Ir para conteúdo

Dica para vaporizar leite


Bernardo B

Postagens recomendadas

Juntei três dicas (uma do Jim S, outra do Kim e a terceira não lembro) e a minha vaporização ficou ótima e super consitente.

 

1. Colocar a ponteira da lança abaixo da superfície e não mexer mais. A profundidade depende da potência do vapor de cada maquina. Por ex. A Strega é 1cm abaixo, a Graef e 1/2cm.

 

2. Apoiar o pitcher na bandeja, purgar e colocar a ponteira na posição desejada, deixar apoiado e vaporizar sem subir nem abaixar o pitcher, não é necessário desde que o aumento do volume do leite aprofundará o ponteiro "automaticamente".

 

3. Para maquinas com manômetro de pressão: purgar bastante e aguardar a que o ponteiro suba novamente ao máximo para começar a vaporizar.

 

Os pontos dois e três podem requerer adaptações, como utilizar outro apoio caso a bandeja fique muito alta ou baixa para conseguir a altura ideal, ou aguardar o ascendimento ou desligamento das luzes indicadoras de pressão.

 

Comigo funciona tanto na Strega quanto na Graef, inclusive com leites "difíceis" de vaporizar.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vaporizar com as maquinas domesticas eh complicado mesmo, em termos de consistência.

 

As vezes consigo um leite perfeito as vezes sai horrível... E olha que eu sempre uso um termômetro pra nao passar do ponto...

 

Treinar, treinar e treinar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal espero contribuir de alguma forma com este depoimento...

Sou iniciante, iniciante primeira viajem mesmo e hoje tive o enorme prazer de conversar e visitar o Fogo Ruivo que por sinal abriu as portas de sua casa e deu um show tanto na recepção, aula e atenção...vamos ao que interessa...

Aprendi que nao tem como fazer crema no leite sem ser com a Pitcher (eu achava que era pintcher, rsss sou profissional hein) e comprovei isso...

Sai da casa de Fogo hoje e tive uma alegria e outra tristeza, pois como sou ansioso fui atras da Pitcher e do tamper e comprei, pessoal não é que funciona...

Usei o leite integral como orientado e gelado, coloquei leite na Pitcher ate a metade e aprofundei o bico vaporizador a 1 cm dentro do leite e começou, nesta primeira vez fez espuma, isso mesmo espuma e nao crema pois nao ficou denso, porem como eu queria fazer mais e a Pitcher ja estava quente eu precisava resfria-lá novamente para tentar a segunda vez, então coloquei agua velada nela com pedra de gelo e raposinho testei 2, 3, 4... Ate que saiuuuuu, deu certo...

O que fui mudando para conseguir...

Ao iniciar a espuma eu estava subindo o bico ou descendo a Pitcher e o vapor na realidade estava enchendo as bolhas de ar que foram criadas inicialmente, percebi que se eu mantiver o bico do começo ao fim na mesma profundidade sem mexer na Pitcher a crema da certo, pois o vapor fica no leite e faz ir aumentando aos poucos, diferente de quando fui descendo e o volume subiu rápido mas logo abaixou...

Outra coisa fiquei com ela pouco inclinada pegando o vapor bem na borda 1cm de profundidade e a temperatura que deixei foi ate quando nao consegui mais segurar ou seja, uma mão no cabo e a outra na lateral da Pitcher, o importante tambem é conhecer a maquina que usa, eu conheci a minha hoje depois de 3 meses que fomos apresentados, rsss

Importante tambem é deixar tanto a Pitcher como o leite sempre gelado e o leite ser integral...

Pessoal quem quizer fazer crema e nao tiver a Pitcher compra que da certo, nunca tinha conseguido e hoje apos fazer o tese na minha maquina porem utilizando os acessórios corretos deu certo...

Pessoal desculpa se repito muita coisa que ja tava escrita é que ainda estou dopado de tanto cace que bebi hoje pra aprender tirar um...

Aahh ia me esquecendo, muito obrigado Ricardo (fogo) hoje posso dizer que sou novato no café e estou começando a aprender um pouco, antes eu não conhecia cadé e nem maquina de café...

Pessoal estou tão feliz... Rsss

Deu certo... Nao desistam que da certo, é verdade, da mesmo...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Parabéns, Bruno, você tem uma bela máquina, aprenda a conhecê-la e você vai tirar belos cafés, na faixa do que ela pode te oferecer.

 

Se tivesse comprado seu tamper ontem, poderia ter pego um da nossa lojinha. Independentemente disto, é um acessório importante para preparar seu filtro para a extração.

 

Divirta-se, só agora você entrou de verdade no mundo do café....

 

Ah, aproveita e coloca uma fotinho legal no seu perfil, ajuda a te acharmos entre as demais canecas on-line.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Bruno, você tem uma bela máquina, aprenda a conhecê-la e você vai tirar belos cafés, na faixa do que ela pode te oferecer.

 

Se tivesse comprado seu tamper ontem, podrria ter pego um da nossa lojinha. Independentemente disto, é um acessório importante para preparar seu filtro para a extração.

 

Divirta-se, só agora você entrou de verdade no mundo do café....

 

Ah, aproveita e coloca uma fotinho legal no seu perfil, ajuda a te acharmos entre as demais canecas on-line.

 

Um abraço

 

Anita tudo bem ?!

Poxa nunca imaginei que iria comprar acessório pro cafezinho, muito pelo contrario vender minha máquina, hoje quando fui no Ricardo ele me falou da Lojinha daqui do site e fiquei empolgado pra comprar, mas parece que havia entrado de ferias né, o problema é que sou muito ansioso e ainda mais com uns cafezinho na cabeça saí desesperado hoje atras desses acessórios que vi na casa do Fogo, sabe como é né, testar em casa sozinho para crê que da certo, e fiquei muito surpreso com o resultado, ganhei ate amostra gratis do cafe moído e torrado por ele, agora só preciso ajustar detalhes no ponto do meu cafe, crema ta saindo tanto no leite quanto no café, agora só preciso acertar detalhes para ajustar no paladar, mais o importante é que funciona, rsss agora vou lendo alguns artigos aqui e testando ate chegar no objetivo, aos poucos vou encrementado meus acessórios, próxima aquisição será o moedor, mas pelo que vi esse terei que aguardar um pouco, assim que passar para esta fase do moedor vou pedir ajuda ao forum que por sinal me salvou...

Grande abracos a todos e bom final de semana...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, é um grande prazer ler a sua descrição, mas de fato é emocionante e divertido ver que podemos ir alcaçando bons resultados.

 

Foi um prazer poder fazer parte do clube...sempre tem uns perdidos como eu que se mete a querer fazer as coisas sem saber, hoje descobri que o problema da minha máquina era a pecinha que estava frente da máquina (eu), aos poucos vou da do delineemos da minha experiência ou inexperiência, rsss

Abracos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pensar que o Bruno quase fez a besteira de vender a máquina dele. Parabéns pela empolgação e por ter dado uma nova chance à sua Baby Twin. Agora você terá um vício saudável em sua vida. Bem vindo, Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por nada Bruno.

 

Você que é uma pessoa gentil, sincera e agradável.....

 

Sua ansiedade é diferente.... é uma ansiedade boa que faz brilhar os olhos a cada etapa descoberta.

 

 

Se precisar, tem meu telefone.

 

Bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem achava que vaporizar leite era fácil esta no minimo muito surpreso(como eu....rs)...

Uso aquelas taças de "sobremesa" rsrs, não uso pitcher pois ainda nao tenho, e nao uso nenhuma "leiteira" inox pois eu tirei o bico de plastico do vaporizador(pra obter melhors resultados), ai ficou curtoo o bico de vaporizar,....ai eu tenho duas alternativas, ou uso o copo de vidro de "sobremesa"(mega hiper improviso) q eu tenho aqui ou encho uma caneca de leite, rsrs...como é só eu que irei beber, ai complica....

 

 

ainda estou longe de obter aquele resultado que eu gostaria, mais estou chegando la....

 

 

PS: tenho uma duvida, se ao vaporizar o leite, formar o creme do leite e tudo mais, se eu colocar no microondas pra esquentar eu vou perder a "emulsificação" do leite?(porque normalmente eu gosto de leite com café pelando de quente, ai nunca esta na temperatura que eu gosto de beber, se nao é o leite que esfria a bebida é o café, e vise-versa..ai eu acabo colocando no microondas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: tenho uma duvida, se ao vaporizar o leite, formar o creme do leite e tudo mais, se eu colocar no microondas pra esquentar eu vou perder a "emulsificação" do leite?(porque normalmente eu gosto de leite com café pelando de quente, ai nunca esta na temperatura que eu gosto de beber, se nao é o leite que esfria a bebida é o café, e vise-versa..ai eu acabo colocando no microondas)

 

Imagino que não perderá a cremosidade. Porém você sabe que as proteínas do leite desnaturam acima de 70C e o líquido tende a talhar, o que faz o leite perder as melhores características da vaporização. Pra saúde da sua boca, seria interessante se acostumar a beber líquidos um pouco menos quentes. Mas se é como gosta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, Daniel, o que você pode fazer para minimizar o problema de o café esfriar, é deixar a xícara (de preferência grossa) pelando de quente logo antes de preparar o cappo. Coloque água até a metade e deixe um dois minutos no microondas. Vai sair pelando de quente e ficará assim por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, Daniel, o que você pode fazer para minimizar o problema de o café esfriar, é deixar a xícara (de preferência grossa) pelando de quente logo antes de preparar o cappo. Coloque água até a metade e deixe um dois minutos no microondas. Vai sair pelando de quente e ficará assim por um bom tempo.

Normalmente eu esquento a agua no fogão mesmo e coloco dentro da xicara...Poxa, eu ja tentei, mais eu gosto de tudo "quente", dificil acostumar viu, rsrs....

desde café, leite, até comida(e ainda com pimenta)...acho que acostumei....desacostuma é "fora de mão" pra mim kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única maneira que obtenho um pouco de consistência é com leite integral gelado e encorpado com leite em pó, assim consigo um resultado que me agrada. Não gosto de café com leite tipo "pingado", acho que o leite que se encontra por ai já é bem aguado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Na VFA agora faço desta maneira, mas nas máquinas pequenas tem que se trabalhar um pouco mais próximo da superficie, mas posso garantir que qualquer máquina dá para fazer um excelente leite cremoso, pois começei na Arno, depois Gaggia e agora Vfa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na VFA agora faço desta maneira, mas nas máquinas pequenas tem que se trabalhar um pouco mais próximo da superficie, mas posso garantir que qualquer máquina dá para fazer um excelente leite cremoso, pois começei na Arno, depois Gaggia e agora Vfa.

Com pratica tudo se "ajeita" ...diga-me, leite integral de caixinha ou pasteurizado(o fresco)(tipo A e/ou B) .....qual é mais recomendado..a unica informação que eu tenho é de que quando mais gordura melhor, mais em relação ao "tipo" do leite nunca vi nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sabor do leite integral Xandô, Leitíssimo e Letti é muito melhor que os de caixinha ou tipo B ou C (pasteurizado só aconselho tipo A). O Bela Vista, infelizmente, não funciona, ficam bolhas grandes, não sei o motivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sabor do leite integral Xandô, Leitíssimo e Letti é muito melhor que os de caixinha ou tipo B ou C (pasteurizado só aconselho tipo A). O Bela Vista, infelizmente, não funciona, ficam bolhas grandes, não sei o motivo.

Boa, eu ja comprei de todos, menos o "Letti"....nunca o vi.

Leitissimo eu não sou muito fã do sabor dele, é um pouco intenso...o xandô é pasteurizado, é um pouco dificil de se achar perto de onde eu moro...

O que mais se tem aqui é o BATAVO TOP(Tipo bravo).......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Como já não encontro leite tipo A para comprar, tenho ultimamente reidratado leite em pó Ninho, conforme a receita que é 130 gramas para 900 ml de água, e conseguido excelentes resultados. Ainda mais porque esta marca tem sabor bem acentuado.

Faço a mistura de 500 ml de água morna, até 40° C, e depois completo a água e misturo novamente.

Compro a "embalagem econômica" em sacos de 800 gramas.

Fica aí a dica.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Como já não encontro leite tipo A para comprar, tenho ultimamente reidratado leite em pó Ninho, conforme a receita que é 130 gramas para 900 ml de água, e conseguido excelentes resultados. Ainda mais porque esta marca tem sabor bem acentuado.

Faço a mistura de 500 ml de água morna, até 40° C, e depois completo a água e misturo novamente.

Compro a "embalagem econômica" em sacos de 800 gramas.

Fica aí a dica.

Boa, tem outros leites em pó de qualidade, o da marca "glória" é uma maravilha...itambé, la sereníssima.....

eu adoro leite em pó meu caro, vc deu uma dica boa...vou comprar leite em pó e fazer a mistura na devida proporção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu procuro sempre utilizar dos leites que tenho aqui a disposição o que tenha mais gramas de gorduras totais, normalmente 6gr, ou uso o Ninho integral ou o Shefa também integral seu muita frescura tiro o leite da geladeira e coloco no pitcher, coloco o bico a 1 cm da superfície do leite e espero ele ir dobrando o tamanho, sem ficar mudando o bico de posição ou afundando ele mais do leite, acredito que estou tendo resultados bem aproveitáveis...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procuro sempre utilizar dos leites que tenho aqui a disposição o que tenha mais gramas de gorduras totais, normalmente 6gr, ou uso o Ninho integral ou o Shefa também integral seu muita frescura tiro o leite da geladeira e coloco no pitcher, coloco o bico a 1 cm da superfície do leite e espero ele ir dobrando o tamanho, sem ficar mudando o bico de posição ou afundando ele mais do leite, acredito que estou tendo resultados bem aproveitáveis...

 

bom, vc da aquela inclinada na pitcher na hora de vaporizar....

 

abraçaoo....as vezes sinto que minha maq. n tem pressao suficiente,é uma poemia....tem algum macete??n sei se a maquina esta muito quente.....enfim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...