Ir para conteúdo

Electrolux Chef Crema


Postagens recomendadas

Agora que vi este outro tópico da chef crema.

 

Gui,

 

Acho que você está sendo muito radical. E tenho a minha há 2 anos também, mas somente agora resolvi investir um pouco neste conhecimento.

Quanto a vaporização, há uma alternativa bem mais eficiente que é usar cremeira. Tenho uma da Bodum que é excelente. O volume do creme triplica com relação à quantidade de leite. Eu não uso o vaporizador da máquina e no meu caso, nem tinha mangueira dobrada.

 

Acho interessante também investir em um bom moinho, em um filtro despressurizado e se você for como o Wagner disse, corajoso, parta para o PID. No meu caso, assim como o dele, eu tenho coragem, mas bem que eu queria uma Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano, além de formar micro-espuma enquanto é aquecido, o leite bem vaporizado passa por um processo de modificação que libera açúcares e torna o leite não apenas cremoso, mas também mais adocicado. Há quem chame de "pseudo-hidrolização" e parece ser verdade, pois sou sensível a lactose e o leite vaporizado não me causa reação alguma. Uma cremeira não faz isso. Tenho as Bialetti(s) Tuttocrema (manual) e JC90 (elétrica), bem como a Lattemento da Keurig e a Aeroccino da Nespresso. Nenhuma delas consegue adocicar o leite nem eliminar o efeito da Lactose em meu organismo. Vaporização bem-feita já é outra história: o leite fica doce e não me faz mal.

 

Sugiro que treine a vaporização: não vai mais querer voltar à cremeira.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá a todos. Pelas minhas perguntas, vcs poderão perceber que eu não sou um expert em espresso, mas vamos lá:


 


1 - Posso usar café moído com a Chef Crema filtro pressurizado (qual seria a marca "menos pior"?) e obter um resultado satisfatório em sabor e crema, ou é incompatível com esta máquina?


 


2- Se for necessãrio comprar um moedor, no momento só posso m permitir um Haro Mini manual, mas que granulometria usar para que não fique aguado e nem queimado?


 


3-Já possuo um elétrico de lâmina bem elementar que não faz granulometria, assim sendo, por quanto tempo devo moer para obter algo aceitável?


 


4-Qual seria uma marca econômica e minimamente qualificada de café em grãos?


 


Agradeço pela sua ajuda e me desculpem por tantas perguntas. Feliz Páscoa a todos.


 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ fcm52, como faz dias que postou suas perguntas e ninguém respondeu, eu recomendaria dar uma olhada nos tópicos da área para iniciantes, pois as respostas para suas perguntas estão, de modo geral, lá. Mais ainda, sugiro que use a busca, disponível na barra inferior, mas mude para o modo "Google" (basta clicar no botão dentro do campo de digitação da busca), pois a busca interna do fórum não acha quase nada.

 

Para não desanimá-lo vou sintetizar minhas opiniões: café pré moído de mercado ficará horrível, nenhum vai ficar bom.. Precisa sim comprar um moedor. Usando um moedor manual, você achará o ponto de regulagem de seu moedor com base em tentativa e erro. Usar processadores de alimentos, trituradores de grãos e liquidificadores dão um resultado muito ruim, não tem consistência. Para moer precisa usar um moedor, algo que use mós. Dispositivo de lâminas não mói, lamina, tritura etc, mas não mói. Para encontrar justificativas a essas opiniões e outras sugestões, só mesmo pela busca (modo Google).

 

@ Valter, "de primeira", sugiro que você contate uma autorizada Eletrolux. Não se trata de um PF da medida mais comum, então parece melhor comprar a peça original. Mas, como não tenho uma máquina dessas, desconheço as equivalências.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ola ,conheci o fórum a poucos dias.

Tenho uma Electrolux chef crema silver e estava parada, agora estou querendo usar, porem aqui em casa temos uma senseo de sache e tomamos também cafe de coador, sempre usei o cafe pilão porem quando coloquei o pilão chef silver ele sai cremoso mas muitoo amargo, então ouvi disser que o cafe deveria ser de melhor qualidade eis que comprei o Madame D'Orvilliers 100 % cafe arábica moido e quando fui fazer o cafe eis que ele ficava gotejando e mau saia cafe, então percebi que poderia ser por ele ser fino demais já que quando usado o pilão ele não tem esse problema.

Então a minha pergunta e tem outra marca comum ou de cafés de maior qualidade que o cafe não venha a sair amargo desse jeito ?

Somente conseguirei tomar um cafe mais adocicado fazendo a moagem na hora com cafe em grãos ?

Qual marca de cafe? sabem de algum lugar em santos que eu possa estar comprando.

 

sou leiga no assunto " cafe " e espero que alguém possa me ajudar, obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Beatriz.

 

Para obter um café sem amargor, há algumas variáveis que devem ser consideradas. A primeira delas é a forma como o grão foi torrado e até que ponto. Uma boa torrefação garante que se obtenha o melhor do café. Quanto mais avançada a torra, mais escuro e, quanto mais escuro, maior a probabilidade de se obter amargor, devido à carbonização dos grãos. Começando, então, pela torra, prefira cafés de torras mais claras.

 

Aí surge um outro problema, que é o de você não ter como verificar a cor da torra quando compra cafés embalados moídos. A informação sobre o ponto da torra, normalmente, não estará disponível na embalagem. E nem nos grãos torrados vendidos em supermercados. O único meio de você obter grãos cuja informação sobre a torra seja minimamente confiável é comprar de torrefadores de cafés com classificação gourmet, que normalmente oferecem informações sobre o perfil de torra e as notas sensoriais oferecidas por aquele perfil.

 

Para comprar grãos, recomendo um dos diversos vendedores de quem os demais usuários do fórum compram regularmente. Minhas melhores experiências, até o momento, foram com o Café Creme e o Seleção do Mário. Também tem torrefações maiores e mais famosas, como o Café Orfeu e o Suplicy Cafés Especiais, que oferecem bons cafés.

 

Tem a questão da temperatura, também. Você vai precisar aprender a "surfar" na sua máquina. A temperatura ótima para extração de espresso se situa entre 92 e 93ºC. Menos que isso costuma deixar o café muito ácido. Mais que isso, amargo.

 

A espessura da moagem também determina o amargor. O café para espresso deve ser moído bem fino, para que seus sólidos sejam melhor extraídos e que se possa "perceber" o café em sua potencialidade máxima. Mas grãos moídos finos demais tendem a "chocar" a máquina (que foi o que aconteceu com você) e os cafés, a ficarem mais amargos. Já a moagem muito grossa vai ocasionar uma subextração, e entregar uma bebida mais ácida.

 

Por fim, o mais importante, depois da torra (isso na minha opinião, alguns usuários podem ter opinião diferente), é a moagem na hora, com controle da granulometria, que compreende a espessura e uniformidade dos grãos. Isso, só com um moedor minimamente razoável. Dentre os elétricos, a melhor opção de entrada é o Encore, da Baratza. Dentre os manuais, tem o Hario Mini. Em termos de granulometria, o Encore ganha por uma margem pequena. Já em termos de conveniência, não temos como comparar, os moedores elétricos sempre vencem (desde que haja eletricidade disponível e não se esteja em trânsito).  :lol:

 

Se você pode obter um café adocicado sem moer na hora? Pode. Basta ter um pó de café de boa qualidade. Mas o grão pré moído perde suas propriedades muito rapidamente, e não há nada que se possa fazer quanto a isso. Já o café em grãos, normalmente, conserva bem suas propriedades até um mês após a torra, ou até mais, se bem armazenado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Beatriz.

 

Para obter um café sem amargor, há algumas variáveis que devem ser consideradas. A primeira delas é a forma como o grão foi torrado e até que ponto. Uma boa torrefação garante que se obtenha o melhor do café. Quanto mais avançada a torra, mais escuro e, quanto mais escuro, maior a probabilidade de se obter amargor, devido à carbonização dos grãos. Começando, então, pela torra, prefira cafés de torras mais claras.

 

Aí surge um outro problema, que é o de você não ter como verificar a cor da torra quando compra cafés embalados moídos. A informação sobre o ponto da torra, normalmente, não estará disponível na embalagem. E nem nos grãos torrados vendidos em supermercados. O único meio de você obter grãos cuja informação sobre a torra seja minimamente confiável é comprar de torrefadores de cafés com classificação gourmet, que normalmente oferecem informações sobre o perfil de torra e as notas sensoriais oferecidas por aquele perfil.

 

Para comprar grãos, recomendo um dos diversos vendedores de quem os demais usuários do fórum compram regularmente. Minhas melhores experiências, até o momento, foram com o Café Creme e o Seleção do Mário. Também tem torrefações maiores e mais famosas, como o Café Orfeu e o Suplicy Cafés Especiais, que oferecem bons cafés.

 

Tem a questão da temperatura, também. Você vai precisar aprender a "surfar" na sua máquina. A temperatura ótima para extração de espresso se situa entre 92 e 93ºC. Menos que isso costuma deixar o café muito ácido. Mais que isso, amargo.

 

A espessura da moagem também determina o amargor. O café para espresso deve ser moído bem fino, para que seus sólidos sejam melhor extraídos e que se possa "perceber" o café em sua potencialidade máxima. Mas grãos moídos finos demais tendem a "chocar" a máquina (que foi o que aconteceu com você) e os cafés, a ficarem mais amargos. Já a moagem muito grossa vai ocasionar uma subextração, e entregar uma bebida mais ácida.

 

Por fim, o mais importante, depois da torra (isso na minha opinião, alguns usuários podem ter opinião diferente), é a moagem na hora, com controle da granulometria, que compreende a espessura e uniformidade dos grãos. Isso, só com um moedor minimamente razoável. Dentre os elétricos, a melhor opção de entrada é o Encore, da Baratza. Dentre os manuais, tem o Hario Mini. Em termos de granulometria, o Encore ganha por uma margem pequena. Já em termos de conveniência, não temos como comparar, os moedores elétricos sempre vencem (desde que haja eletricidade disponível e não se esteja em trânsito).  :lol:

 

Se você pode obter um café adocicado sem moer na hora? Pode. Basta ter um pó de café de boa qualidade. Mas o grão pré moído perde suas propriedades muito rapidamente, e não há nada que se possa fazer quanto a isso. Já o café em grãos, normalmente, conserva bem suas propriedades até um mês após a torra, ou até mais, se bem armazenado.

 

Boa noite Alexandre, obrigado por responder, acho que estou menos perdida que antes :)  :rolleyes:  , no momento vou estar tentando comprar  no museu do cafe da minha cidade pois soube que la eles fazem a moagem na hora ( caso o preço não seja assustador ) pois e melhor do que esperar ele vir pelo correio ou comprar com um dos fornecedores que você indicou o cafe já moído.

Caso não de certo estarei comprando o moedor.  

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual marca de cafe? sabem de algum lugar em santos que eu possa estar comprando.
 
Olá, Beatriz

Também sou novato no fórum, seja benvinda!

Em Santos você pode procurar o Museu do Café. Além de conhecer um pouco da história
do café no Brasil, existe uma cafeteria anexa que faz a torrefação no local. Você
pode comprar o café recém torrado, e pode pedir para moê-lo na hora.

 

PS.: Escrevi isso antes de ler o seu post acima. De qualquer forma, é uma ótima opção

o Museu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que foi dito e "ratificando" a necessidade da compra de um bom moedor (é, não pode ser qualquer um não), boa parte do amargor também "pode" ser atribuída à qualidade da moagem.

 

Mesmo sendo um razoável moedor de entrada, se você pegar um café moído por um Krups GX2 e prepará-lo em sua Crema Silver o resultado será completamente diferente do caso de você pegar o mesmo café e o moer em um Baratza Vario, o qual se situa na outra ponta em termos de qualidade. Não que a moagem no Krups desagrade, vivi muito bem com ele  e minha velha Crema Silver, os quais continuo recomendando, porem a diferença para o Vario é enorme, inclusive nesse quesito "amargor" o qual comentou.  E sim, utilizei o Vario em par com a Crema Silver muito tempo antes de comprar minha Gaggia. Meu antigo set agora está fazendo a alegria do meu tio, set este comprado em novembro de 2012 e até hoje sem apresentar nenhum defeito.

 

Citei isso também porque, mesmo comprando café moído na hora no mercado, não há grandes garantias de que o moedor utilizado lá esteja em bom estado e ofereça uma boa moagem. Pode até estragar o café.

 

Uma outra ótima opção de moedor de entrada e que sai mais em conta do que o Baratza Encore é o Nemox Lux, moedor este elétrico e muito bem habilitado para moer para espresso preparado em filtro normal (o que vem padrão na Crema Silver é com pressurizador). O Krups é uma opção controversa nesse campo, muitos nem o consideram habilitado, mas para mim ele dá conta sim, mas claramente fica muito atrás destes outros que foram citados.

 

Exceto no embate direto entre Encore e Nemox, as diferenças de preço de Krups para Nemox/Encore e para o Vario são bem justificadas tanto em resultado na xícara quanto em outras questões.

 

Até hoje não me deu a "loucura" de fazer o que meus parentes do RN fazem, que é "pilar" café, porém, apesar dos evidentes problemas de consistência, acho que deve dar um ótimo resultado na xícara para coados (como eles fazem) e espressos com filtro pressurizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beatris e @Fcm52

 

Primeiramente à respeito da máquina, recomendo darem uma olhada neste tópico. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1409-electrolux-chef-crema-silver-modifica%C3%A7%C3%B5es/?hl=%20crema%20%20silver

Os resultados dos meus cafés melhoraram muito depois das modificações feitas.

Trocar o filtro para um despressurizado, que pode encontrar fazendo uma busca no fórum. Comprei de um usuário do fórum, que possui uma loja virtual, e que me desculpem, mas não lembro o nome dele agora.

 

À respeito de moedores, se tiverem condições de investir em um Hario Mini, ajuda bastante. Quanto à regulagem dele, vai ser testando que vão chegar à um ponto ideal. No meu caso, é 5 clicks. Há uma sessão de moedores no fórum, que podem saber mais à respeito também.

 

Sobre cafés, há uma sessão no forum sobre eles, mas assim como o @Alexandre recomendou, eu também uso o Seleção do Mario. o Suplicy também tem um bom resultado.

 

 

@Vpaivajr

 

Não há necessidade daquela borracha. Serve somente como apoio do filtro e uma guia para a saída do café, do filtro pressurizado. Se substituir para um despressurizado, ele vai atrapalhar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Realmente, o filtro não fica seguro no porta-filtro, logo a dica é válida ! Pensei também em confeccionar outro arame de aço. Valeu

Oi gente, acabei de chegar... Tive alguns probleminhas com a validação mas por fim consegui. Obrigada à administração e ao Fernando pela ajuda.

 

Bom, tenho uma Silver e encontrei esse grupo por causa de vídeo-post do Fernando sobre filtro despressurizado na Silver. Tinha a máquina subutilizada e agora estou tentando aprender a usar. Comprei um moedor Hario e estou esperando o despressurizado duplo da Rancilio 58mm 14g e o single da La Marzocco 58mm 7g chegarem Alguém sabe dizer se filtros ESE para sachet servem na Silver? As vezes tomo decafs em sachet e não sei se o meu modo de uso está correto: acredito q não...

 

Quotei o Fernando neste post porque a minha Silver não possui esse arame de aço mencionado. Todas possuem? Alguém sabe?

 

Obrigada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ,conheci o fórum a poucos dias.

Tenho uma Electrolux chef crema silver e estava parada, agora estou querendo usar, porem aqui em casa temos uma senseo de sache e tomamos também cafe de coador, sempre usei o cafe pilão porem quando coloquei o pilão chef silver ele sai cremoso mas muitoo amargo, então ouvi disser que o cafe deveria ser de melhor qualidade eis que comprei o Madame D'Orvilliers 100 % cafe arábica moido e quando fui fazer o cafe eis que ele ficava gotejando e mau saia cafe, então percebi que poderia ser por ele ser fino demais já que quando usado o pilão ele não tem esse problema.

Então a minha pergunta e tem outra marca comum ou de cafés de maior qualidade que o cafe não venha a sair amargo desse jeito ?

Somente conseguirei tomar um cafe mais adocicado fazendo a moagem na hora com cafe em grãos ?

Qual marca de cafe? sabem de algum lugar em santos que eu possa estar comprando.

 

sou leiga no assunto " cafe " e espero que alguém possa me ajudar, obrigada

 

Oi Beatriz, tudo bem? Eu já brinquei assim com a minha: pegava 2 senseo clássico, botava no filtro duplo, ligava e contava até 30. O creme ficava tão espesso q era difícil o açúcar passar. Até q ficava bonzinho e não amargava...

@Beatris e @Fcm52

 

Primeiramente à respeito da máquina, recomendo darem uma olhada neste tópico. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1409-electrolux-chef-crema-silver-modifica%C3%A7%C3%B5es/?hl=%20crema%20%20silver

Os resultados dos meus cafés melhoraram muito depois das modificações feitas.

Trocar o filtro para um despressurizado, que pode encontrar fazendo uma busca no fórum. Comprei de um usuário do fórum, que possui uma loja virtual, e que me desculpem, mas não lembro o nome dele agora.

 

À respeito de moedores, se tiverem condições de investir em um Hario Mini, ajuda bastante. Quanto à regulagem dele, vai ser testando que vão chegar à um ponto ideal. No meu caso, é 5 clicks. Há uma sessão de moedores no fórum, que podem saber mais à respeito também.

 

Sobre cafés, há uma sessão no forum sobre eles, mas assim como o @Alexandre recomendou, eu também uso o Seleção do Mario. o Suplicy também tem um bom resultado.

 

 

@Vpaivajr

 

Não há necessidade daquela borracha. Serve somente como apoio do filtro e uma guia para a saída do café, do filtro pressurizado. Se substituir para um despressurizado, ele vai atrapalhar.

Ainda bem que não precisa pois o meu eu acho que nunca vi, acho que vou até procurar depois disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos do clube do cafe!

Descobri esse clube hoje, pois estou desesperada.....  procurando solucao pro meu problema!

Tenho uma Eletrolux Chef Crema Silver e adoro o cafe dela, porem perdi a peca preta de plastico que fica dentro do "cachimbo" entre ele e o filtro.

Alguem sabe onde encontrar?

Pois a Eletrolux parou de fabricar e nao consigo achar. Alguma sugestao?

 

PS: Desculpem usar essa via, mas nao descobri como mandar uma nova, entao estou usando essa via de resposta. Favor me orientarem como fazer, caso essa via nao funcione.

 

Att,

Ida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros membros go clube do cafe,

 

Preciso de ajuda.

Perdi a peca preta que fica dentro do "cachimbo" e entere ele e o filtro.

Adoro o cafe dessa maquina  Eletrolux Chef Crema Silver...

Estou desapontada... a Eletrolux parou de fabricar as pecas dessa cafeteira.

Alguma luz????

 

Att,

Ida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros membros go clube do cafe,

 

Preciso de ajuda.

Perdi a peca preta que fica dentro do "cachimbo" e entere ele e o filtro.

Adoro o cafe dessa maquina  Eletrolux Chef Crema Silver...

Estou desapontada... a Eletrolux parou de fabricar as pecas dessa cafeteira.

Alguma luz????

 

Att,

Ida

Já tentou fazer o café sem esta peça? Se for uma borrachinha preta, ela só ajuda a fazer mais espuma. Foi a primeira coisa que joguei fora.. antes de abrir o filtro. 

 

Abraços

 

Ercilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos do clube do cafe!

Descobri esse clube hoje, pois estou desesperada..... procurando solucao pro meu problema!

Tenho uma Eletrolux Chef Crema Silver e adoro o cafe dela, porem perdi a peca preta de plastico que fica dentro do "cachimbo" entre ele e o filtro.

Alguem sabe onde encontrar?

Pois a Eletrolux parou de fabricar e nao consigo achar. Alguma sugestao?

 

PS: Desculpem usar essa via, mas nao descobri como mandar uma nova, entao estou usando essa via de resposta. Favor me orientarem como fazer, caso essa via nao funcione.

 

Att,

Ida

Oi Ida,

Que coincidência! Hj mesmo, de manhã, eu estava procurando essa peça. Achei que tinha perdido, mas qdo cheguei em casa nossa fiel escudeira tinha encontrado.

 

Tenta nesse site: www.pecasgenuina.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

As abas de encaixe do porta-filtros da Rancilio são diferentes e não é possível usá-lo.

Ainda assim, aqui no Brasil o porta-filtros da Rancilio custará valor maior que o da Silver nova. E o do link que indicastes, com impostos, custará ~R$ 290, ou o dobro do preço da Chef Crema Silver.

 

Alguém sabe de algum porta filtro daqueles bonitinhos com perninhas tortas ou algum bottomless que encaixe na Silver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ebay tem, José Alexandre. Jogue na busca gaggia bottomless.

 

Pessoal do Clube tem um que arremataram de lote e Fogo Ruivo mandou tornear, abriram o fundo e ficaram com o naked.

 

um abraço

Humm... Fiquei na dúvida aqui... O naked da Gaggia serve sem tornear então?

Salve José Alexandre.

As abas de encaixe do porta-filtros das Gaggia são em posições diferentes das posições da maquina da Electrolux Silver..

Compre na assistência técnica um novo porta-filtros da tua máquina e leve a um torneiro para executar o serviço.

O anunciado no ML é padrão E61. Encaixará, mas forçará, pois as abas são mais altas. Além de que, não faz sentido comprar este acessório cujo valor é equivalente ao da Silver.

Se eu encontrar um porta filtro novo e fizer isso, um filtro triplo caberia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Aninha.

Cada máquina tem um padrão de posicionamento das abas do porta-filtro, bem como da espessura delas.

Às vezes, apesar da posição das abas ser a mesma, a espessura impede que você utilize um porta-filtro de outra marca.

Por isso, o melhor é você comprar um que tenha sido feito para a sua máquina ou um original e torneá-lo para ficar sem o fundo.

Em relação ao filtro triplo, o ideal é levar o filtro para o torneiro mecânico fazer o corte do fundo já prevendo a utilização desse filtro.

No meu caso, como o fundo da minha antiga Delonghi era de plástico eu mesmo cortei em casa.[emoji12]

 

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Estou a pouco tempo nesta caminhada do expresso, aprendi e aprendo muito aqui no forum. Comecei com a Chef Crema Silver(R$160,00 em promoção ) e moedor de lâminas genérico, e digo: O café saiu, mas na minha opinião não tinha "cara de expresso", cada café ficava com um gosto. Resumindo: Comprei o Hario Mss1(~ R$100,00 comprado no e-bay), filtros comerciais da Rancilio(2 filtros= R$70,00) e a coisa mudou 85% pra melhor. É claro que no começo apanhei bastante até acertar a moagem... Hoje já estou satisfeito com o resultado da combinação (moinho Hario + Chef Crema Silver + Filtro comercial despressurizado). Gastei ao total: ~ R$330,00 para ter um expresso melhor que expresso de padaria (tirado com café de terceira e máquina profissional).

 

Boa sorte com a escolha !

Meu filtro Rancilio chegou. Só choro... Quinhentas questões.

 

1) O tamper da Crema Silver agarra no filtro duplo não pressurizado da Rancilio. É isso mesmo? Só consigo usá-lo ao contrário, senão ele fica puxando o filtro. E assim fica complicado tamponar. Será que vou ter de comprar um tamper de verdade, mas de 56mm pra usar o filtro Rancilio? Se não me engano esse fulerim da Silver é de 57mm. Os filtros pressurizados da Silver parecem mais retinhos... Acho que um tamper grosso (normal) impediria isso... Olhei essa lista http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/779-veja-aqui-o-tamanho-do-tamper-para-sua-maquina/ mas acho que não bate com o Rancilio...

 

2) Todos as extrações com o Rancilio estão Ó-RRÓ-RÓ-ZAS (é, com Ó mesmo, sintam o drama). Nunca tirei nada tão ruim. Nem quando brincava com Pilão moído. Já tentei moagem mais fina e mais grossa. Tudo amargo, sem nada de crema. Algumas pessoas quase morreram no processo de experimentação. Por sorte tem hospital aqui perto e conseguiram sobreviver... Não é possível que de ontem pra hj o grão do Melita que eu estava usando tenha virado aquilo. Tava tão bonzinho no pressurizado... Com aquela creminha falsa... Sem amargo nenhum...

 

3) Será que a solução é abandonar a Silver e partir para uma Gaggiazinha manual? Alguma sugestão de migração da Silver pra outra? Opções atualizadas de migração daqui e de fora seriam benvindas. Ou eu é que não to sabendo fazer nada certo e devo desistir e comprar uma Nespresso?

 

Estou esperando o single La Marzocco... Vamos ver. Testes nele devem ser mais fáceis pela quantidade de café. Perde-se muito com o duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Aninha.

Cada máquina tem um padrão de posicionamento das abas do porta-filtro, bem como da espessura delas.

Às vezes, apesar da posição das abas ser a mesma, a espessura impede que você utilize um porta-filtro de outra marca.

Por isso, o melhor é você comprar um que tenha sido feito para a sua máquina ou um original e torneá-lo para ficar sem o fundo.

Em relação ao filtro triplo, o ideal é levar o filtro para o torneiro mecânico fazer o corte do fundo já prevendo a utilização desse filtro.

No meu caso, como o fundo da minha antiga Delonghi era de plástico eu mesmo cortei em casa.[emoji12]

Abraços, Márcio.

Muito obrigada por responder Marcio. A gente fica querendo uma solução fácil pra transformar uma cafeteira residencial em profissional mas parece que isso não existe mesmo Eu tenho procurado um porta filtro dela pra comprar e alterar mas não tenho achado. No MercadoLivre só acho a máquina toda, que sai mais barata que um porta filtro da Gaggia no Ebay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao usar filtro comercial tudo se torna mais crítico, especialmente a técnica e o moedor do set, vai ser um aprendizado com qualquer máquina que utilizar. Não sei sobre a qualidade e consistência do Hario Slim, porém utilizei essa dupla Silver+Filtro Rancilio com moedor Krups e Baratza Vario. A qualidade dos dois para espresso é incomparável, sendo que 99% do amargor que eu sentia era devido ao moedor. Veja bem, eu gostava com o Krups, mas com o Vario a coisa melhorou demais.

 

Um tamper "de verdade" vai lhe facilitar muito a vida, esse que vem na Silver, de tão ruim, acaba atrapalhando.

 

Comece revisando a sua técnica. Quantos gramas de café está utilizando? Quanto tempo a extração está demorando para quantos mls de bebida?

 

Por fim, não menos importante, a qualidade do café é QUASE TUDO. Pessoalmente, acho o Melita terrível. Que tal comprar um House Blend da Expresso Brasil para começar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aninha,

 

Seja bem vinda ao forum ! Para trabalhar com filtro despressurizado, irá precisar ler bastante sobre o assunto e, usar um café com torra nova

Veja os tutoriais do forum em relação ao espresso: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2135-tutorial-do-caf%C3%A9-expresso/

 

Boa sorte !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

boa tarde/noite a todos.  gostaria de uma ajuda de vocês, pois mnha crema silver não está funcionando bem. :angry:

 

por sorte meu marido é aficcionado por consertar coisas, tem ferramenta até pra cirurgia cerebral se precisar :D , mas ele pediu para que eu achasse o manual de serviço dela na net.

 

alguem tem o link ou o arquivo pra me ajudar?  achei aqui o outro modelo, o  crema, mas o da crema silver não.

 

se puderem ajudar serei muito grata, sinto falta de meu cafézinho cremoso...

 

e parabéns pelo ótimo fórum, vou ser uma frequentadora assídua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jandinete, 
bem-vinda


Se descrever o problema da cafeteria talvez algum usuário do foram possa ajuda-la.


Viu esta vista implodida:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1121-electrolux-chef-crema-silver/?p=26619

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jandinete, 

bem-vinda

 

 

Se descrever o problema da cafeteria talvez algum usuário do foram possa ajuda-la.

 

 

Viu esta vista implodida:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1121-electrolux-chef-crema-silver/?p=26619

 

 

oi MReis, obrigada pela atenção!

 

ela está sem pressão, goteja um pouco de água.  meu marido disse que deve ser a bomba, mas pra ter certeza ele tem de desmontar, e sem o manual de serviço acaba-se quebrando aquelas travas de pressão ou outra coisa.

 

e ia arranhar minha cafeteirazinha linda que parece nova...

 

com o manual de serviço dificultaria ele "destruir" ela (que ele não nos ouça) :)

agora que vi a vista explodida.   mas ela não foi extraida do manual completo?  será que quem postou não o tem, ou o link?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá odair! A moeda que recomenda o manual é para afrouxar o parafuso do chuveiro. Tirando-o vc pode limpar os resíduos de café que sobem. Mas prepare-se, pois provavelmente vais ter que fazer uma boa força pra desatarraxar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Odair não esqueça de que dentro do chuveirinho há uma mola e uma pecinha, parece uma tampa de Bic, aquela do fundo da caneta, que só funciona do lado certo que é pra cima, penei logo que comprei a minha quando desmontei.

Primeiro ela saiu voando e achei por sorte, depois coloquei para baixo e não saia água, ai consegui aqui com o pessoal a informação e até agora não deu problema nisso, só parei de usa-la porque quebrou a ponta da haste da vaporização e não consegui comprar até agora.

Boa sorte ai!!!

Abç

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...