Ir para conteúdo

Qual o grão mais doce ?


faiper

Postagens recomendadas

Prezados,

 

Há algum tempo deixei de colocar açúcar no meu espresso, o que me levou a procurar grãos em que sejam doces. Gosto do Sul de Minas da Lucca Café e também da edição especial Carmo de Minas vendido no Feito a Grão.

 

Gostaria da indicação dos colegas para encontrar mais grãos com essa característica (doce). O que recomendam ?

 

Um Abraço,

 

Faiper

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faiper,

 

nestes dias estou torrando um café que estou achando ele muito, mas muito doce mesmo.

 

É o café serra negra do produtor Pedro Rossi.

 

Se você conseguir pode ir sem medo, tomo ele sem açucar...

 

Outros que me lembro que eram muito bons:

 

Suplicy São Benedito, Suplicy São Jose e Atelie do Grao Umami.

 

Valeu

 

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guga,

 

Eu mesmo =) O que o Andre indicou eu não achei. Mas encontrei o Suplicy São Benedito que o Rafa indicou na loja online da Suplicy http://loja.suplicycafes.com.br/cafes/suplicy-microlote-doisirmaos/ - SUPLICY MICRO LOTE FAZENDA DOIS IRMÃOS (TUTTI FRUTTI). Encomendei o meu =)

 

O Ricardo Hemano do blog Café & Conversa até já provou o "Tutti Frutti" e gostou:

 

http://cafeconversa1.blogspot.com/2011/11/surpresa-numa-terca-feira-chuvosa.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

A torra não é adequada para espresso, ficará ácido demais. Talvez com algum acerto em dose (maior) e ristretto.

 

Mas veja como café é gosto! Esse café o Suplicy acertou na compra, é muito bom, sem defeitos, com características especiais. Mas de repente não é a praia de muito.

 

Assim que eu comprar verde posso tentar torrar diferente para espresso, mas acredito que poderá deixar o café sem graça. De repente é potencial para usar de 10% a 30% em uma mistura.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei nada especial ultimamente. Comprei o Nariño e Huila da Juan Valdez, tentei espresso, moka e coado e achei sem graça.

Um da Chapadao do Ferro e outro da Faz. Santa Margarida, mas as torras muito escuras ...

Suplicy, experimentei duas vezes, não gostei mesmo e a menos que receba uma super indicação não quero mais.

O lote de Alta Mogiana de uma das minhas fontes acabou e os novos lotes dele e do bourbon amarelo ( que eram ótimos) não chegam nem perto. Estou só com café aceitável, nada para servir aos amigos fora de cappu e lattes.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Chapadão do Renato da Nuance e está bem legal, pelo menos pra mim, uma torra clara, bem cítrico no espesso.

 

Uma das características do Chapadão é que ele é cítrico mesmo. Muito bom esse café.

 

No momento estou gostando muito de dois cafés de Carmo de Minas que estou tomando.

 

São realmente diferenciados. Fiz torras médias claras em ambos e o resultado me surpreendeu.

 

Em breve vou passar o contato da empresa que comercializa esses cafés pra quem estiver interessado comprar cru pra torrar. Esses cafés são excelentes:

 

1-Bourbon Amarelo CD Fazenda Santa Ines - Carmo de Minas

Safra 2011

Região Terroir Cafés da Serra da Mantiqueira

Altitude entre 1.200 e 1.450m

Cidade Carmo de Minas

Fazenda Santa Inês

Variedade Bourbon Amarelo

Processo Cereja Descascado

Perfil Sensorial SCAA: Bebida exótica, sabor e aroma com notas cítricas que lembram tangerina,equilibrado, encorpado, acidez média/alta e sabor residual longo e intenso de caramelo.

 

Degustadores responsáveis:

Jacques Pereira Carneiro | diretor da exportadora Carmocoffees, degustador profissional SCAA e Qgrader e terceiro colocado no campeonato mundial de degustação.

Paulo César | supervisor de qualidade em exportação de cafés especiais, degustador profissional SCCA e Q-grader e campeão brasileiro de degustação

 

2-Acaiá Natural Fazenda Santa Helena - Carmo de Minas

Safra 2011

Região Terroir Cafés da Serra da Mantiqueira

Altitude entre 1.200 e 1.450m

Cidade Carmo de Minas

Fazenda Santa Helena

Variedade Acaiá

Processo Natural

Perfil Sensorial SCAA: Bebida com alto teor de doçura, sabor e aroma de frutas vermelhas. Equilibrada, encorpada, acidez média com sabor residual longo e intenso que lembra amora e chocolate.

 

Degustadores responsáveis:

Jacques Pereira Carneiro | diretor da exportadora Carmocoffees, degustador profissional SCAA e Qgrader e terceiro colocado no campeonato mundial de degustação.

Paulo César | supervisor de qualidade em exportação de cafés especiais, degustador profissional SCCA e Q-grader e campeão brasileiro de degustação.

 

Atualmente no mercado recomendo esses dois, o Umami , Chapadão e SerraNegra do Renato. Estou torrando tb os microlotes do Suplicy do ano passado: São Benedito e São Jose.Recomendo tb.Todos esses são satisfação garantida.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Achava que tinha cadastro aqui mas deve ter sido eliminado por falta de postagem.

 

Eu gosto da torra média para clara, a torra escura sempre me dá a sensação de um café mais amargo. Por aqui gosto do Sweet Collection da Atelier do Café.

 

Vou tentar esse micro-lote... eu gosto do café mais frutado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

E aí galera tentei entrar em contato com o Renato da Nuance Cafés porém sem sucesso... alguém tem alguma sugestão de um microlote da safra mais recente? Eu não pretendo fazer torra doméstica por enquanto e estou aprendendo sobre café mas se alguém souber de um microlote torrado que vale a pena o sabor me avisem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem opção de comprar da Isabela (Coffee Lab) ou do pessoal do Lucca.

O pessoal do Coffee Lab está fazendo bastante propaganda de um café da fazenda Braúna,

estão dizendo que é um café bem doce.

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal! Eu comprei o Senhor do Bonfim na Lucca para provar,

(produtor: Benyosef Soares

propriedade: Fazenda Senhor do Bonfim

cidade: Piatã / Bahia

região: Chapada Diamantina

variedade: CatuaÌ

tipo do grão: peneira 17/18

processo: Cereja descascado

altitude: 1.260 m)

quando chegar posto os resultados. Posteriormente vou tentar a dica do Rafa.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

E aí galera?! O pessoal da Lucca tá me enrolando com o café que pedi mas consegui comprar o Serra Negra e o Chapadão do Renato da Nuance e confesso que esperava um café mais doce... no entanto tive que adoçar como qualquer outro café comum. Será que foi a torra ou fiz alguma coisa errada? Tentei tanto na minha maquininha espresso quanto na Bodum Santos. Segundo o Renato esses cafés foram torrados no último dia 20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

Cafe amargo pode dever-se a água muito quente ...

Procura fazer duas extrações sem o portafiltro, até que nao saia vapor, só água quente, antes de fazer a extração para valer.

Na French, aeropress ou coado é igual: esquenta a água sem deixar ferver ou, se tiveres termômetro esquenta só até 93-94 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Bernando mas o que o Leonardo falou tem sentido pois com o meu moedor nunca consegui um resultado realmente bom... já usei vários tipos de grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Valeu pelas dicas pessoal! Eu comprei o Senhor do Bonfim na Lucca para provar,

(produtor: Benyosef Soares

propriedade: Fazenda Senhor do Bonfim

cidade: Piatã / Bahia

região: Chapada Diamantina

variedade: CatuaÌ

tipo do grão: peneira 17/18

processo: Cereja descascado

altitude: 1.260 m)

quando chegar posto os resultados. Posteriormente vou tentar a dica do Rafa.

Abraços!

 

Comprei desse grão diretamente na loja deles (torra em 27/07) e, até agora, foi o que deu o melhor resultado no meu modesto maquinário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...