Ir para conteúdo

Electrolux Chef Crema


Postagens recomendadas

Fernando, apenas a título de ajuda, dê uma entortada nas partes da trava que "saem" do trilho do porta-filtro, assim ele trava o filtro e quando for "bate-lo" para tirar o pó utilizado ele não sai voando por aí...rsrs

 

Abração

 

Wagner

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu pudesse mandava o barista aqui de casa embora! :( Logo que chegou o Hario Mini ele teve sorte e com pequenos ajustes acertou um espresso antes da décima tentativa, para meu gosto estava bem aceitável. Mas depois de mexer no ajuste do moinho para algumas tentativas frustradas de preparar um coado, o infeliz não consegue mais chegar no patamar que estava.

 

Talvez pelo filtro pressurizado, o tempo de extração entre 25 ou 35 segundos é fácil de atingir, mas o resultado sempre parece sem corpo ou sub-extraído, se afino a moagem ou aumento a compactação acho que fica com um gosto que identifico como "queimado".

 

Um detalhe é que apesar de já ter acostumado a tomar espresso sem açúcar de tanto experimentar, ainda acho muito difícil diferenciar o que é acidez de sub-extraído ou amargor de super extraído, só sei que não está bom como deveria! :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pc286,

Não desista, pois é fato que a repetição vai trazer melhoras ...

 

Hoje fiz o primeiro teste com filtro despressurizado (chef crema silver c/ filtro Rancilio) e foi um desastre, o café ficou pronto em 15seg.... No próximo em 25seg. Conclusão: O filtro despressurizado não aceita erros de compactação, nem de moagem. Vou dar um tempo até chegar meu Mini Hario, pois o moedor que uso é de hélice, e aí fica um grão de tamanho diferente do outro, sem contar que preciso de um tamper descente. Consegui até tirar uma certa crema fajuta, mas o café não ficou legal.

 

Um dia chego lá !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o ajuste pra espresso no Hario Slim fica entre 4 e 6 cliques do ponto zero (aperto máximo). Imagino que no filtro pressurizador, por puro palpite, possas tentar entre 7 e 9. Calcar muito jamais. Conseguir uma balança de precisão ajuda a parametrizar as doses. No ebay é barato, só demora pra chegar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, não desisto fácil não :) agora a pouco preparei um que já estava um pouco melhor, acho que estou no caminho certo novamente. Tão cedo não regulo o moinho para coado, assim não vou acertar nem uma coisa nem outra.

Se possível poste seus resultados com o filtro comercial, estou pensando em adquirir um tb. Um detalhe é que parece que essa máquina trabalha com uma pressão maior que a Rancilo (deve ter um tópico aqui no fórum que fala sobre isso) então provavelmente será mais difícil controlar o fluxo mesmo, provavelmente com o filtro duplo seja melhor.

Quanto ao moedor é uma equipamento simples que cumpre muito bem seus objetivos ach oque vc vai gostar tb! Boa sorte ai! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe é que li em algum lugar que a colher dosadora que vem com a máquina é de 7 g, mas logo acima da marca 1 uma xícara (12 g) do Hario Mini são 3 colheres dosadoras.

O difícil de achar o "zero" do Hario é que sempre dá a impressão que se pode apertar mais um pouco, ai o cara fica com medo de quebrar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, recentemente adquiri uma cafeteira Electrolux Chef EMC10 Expresso e desde o dia que ela chegou até hoje venho fazendo alguns expressos, mas nos primeiros como estava muito ansioso para usar a máquina, acabei usando café 3 corações extra-forte normal. Então há uns 3 dias atrás comecei a notar a água que passava pelo filtro não escoava por inteiro, retendo água mesmo depois de desligar a função de café da máquina.

 

Por algumas vezes sacudi o filtro perto do meu ouvido e ouvi um pouco d'água retida no interior no filtro.

 

Esses fatos são normais?

 

Gustavo Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ficar um pouco de água ou café entre a chapa que é o filtro propriamente dito e a chapa que pressuriza esse (com um furinho), se o filtro não está entupido acho que o único inconveniente seria higiênico, mas basta passar água quente pelo filtro antes de utiliza-lo...

 

Ando de olho em outras máquinas e parece que a Crema Silver está saindo de linha, não sei se a EMC10 veio para substituí-la, pelo menos parece ser uma máquina mais robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Segue o vídeo de um shot usando o filtro single da Rancilio na Chef Crema Silver. Como acabou o café do Alexandre, abri um café que comprei em Serra Negra (Café da Montanha - Gourmet Expresso) .Usei o mini Hario com aproximadamente 5 cliques... O café saiu em 22seg ~30ml (usando 10g no single). Depois tentei novamente compactando melhor e o resultado está na foto que segue (demorou 1 min ....passou do tempo, mas no entanto consegui uma crema legal, apesar do gosto amargo.

9153354648_f45f3ea3da_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Segue o vídeo de um shot usando o filtro single da Rancilio na Chef Crema Silver. Como acabou o café do Alexandre, abri um café que comprei em Serra Negra (Café da Montanha - Gourmet Expresso) .Usei o mini Hario com aproximadamente 5 cliques... O café saiu em 22seg ~30ml (usando 10g no single). Depois tentei novamente compactando melhor e o resultado está na foto que segue (demorou 1 min ....passou do tempo, mas no entanto consegui uma crema legal, apesar do gosto amargo.

9153354648_f45f3ea3da_b.jpg

 

Fernando, Boa Tarde!

Provavelmente café moido muito fino e muito compactado, motivo pela extração longa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morato,

 

O café foi moído com o mesmo ajuste no Hario, mas acabei compactando com bastante força no 2° shot. Vou tentar mais uma vez para tirar a dúvida e se for o caso, deixo um pouco mais grosso a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei novamente...Desta vez com filtro duplo: O shot terminou em 37 seg. e pelo visto, terei de engrossar a moagem levemente. Creio que o Rodrigo está com a razão em relação a canalização(só pode ter sido isto)... A crema ficou igual da foto acima e o gosto um pouco menos amargo, mesmo com a temperatura mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova tentativa no dia de hoje... Abaixei mais um clique na moagem("engrossei"), mantendo uma compactação bem forte. Consegui um shot com filtro duplo em torno de 28seg. Ficou aceitável: Crema igual da foto acima, acidez moderada, corpo mediano pra leve, e leve amargor no final, "não entendo muito, mas acredito que foi isto que senti", porém não foi fácil chegar neste ponto... Já vi que café expresso é uma verdadeira arte...São muitas variáveis. Estou começando esta caminhada, mas já aprendi muitas coisas aqui no forum... O próximo passo é comprar outros cafés para treinar mais e perceber as diferenças.

Outra coisa: Hoje entendo que o moinho é o "coração" do expresso... Perdi bastante café e tempo com aqueles moinhos de hélice. Gostei do mini Hario, apesar de ser manual e difícil de regular, consegui um resultado satisfatório atrelado ao filtro da Rancilio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uma Silver 220 V, (usada apenas 2 vezes), por R$ 150,00 + 20 de frete.

 

Eu não estou disposto (e nem posso no momento) a gastar muita grana.

 

Será q vale a pena? Conderando q possuo um KRUPS2 e zero de experiencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rody, o Krups serve para ela com os filtros pressurizadores. O preço está razoável (às vezes se acha zero dela por esta faixa, mas tem que procurar ou aguardar). E quando quiser partir para filtros comerciais, ela aceita (mas aí o moinho não dará conta).

 

É uma das recomendadas aqui para quem quer começar. Os cafés bons você já está providenciando, então estaria com um bom kit inicial. Depois que pegar gosto pela coisa e encher uns porquinhos, parte para uma máquina não-pressurizadora, para você perceber uma crema de verdade. Mas isto mais para frente.

 

Boa sorte na tua decisão!

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sou novato aqui no forum e gostara de uma opnião também. Estou atrás de uma espresso para casa. Aqui em casa somente eu tomo café, então não sou tão exigente. Eu tinha daquelas cafeteiras baratinhas pra fazer café coado da Arno, mas como a jarra quebrou estou a fim de uma espresso, pois me atende bem, já que eu não tomo mais que uma xícara de café por dia. Lí vários tópicos do fórum não consegui me decidir quanto ao moedor, pois o Krups, o qual vocês recomendaram para iniciante, não se encontra mais e este estava na media de preço que estou afim de pagar. Fiquei entre a eletrolux e a Mondial c08 e acabei achando essa oferta, que já vem com o moinho; e estou pensando em pegar : http://www.cafefacil...ra-e-moinho-885

O que vocês acham? Ou recomendariam outro moinho mais ou menos nessa faixa de preço? Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Ricardo,

 

Das maquinas de entrada que vi, considero a Crema Silver a melhor ! O moinho não encontrei maiores referencias na net. O próprio site não diz explicitamente se é de laminas. Quando isso acontece a chance é quase 100% de ser de laminas! Pra espresso laminas não presta!

Procure comprar um moinho de mós (burr) !

 

Boa Sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É de mó, sim. O design não é compatível com moedor de lâminas. Quanto à qualidade da moagem, deve funcionar com o filtro pressurizador. Já para espresso mesmo, com filtro comercial, não sei se é boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

 

 

Alguem já conseguiu desmontar o filtro original para limpeza utilizando uma moeda assim como mostra no manual???

 

ja tentei até na britadeira, e sem sucesso rsrs

 

Bom Dia Regis,

 

Aqui consegui tirar usando uma chave de fenda das grandes. Colocando a chave horizontalmente sobre a fenda pressionando com o polegar e a outra mão puxando o cabo da chave como alavanca. Espero ter conseguido explicar.

 

Boa Sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...