estavam presentes na água

Outra observação:
Experimente criar soluções de teste. Por exemplo, dissolva 1 g de açúcar em 1000 ml de água. Faça o mesmo teste com Sal de cozinha. O seu refratômetro é capaz de medir ambas soluções, enquanto o condutivímetro do Gilberto terá sucesso apenas coma  solução salina (iônica), que é contudora.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...