Ir para conteúdo

Avaliação de percepção sensorial - SCAA


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Alguém sabe qual a concentração das soluções que a SCAA utiliza para o seu teste de habilidade sensorial? Sei que são 3 grupos de três soluções, em concentração crescente de concentração (salgada, doce, ácida). Seria legal poder replicar esse teste em casa.

 

http://portafilter.net/?p=722

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Não tenho certeza se foi lá. Tente nos blogs do site da Isabela Raposeiras (www.coffeelab.com.br). Em um deles ela narra em detalhes o processo de certificação ao qual se submeteu e lembro que ela menciona essa parte das soluções.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, ela fala sobre esse teste (que considera o mais difícil), mas não traz nenhuma informação adicional em relação ao link que postei acima, que inclusive é mais detalhado. Gostaria de saber (se não for segredo) a concentração de tais soluções pra poder replicar o teste em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Olá, não sei se você já achou a resposta, então vou responder baseado nos meu conhecimentos acadêmicos...

Existem 5 "gostos" básicos utilizados em testes de análise sensorial (no geral): Doce, salgado, amargo, azedo/ácido e umami. As concentrações utilizadas são geralmente as mencionadas em livros de protocolos de análise sensorial e para os que você quer saber são:

Doce - 1%, 2% e 4% (podem ser feitos com açúcar de cozinha normal).

Salgado - 0.10%, 0.20% e 0.40% (podem ser feitos com sal de cozinha).

Azedo/ácido - 0.035%, 0.07% e 0.14% (aqui é utilizado o ácido cítrico).

Essas porcentagens são em peso, por exemplo: no doce para 98 gr de água são adicionados 2 gr de açúcar.

Eu sei que essas porcentagens parecem pequenas, mas as pessoas geralmente conseguem perceber a diferença.

Abçs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não sei se você já achou a resposta, então vou responder baseado nos meu conhecimentos acadêmicos...

Existem 5 "gostos" básicos utilizados em testes de análise sensorial (no geral): Doce, salgado, amargo, azedo/ácido e umami. As concentrações utilizadas são geralmente as mencionadas em livros de protocolos de análise sensorial e para os que você quer saber são:

Doce - 1%, 2% e 4% (podem ser feitos com açúcar de cozinha normal).

Salgado - 0.10%, 0.20% e 0.40% (podem ser feitos com sal de cozinha).

Azedo/ácido - 0.035%, 0.07% e 0.14% (aqui é utilizado o ácido cítrico).

Essas porcentagens são em peso, por exemplo: no doce para 98 gr de água são adicionados 2 gr de açúcar.

Eu sei que essas porcentagens parecem pequenas, mas as pessoas geralmente conseguem perceber a diferença.

Abçs!

 

Oi Andreia,

 

Vi que você também tem um Breville Smart Grinder...

 

Que tal relatar aos colegas a sua opinião sobre o moinho?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Miyamoto pode sim, você consegue achar ácido citrico em lojas que vendem coisas de confeitaria! As pessoas que eu treinei conseguiam perceber a diferença sem grandes problemas (e eu utilizei todos os gostos).

 

Oi Leonardopm! Então eu gosto da minha Breville, mas ela é meio louca...rs

Teve uns dias que eu não estava conseguindo ver no painel os níveis de moagem, parecia que tinha dado um curto no painel e ele ficava variando sozinho (variava só no painel, a moagem continuava consistente, só não dava pra saber o nível), então procurei a Breville dos EUA e me indicaram um local aqui (nos EUA eles nunca tiveram reclamação de problemas como os que eu tive...), porém esse local aqui no Brasil não arrumava moedor... aí de repente ela voltou a funcionar normalmente sozinha! e está funcionando até agora!

No geral e um aparelho bom (eu acho que tive azar de receber uma "louca", não acho que todas são assim) , o problema é a assistência técnica, caso apareça algum imprevisto. Levaria isso em consideração na hora da compra!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim você treinou? Vi que você é de BH.. Quem sabe eu não pegue umas dicas com você.. Tipo de japonês pra japonês saca? :D

 

E seu moinho não está louco! Ele está possuído!!! Tipo a Prima Latte de um colega do fórum.. kkkkkkk

 

Editando..

 

Lembrando aqui.. Daqui a pouco vem a Anita e posta no Fotos, fotos, fotos.. Assunto da Semana: equipamentos possuídos! kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha...

Eu trabalhei com análise senorial em uma Universidade dos EUA, treinei um grupo de pessoas, mas não era para café...

Em análise sensorial alguns procedimentos geralmente são padronizados, por isso é mais fácil saber o que eles fazem :)

Posso te dar dicas sim, se eu souber tbm!! B)

De japonês para japonês foi ótima! rs ainda mais aqui em BH!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...