Ir para conteúdo

Retenção de pó em moedores


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

De comprado tem quase 2 anos, eu o uso aos fins de semana, quanto á assistência técnica, um amigo que é técnico em máquinas de café me disse que as mós são as comuns, encontradas para a manutenção da maioria das máquinas profissionais. E é um equipamento bem robusto e simples.

Quanto aos dosador, acredito não poder tirar, pois é um sistema manual, e no modo automático ele funciona enquanto o portafiltro está em contato com o botão de acionamento.

Abraços.

 

Tenho um nemox lux. Mesmo moinho internamente. É muito consistente e produz resultados muito próximos ao ROBUR (veja tópico do homebarista, do famoso Jim Schulman - http://www.home-barista.com/grinders/titan-grinder-project-can-it-beat-mazzer-robur-t4499.html) . As peças de reposição você pode comprar no cafeparts.com - grinders - iberital. Já tive que repor a engrenagem redutora (nylon gear), porque, por vacilo, inseri uma porca de metal junto com o café que havia torrado (caiu do meu tambor antigo e ai você já viu né). Gosto muito do meu moinho, embora tenha seus pontos negativos (tende a ficar um pouco de café moído no interior da câmara, que eu retiro inclinando-o para frente e dando leves tapinhas).

 

Vai fundo.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande maioria dos moinhos retém grãos, isso é fato. Quem mói por dose e é observador percebe facilmente que mesmo que se coloque 17g no reservatório e se obtenha 17g de pó, esses 17g não são todos dos mesmos grãos que acabaram de entrar para o reservatório. Sugiro que façam em casa a experiência com dois cafés de ponto de torra diferente que é bem fácil de visualizar as duas fases do pó resultante.

 

Não estou dizendo que isso acontece com 100% dos moinhos, mas deve acontecer com a maioria por causa do desenho do mecanismo de saída do pó das mós.

 

Por essa razão, quando é o primeiro shot de uma sequência, sempre gasto uns 3 a 5 g de café para purgar os resíduos de café antigo que estão na "linha de produção". Parece desperdício - e de certa forma é mesmo -, mas tem resultado no sabor do shot, inclusive ajudando a prevenir problemas de extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande maioria retém algo mesmo. Uma exceção é o Versalab M3. Aliás, uma das únicas vantagens do alto custo dele.

 

O ProM guardava bem pouco, semelhante ao Vario Home. Há bem pouco espaço para o pó. Ao mesmo tempo, é bem fácil o ProM travar com algum pó mais grudento... Ideal pra esse moinho é moagem não tão fina e doses bem altas. Para a felicidade dos torrefadores :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias li alguém no HB que fez o teste no Vario Home e concluiu que a "troca" do pó ocorre totalmente com 3,5 gramas de purga. Eu também costumo moer uma quantidade, dois ou três gramas, antes do primeiro shot do dia. A partir dai prossigo normalmente sem purgar, mas quando ocorre de eu tomar mais de um café no mesmo dia eu também môo um pouco para retirar de dentro o café anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é quase inaceitável em um moinho doméstico, e é um problema comum a quase todos. Impressionante como os engenheiros são acomodados em relação aos equipamentos de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando haver uma câmara na qual as mós se encontram e uma saída para o pó, é quase impossível não reter pó. Talvez chegar em algo como 1-2g, é fantástico.

 

Solução é como HG One, Versalab etc, na qual as mós ficam penduradas e o motor movimenta o eixo com pulia ou engrenagem. O problema é fazer isso direito também, o eixo tem que ter ao menos 2 apoios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outro tópico não apropriado (venda de uma máquina e moinho) começamos a discutir a retenção dos moedores. Seria o quanto de pó fica na câmara e saída, e que numa sessão não tem tanta importância, mas entre as sessões, depois de um tempo, há que se livrar desse pó velho.

 

Interessante que recentemente no Home Barista alguém criou um tópico tentando criar uma padronização no conceito de retenção, pois cada um fala uma coisa. Mas é difícil mesmo avaliar isso, considerando que o pior é o pó que está velho, ou ainda o que está lá quando vai mudar de café etc.

 

Dos moedores domésticos atuais, a linha da Baratza toda costuma reter pouco pó, pelo que percebo.

 

Considerando haver uma câmara na qual as mós se encontram e uma saída para o pó, é quase impossível não reter pó. Talvez chegar em algo como 1-2g, é fantástico.

 

Solução é como HG One, Versalab etc, na qual as mós ficam penduradas e o motor movimenta o eixo com pulia ou engrenagem. O problema é fazer isso direito também, o eixo tem que ter ao menos 2 apoios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Ontem precisei desmontar o Preciso inteiro para manutenção e com um palito de dentes fiz questão de desgarrar o pó retido... custou bater 1 grama.

 

Como as palhetas da mó inferior empurra o pó para o duto ladeira abaixo, não fica quase nada...... acho que meio grama.

 

O 1 grama de pó retido que mencionei no primeiro parágrafo foi o que desgarrei em mais de 6 meses de uso e nunca tinha limpado dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Rocky, pelo que me lembro, o pó vai para uma câmara abaixo das mós e esta tem saída lateral do pó, talvez se a saída do pó da câmara fosse pela parte inferior e nào pela lateral, daria para sair quase tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Rocky, pelo que me lembro, o pó vai para uma câmara abaixo das mós e esta tem saída lateral do pó, talvez se a saída do pó da câmara fosse pela parte inferior e nào pela lateral, daria para sair quase tudo.

 

Esse é o sistema predominante da maioria dos moinhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo muita gente fazendo confusão com esse negócio de retenção de pó.

 

Pesar a massa que entra e a massa que sai só faz sentido com o moinho totalmente limpo, antes da 1a moagem, incluindo aí qualquer moagem de teste que a fábrica faça antes de embalar o moinho. As massas só serão diferentes se tiver um "vazamento interno", quer dizer, o café vai se acumulando no interior da máquina até entupi-la (ou se tiver um buraco negro dentro do moinho :D ). Assim garante tio Lavoisier.

 

Mesmo que as massas sejam iguais, nada garante que não houve uma troca: parte do café novo fica retido no moinho, e parte do que estava retido sai.

A única maneira de pelo menos diminuir o problema é mesmo moendo essas 5g "de sacrifício" antes da moer o café que será usado no preparo da bebida. Considerem isso como parte do custo de se ter um moinho elétrico.

Aqui o que faço é ir acumulando essas moagens de sacrifício numa lata de Illy de 125g. Depois que enche é misturado no Morro Grande que meus pais tomam. Fico impressionado como o sabor do tal não muda nem um pouco com a mistura, continua ruim do mesmo jeito :D .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesar a massa que entra e a massa que sai só faz sentido com o moinho totalmente limpo, antes da 1a moagem, incluindo aí qualquer moagem de teste que a fábrica faça antes de embalar o moinho. As massas só serão diferentes se tiver um "vazamento interno", quer dizer, o café vai se acumulando no interior da máquina até entupi-la (ou se tiver um buraco negro dentro do moinho :D ). Assim garante tio Lavoisier.

 

Discordo.Tio Lavoisier não moia o proprio café, pelo visto. :lol:

 

Os dutos internos por onde o café passa, especialmente a saída lateral logo abaixo da saída das mós que os moinhos utiliza, acumula café de modo muito desuniforme, inclusive porque há ali aletas que pretendem empurrar o café pra fora, mas não conseguem expulsar todo. Como o sentido de rotação das móas (e das aletas) é sempre o mesmo, o acúmulo de café costuma ser maior em um dos lados dessa câmara.

 

Assim, raramente a mesma quantidade de café que entra é a que sai. Geralmente é diferente, às vezes sai menos, e não raro sai mais café do que se colocou no reservatório, às vezes até 0,5g a mais, como às vezes acontece no meu moinho, a título de exemplo. Talvez nos Baratza, por acumularem pouco pó, esse fenômeno não seja facilmente observável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente uma parte da massa de cafe ficaria "grudada" dentro do moinho e não sai em condições normais de uso, diminuindo o volume das cavidades onde reter café, motivo pelo qual a retenção "real" seria muito menor.

Isto é bem visível quando fazemos uma limpeza, onde devemos escovar e raspar com palito para que saia o pó grudado.

Dependendo da técnica utilizada com o moedor, acredito que é possível obter uma retenção mínima, imperceptível na xícara.

Mudando grãos, o sacrifício de 2 a 5 gramas permitiria eliminar a maior parte dos restos do cafe anterior, o que faz sentido quando esta se fazendo cupping ou não gostou do cafe anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bezzera, utilizo um pequeno truque. Fecho umas 2 ou 3 vezes a tampa do reservatório de grãos rapidamente, o que empurra ar pra dentro do moinho e resulta em uma última "golfada" de pó na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, tava brincando com o lance do Lavoisier, não se ofenda, rsrs! :)

 

Na realidade, o acúmulo do café recém moído dentro do moedor é muito aleatório. Basta pensar no pó que vai pro filtro e os diferentes volumes que pode ocupar (sem chacoalhar, chacolhando pra acomodar, pressionando um pouco com a palma da mão, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma! Eu mesmo já medi variações de 0,2g, tanto para mais quanto para menos, aqui no Vario.

 

Talvez tenha me expressado mal, mas o que eu quis dizer é que medir a diferença da massa que entra e que sai não serve para medir a quantidade de pó que fica retida dentro do moinho, como já vi o pessoal fazendo nos foruns gringos, e muito menos para medir a quantidade de pó velho que sai junto com pó novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ignorância (denovo)...

Assim que chegou o o GX61, saiu um "vou testar"... 24gr do café da Moça pesando antes de moer, seguindo o habito do GVX2, para fazer um coado...

já na velocidade, a diferença parecia bem mais rápido q o anterior, em contra partida, um pouco de pó por toda a pia... fazendo falta o local fechado do anterior.

 

bom... dali direto pro filtro... e PÁ... não lembro de ter tomado um café tão fraco... acreditando que por ter usado o médio do moedor, e o pó que ficou bem mais grosso...

bom acabei tomando... nisto q ao que fui limpar a cafeteira, esbarrei no moinho, e cai um pouco de pó dele (acho q 1gr)... já pensei... AHHHH :huh:

 

mas 2 batidinha de leve... e mais 2gr lá... ai caiu a ficha... reteve mta coisa lá dentro... e cheguei a conclusão q vou perder um pouco mais de café do que perdia no GVX2...

 

será q tem como reduzir isto? havia pensando em colocar um anel de nylon com um chanfro / para ajudar a reduzir a área onde fica o pó.

 

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha me expressado mal, mas o que eu quis dizer é que medir a diferença da massa que entra e que sai não serve para medir a quantidade de pó que fica retida dentro do moinho, como já vi o pessoal fazendo nos foruns gringos, e muito menos para medir a quantidade de pó velho que sai junto com pó novo.

 

Agora entendi melhor o que quis dizer, e concordo 200%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Fiz o video abaixo para demonstrar como agir para limpar o Rancilio Rocky ou os MD40 e MD50 após a moagem por dose ou por tempo com o recipiente de grãos cheio.

O procedimento é possível com muitos moinhos, especialmente os de discos de lâminas.

Com os Baratza não é necessário, devido ao desenho da tubulação de saída do pó. Basta inclinar um pouco o moinho para frente e dar leves pancadas para cair quase todo pó que está na tubulação.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre, parece que utilizamos praticamente a mesma técnica :-)

 

Eu ainda tenho alguns aprimoramentos desde que tenho uma espátula (que veio com o Braun KMM30) com um formato especial, que parece um bastão de hockey, e permite limpar super bem.

 

Também fiz um mod muito fácil no dosador do MACAP M4 , que coloquei no Home barista, e que funciona muito bem.

 

http://www.home-barista.com/grinders/simple-doser-sweep-modification-t23063.html#p269723

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bezzera, utilizo um pequeno truque. Fecho umas 2 ou 3 vezes a tampa do reservatório de grãos rapidamente, o que empurra ar pra dentro do moinho e resulta em uma última "golfada" de pó na saída.

 

Eu costumava fazer isso no Breville. No Vario tenho pena. Além do mais no Breville, por haver uma vedação de borracha na tampa, o efeito era mais eficaz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Bezzera, utilizo um pequeno truque. Fecho umas 2 ou 3 vezes a tampa do reservatório de grãos rapidamente, o que empurra ar pra dentro do moinho e resulta em uma última "golfada" de pó na saída.

 

Faço a mesma coisa, toda vez que môo, no nemox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumava fazer isso no Breville. No Vario tenho pena. Além do mais no Breville, por haver uma vedação de borracha na tampa, o efeito era mais eficaz...

 

No Bezzera isso não é um procedimento agressivo, é bem tranquilo. Porém não sei até que ponto é vantajoso, pois o pó que sai fazendo isso é mais na faixa dos finos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...