Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Aqui em Brasília tem em todo supermercado.

É um café comum, não diz que é para espresso.

http://www.3coracoes.com.br/produtos/cafe/3coracoes/torrado.php

Ele me parece moído mais grosso que o normal.

Quando testei várias marcas, foi o que funcionou melhor.

Desde então, só usei ele.

 

 

Eu costumo ferver o filtro quando entope.

Sempre resolveu.

A moeda deve ser para soltar o parafuso que prende a borracha.

É um parafuso com a cabeça bem grande, uma moeda serve de "chave de fenda".

Vire a máquina de cabeça para baixo que você vai ver (sem o filtro, claro).

Já passei água com vinagre, mas faz muitos anos que não passo e tá tudo bem.

Quando ele entope, você ferve por quando tempo? Tem alguma posição específica pra fervê-lo ou você só deixa ele lá virado pra cima, como se estivesse na máquina. (Emborcado pra baixo ele desvira por causa da pressão da água.)"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu tenho esses filtros pressurizados de uma e de duas doses, para a chef crema silver, se quiser amanha vejononpreco e te digo.

(A loja e do meu pai, ele tem uma assistência técnica e tem vários deles lá novos na embalagem)

Você pode ver pra mim, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ele entope, você ferve por quando tempo? Tem alguma posição específica pra fervê-lo ou você só deixa ele lá virado pra cima, como se estivesse na máquina. (Emborcado pra baixo ele desvira por causa da pressão da água.)"

Parte da resposta no link: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1199-dica-desentupir-filtro/?fromsearch=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Aninha.

 

O que entupiu foi o filtro né? Ou a máquina parou de sair água pelo "chuveirinho" do grupo onde se encaixa o porta-filtro? 

Porque comigo só de usar ele sem o pó algumas vezes ele já limpava sozinho com a própria água quente da máquina.

porque a pressão com a água deve limpar mais fácil do que a água quente só, eu imagino.

Boa sorte por ai e avise quando conseguir ok?

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

desse site do 3 coracoes, qual o café que voce usa? tem 6 nesse site.

http://www.3coracoes.com.br/produtos/cafe/3coracoes/torrado.php

 

eu tenho uma nespresso e desmontei uma capsula. fica perfeito na electrolux chef crema.

porem os cafés que compro moido ou em grao para moer nao chego nessa perfeicao.

alguem indica um moido que fica bem cremoso?


Aqui em Brasília tem em todo supermercado.

É um café comum, não diz que é para espresso.

http://www.3coracoes.com.br/produtos/cafe/3coracoes/torrado.php

Ele me parece moído mais grosso que o normal.

Quando testei várias marcas, foi o que funcionou melhor.

Desde então, só usei ele.


 

Eu costumo ferver o filtro quando entope.

Sempre resolveu.

A moeda deve ser para soltar o parafuso que prende a borracha.

É um parafuso com a cabeça bem grande, uma moeda serve de "chave de fenda".

Vire a máquina de cabeça para baixo que você vai ver (sem o filtro, claro).

Já passei água com vinagre, mas faz muitos anos que não passo e tá tudo bem.

desse site do 3 coracoes, qual o café que voce usa? tem 6 nesse site.

http://www.3coracoes.com.br/produtos/cafe/3coracoes/torrado.php

 

eu tenho uma nespresso e desmontei uma capsula. fica perfeito na electrolux chef crema.

porem os cafés que compro moido ou em grao para moer nao chego nessa perfeicao.

alguem indica um moido que fica bem cremoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Alguém aí já colocou portafiltro e filtro comercial na CHEF CREMA SILVER? Vale a pena?

 

EduardoAlemao,

 

Por padrão os cafés vendidos já moídos possuem moagem MAIS GROSSA, que não serve para espresso.

O motivo dos fabricantes de máquinas domésticas colocarem FILTROS OU PORTAFILTROS PRESSURIZADOS é justamente para ajustar a pressão e produzir crema "artificialmente", algo que não se conseguiria com uma moagem grossa/café moído há muito tempo/sem um tamper de verdade.

 

O ideal é usar um moedor e tamper, se isso não for possível, tem que no mínimo comprar cafés MOÍDOS PARA ESPRESSO, por exemplo o "ILLY ESPRESSO" ou o "SEGAFREDO ESPRESSO CASA" que são cafés moídos especialmente para máquinas domésticas.


E tirando raras exceções os cafés vendidos em supermercados não são bons para espresso.

Na rede Pão de Açúcar / Extra ou no Walmart você até acha algumas opções boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Salve Galera,

dei uma pesquisada, mas não achei nenhum relato sobre minha dúvida!

Vou aproveitar o tópico!

 

Tenho uma Chef crema e sempre fiz espresso sem aquecer o porta filtro e o filtro. Como não gosto de café muito quente e meu filtro é pressurizado, sempre me garanti nele para dar aquela força e mascarar os possíveis erros, como o dá temperatura não ideal na hora da extração.

Enfim, sempre saiu um espresso gostoso e com uma boa ``crema``.

Outro dia minha mãe veio aqui em casa e pediu um café bem quente. Fiz o mesmo procedimento de moagem, compactação, purga, etc... Mas dessa vez aqueci bem o grupo, porta filtro, filtro e a xícara. O café saiu bem queimado e sem crema.

Ai, fiz outro com os mesmos parâmetros e novamente saiu ruim. Fui para terceira tentativa, mas dessa vez esfriei o porta filtro e filtro. Saiu show de bola.

 

Então, toda vez que esquento o porta filtro e filtro o café sai queimado e sem crema. Já mudei a moagem, medi a temperatura da água (está ok), tempo de extração entre 23-30s e fiz diversos testes. Porem não adiantou nada.

 

Alguém já teve esse problema?

 

MS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Bom dia queridos.

Sou mega novato mo quesito cafe expresso e estou lendo bastante alguns topicos aqui.

Tenho uma maquina bem simples. Chefe Crema Preto.

Ate agora nao me deu problemaa. Rs

Uso pode para expresso que veio em sache.

Ja li varias dicas como limpar, manutenção, usar agua mineral, pre aquecer, etc.

Vou observar mais pra comecar a tirar dividas mais " complexas".

Enfim.

Forom esta de parabens.

Bem engajado.

Obs.

Perdoem a digitacao trepada.

Usei o celular para me manifestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa boite galera! Sou novato por aqui tb e tenho lido bastante coisa boa, parabens pelo cobteudo!

Ha algum tempo comprei um Krups XP5240! Maquina bonita e bem bacana mas logo nao me contentei e passei a pesquisar modificacoes pra ela! Como o suporte da krups no Brazéu é horrrivel, ficaria muito caro comprar sobressalentes caso desse alguma coisa de errado nos mods...

Ai foi quando eu parti pra comprar a Chef Crema Preta! Uma maquininha bacana, de pecas mais baratas e uma comunidade bem rica por aqui... Nao tardou muito pra bixinha ficar toda aberta na mesa da sala (oq rendeu muita bronca da madame!rsrsr ) Pude perceber que a conexao com o reservatorio de agua tinha uma dupla saida e depois de estudar um pouco a crema silver, pude notar que a OPV da crema silver cairia como uma luva na crema preta mas pra minha supresa ngm havia feito tal mod por aqui! Assim, queria postar a opv instalada!! ;)

O proximo mod vai ser colocar um manometro na saida da opv pra controlar a pressao de extracao. Depois, quem sabe, um pid de relé comum no termostato do bloco!

post-7853-0-66909800-1481683854_thumb.jpg

post-7853-0-59863500-1481683990_thumb.jpg

post-7853-0-22435700-1481684302_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, por agora so foram adatacoes plug and play, pq a valvula da crema silver cabe perfeito! Roscas, encaixes, tudo certo! A unica coisa que preciso fazer agora eh comprar uma mangueira de retorno maior...

Estou no processo de acertar essa pressao ainda. Pensei em fazer o acerto como falado aqui no forum, bloqueando o porta filtro, medindo o fluxo de retorno da valvula e verificando o grafico mas tenho serias duvidas se esse processo vai funcionar.... Antes de comecar a fezer isso medi o fluxo sem restricao (sem porta filtro) e a minha mandou 211ml em 30s. Nenhuma Ulka tem essa vazao em vazio!! Qual seria o modelo da minha ulka? Dai estou atras de um manometro que eu possa acoplar direto no porta filtro pra medir a pressao real aplicada no bolo...

Pra te ser bem sincero nao fui muito fã do cafe dela com filtro pressurizado, um gosto bem plano meio ralo. Mas esse cafe que tirei ontem (despressurizado) me agradou muito!

Usei um grão da fazenda do Tino e torrado pela galera da William and sons (cafeteria/torrefacao em porto alegre que recomendo muito!). Amargor muito suave, uma acidez presente e uma crema bem saborosa. Pra primeira extração fiquei bem animado! Acho que esse mod promete!

E com relacao aos mods eletricos pretendo fazer uma coisa bem simples mesmo. O PID de rele vai entrar no circuito substituindo o termostato bimetalico, abrindo e fechando o circuito de forma eletronica conforme a temperatura medida! So preciso achar um pid pequeno (pra adaptar na carcaça) que meça ate uns 150 graus e que tenha saida rele normalmente fechada. Ai dará pra brincar com a temperatura!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mod da OPV pronto! Algumas adaptacoes que vale ressaltar:

1) o segundo encaixe hidraulico do reservatório estava completamente lacrado! Tive que refazer o canal interno com a broca. Nada de extremo, mas um trabalho delicado por conta da fragilidade da peça. Em um dado momento a broca rachou a peça, mas consegui fechar a rachadura com um mini maçarico.

2) o tubo de agua do reservatorio pra bomba ocupa quase todo o espaço na passagem pelo chassis, assim esse buraco te que ser alargado para que pudesse chegar com o tubo de retornp da opv.

3) setar pressao abaixo de 10bar com esta opv faz com que a pressão de saida oscile muito! Por isso deixei-a com 10 bar mesmo.

 

Aproveitei a instalacao do manômetro na saida da opv e fiz algumas medições:

1) Pressao estatica na saida da bomba com o opv completamente fechado - 250 PSI

2) Vazao quando a opv esta setada em 10bar - 50ml em 30 s ou 100ml/min

 

Obs: essa foi a terceira extração e me animou mais ainda! Apesar de ter chocado um pouco a maquina (demorou quase 1 min pra dispensar uns 45 ml de bebida) ela ficou bem saborosa! Da proxima é so usar mais que 3 clicks do hario mini! Hahahah

post-7853-0-17197600-1481881800_thumb.jpg

post-7853-0-02497200-1481881842_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia queridos.
Estou bem empolgado com a minha Chefe Crema Preta, ainda que osó não sejam dos melhores para com ela.
Tambem sou bem novato no assunto.

Pelo pouco que li sobre cafés e cuidados, já sigo algumas regras bem básicas:
Usar pó especifico para expresso sempre.
Limpar sempre e bem apos cada uso. inclusive correr água no filtro.
Uso apenas água mineral para melhor qualidade do expresso
Guardo o pó numa lata fechada. Ainda uso pó de mercado porem para expresso. Estou com 3 tipos. Um de sache e 2 italianos que agora não me recordo os nomes.
Vaporizo sempre o leite gelado. a crema dele fica de fato melhor.
Enfim.....(aprendendo)
 

Bom.

Segue uma duvida.
Percebo que ao final de cada operação ( seja expresso ou vaporização) ela expele uma quantidade de água para a bandeja.
E normal? se sim quanto dessa água e normal esse processo
Posso preparar um duplo amanha e tirar uma foto dessa quantidade
Espero não ser uma pergunta banal..
Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Galera,

dei uma pesquisada, mas não achei nenhum relato sobre minha dúvida!

Vou aproveitar o tópico!

 

Tenho uma Chef crema e sempre fiz espresso sem aquecer o porta filtro e o filtro. Como não gosto de café muito quente e meu filtro é pressurizado, sempre me garanti nele para dar aquela força e mascarar os possíveis erros, como o dá temperatura não ideal na hora da extração.

Enfim, sempre saiu um espresso gostoso e com uma boa ``crema``.

Outro dia minha mãe veio aqui em casa e pediu um café bem quente. Fiz o mesmo procedimento de moagem, compactação, purga, etc... Mas dessa vez aqueci bem o grupo, porta filtro, filtro e a xícara. O café saiu bem queimado e sem crema.

Ai, fiz outro com os mesmos parâmetros e novamente saiu ruim. Fui para terceira tentativa, mas dessa vez esfriei o porta filtro e filtro. Saiu show de bola.

 

Então, toda vez que esquento o porta filtro e filtro o café sai queimado e sem crema. Já mudei a moagem, medi a temperatura da água (está ok), tempo de extração entre 23-30s e fiz diversos testes. Porem não adiantou nada.

 

Alguém já teve esse problema?

 

MS

Mario

 

Eu ja reparei isso tb na minha. Quando pre aqueço o filtro, a crema não sai bacana.

Simplesmente parei esse processo. Apenas espero aquecer bem a maquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sou novo no forum. Tenho um Chef Crema Silver há quase dois anos, e gosto muito. Não uso moedor penso em comprar um depois, mas gosto do desempenho dela com o café São Braz Gourmet (próprio para cafeteiras expresso), que é o pó que uso sempre.

Pois bem, ultimamente minha máquina tem apresentado algumas coisas esquisitas:

1) Mesmo após desligar a máquina ela passa muito tempo saindo água, e após alguns segundos sai um jato mais forte, inclusive pela parte de cima;

2) Outras vezes o café (líquido), mesmo antes de desligar a máquina, fica saindo por cima, como se houvesse alguma obstrução; será que eu resolveria isso tirando aquela borracha preta como já falaram aqui no forum?

E o problema 1, alguém sabe o porquê de jorrar tanta água no final do procedimento???

 

Outra coisa: preciso abrir a parte interna, onde encaixa o porta filtro, pra fazer limpeza?? Se sim, é simples de fazer??? Até agora só consegui fazer limpeza externa.

 

Agradeço desde já se alguém poder me orientar.

Guilherme

 

Estou com um problema semelhante. Jorra muita agua apos cada processo. Para mim e muito mas to buscando se eh normal isso.

Andei estudando mas nao achei nada....

Lembro de ter visto algo sobre mangueiras ressecadas numa determinada conexão mas buscar pelo celular não ajuda muito.

Essa noite vou fazer isso pelo bom e velho notebook.

rs

 

Achando algo compartilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Collares, sempre bom ver usuarios dessa maquineta!

Acredito que esta agua/vapor seja normal apesar de nao saber de quanta agua estamos falando! Os dois processos são diferentes, extracao e vaporizacao necessitam de temperaturas diferentes!

No caso da extração, apos o final do processo (quando retorna o botao pra parte central) a pressao acumulada no porta filtro retona pelo chuveiro e é descartada ali por baixo. Como esse retorno é apenas para aliviar a pressao no cachimbo, a quantidade é pequena!

No caso da vaporizacao a quantidade de vapor liberada é maior e imagino que seja decorrente do "resfriamento" do termobloco para que o mesmo estrja pronto para uma nova extração!

Alguem me corrija se eu estiver falando alguma besteira!

Um forte abraco e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

E hoje foi dia de mais uma modificação dessa maquininha!

Resolvi que ter um porta filtro "naked" ou "botomless" me permitiria ver a extração de forma mais didádica (verificar se o tamping foi feito corretamente, se o bolo esta homogeneo e etc) e tiraria a variável "porta filtro de alumínio " dos meus erros!

Pra quem deseja fazer esse tipo de mod, so tenho uma sugestão: vai fundo! Que eh moleza! ;)

Com uma serra copo de 2 polegas e guia entrando pelo perafuso do porta filtro nao tem erro! Dê peferênciaa serra copo bimetalica ou de tungstênio pq a minha "ching ling" de 25 reais cegou no meio do corte ai foi no braço!

Como o aluminio eh mole, o acabamento final eu fiz com uma lima plana (melhoor se fosse curva) e lixa.

 

Abraço e bons cafés!

 

Obs: depois desse mod feito não da mais pra utilizar os filtros pressurizados originais, pois nao vai ter mais aquele alojamento de plástico que cria a falsa crema!

post-7853-0-51049600-1483637489_thumb.jpg

post-7853-0-28756400-1483637512_thumb.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou excelente! Pretendo fazer um para a minha breville justamente para essa funcionalidade (verificar a qualidade do tamping, analisar channeling, etc), mas ainda tenho que arrumar um porta filtro extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Helder!

Cara, vou ficar te devendo o video pq o primeiro saiu tipo cachoeira! Uns 15 segundos de extracao! E o segundo eu choquei a maquina! Rsrsr. Ate gravei mas quando eu acertar a moagem eu posto aqui! ;)

 

Lunático,

Tinha uma Krups XP5240 e vendi exatamente por conta disso! Queria brincar com essas modificacoes mas se desse errado teria que importar um porta filtro de 250 reais... ai lascava tudo! Dai vendi a Krups e comprei essa chef crema e qualquer problema eu pago 50 pila e compro outro porta filtro, outro termobloco e etc... A única coisa que nao estou satisfeito eh pq nao consrguirei controlar a temperatura facilmente, termobloco é fogo! Acho que a maquina liga o aquecedor quando esta extraindo, entao se der mole e fizer uma extracao com pouca vazao, ele vai torrar o café... Mas ta bacana, por enquanto!

 

Abraco e bons cafes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, é válido mesmo assim! E depois quando você estiver mais familiarizado com todo o processo de extração, migrar para outro equipamento será muito mais satisfatório!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, você acha viável ou possível instalar um PID na Chef Crema?

Eu tenho a Oster Prima Latte e andei pensando em fazer isso. Mas não me aprofundei ainda nos estudos. Tanto a sua quanto a minha máquina são termobloco? Ajuda instalar um PID nelas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

ganhei uma eletrolux chef crema usada e quando fui usá-la pela primeira vez, saiu café pelas bordas com muita força, e praticamente nenhum por onde deveria sair. Ela está com um anel de vedação que não é original mas parece em perfeito estado. O que pode estar acontecendo?

Gostaria também de saber como posso fazer uma limpeza total nela. Não só da parte externa mas também dos dutos, filtro, etc. 

 

Muito obrigada,

Renata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@reterra, bom dia!

 

Quase certo de que o café que você usou está muito fino, fazendo a máquina engasgar. Você precisa usar um pó de café adequado para fazer os espressos.

 

Dê uma lida nos tutoriais sobre café e espresso do fórum. Aqui há muita informação pra quem está começando nos cafés, você com certeza vai sanar grande parte de suas dúvidas lendo os tutoriais do fórum (e novas irão surgir, ocasião em que os colegas do fórum irão sem dúvida ajudar).

 

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helderbarreto acho tecnicamente viável sim! Ate pensei em instalar um na minha... economicamente talvez nao seja muito, visto que um PID vai te custar uns 150 pila (com termopar e relê) e instalar numa maquina de menos de 200 pila nao seja uma coisa "viavel" (acho que ngm desse grupo faça coisas apenas prla viabilidade econômica mesmo... rsrsrsr) Uma coisa que facilita muito pra mim é ter achado o manal de servicos da chef crema na internet, ate diagrama eletrico tem! Caso consiga um desses pra sua maquina o processo pode ser bem facilitado!

A modificacao em si seria bem simples, apenas "enganando" a maquina a achar que atingiu a temperatura ideal, substituindo o termostato bimetalico de disco por um relê (mecanico simples normalmente fechado, não precisa SSR) controlado pelo PID!

Mas ai vem a parte interessante.. a temperatura setada para o termobloco nao é a temperatura da água em si, entao temos que encontrar uma função de correlacao entre essas duas variaveis, ou no minimo fazer uns testes entre a temperatura do bloco e a temperatura de saida da agua pelo chuveiro!

Pra se ter ideia o termostato original da crema para extração é setado em 110 graus! Por isso iniciaria o mod setando o PID nessa temp e iria variando e medindo a resposta na saida da agua pelo chuveiro... como disse antes, ainda teria a variavel VAZÃO que ficaria sem ser controlada e por isso a resposta não fosse muito consistente!

Enfim, com termobloco vai ser difícil ter um controle consistente da temperatura, caldeira seria mais confiavel. A ideia de PIDar uma maq dessa é so pra facilitar o "surfing".

@reterra

Concordo com tudo que o Lunatico falou! Ia só te pedir um favor, tem como postar uma foto da guarniçao do porta filtro que foi trocada? Essa borracha nao sai muito facil e pode ser que ela tenha sido mal encaixada (remota possibilidade visto que o porta filtro esta encaixando). Obs: chef crema preta engasgada ( zero vazao) entrega mais de 16bar de pressao, eu medi! Ai nao tem guarnição que aguente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@helderbarreto

Na minha resposta, leia "PID" como "controlador de temperatura"! Nessa aplicao nao haveria nenhum controle proporcional, apenas o liga e desliga...

Estou pesquisando alguns cobtroladores baratos aqui pra fazer o mod, se liga!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736625409-termostato-controlador-temperatura-12v-aquece-ou-resfria-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura de extração do café é propriedade importante a ser controlada no processo. Já que nao temos um controle dessa variavel resolve ao menos medi-la para saber se estava dentro da faixa recomendável (90 a 93 graus celsius), inclusive verificando se precisaria ajustá-la majorando ou minorando...

Com ajuda de um termostato digital pude fazer o aparato das fotos e fiz a medida com o fluxo livre (sem o filtro) e a temperatura mais alta medida foi de 88.

Ainda tenho muito pra progredir nessa medida pois a maior temperatura deveria ser medida no inicio da extração (visto ser termobloco) e nao foi isso oq aconteceu. Creio que a inércia termica do sensor tenha influenciado, mesmo eu tendo fervido o bixo logo antes da extração!

Ainda estou estudando como fazer a medicao com restricao de vazao (sinulabdo a queda de pressao do bolo). Enfim, a ideia é so compartilhar os pequenos progressos! :)

 

Abracos e bons cafés!

post-7853-0-57329300-1484312756_thumb.jpg

post-7853-0-55572600-1484312783_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...