Ir para conteúdo

Alguém toma café descafeinado?


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

Guest Leonardopm

Pessoal,

 

Alguém toma ou já tomou espresso com grãos descafeinados? Gosto muito de um espresso no fim do dia, mas confesso que prejudica bastante o meu sono.

 

Andei pensando em testar descafeinado, mas pelo menos com relação a café de supermercado a diferença é grande no paladar. Não sei quanto aos cafés especiais.

 

Alguém pode contribuir com a discussão?

 

Abraços,

 

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei já 3 versões da Square Mile, incluindo essa última. A minha cliente principal aqui não pode tomar muita cafeína, quando dá para alguém trazer eu compro e congelo.

 

Sendo um café bom, descafeinado num sistema legal (só provei esses descafeinados por método de água e CO2 super-crítico) e bem torrado, sai coisa boa.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Leonardopm

Pois é Márcio,

 

Foi justamente olhando o site da Square Mile que "caiu a ficha". Fiquei pensando que lá fora é muito comum os viciados em café tomarem decaf, enquanto aqui a oferta é pequena.

 

Eu fiz um pedido lá há poucos dias atras, mas confesso que antes de arriscar o descafeinado queria uma opinião dos colegas.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, perguntei onde tá escrito que usam algum método de água para descafeinar os grãos... Na loja não vi nada escrito.

 

Mas agora procurei no site deles e tá escrito que é "swiss water proccess". Mas muito estranho, pois esse nome é marca registrada, e se realmente o Santo Grão usasse esse método, provavelmente teriam o logo da empresa estampado e fariam mais alarde.

 

Já faz bastante tempo que provei lá no Santo Grão o descafeinado deles. Foi um dos piores cafés que já tomei na minha vida - não que o processo seja ruim, mas era café da pior qualidade.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu adoro cafe, principalmente um espresso...

 

adoro fazer...

 

mas...

 

é eu tomar meu 2º espresso q já me ferrei todo...

 

deixa meu intestino taum rapido... 3-4 espresso no dia, chega a dar colica e um pouco de diarreia...

 

e complicado...

 

PS minha namorada toma uns 8-10 espresso por dia na boa, e ainda uma ou duas capsulas de po de guarana... fora a epoca do fem fem hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Galera,

 

Alguma atualização desse tópico? Estive no médico ontem e ele me recomendou descafeinado em razão do meu problema de refluxo.

 

Obviamente só vou seguir 50% da sugestão dele e portanto pretendo tomar descafeinado somente pela tarde...alguém tem boas opções para indicar?

 

Marcio, o que achou dos Decaf da Square Mile? Se comparam a um café não descafeinado de boa qualidade?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, só uma idéia: refluxo deveria estar mais relacionado com acidez do que com cafeína. Poderias experimentar como te cai com leite (latte o capuccino).

No meu caso tomava só um café por dia (pela manhã) porque me ocasionava malestar de estômago. Venho aumentando a dose lentamente e acostumando.

Hoje posso tomar 4 ou 5 (2 ou 3 com leite o restante ristretto) sem que incomode, pelo contrário, não sei se é coincidencia mas dos malestares de estómago estou bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

A acidez também atrapalha, mas o problema é a cafeína mesmo. Ela provoca relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e com isso facilita a passagem do acido estomacal para este ultimo, provocando as dores.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bons. Se comparam sim. Estão com um da Guatemala agora, de repente vale provar. Ideal mesmo é alguém trazer na mala, recém torrado, e congelar porções pequenas... :)

 

Márcio,

 

É este mesmo que to namorando no site da Square Mile. Acho que vou pedir dois pacotes para experimentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica, o café fica menos denso e a moagem é fina mesmo, bem fina, para tirar um expresso. Se chegar com 20-30 dias, deve dar resultado OK. Se chegar antes, fica bem legal.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, é hernia de Hiato ? Isso incomoda demais ! Nesse caso só operação resolve definitivamente.

Tenho dois conhecidos que fizeram a operação, e após a recuperação ficaram diferentes: costumavam estar sempre de carra amarrada, mas agora vivem sorridentes e de bom humor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, aprofunde no caso que minha esposa estava com o mesmo problema que o seu e fez a cirurgia e agora come e bebe TUDO!!!!!

 

Pode sim ser um principio de hérnia como o Bernardo disse

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei um café descafeinado do Santo Grao, chegou ontem, infelizmente minha máquina de espresso foi para garantia e só conseguirei fazer um espresso quando ela voltar.

 

O Santo Grao descafeinado veio na forma de graos torrados, segundo informaçoes de lá a torra foi feita no dia 28/06, e os graos sao 100% arábica.

 

Como estou sem máquina de espresso, o que restou foi moer os graos e fazer um coado. Nao tenho muita base para comparaçao pq eu sempre tomei cafés comerciais coados, aqueles de supermercado, o único diferente que eu tomei foi quando chegou meu moedor Krups e eu fiz um coado com um café do Makro para espresso, e creio que foi o melhor café coado que eu já tomei.

 

Mas eu sei que esse grao do Makro nao chega ao pé dos melhores cafés especiais, apesar de ser novo nesse ramo. Antes da minha máquina dar defeito eu tinha esse café do Makro, e um Sweet Collection do Atelie do Café. O espresso do Sweet Collection era milhoes de vezes melhor que o do Makro, a torra dele era muito mais nova também.

 

Entao baseado na minha pequena experiencia com esses níveis de café, eu diria que o ranking fica assim.

 

Sweet Collection >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Makro para espresso >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Descafeinado Santo Grao >>>>>>>> pós de supermercado

 

Achei o descafeinado Santo Grao bem tomável, com gosto de café, porém eu que sou leigo consegui perceber o dano que o processo causou no grao, existe um gosto estranho, aguado que é perceptível porém nao predominante. As próximas vezes vou sobredosar o café para ver se ele melhora um pouco o gosto, nao que seja ruim, mas para um café Gourmet tem que melhorar um bocado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeremias,

 

Tá podendo gastar mais um pouco? Experimenta os descafeinados da Square Mile. Eu sei que é consideravelmente mais caro, mas segundo o Marcio são muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeremias,

 

Tá podendo gastar mais um pouco? Experimenta os descafeinados da Square Mile. Eu sei que é consideravelmente mais caro, mas segundo o Marcio são muito bons.

 

Opa Leonardo, agradeço a sugestao, mas antes de aventurar nos gringos eu quero testar os daqui do Brasil. Até pq quando eu encontrar um grao bom eu pretendo sempre ter um descafeinado a disposiçao, e pedindo do exterior fica mais complicado, até por causa do tempo da torra que me impede de pedir uma quantidade maior que dure mais tempo.Mas vou considerar importar um Square Mile desses sim, fiquei curioso para experimentar.

 

Dois cafés que eu vi que e sao vendidos em lojas online daqui do Brasil sao o Astro Café e o Maratá. Alguém já tomou?

 

http://www.marata.com.br/produtos/produtos-marata/cafes-e-descafeinados/69-cafe-expresso/73-cafe-expresso-descafeinado

 

http://www.santaluzia.com.br/product.aspx?idproduct=862401

 

O Astro Café diz que o processo para descafeinar usa um solvente organico, ao contrário do Santo Grao que usa o processo Swiss Water, o Maratá nao diz como é feito no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santo Grão usa Swiss Water? Sei que eles dizem no site, mas acho que é balela...

 

Acho que no Brasil só se usa solvente. Sei que a Cocam faz, não sei de outra empresa. E não sei se alguém faz algum método de água ou CO2 super-crítico.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santo Grão usa Swiss Water? Sei que eles dizem no site, mas acho que é balela...

 

Acho que no Brasil só se usa solvente. Sei que a Cocam faz, não sei de outra empresa. E não sei se alguém faz algum método de água ou CO2 super-crítico.

 

Márcio.

 

Vi pelo site do Santo Grao, se é verdade ou nao é outra história. Mas pelo que vi o processo swiss water usa água e um filtro de carbono, nao parece ser complicado.

 

Esse Astro Café descafeina na Cocam mesmo, diz isso no site. Vc sabe dizer se o processo químico que eles usam lá altera muito o gosto do grao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, o conceito do método de água é simples, fazer dar certo deve ser difícil. E pense que tem que estruturar uma planta para fazer muitas sacas de café e ter algum retorno no valor do serviço...

 

Não sei se o método deles (Cocam) altera muito o sabor... Será que usam acetato de etila? Imagino que o problema maior seja a remoção de muito mais coisa que a cafeína... Quanto a ter resíduo do acetato de etila, na torra deve ir tudo embora.

 

O café que tomei no Santo Grão tinha gosto de riado. Talvez eles comprem direto da Cocam um café peba descafeinado e oferecem "por obrigação"... Melhor não ter, né? De repente a Cocam tem um mínimo para processar e não é qualquer cafeteria que consegue preencher esse requisito. Aí, ficam todos à mercê do que tem lá. Mas estou só especulando!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, o conceito do método de água é simples, fazer dar certo deve ser difícil. E pense que tem que estruturar uma planta para fazer muitas sacas de café e ter algum retorno no valor do serviço...

 

Não sei se o método deles (Cocam) altera muito o sabor... Será que usam acetato de etila? Imagino que o problema maior seja a remoção de muito mais coisa que a cafeína... Quanto a ter resíduo do acetato de etila, na torra deve ir tudo embora.

 

O café que tomei no Santo Grão tinha gosto de riado. Talvez eles comprem direto da Cocam um café peba descafeinado e oferecem "por obrigação"... Melhor não ter, né? De repente a Cocam tem um mínimo para processar e não é qualquer cafeteria que consegue preencher esse requisito. Aí, ficam todos à mercê do que tem lá. Mas estou só especulando!

 

Márcio.

 

É bem possível sim Marcio. O Santo Grao nao chega a ser ruim, mas é bem abaixo para um café que tem preço de café gourmet/especial.

 

Segundo o Astro Café na Cocam eles usam um solvente organico :D , parece que colocaram o organico para amenizar o peso da palavra solvente. Nao fala qual é o solvente entretanto.

 

 

 

Astro e Maratá nao parecem nomes de bons cafés, mas já que ng conhece aqui vou arriscar umas 250g de cada na próxima vez, aí coloco minhas impressoes aqui nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Costumava comprar o grão do café do ponto, mas ultimamente está dificil, comprei o Santo Grão já moido..achei bem ruinzinho, agora comprei 2 pacotes do Spress descafeinado em grão, vamos ver o que vai sair..

 

 

Edit..e depois que comprei na Casa Santa Luzia, descobri que tem a loja virtual do Spress Café... que saia muito mais barato...já foi... esperar para provar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...