Ir para conteúdo

Cafeteira Italiana: Bialetti ou genérica?


Gustavo Lima

Postagens recomendadas

estou lendo e aprendendo bastante neste forum e também nos sites americanos: agora estou com bastante curiosidade e pergunto... vejo muitos usuários com excelente equipamentos (maquinas para espresso, moinhos, etc.) deixando no próprio cadastro a "moka": qual seria a razão de manter esta opção? menor tempo de preparo/preguiça? aproveitar de grãos velhos ou com torra errada? backup no caso que acabe o café em grãos?

 

Pra extrair na Moka não seria um bom motivo? Espresso não substitui outros métodos, é apenas mais um. Além do mais, a Moka é a mãe do espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bom Rodrigo :-) talvez a minha pergunta é mal escrita :-) 

vc tinha ou ainda tem uma moka? no caso, qual seria a motivação de extrair na moka quando poderia extrair um cafe espresso muito melhor na sua, imagino excelente, Elektra SXCD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bom Rodrigo :-) talvez a minha pergunta é mal escrita :-) 

vc tinha ou ainda tem uma moka? no caso, qual seria a motivação de extrair na moka quando poderia extrair um cafe espresso muito melhor na sua, imagino excelente, Elektra SXCD?

O método preferido de alguém ou de um lugar é devido a vários fatores.

Acho que a motivação é apenas experimentar um método diferente.

Ou verificar se determinado grão fica melhor na moka, na french ou na AP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Simo.

 

Eu gosto muito de carne bovina. O tipo e a maneira de prepará-la que mais aprecio é a picanha feita em churrasco.

Isso não impede de eu gostar de um roast beef feito com lagarto redondo, de quibe de tabuleiro, de almondegas, de carpaccio ou de um medalhão de filet mignon entre tantos outras maneiras de preparar a carne.

 

Assim é com os diversos métodos de fazer café. Por mais que os coados me agradem, gosto também de espressos, dos feitos na moka, nas cafeteiras de êmbolo tipo francesa ou AeroPress.

São resultados diferentes. Não são mutuamente excludentes. Ao contrário, talvez sejam complementares.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandres explicaram bem. Se olhar nos perfis dos membros, Simo, verá que a maioria tem equipamentos pra extrair nos diversos métodos porque cada um entrega um tipo de resultado diferente, não se tratando de melhor ou pior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, obrigado a todos para as respostas, estou satisfeito!  :)

 

para voltar no topic...

sempre utilizei moka de marca conhecida com satisfação

so uma vez comprei uma "generica" (se lembro bem de fabricação chinesa) e fiquei muito insatisfeito:

2 semanas atras não aguentei mais e joguei ela pro lixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o erro do título?

 

Simo, bem-vindo ao Clube.

 

oi Anita, o titulo tem "Bialleti", o correto é Bialetti. :)  

olhando no meu lado... o meu portugues não é tão correto então fiquem a vontade em me corrigir  ^_^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma Moka de uma marca francesa da era "pre-chinesas" que entregava um café perfeito. Não me lembro o nome, perdi em uma mudança e nunca mais vi outra igual. Alguém conhece outras marcas de Moka de boa qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Eu já tive uma francesa também que era excelente. Tão boa quanto a a Bialetti. Também não me lembro o nome. As chinesas já experimentei umas 2 e não valem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá, sobre retirar a moka do fogo antes da extração terminar, tenho uma observação: funciona bem quando a cafeteira é boa. Com as mokas xing ling que já tive nunca deu certo o preparo ao retirá-las do fogo antes do término da extração. Mas com a bialetti dá certo. Às vezes pode ficar ainda alguma água na parte inferior, mas é só uma questão de acertar a hora certa de retirá-la do fogo. Gosto de fazer isso porque entendo que a bebida final fica melhor, menos amargor. Outra coisa que sinto ajudar no sabor da bebida é colocar água já aquecida na parte de baixo, antes de montar a moka e levá-la ao fogo para a extração. Além de a extração ser mais rápida, o sabor é mais leve, sem amargos, cheiros e gostos queimados.

Não tenho nenhuma reclamação na minha breve experiência com a bialetti. Acredito que vale a pena investir nela (ou em outra marca bacana, como dizem ser as demais de origem italiana). As "genéricas" costumam deixar gosto de alumínio no café, sempre, mesmo depois de dezenas de extrações. O bico de pressão delas também costuma ser inferior (motivo pelo qual, acredito, não funcionam bem quando retiramos do fogo antes da extração terminar). São também mais finas, leves, e acabam funcionando meio que como essas panelas finíssimas que compramos por aí: "queimam" rápido, queimam o que estão cozinhando, etc. A bialetti é mais robusta, pesada, uma camada mais grossa entre o fogo e a água.

Gosto mais das de inox, porque não suporto o gosto de alumínio. A minha é a venus da bialetti, de inox. Há também quem diga que o alumínio faça mal à saúde, e eu acredito nisso. Mas a minha motivação maior é o sabor mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa Noite, estou pretendendo comprar uma Bialetti, estou na dúvida dentre uma Nuova 3 xícaras, sou se compro um Brikka de 4 xícaras. Se a válvula da Brikka, tirando a espuma que faz, se traz algo diferente ao café, visto ela desaparecer, em questão de minuto. E por reposição de peças, visto não achar tão facilmente como a Nuova, e se tem diferente dentre alumínio e inox. Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, Thobias. O material não influencia no sabor, pelo menos o suficiente pra eu notar. Esteticamente, a de alumínio perde o brilho com o tempo, pois vai sendo criada uma camada de óxido de alumínio sobre a superfície.

 

Sobre Moka (ou modelos similares) vs. Brikka, o sabor é um pouco diferente sim. Mais pela velocidade de extração que pela crema, que mesmo na Brikka vai embora rápido. Tenho a impressão que a Brikka realça mais a acidez do café mas tem mais particulado na bebida, enquanto a Moka tende a amargar mais e é mais limpa. Maaaas faz tempo que não uso as duas, então não tenho certeza. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferença no resultado do café não tem (eu, ao menos, nao notei). Há uma questão acerca do uso do alumínio para preparo de alimentos e que pesquisas sustentam ser prejudicial à saúde e ligações com alzheimer, e tem quem diga que não há qualquer perigo. É uma questão controversa, então compete a você avaliar sobre o assunto.

 

Eu, particularmente, tenho uma moka de inox da Bialeti, que comprei por achar mais bonita e mais fácil de cuidar/lavar. O café fica muito bom nela, e o grão tem que ser um pouco mais grosso na moagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, obrigado pelos esclarecimentos! Em relação ao material também pesquisei, mas não vi muita diferença em relação a ser tóxicos ou não, que conforme este site (também não sei se é uma fonte segura) - http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1335-qual-e-o-melhor-tipo-de-panela.html. E também é referente a panelas, mas...

-Alumínio: o modelo mais barato de panelas é também motivo de muita discussão. Pesquisadores da USP descobriram que panelas de alumínio e de aço inoxidável podem soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos. Ao ferver uma solução de 4 litros de água e 10 gramas de sal por 3 horas, houve o desprendimento de 20 miligramas do metal por cada litro de água. Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o metal é seguro nas suas aplicações culinárias. Panelas de alumínio podem ser recicladas;

-Inox: a principal vantagem é o fato de as panelas não oxidarem. Além disso, o material é resistente e distribui o calor de forma igual por sua superfície. Seu problema principal está no fato de sua composição levar níquel, que é extremamente tóxico, e que se desprende da panela ao longo do uso. Mesmo as quantidades liberadas do metal sendo pequenas, assim como no caso das panelas de alumínio, ainda não há um consenso entre pesquisadores sobre o nível de toxicidade das panelas feitas com esses materiais. Mas estudos apontam que seu uso não é indicado a pessoas alérgicas. Exposição ao níquel e seus compostos pode causar alergias e levar ao desenvolvimento de câncer;

Desculpe texto longo, fico na dúvida em relação ao material, mas pelo custo benefício irei ir de Bialetti Nuovo em Alumínio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Olá pessoal, estava procurando uma moka pra eu comprar e pelo o que tanto mal tão falando das chinesas acho que vou optar pela bialetti mesmo (apesar de eu não ver qualquer dificuldade de produção duma cafeteira dessas pra ter essa diferença de qualidade).

 

Mas enfim, estive olhando as da bialetti e achei o modelo tradicional express mas também achei essa tal de Allegra, que é mais barata. alguem já usou e sabe qual a diferença entra elas e se compensa optar por essa mais barata?

 

http://www.americanas.com.br/produto/129700841/cafeteira-bialetti-allegra-3-xicaras-prata?WT.srch=1&condition=NEW&cor=PRATA&epar=bp_pl_00_go_todos-os-produtos_geral_gmv&gclid=CjwKEAjwkq7GBRDun9iu2JjyhmsSJADHCD_HoMd5MJZ0rLkakO2drQaVjpGnXnapDz4sMEdgJ9ieGBoCY93w_wcB&opn=YSMESP&sellerId=00776574000660

 

http://www.submarino.com.br/produto/9510390/cafeteira-nuova-moka-express-bialetti-prata-para-3-xicaras?WT.srch=1&condition=NEW&cor=Prata&epar=bp_pl_00_go_g35162&gclid=CjwKEAjwkq7GBRDun9iu2JjyhmsSJADHCD_HzUNDHcxf6EuGj5bKs8rZjCp0VkMRvJnMMGevncZy0xoClS7w_wcB&opn=XMLGOOGLE&sellerId=18550248000191

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, Thobias. O material não influencia no sabor, pelo menos o suficiente pra eu notar. Esteticamente, a de alumínio perde o brilho com o tempo, pois vai sendo criada uma camada de óxido de alumínio sobre a superfície.

 

Sobre Moka (ou modelos similares) vs. Brikka, o sabor é um pouco diferente sim. Mais pela velocidade de extração que pela crema, que mesmo na Brikka vai embora rápido. Tenho a impressão que a Brikka realça mais a acidez do café mas tem mais particulado na bebida, enquanto a Moka tende a amargar mais e é mais limpa. Maaaas faz tempo que não uso as duas, então não tenho certeza. 

 

Luís, sou novato aqui e não sei falar do jeito certo sobre os resultados na xícara rsrs.

A crema feita na brikka varia muito de café pra café. Já fiz com café moído Lavazza embalado à vácuo, italiano, moído fino (quase como mellita do mercado) e fez uma bela crema, que permaneceu até o final da bebida (melhor do que máquinas superautomáticas mal reguladas). Nos cafés que uso, normalmente a crema fica com bolhas bem grandes e logo desaparece.

Realmente ficam muito mais partículas na bebida do que na Moka. O sabor é diferente, é mais "potente". Mas a moagem é melhor um pouco mais grossa do que na moka, pra não ficar muito amargo/queimado.

 

Ultimamente nas minhas bialettis (tenho de 3, 6 e 9) estou usando moagem um pouco mais grossa que café de mercado e estou tendo um resultado muito bom. 

 

Seguindo as dicas dos confrades aqui, estou moendo na hora, no moinho botini (tipo o mimoso, de ferro) e o sabor realmente é outro.

 

Só uso bialettis. Não conheci as outras marcas italianas. Já as chinesas já vi, já testei, e não dá muito certo mesmo. 

 

Já deu vontade de um cafézinho hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Se não for "de marca" não compre cafeteira tipo moka e afins. Já testei uma chinesa de tudo quanto foi jeito e não há o que salve. Saliento... não há o que 'salve!', porque o café não fica sequer tomável. 

Já quando o assunto for Bialetti's, etc., deixo claro aqui que o processo é mais complicado do que uma cafeteira de coados tradicional. Não basta abrir o pacote de Melitta e servir na moka achando que terá um ótimo café. Pelo contrário, ao menos para o meu gosto, o café ficará com gosto de torrado, amargo e pastoso. 

Para o uso adequado de uma moka é inevitável que o café seja de boa qualidade e com uma boa moagem. Eu uso um Hario manual para moer o grão logo antes de preparar o café na moka. Sempre levo ao fogo com a água pré-aquecida (para mim evita o gosto de 'cozimento' do café) e mantenho em fogo baixo. A moagem não deve ser fina como a do espresso.

Coisa que ainda não fiz foi umedecer o pó do café antes do preparo (tal como ocorre em algumas superautomáticas), pode ser que ajude a reduzir o amargor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei uma Bialetti Vênus e um Hario Slim, mas estou em dúvida quanto à granulometria correta. Quantos clicks no Hario vocês costumam usar?

Se puderem dar umas dicas para uma coleguinha bem iniciante e com zero de técnica, mas que aprecia um bom café, ficaria agradecida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Camila

 

Dá uma olhada: você vai achar a melhor forma de fazer o seu café

com o seu equipamento, o link acima é apenas para você não iniciar

no escuro completo. Existem outras dicas no fórum, sugiro fazer a

pesquisa usando palavras-chave (moka granulação, por exemplo)

no fórum, usando o mecanismo do Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Comprei uma chinesa para decoração.

Quando de teste no moedor Tramontina para cafeteira italiana, coloquei-a em ação e para minha surpresa fez um excelente café, sem gostos estranhos aqui descritos.

 

IMG_0101.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Bom dia pessoal,

Camila, tbm tenho esse moedor, e comentei nesse post: http://forum.clubedocafe.net/topic/328-ajuda-guia-hario-slim/?page=2#comment-187011 espero que ajude.

 

Lorenzo, eu tinha visto essa cafeteira de inox e pensei em comprar também, mas vendo pelos comentários do post, não vale a pena comprar uma cafeteira de marca chinesa (tal como essa), melhor juntar uma grana mais e comprar uma bialetti ou outra de marca italiana. Acho que se for uma cafeteira que use com muita frequência, as peças de reposição deverão ser trocadas com o tempo, e acho que essas de marcas chinesas não devem achar (ou pelo menos não tão fácil).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

bem,, 6 anos após ultima postagem.. a quem interessar,,,

Ontem estive em um shopping no RJ e olhei de perto uma "moka" com o bigodinho impresso e logo da Bialetti. Não fiquei muito impressionado com o material de construção. O aluminio da parte de cima parecia "fino" (ok, nao precisa ser espesso mesmo), e o de  baixo, um pouco mais grosso (faz sentido, ira receber calor).. Preço ? umas 300 pratas,, devia ser 4 ou 6 cups..

Hoje chegou uma generica que comprei por indicação de um amigo (marca wellmix, em tese 6 cups, a mesma dele...). preço com entrega 57 pratas,,,

Espessura dos materiais, qualidade da rosca, geometria de todo o conjunto (incluindo o funil do cafe) IDENTICA a "original"...

Diferença: a minha valvula é cor de bronze, e discretamente menor.. a "italiana" é prateada e pouca coisa maior...

O cabo da "italiana" é visivelmente mais grosso e forte....

As diferenças param por ai!

Testei aqui.. fiz merda no primeiro preparo pq nao tinha noção de o quanto tinha que apertar pra nao escapar qualquer agua/vapor...   O vapor perdeu força, sobraram 2 dedos de agua dentro da moka, mas o concentrado que saiu tava uma delicia, e ZERO DE AMARGOR  ( cafe moido Serrado de Minas da linha mais nobre da 3 corações, que ninguem da nada aqui, mas que é maravilhoso...)...

No segundo preparo apertei bem o conjunto, acertei agua e pó, e o cafe ficou pronto entre 2 ou 3 minutos (usei agua quente ANTES de levar a moka ao fogo)... Deve ter ficado apenas uma colher de sopa de agua no reservatorio... quase nada...

meu resevatorio comporta 260g de agua se eu colar na valvula (desnecessario). o reservatorio de cafe fica quase cheio com 16 gramas, mas da pra ir a uns 25 quase transbordando mas sem compactar nada...

Enfim,,, ja vi uma moka generica no bairro da tijuca que era uma porcaria,, so de pegar dava pra ver,,,  a rosca todda ruim de girar,, material estranho....  Mas essa wellmix fui por indicação e nao me arrependo,,, ( a unica diferença marcante é o cabo fragil... mas nao fazemos café com o cabo... )

Eu entendo os puristas que desejam valorizar o empreendimento de nosso saudoso e falecido Bialetti....  Mas ja se foram 8 milhoes de vendas no mundo inteiro.. Dever cumprido!  Pra nos aqui no Brasil com o dolar a 5,30 fica complicado....   Mais complicado ainda a possibilidade de alguem simplesmente imprimir o logo original num produto feito aqui mesmo, ou na china, e vender pelo preço da italiana 270-350 reais....  Por isso desisti da original que tanto gostaria de ter comprado...

enfim,, bons cafés !  

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo....a tampa é bem fina da bialetti, e ela cria umas manchas d'agua que nao saem... Isso eu nao gostei.

Acho que ate vale a pena se pegar alguma promoção.

O alumínio dela é muito bom, ate hoje não perdeu o brilho (4 meses de uso). O chato é para lavar...nao pode usar detergente segundo o manual (eu uso 1 vez por mes).

Acho que talvez vale mais ainda a pena uma de inox...

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 02/10/2020 at 07:44, RafaelMagossi disse:

Concordo....a tampa é bem fina da bialetti, e ela cria umas manchas d'agua que nao saem... Isso eu nao gostei.

Acho que ate vale a pena se pegar alguma promoção.

O alumínio dela é muito bom, ate hoje não perdeu o brilho (4 meses de uso). O chato é para lavar...nao pode usar detergente segundo o manual (eu uso 1 vez por mes).

Acho que talvez vale mais ainda a pena uma de inox...

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Olha, a minha Bialetti eu tenho em uso há quase 13 anos... Ainda está bonita, não tão brilhante, mas não aquele óxido acinzentado... Não acho a tampa tão fina assim, pode ser mudanças nas mais recentes... Essas cafeteira são feitas para aguentar 20 anos fácil.. Só não esquecer ela no fogo, como acontece com muitos :(

Quanto a lavar, de vez em quando uso sim bucha macia, com detergente... Ai tem que enxaguar muito bem...

Estou pensando em tentar uma chinesinha dessas para deixar no trabalho... Só fiquei em dúvida sobre as de inox, que tem preço parecido.  Valeu a dica do Denilson...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a moagem, @Camila, eu iria pro fino. Já relatei em alguns tópicos, acho, que uso moagem próxima do espresso. Talvez uns 4 cliques. Depende um pouco de onde considera o zero no Hario. Ou, se achar mais prudente, começar em 8 cliques e ir reduzindo se der.

Sobre qualidade das mokas, certamente há outras marcas decentes, acho que depende de avaliar o produto. Ideal é a rosca da caldeira pra parte de cima não ser mal feita a ponto de soltar com a pressão, além da válvula de segurança funcionar para evitar o limite natural do material.

As de inox parecem bonitas, fáceis de limpar e manter mas não sei se funcionam tão bem pela condutividade térmica mais baixa além da capacidade térmica mais alta. Minha única experiência foi com uma brinox na casa de um amigo e não saiu legal, muito lento e quente. Mas não tive tempo de acertar moagem e dose pra testar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...