Ir para conteúdo

PID + pré-aquecimento c/espiral de cobre


Postagens recomendadas

Esse tipo de modificação me empolga mais que o PID sozinho, já que ajuda a resolver o problema da estabilidade intrashot, que é onde o PID não resolve. A espiral de cobre ao redor da caldeira pra pré-aquecer a água não é difícil de fazer, desde que haja espaço disponível dentro da carroceria. Acho que esse mod seria ainda mais eficiente se o vivente tivesse insulado o conjunto por fora da espiral. A performance é muito boa, com a temperatura variando somente na faixa de 2C durante a extração.

 

Obviamente que deve exigir um certo tempo entre as extrações pra serpentina aquecer a contento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, Anita, daí você me pegou. Depende de muitas coisas, entre elas a superfície de contato com a caldeira. Acho que sempre funcionará em algum grau mesmo em intervalos mais curtos de extração, mas certamente haverá um tempo ótimo pra tirar o café. Só testando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Entendi. Só queria saber quanto para calcular.

 

A Silvia após a extração tem um queda imediata na temperatura, mas isto nos segundos iniciais, é coisa bem rápida mesmo. Na sequência a temperatura vai subir e muito, bem acima do setado no pid, para só então começar a descer e leva quase 3 min neste ciclo todo para chegar no valor desejado. Momento de papear com as visitas, moer com calma, calcar com cuidado.

 

Por isto queria saber de quanto seria o incremento no tempo (quanto de economia) com este novo modelo.

 

Grata, um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas acho que precisaria insular a caldeira, outro dia posicionei errado o cabo da placa interna e deu pau geral, achei que tinha queimado a placa, desmontei e corrigi a posição do cabo e tudo voltou ao normal, mas com este calor próximo a placa pode dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro isolar a caldeira... :)

 

Não sei se há tanta vantagem assim na temperatura da extração ser constante ou variar 1-2°C. Talvez variar uns 10°C seja ruim, mas os 4-6°C da Gaggia talvez até seja bom, é o perfil de temperatura dela.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro isolar a caldeira... :)

 

Não sei se há tanta vantagem assim na temperatura da extração ser constante ou variar 1-2°C. Talvez variar uns 10°C seja ruim, mas os 4-6°C da Gaggia talvez até seja bom, é o perfil de temperatura dela.

 

Márcio.

 

Kkkkkk, dois segundos depois de clicar em "enviar" essa idéia me veio a mente. Mais dois segundos depois vi seu post.

 

Também acho que uma pequena queda é mais benéfico do que o perfil plano ou quase plano. Dai pensei que uma quantidade menor de espiras pode resolver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Filosofando um pouco mais sobre esse tema, me veio à mente que a extração de singles na Gaggia deve ter um efeito benéfico na curva de temperatura intrashot, afinal são 30ml contra 60...

 

Você acha pouco? Talvez sim, mas considerando que a caldeira da Gaggia não deve ter mais do que 200ml acho que dá uma diferença.

 

Talvez por isso meus resultados estejam tão consistentes ultimamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema em uma queda de 4-6C. O problema é que isso limita muita a faixa útil de extração. Considerando, por hipótese, que a temperatura de água mais baixa pra espresso seja 88C (só pra exemplificar), precisa-se começar a extração em 94C (considerando 6C de delta) pra não cair fora da faixa. Então a faixa útil do PID passa a ser 94-96C, considerando 96C o limite extremo superior de temperatura. Isso aí dá muito pouco jogo de cintura pra extrair cafés mais chatos com a temperatura. Com 2C de variação, daria pra começar a extração desde 96C até 90C. Acho uma diferença e tanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, Leo, isso se a caldeira não ligar muito cedo na extração do single. Se isso acontecer, talvez (teria que testar) a curva de temperatura seja até ascendente considerando o fluxo baixo de água, sem entrar no mérito de isso ser bom ou ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, Leo, isso se a caldeira não ligar muito cedo na extração do single. Se isso acontecer, talvez (teria que testar) a curva de temperatura seja até ascendente considerando o fluxo baixo de água, sem entrar no mérito de isso ser bom ou ruim.

 

Nada que nao se resolva surfando corretamente a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alternativamente à solução do pré-aquecimento com espiral de cobre, o Andy chegou a sugerir no Coffeegeek a idéia de comprar uma máquina bem bagaceira de termobloco usada/sucata e instalar o termobloco pra pré-aquecer a água que vai pra caldeira. É uma idéia interessante, mas que precisa de mais "engenharia" pra funcionar e é menos simples que a serpentina. Mas tem potencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa ideia do termobloco também me veio à mente. Mas também a considero mais complexa. Além disso a espiral de cobre é "ajustável", leia-se, dá para fazer testes e definir o tamanho final dela para não gerar o efeito inverso, que seria um superaquecimento durante a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Superaquecimento acho difícil acontecer, mas teria que testar. Considerando que o melhor é que o conjunto todo esteja em uma temperatura o mais uniforme possível, penso que esse projeto necessita do PID pra funcionar otimamente. Por isso, acho que isolar adicionalmente o conjunto com alguma espuma faria funcionar ainda melhor em termos de estabilidade.

 

Em tese, uma mangueira de cobre que comportasse 60ml deveria bastar pra maioria das bebidas, salvo longos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema é juntar esse volume com um tubo de cobre de bitola pequena... Acho que um tubo de 1/4 com parede de 0,79mm dá uma seção de 0,1855 cm². Vai precisar de 320cm, ou seja, 3 metros, para juntar 60ml. Talvez tenha que dar umas 3 voltas na caldeira toda para dar isso (considerando a de alumínio que é alta, a de inox piora). Ou usar um tubo mais grosso, mas aí terá menor área de contato e levará mais tempo para aquecer a água nas recuperações.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ajudar na comparação, anexei um comparativo em PDF, considerando os dados do fabricante Detron para tubo de cobre recozido brilhante em rolo.

 

Vejam que para a bitola de 3/8 de polegada a quantidade de tubo necessário cai quase 3X (121,79cm), enquanto que o diâmetro do tubo aumenta apenas 50% (9,53mm). Claro, perde-se área de contato, mas talvez viabilize a idéia. Teria que pesquisar o diâmetro das caldeiras pra especular mais.

Sem título 1.pdf

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que na Dose é bem difícil de implementar essa solução. Boa parte da caldeira fica embutida dentro do grupo, e a parte de cima que fica pra fora é cheia de canos e contatos elétricos. Nas Gaggias de caldeira de aluminio parece bem mais viável. Alguém sabe o diâmetro (na verdade, acho que a seção dela é mais pro quadrado, não?) e a altura livre dessas cladeiras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Estou "reaparecendo" e já dando opinião.

 

Olhando aos 2m46s acho que vemos a melhor imagem da serpentina ao redor da caldeira. Estou perdendo algum detalhe ou a área de contato é mesmo mínima entre o tubo de cobre e a caldeira? Se for esse o caso, a maior parte da captura/troca de energia seria mais por conta do calor irradiado do que por transferência direta por contato. Se aumentarmos a área de contato, acho que o efeito se aproximaria mais e mais de uma caldeira maior, pois o fluxo de água pela tubulação baixaria a temperatura e aumentaria o tempo de recuperação oferecido normalmente pela caldeira "solo". Com menor área de contato, o efeito se daria pela captura apenas do calor irradiado, tendo ar como meio redutor. Daí o comportamento ficaria mais e mais parecido com o momento inicial da máquina, em que o interior está mais "frio"...

 

Quando o interior da máquina está quente, parte da energia é irradiada de volta para a caldeira pela carcaça ajudando assim a constituir a curva de temperatura, certo? Se inserimos um elemento que absorve essa energia irradiada, mudamos a curva para uma coisa mais lenta, atenuada em sua dinâmica. Por outro lado, a persistência dinâmica da energia entre a serpentina e a caldeira seria maior do que entre a caldeira e a carcaça. Tenho a impressão que, para tiragens curtas, a temperatura seria mais estável. Após tiragens longas ou algumas curtas sucessivas, a caldeira demoraria mais para aquecer, pois os elementos eletrotérmicos teriam mais delta de energia para suprir e estabilizar toda a massa envolvida.

 

De todo modo que olho, o comportamento fica mais parecido com uma caldeira maior que a original, mudando levemente o tipo de perfil.

 

Acho que vale a tentativa, só pra matar a curiosidade... Alguém se habilita? :D

 

Abraços a todos!

 

Cabral

Carpe Coffea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gilberto! Oi Leo!

 

Não sumi por escolha, não. Foi por "impossibilitação (SIC) temporária"! :huh:

 

Mas tô de volta e brincando de opinar de novo... :rolleyes:

 

Hoje fiz umas medições dentro da carcaça da Gaggia e observei como fica o calor refletido lá dentro... acho que se usar uma tubulação bem fina e não permitir contato direto entre o cobre e a caldeira, deve realmente funcionar como se espera, mantendo a temperatura de "shot" mais estável e reduzindo o tempo de recuperação entre shots, desde que não se faça um looooongo flush entre os shots. Vou ver se compro a tubulação e as conexões durante a semana. Andei testando meu PID-KIT feito em casa e, já que estou com a mão na massa, vou partir pro mod e "hackear" minha caldeira... :ph34r:

 

Abraços modificadores e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idealmente esse mod fica da serpentina fica melhor pra utilizar com PID (ou no mínimo com um time surfing bem controlado) e sem flush antes da extração, ou perde um pouco o sentido.

 

Por que você acha, Cabral, que é vantagem o cobre não tocar a caldeira? Eu penso o contrário, que quanto mais área de contato com a caldeira, melhor. E se tiver como encapar o conjunto caldeira+serpentina com alguma espuma isolante (neoprene, EVA, não sei qual o material indicado), tanto melhor, especialmente nas Gaggias com carcaça de metal, que perdem mais temperatura pro ambiente. Nesse caso, a serpentina é a parte do conjunto mais exposta a temperaturas mais baixas e perderia energia térmica mais rápido, esfriando, o que não queremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, cara Anita. Até nunca tinha visto algo tão extremado, geralmente se limita apenas à caldeira. O cara encapou até o encanamento (imagino ser metálico).

 

Esse mod que você postou é muito louco, cheio de chaves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...