Ir para conteúdo

Cafeteira Globinho ou Balão de Café.


Postagens recomendadas

Guest Anita

Oie, já sabia que era menor e que daria menos café, mas se tiver que comprar no futuro, pedir no ebay e esperar a boa vontade da nossa alfândega é exercício para zen budista.

 

Vou medir o diâmetro. O perímetro depois a gente calcula. :)

 

Obrigada, beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o perímetro de uma círcunferência é seu diâmetro multiplicado por pi que, como todos sabemos e consta até da Bíblia, é exatamente três:

 

¨Fez também o mar de fundição; era redondo e media dez côvados duma borda à outra, cinco côvados de altura e trinta de circunferência¨ (I Reis 7,23)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei da circunferência por ser mais fácil de medir, só passar a fita ao redor, já que a boca do globo inferior é mais larga em relação ao gargalo e a borracha de vedação é mais estreita na ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o Só eu não tenho um paquímetro???

 

Sorry, to meio lerda esses dias! Excesso de atividade e escassez de sono! rsrsrs Nem o café está segurando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inaugurei a Globinho hoje.

É mais pequena que pensava.

O recipiente comporta em torno de 500 ml.

Não achei o álcool que o Gilberto recomendou no tutorial.

Daí então tive a ideia genial: querosene.

Uma chama magnífica de quase 30 cm.

A água quente subiu em poucos segundos para o recipiente do pó. 

O recipiente da parte inferior ficou preto com a queima do combustível.

Havia que esquecido desse detalhe das lamparinas que ainda existiam em casa quando criança, pra emergências.

Eu estava calmamente entrando em pânico.

Dei uma mexidinha rápida, tentando tapear minha mulher, com um ar de quem tem tudo sob controle.

Tirei o globinho da chama e apaguei a lamparina.

Passado alguns segundos a água começou a descer e depois terminou muito bem comportada.

O resultado foi uma showdebolice de café.

Bebi me regozijando da façanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom demais né! ?

Não tem álcool 92 por aí não? vê em mercadinho de bairro ou essas peruas de produto de limpeza =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haaaaaaa, muito bom mesmo. Esta semana tive visita mas infelizmente não tinha pó moido adequadamente e não pude me exibir.

O alcool é dificil de achar mesmo, parece que não é totalmente permitido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Zé Alê: #MEDO (assim, em caixa alta)

 

30 cm de chama? Pretejou a globete? Aiaiai

 

No super tem o tal álcool gel para espiriteiras, rechauds e quetais que exigem aquecimento contínuo a foguinho. Procure perto do sal grosso e dos palitos de churrasco.

 

E na reza para nada explodir nem deixou ele ali sob o foguinho (!!!???!!!) por um tempinho antes de cortar a chama, né?

 

Mas o ritual é lindo, não? É um dos processos mais ritualísticos mesmo de extração. Bem como nós gostamos. :)

 

Bom, na próxima vez certamente as coisas correrão melhores.

 

LV para ti.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé Alê: #MEDO (assim, em caixa alta)

 

30 cm de chama? Pretejou a globete? Aiaiai

 

No super tem o tal álcool gel para espiriteiras, rechauds e quetais que exigem aquecimento contínuo a foguinho. Procure perto do sal grosso e dos palitos de churrasco.

 

E na reza para nada explodir nem deixou ele ali sob o foguinho (!!!???!!!) por um tempinho antes de cortar a chama, né?

 

Mas o ritual é lindo, não? É um dos processos mais ritualísticos mesmo de extração. Bem como nós gostamos. :)

 

Bom, na próxima vez certamente as coisas correrão melhores.

 

LV para ti.

 

beijo

Aninha não deu pra deixar um pouquinho.

Tava um troço bem feio.

Deu um trabalhão pra limpar o globinho.

E o café ainda ficou bom.

Luw, é proibido e sou rapaz probo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu imagino...

 

Só de ver a chama gigante eu teria parado tudo no começo. Nas instruções fala para deixar uns 3mm de pavio exposto e uma chama controlada (não lembro o que fala da chama, mas se recomendam pavio curtinho, a chama deve ser proporcional).

 

Joga no google álcool para rechaud para você ver qual é. É cor de laranja, aqui no celular não consigo copiar links.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compro álcool 92 no "kilimpinho" aqui perto de casa! Hehehe

 

Mas quem sabe eu procure pelo álcool correto que a Anita falou. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Má, quando fui fazer na primeira vez procurei o 92 no super, mas não encontrei. A legislação mudou há alguns anos, por causa do excesso de acidentes domésticos (principalmente com crianças) proibiram o álcool líquido, só podia o gel. Mas tenho a impressão que voltaram atrás (não acompanhei), pois se encontra ambos agora.

 

Mas no super não tinha o 92 e achei este específico, achei inclusive que seria mais seguro.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O raciocínio dele com o querosene fez sentido. Só que nas lamparinas tinha a tal camisinha que acho que permitia controlar melhor a chama do que o pavio.

 

Só não sei se é saudável misturar chama a querosene com alimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema. Queima de querosene produz resíduos tóxicos, fora pretear tudo.

Quem não conseguir álcool líquido tem um gel rosa, usado para acender fogo em churrasqueira, que é muito bom para isso, e se acha em supermercados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não suja o café, o problema é vc respirar aquela fumaça. E cuidado para não pretear o teto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...