Ir para conteúdo

PID + pré-aquecimento c/espiral de cobre


Postagens recomendadas

.Em relação ao seus cálculos , qual seria a potência da resistência ? A massa total da caldeira e grupo ? Este também se aquece e não é de alumínio ! Qual o fluxo de água jorrado pela bomba? A área interna e externa da caldeira ? Acho que sabendo disso da para estimar a perda de calor para o meio ! Talvez fosse viável a serpentina separada da caldeira e o sistema todo isolado térmicamente. O calor irradiado seria mais bem aproveitado ! Sei lá !! Mano não sou engenheiro ! Me perdoe se estiver blasfemando !! Aprendi um pouco de temodinamica na facul em fisicoquimica e durante o segundo grau ! Mais nada comparado com tigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Enrolar uma serpentina em volta da caldeira é na prática equivalente a aumentá-la, mas de uma forma precária, pois a condução de calor entre as duas partes da nova caldeira ampliada seria baixa.

 

Sem dúvida a água chegaria na caldeira "original" a uma temperatura mais alta que sem a serpentina. Mas tenho minhas dúvidas se vale a pena o trabalho de correr atrás dos materiais e de quem faça o serviço, frente aos resultados e os riscos.

 

Tenho a impressão que é mais negócio simplesmente comprar uma cafeteira nova com uma caldeira maior e provavelmente várias outras melhorias, mantendo a garantia de fábrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Enrolar uma serpentina em volta da caldeira é na prática equivalente a aumentá-la, mas de uma forma precária, pois a condução de calor entre as duas partes da nova caldeira ampliada seria baixa.

 

Sem dúvida a água chegaria na caldeira "original" a uma temperatura mais alta que sem a serpentina. Mas tenho minhas dúvidas se vale a pena o trabalho de correr atrás dos materiais e de quem faça o serviço, frente aos resultados e os riscos.

 

Tenho a impressão que é mais negócio simplesmente comprar uma cafeteira nova com uma caldeira maior e provavelmente várias outras melhorias, mantendo a garantia de fábrica.

concordo em número , gênero e grau !! Agora só falta a grana !!! Kkkkkk!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Enrolar uma serpentina em volta da caldeira é na prática equivalente a aumentá-la, mas de uma forma precária, pois a condução de calor entre as duas partes da nova caldeira ampliada seria baixa.

 

Sem dúvida a água chegaria na caldeira "original" a uma temperatura mais alta que sem a serpentina. Mas tenho minhas dúvidas se vale a pena o trabalho de correr atrás dos materiais e de quem faça o serviço, frente aos resultados e os riscos.

 

Tenho a impressão que é mais negócio simplesmente comprar uma cafeteira nova com uma caldeira maior e provavelmente várias outras melhorias, mantendo a garantia de fábrica.

 

Lucas, não se faz esse tipo de coisa pela grana, mas pelo desafio. ;)

 

Um efeito colateral da serpentina seria mais tempo para o sistema estabilizar entre as extrações, pelo menos para tirar benefício da adição da espiral. Entretanto, durante a extração, exatamente pela condução imperfeita entre a parede da caldeira e a serpentina, a estabilidade da extração deve aumentar consideravelmente (vídeo do início do tópico).

 

Isso resulta em melhora na xícara? Não sei, mas é divertido!

 

Quanto a comprar uma máquina nova pra modificar, vale o alerta de quem fez a modificação:

 

Demonstrates how brewing temperature can be improved by MODing the stock unit brew thermostat, and help reduce drop in temp during a brew cycle. This is made possible by pre-heating the water before it enters the boiler and regulating the boiler temp. IMPORTANT! These MODS are not for the beginner and do caution performing any attempts to do so may void warranty on your equipment and may cause fire, shock or death. This video does not serve as a guide to help those in need of improving their espresso machine. The main purpose of this video is just to demonstrate how I was able to turn a 13 year old espresso maker into a machine that generates excellent espresso.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.Em relação ao seus cálculos , qual seria a potência da resistência ? A massa total da caldeira e grupo ? Este também se aquece e não é de alumínio ! Qual o fluxo de água jorrado pela bomba? A área interna e externa da caldeira ? Acho que sabendo disso da para estimar a perda de calor para o meio ! Talvez fosse viável a serpentina separada da caldeira e o sistema todo isolado térmicamente. O calor irradiado seria mais bem aproveitado ! Sei lá !! Mano não sou engenheiro ! Me perdoe se estiver blasfemando !! Aprendi um pouco de temodinamica na facul em fisicoquimica e durante o segundo grau ! Mais nada comparado com tigo!!!

 

Olá Anderson. Estou aprendendo muito por aqui. Apesar da minha formação de engenheiro mecânico muito se aprende na prática e se aprende com as pessoas experts no assunto. Neste fórum estou tendo esta oportunidade. É visível seu interesse por termodinâmica. Esta é uma ciência muito interessante e sempre existirá o que aprender.

 

Respondendo ao seu post anterior, sobre o cobre, pode haver algum motivo de não utiliza-lo na caldeira em vês do alumínio. Não sei qual, mas pode ser custo, forma especifica de corrosão, outras propriedades termicas, sei lá rsrs. Mas deve haver algum motivo. Sobre o isolamento, não poderia-se preencher de material refratário o espaço entre serpentina e caldeira, na configuração com a serpentina afastada, como eu venho defendendo. Nas serpentinas coladas acho que tudo bem. Sobre as válvulas, acredito que o principal motivo de se utilizar válvula solenóide na entrada da caldeira é fazer acionamento elétrico. Para proteger a bomba uma check valve deve ser suficiente.

 

Neste post você me bombardeou de perguntas rsrsrsrs. Para estimar a perda de calor para o ambiente fiz muitas aproximações. Assumi o regime permanente, quando a temperatura da superfície externa da caldeira deveria ser a mesma da temperatura da água no seu interior. São aproximações apenas. Não aprofundei em nada. Conta de padeiro (digo isso com respeito aos padeiros, acertar a massa dá trabalho) rsrs. Desconheço os parâmetros padrões, como vazão da bomba. Sobre a radiação térmica, enrolando as espiras ao redor da caldeira dá para se aproveitar muito dela. O fator de forma fica bem alto. Com a serpentina colada aproveitamos a condução térmica. Mas com certeza Anderson, refinando os calculos e modelando melhor dá pra entender melhor os mecanismos e nos ajudaria a dimensionar a serpentina, entre outras coisas.

 

Sobre testar e fazer experimentos, infelizmente nao tenho material para isso e também me falta tempo. Mas gostaria sim. Pretendo quando puder. O Márcio (Carneiro) tem muita experiência de construção. Ele poderia testar melhor do que eu. E ele deve ter muitas máquinas espresso a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Lucas, não se faz esse tipo de coisa pela grana, mas pelo desafio. ;)

 

Um efeito colateral da serpentina seria mais tempo para o sistema estabilizar entre as extrações, pelo menos para tirar benefício da adição da espiral. Entretanto, durante a extração, exatamente pela condução imperfeita entre a parede da caldeira e a serpentina, a estabilidade da extração deve aumentar consideravelmente (vídeo do início do tópico).

 

Isso resulta em melhora na xícara? Não sei, mas é divertido!

 

Quanto a comprar uma máquina nova pra modificar, vale o alerta de quem fez a modificação:

 

Demonstrates how brewing temperature can be improved by MODing the stock unit brew thermostat, and help reduce drop in temp during a brew cycle. This is made possible by pre-heating the water before it enters the boiler and regulating the boiler temp. IMPORTANT! These MODS are not for the beginner and do caution performing any attempts to do so may void warranty on your equipment and may cause fire, shock or death. This video does not serve as a guide to help those in need of improving their espresso machine. The main purpose of this video is just to demonstrate how I was able to turn a 13 year old espresso maker into a machine that generates excellent espresso.

 

Perfeito Rodrigo. Vale o alerta de quem divulgou a novidade. Se alguém colocasse fogo numa maquina nova você iria se sentir culpado. Rsrsrsrs

 

Repito suas palavras. Vale mais o desafio. Melhor testar ou experimentar numa maquina velhinha, ou então utilizar um mod bem acertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...