Ir para conteúdo

Alguém toma café descafeinado?


Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

A Unique vende um café descafeinado que o Guilherme daqui comprou. Eu pessoalmente não tenho interesse em café descafeinado, mas para quem gosta, deve ser um prato cheio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não encontrei Unique descafeinado, mas vou procurar porque gosto muito da marca. Fiz um pedido hoje do Spress descafeinado em grãos, mas não conheço a marca. Eu tomo muito café e, como uso medicamento para controlar a pressão, uma parte do café que tomo é descafeinado. Os médicos se dividem nessa coisa de aumenta ou não aumenta a pressão e no final continuo na dúvida. Li uma vez a tese de doutorado de um médico que foi justamente sobre isso. Nela ele dizia que o café com cafeina não aumenta a pressão e que se pode tomar até 500ml de café ao dia sem problema algum. De qualquer forma, não sei. Se alguém tiver mais informação sobre o assunto para compartilhar, fico grato.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para meu filho eu só dou café descafeinado...  :lol:  :lol:  :lol:

 

O bichim já é elétrico sem café, com café normal então ia ficar pilhadão..  :blink:

 

Ele só toma café à noite e se não for descafeinado, ele acaba perdendo o sono. Aí tiro um lungo Nespresso Descafeinado para ele e tá tudo resolvido!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Não tenho curiosidade nem necessidade.

Posso tomar café antes de dormir e ter um sono de criança.

Mas dependendo do café se eu tomar mais de 4 expressos por dia, da dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Eu ando precisando de um café descafeinado. Estou com refluxo e gastrite moderada.... T_T

 

Comprei um pacote de Nossa Casa Bruzzi Descafeinado, achei bem parecido com o Bruzzi Espresso, mas acho que vou provar outros para ter base para comparar. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 9 months later...

Suplicy descafeinado me pareceu melhor do que o Nespresso descafeinado e muuuito melhor do que o Spress descafeinado. Esses dois últimos apresentaram aroma de solvente.

No caso do Suplicy um forte aroma de castanha (acima do normal) talvez possa incomodar.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Genovese, você usou no espresso ? Comprei um pacote mês passado, fizeram algo de errado com a torra, extrações de 10s e nem crema saia. Uma bomba.

Desculpe a demora. Só vi agora a mensagem.

Eu faço no expresso sim. Compro em grão e faço a moagem em casa (moedor Breville).

De fato a moagem tem que ser muuuuuito mais fina do que para os demais cafés que tenho em casa (Santa Mônica, Illy e Raposeiras).

Para você ter uma idéia enquanto a moagem do Illy fica na regulagem 14, o Suplicy descafeinado vai para 9.

Ou seja para sair um café cremoso a moagem desse Suplicy tem que ser bem mais fina.

 

Obs. Crema realmente não é o ponto forte desse café. Rsrs

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomo nespresso descafeinado qdo quero tomar um café muito tarde da noite

Tbm tenho em grãos verdes para torrar

Não acho ruim descafeinado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

E aí pessoal! 

 

Comecei a pouco nessa coisa do café especial. E na real 90% do que eu tomo é descafeinado - em 2015 tive sei lá uma overdose de cafeína, era estranho, depois que tomava qualquer produto com cafeína (cacau, café, chá preto, coca-cola...), passavam 40 min e eu começava a suar muito... Não sabia bem o que era, resolvi tirar a cafeína, e bingo, parou.

 

Desde então comecei a dormir melhor - e não dormia mal - e não gostei da tal síndrome de abstinência da cafeína (uns dias com dores de cabeça), então resolvi ficar só no descafeinado. Na época, tomava só o Melitta, então até desanimei de usar a moka, meu método preferido, e fiquei fazendo um coador meia boca com leite.

 

Recentemente resolvi tentar achar uns descafeinados melhores e tomar na Moka, e fui gostando. Comecei com Café do Ponto (perto de Melitta, Pilão e Três Corações, está valendo) moído, gostei. Aí achei esse forum e mais precisamente esse tópico, li sobre algumas sugestões, continuei lendo o forum, acabei comprando um moedorzinho Hario... E agora é outra vida.

 

Eu ainda tomo café "cafeinado" ocasionalmente, mas tento manter em 1-2 vezes por semana, pois gostei da vida sem cafeína. E o desafio é comprar bons cafés descafeinados em grãos. O que percebo é que a oferta é beeeem menor, e os cafés são sempre bem mais caros, imagino que em decorrência do processo lá, Swiss Water, etc. Além do Café do Ponto, provei o Suplicy descafeinado - gostei muito - e agora estou começando a experimentar o Unique descafeinado, achei diferente mas legal também. Cabe apontar que meu objetivo é tomar um café maneiro e gostoso, evitando um amargor excessivo, mas conhecimento sobre notas, ácido, cítrico etc... Não sei nada. Sou leigão.

 

Comprei agora um Orfeu descafeinado, vamos ver quando chega. Tentei comprar o Spress em grãos, mas ou não tem na loja deles ou na Casa Sta Luzia não vende para Uberlândia, onde moro. Minha ideia com o Spress era ver como é pois é mais barato, às vezes para alguém que chega aqui em casa e quer um coado mais simples pode ser uma boa, minha sogra precisa tomar o descafeinado por problema no estômago.

 

Pensei em experimentar o Santo Grão, mas depois que li os comentários aqui não tive coragem rs... 

 

Mais alguma sugestão atualizada? Alguns dos indicados (da Lucca, Astro em grãos etc) estão difíceis de achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alguém conhece alguma torrefação que venda um bom café especial descafeinado (sistema Swiss water) em loja próxima de Uberlândia (região do triângulo mineiro, cerrado mineiro)? Gostaria de encontrar modos de comprar um café descafeinado de qualidade um pouco mais barato e com frete menor, pois esses grãos são beeem mais caros que os do café "normal". E gostaria de prestigiar também os cafés da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua região eu não saberia dizer, mas pra encomendar online, caso ainda não tenha provado, tente a Nossa Casa Café. Eles tem o Bruzzi Descafeinado, há quem elogie. Seiti, que postou a respeito uns 2 anos atrás, disse que é bem parecido com o Bruzzi Espresso. Se for, fica excelente na Moka (a despeito do nome) e razoável no coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Depois de provar uns descafeinados - não tem muitos que utilizam o procedimento Swiss Water ou Mountain Water, que é o processo natural que respeita mais as qualidades do grão - deixo aqui minhas impressões, na esperança de que sejam úteis para alguém. Como acho que já disse uns tempos atrás aqui, eu tento tomar bastante café descafeinado pois a cafeína em excesso já me deu umas reações rs... Então particularmente tento intercalar bem cafés normais e descafeinados, deixo os normais para antes de fazer exercício físico e tento alternar horários, mas pelo menos metade do café que tomo é descafeinado, em vários horários. Então tento mesmo ir atrás de cafés especiais descafeinados, sempre tenho um grão normal e um grão descafeinado abertos e fico revezando.

recomendo o descafeinado da Minas Estate Coffee, que é um grão do sul de minas, comercializado pela Oak Natural Coffee (http://www.oak.eco.br/) . Não sei ainda definir bem o meu gosto, essas coisas de notas etc., mas tendo a gostar do sabor do espresso, moka, etc. sem amargor e levando para o lado mais "achocolatado". É importante deixar claro que com os descafeinados meu método prioritário é a moka, e só agora comprei um aeropress e estou apenas conhecendo o sabor ligado a ele e as possibilidades, então futuramente deve mudar também. Também adquiri uma Pressca.

Também gosto do descafeinado do Suplicy, e provei agora o do Café Cultura, que é um grão do cerrado mineiro, e achei bacana também na moka. O Orfeu provei um tempo atrás e tinha curtido, mas tenho que tomar de novo porque na época meu paladar estava menos desenvolvido e minha técnica na moka menos apurada rs... Comprei agora o Bruzzi descafeinado, esses dias deve chegar, e aí vou ver também.

O descafeinado do Santo Grão eu não provei, pois acho caro e fui desencorajado, especialmente depois de ler os comentários dos foristas na primeira página desse tópico rs. E o da Unique não curti muito, gosto do Blend e do Frutado deles mas o Descafeinado é meio amargão, tem um gostinho ali de fundo sempre presente que é difícil pra mim definir, e fica fora da minha preferência mesmo. E o Spress café tentei comprar, não creio que fosse o processo Swiss Water mas queria ver, pois tinha um preço mais em conta, mas fui informado de que não produzem mais essa modalidade.

Ah já tomei também o do Café do Ponto, comprei em grãos numa loja daqui de Uberlândia, já que não tem como comprar pela internet. Eu até curto o gosto do grão deles, mas o que mata é a torra, os caras não estão nem aí pra isso, nem data tem. E da última vez era nitidamente um café velho. Lembro de ter gostado antes, mas passados meses tomei de novo e não curti nem um pouco; pode ser o grão que estava pior ou o paladar que mudou.

Então é isso... Fora o Santo Grão, acho que não tem mais nada de café especial na faixa de preço e qualidade que estou almejando (cerca de R$ 90-120 o quilo) no mercado, as opções são meio restritas. Tem o Opus da Daterra né, natural com baixa cafeína, mas a 400 o quilo nem cogito rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi falar que para produzir o café descafeinado seriam utilizados produtos químicos, e que estes contaminam o café, e assim esse seria nocivo à saúde...

Alguém sabe algo a respeito de como se produz o café descafeinado?  Seria mesmo prejudicial à sau´de?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí @Gustavo_bl! Olha, há vários processos, o mais barato é de utilização de solventes químicos, não conheço em detalhes mas bom não deve ser né rs

Mas estou falando de processos que utilizam uma solução hiperconcentrada de cafeína no tratamento de grãos crus, aí a cafeína sai meio que como uma osmose. Nesse caso, não envolve intervenção química. 99,9% da cafeína vai embora, e fica numa boa. Para os cafés especiais, esse é um bom tratamento. Mas claro que o processo fica mais caro né, o grão viaja para o Canadá, se não me engano, que é onde rola o processo, e volta. O preço dobra. E café especial já não é barato, então... 

A empresa que faz o processo é a Swiss Water, aqui explicam um pouco: https://www.swisswater.com/our-process/ , fuçando um pouco no Google rapidinho achas links que falem do processo em português.

Quanto à saúde, café descafeinado é bom, tem vários dos benefícios do café normal sem alguns problemas (nem benefícios, lógico rs) da cafeína. Um exemplo: http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,consumir-cafe-aumenta-longevidade-apontam-pesquisas,70001885148 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
Em 22/08/2017 at 15:41, JoaoW disse:

E o da Unique não curti muito, gosto do Blend e do Frutado deles mas o Descafeinado é meio amargão, tem um gostinho ali de fundo sempre presente que é difícil pra mim definir, e fica fora da minha preferência mesmo. E o Spress café tentei comprar, não creio que fosse o processo Swiss Water mas queria ver, pois tinha um preço mais em conta, mas fui informado de que não produzem mais essa modalidade.

 

Pois é @JoaoW, experimentei hoje o descafeinado da Unique. Fiquei com a mesma impressão, um sabor/aroma de fundo meio esquisito, o qual eu também não saberia definir mas não achei agradável. Notei que os próprios grãos têm um cheiro diferente. É o primeiro descafeinado que provo, então não sei se isso é comum nesse tipo de café.

 

Por isso lhe pergunto: os outros descafeinados que vc provou (Minas Estate, Suplicy etc) não tem esse problema?

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí @ricardorg ! Que coisa essa do Unique, né. Eu estava começando nessa dos cafés especiais e tive que tomar uns três pacotes de 500 g, em períodos diferentes, pra me convencer de que realmente o café era assim, com esse gosto estranho de fundo. Na moka uso 9 cliques do Hario, é a minha moagem sagrada, com 8 acho que ficava mais amargo e passava por cima desse gosto estranho, mas não é o ideal né... rs Enfim, é uma pena, pois gosto da marca, sei lá por quê, mas acho simpática. E os outros cafés deles são bons.

Quanto à tua pergunta, percebo que alguns cafés descafeinados tem um cheiro um pouco diferente no grão. Mas não percebo tanto, minha mulher que percebe mais. Porém, depois de preparados, acho o gosto bom. Minas Estate, Suplicy, Café Cultura, Orfeu, são boas pedidas no descafeinado. Claro, são cafés especiais "normais", não vão mudar a tua vida, mas também é compreensível: os produtores não vão investir muito nisso porque o processo Swiss Water é caro, dá trabalho, etc. Porém pra tomar um bom café sem a cafeína, caem bem. É que uns 60% do café que tomo é descafeinado, fico intercalando.

Geralmente esses descafeinados têm a torra um pouco mais escura também, deve ser algo ligado ao processo. Uma exceção é o da Unique, que não deu certo rs

Tem também a dica acima do forista @Cabral , do Bruzzi Descafeinado, da Nossa Casa Café (grão da Daterra). Provei e acabei não vindo aqui atualizar, então fica o registro. Esse é bom mesmo, acidez maneirinha, um gosto mais distintivo. Dos descafeinados até hoje achei o melhor; Minas Estate, Suplicy, Orfeu, Cultura etc. estão num bom patamar, mas o Bruzzi é superior pro meu gosto. Só que é um pouco mais caro, R$ 135 o quilo, e os descafeinados que tomo já ficam na casa de 100, alguns na de 120 e já acho salgado, aí pra ficar tomando direto pode pesar. Mas que gostei mais, gostei!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações, @JoaoW ! Já deixei anotado os próximos descafeinados que vou provar.

 

Em 22/08/2017 at 15:41, JoaoW disse:

É importante deixar claro que com os descafeinados meu método prioritário é a moka, e só agora comprei um aeropress e estou apenas conhecendo o sabor ligado a ele e as possibilidades, então futuramente deve mudar também.

 

Como comprei 500g do Unique, vou testá-lo de tudo quanto é jeito, começando pela moka. Por enquanto, só fiz na AP e desde então fiquei meio cabreiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Experimentei o Bruzzi descafeinado agorinha e gostei bastante. O @JoaoW disse bem, esse café tem uma acidez bacana. Além disso, não apresenta aquele gosto/aroma estranho do Unique descafeinado.

 

Apesar disso, achei um pouco amargo, acredito que por conta da torra muito escura.

 

Foi apenas a minha primeira preparação com esse café (que chegou hoje pelos Correios), na Aeropress.. Vou preparar de outras formas e em outras proporções pra descobrir onde ele fica melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @ricardorg , é de um "naipe" superior, não? A torra é um pouco mais escura sim, acho que porque é o bruzi é pensado pra espresso, e além disso acho que as marcas optam pelo descafeinado com torra mais escura ou por alguma particularidade do processo (talvez pra matar o gostinho ruim que o Unique mais claro acaba apresentando? rs), ou então para ir mais ao encontro do que um público maior está acostumado, já que o descafeinado acaba saindo mais caro pra eles também, e tem que vender. Mas mesmo com essa torra, dá pra perceber que o Bruzi decaf um gosto melhor.

De todo modo, esse Unique eu não consigo aceitar, vou acabar comprando de novo até achar algum jeito que ele fique bom... Porque a torra é bem bonitinha né, e gosto muito dos cafés da marca (frutado, bleng, orgânico, bourbon amarelo etc...). Uma hora consigo fazer dar certo rs

Outra coisa notável é que o nosso paladar vai mudando... Fui tomar o "Alma Pura", decaf da Minas Estate Coffee, de que gostava bastante (e é mais barato que o Bruzi decaf), e agora estou achando bem mais amargo... Eeeeê com esse paladar "de rico" vai complicando rs!!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoaoW Realmente cara, fazem sentido essas hipóteses.. Inclusive boa sugestão a sua: esse Bruzi deve ficar legal como espresso, essa vai ser minha próxima tentativa. Além disso, acho que vai ficar bom na AP com um pouco menos de pó. 

 

Sobre o descafeinado da Unique, eu tenho a impressão de que, não fosse esse sabor estranho, ele seria sensacional. Inclusive pela torra deles, como vc falou.. Aliás os cafés da Unique que já comprei vieram todos muito bonitos, com a torra bem uniforme (e de acordo com a descrição na embalagem, o que não é respeitado em todo lugar). Vou dar um tempo desse Unique descafeinado, mas só do descafeinado mesmo, os outros que tomei são muito bons (o frutado e o do jacu).

 

5 horas atrás, JoaoW disse:

Eeeeê com esse paladar "de rico" vai complicando rs!!!

 

Nem fala! Não tá saindo barato esse negócio hehe

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar produtos químicos, só por serem químicos, fizesse mal à saúde, talvez estivéssemos extintos...

Lá em cima falaram que os processos de água usam concentrado de cafeína. É o oposto, faz-se um concentrado do próprio café que vai descafeinar, retira-se a cafeína com algum processo e usa-se esse concentrado pra fazer osmose reversa no café é retirar só a cafeína. Claro que não é perfeito e deve retirar mais coisas, bem como alterar o grão por outros motivos. 

Os solventes mais comuns se não me engano são acetato de etila e diclorometano. O primeiro é o mesmo das frutas, do processo de maturação, por isso deve causar uma impressão de mais natural. Ambos são voláteis em baixa temperatura, qualquer resquício deve evaporar na torra. Parece que o acetato de etila é mais caro. Não sei se se encontra café especial descafeinado nesse método pra comparar com os outros... 

Tem também os processos de co2 que usam o co2 em alta pressão como um solvente seletivo. Não sei se é mais complexo que o da água... Já tomei bons cafés especiais descafeinados em métodos de água e de CO2  (Square Mile normalmente tem nesse último).

Parece que qualquer que seja o método o grão muda o comportamento na torra e fica mais escuro também mesmo sem apresentar sabores nas mesma cor de torra do café sem passar pelo processo. Só comparando pra saber. 

Parece que o primeiro método criado no começo do século passdo usava benzeno. Esse sim é do mal... 

 

Todas informações aqui não tem verificação muito formal nem científica, Dr. Google nos iluminando sempre.

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Meu paladar "estragou" mais ainda, agora estou achando até o Bruzi decaf meio sem graça. Os outros então (Minas Estate, Unique), nem comento. Perto dos cafés "cafeinados" que ando tomando, acho meio amargo, falta doçura, aroma, etc.

Acho que vou mesmo é parar de tomar o descafeinado e tomar uns chás à noite... Pelo menos economizo uns mangos, já que os decafs são caros. Coisa de doido como o gosto vai mudando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...