Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Caro JR.

Experimenta tirar aquela plástico interno do portafiltro, comigo funcionou e eu pude sobredosar usando o filtro duplo e com uma moagem geralmente bem fina até.

Cuidado que ficarão 3 furos e o café vai jorrar um tanto forte. Se aprovar assim, daí é só tampar o furo do meio com um parafuso. Lembro que no fórum antigo faziam isso. Comigo deu muito certo, tanto que com alguns grãos usei até a moagem mais fina do Vario. Você pode encher bem o filtro duplo, pois na hora do encaixe não atrapalha, basta ajustar a pressão do tamper até achar a ideal que faça o café sair num ritmo bom. Costumava tirar uns 30/40 ml em 20/25 segundos. De vez em quando ainda tiro alguns cafés na Chef Crema e continuo gostando muito. Acho que vale a pena tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

agradeço a atenção e dicas de todos, após muitos testes cheguei a conclusão de que no meu caso o nivel que mais me agradou no moedor Krups foi o 5, o café está fluindo bem pelo filtro e saindo forte e encorpado como eu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

 

Vale a pena comprar a Chef Crema como a primeira maquina? Ou me afogo em contas e compro uma Gaggia Baby?

Também posso vender um rim e comprar a Silvia, kkkkkk

 

Att

 

Carolina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina,

se você gosta mesmo de café e vai usar bastante a máquina acredito que valha a pena investir logo na Gaggia ou na Silvia,

vai te poupar da febre do upgrade, se você comprar a Chef Crema corre o risco de querer uma máquina melhor dentro de poucos meses,

por outro lado, se você está em dúvida se vai usar muito a máquina, a Chef Crema pode ser uma boa opção, pois é mais barata.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina,

 

Eu tambem sou novo no assunto e tenho uma chef crema silver a um mes, BEM pode comprar vai fundo que a maquia é boa e tenho certeza que vai suprir suas necessidades.

 

O bruno esta certo em talvez voce querer uma maquina melhor futuramente como eu tambem ja quero uma, mas a chef crema faz um otimo cafe, posso lhe garantir que voce ira gostar mais do seu cafe com a chef crema do que a grande maioria das cafeterias por ai com maquinas profissionais enormes, mas que nao tem baristas experientes como a grande maioria delas.

 

Sempre vou em cafeterias e posso lhe garantir que com a chef crema e um bom grao voce ira tirar cafe muito melhor que essas cafeterias por ai.

 

tem um pequenos macetes para fazer com que a chef crema funcione bem, eu por exemplo ao contrario de muita gente uso uma moagem mais fina e coloco muita pressao no tamper ponho bastante forca assim ela me da uma boa quantidade de crema que fica por longo tempo na xicara, voce termina de beber o cafe e a crema ainda continua de xicara por muito tempo.

 

O pessoal aqui pode ate dizer que nao, por que talvez em sao paulo e nas grandes cidades tenha otimas cafeterias com baristas profissionais, mas pelo interior em todas a cafeterias que ja fui com maquinas profissionais nao produz um cafe saboroso como faco na minha chef crema, por que nao adianta ter uma maquina potente e profissional se nao udar grao de qualidade e nao ter experiencias entao a chef crema pra voce aprender sera otima e tenho certeza que voce vai gostar, claro se puder comprar uma melhor como a gaggia sera bem melhor, mas com chef crema voce nao vai ficar desiludida nao isso eu garanto.

 

O vaporizador dela e meio fraco para fazer o leite vaporizado entao eu uso o vaporizador para esquentar o leite e em seguida uso uma cremeira para fazer capuccinos, do mais a maquina e boa sim

 

qualquer duvida e so perguntar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dessas, meu setup é:

Miscela: Café Gourmet "Da Casa" da Café do Mercado (Porto Alegre)

Macinazione: Cuisinart DCG-20, de lâminas, moendo por 30 segundos

Macchina: Electrolux Chef Crema preta comprada há menos de um mês

Mano: coloco pouca pressão no tamper, extração de aprox. 25 segundos

 

Acho que está saindo um café muito bom, todo mundo tem elogiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Sou novato no assunto e aqui no fórum.

Tenho uma Chef Crema Silver e um moedor da Krups.

 

Assim como alguns relataram aqui, utilizando moagem mais grossa, eu não consigo extrair um bom café. Sai ralo, sem corpo e sem crema. Muito parecido com um café passado em coador.

Fiz vários testes e estou utilizando atualmente a moagem mais fina possível e bastante compactação. Assim consegui extrair meu melhor café até agora. Com o sabor, acidez e crema bons.

Ainda estou aprendendo as "manhas" da máquina e do moedor para chegar à melhor configuração possível.

 

Hoje já consigo extrair em torno de 30ml de café em 30s, mas noto que meu café, apesar de sair com bastante crema, a crema sai um tanto "aerada"... como se fosse um pouco de espuma.

Isso é algum erro meu ou é normal em função do filtro pressurizado?

O grão que estou usando agora é o Catuaí Vermelho da Isabela Raposeiras e também já utilizei o Octávio, então creio que o grão também não seja o problema.

 

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

 

Esse sintoma é típico do uso de filtros pressurizados.

 

Um verdadeiro crema, aveludado e sem bolhas, só pode ser obtido com filtros não pressurizados, compactação e moagem adequadas.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

 

voce viu o video que coloquei sobre a chef crema aqui no forum? da uma olhada na chef crema o tanto de crema que ela produz, no meu caso como no video que fiz eu uso uma moagem mais fina e coloco muita forca no tamper veja no video o quanto de crema que sai com essa cafeteira sai um otimo cafe se precisar de ajuda para tirar um cafe como no video que te explico. E utilizo ela como filtros pressurizados tudo original, voce esta errando na moagem e nao deve estar colocando muita forca no tamper, veja o video que fiz e note a grande quantidade de crema que sai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crema não quer dizer muito, quantidade menos ainda...

 

O vídeo do Sérgio é legal, a quantidade de crema é grande, mas pra mim parece sub-extraído. A crema é clara, com uma certa aparência de espuma e foram uns 80-90ml de volume pra 30 segundos? Eu, normalmente, não gosto muito de café assim. Prefiro expressos mais tradicionais (melhor ainda, ristretto) ou o outro lado, café coado. Algo como 30-40ml para um duplo.

 

No filtro tradicional, ao restringir mais como bolo, ainda sei uma crema bem densa (mas não tanto volume) mesmo num fluxo pequeno. No filtro pressurizado é meio difícil de fazer isso - se restringir demais o bolo vai ter uma sobre extração sem muita qualidade. A questão é que sempre tem que haver pressão do café saindo do filtro, pelos poucos (ou único) furo de saída, e isso requer menos restrição do bolo.

 

Claro que é questão de gosto! A idéia do filtro pressurizado é essa, simplificar o processo e resultar num café expresso de filtro pressurizado :) - pra mim algo entre o café expresso a vapor (cafeteiras italianas) e o expresso tradicional e ristretto.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande questao é que poucas pessoas sabem o que é um verdadeiro café expresso, feito por uma maquina profissional exelente e um barista bom.

 

O problema é que posso dizer 99% das cafeterias pelo pais, nao fazem um cafe expresso de qualidade. Tem maquinas carissimas, moedores de primeira, mas o café deixa muito a desejar, e em relaçao a isso é que digo que um café feito pela chef crema assim como do video é mais saboroso do que essas milhares de cafeterias por ai que nao sabem usar os equipamentos maravilhosos que eles tem.

 

Pra quem mora em sao paulo e grandes cidades pode ser mais facil encontrar cafeterias boas mas para o interior praticamente nao existe as pessoas bebem cafes expresso em algumas cafeterias, padarias rede de posto de gasolina como o graal e acham que estao bebendo cafe expresso de qualidade. É por isso que sempre digo que um cafe feito pela chef crema é muito melhor que de muitas cafeterias por ai e como muitas pessoas nao sabem o que e um verdadeiro expresso, uma maquina como a chef crema é muito boa e da bem para suprir as necessidades de quem gosta de café, pois com pouco dinheiro é possivel beber um café mais saboroso do que a grande maioria dessas cafeterias por ai.

 

Nao digo nunca que a chef crema subtitui outras cafeteiras e que é melhor que outras marcas, é claro que nao é, mas em relaçao ao preço da maquina se for comparar o café feito por ela e o café dessas cafeterias que existem ao milhares, qualquer um pode saborear um bom café muito melhor do que dessas cafeterias por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o argumento.

 

Não vou arriscar um número, mas concordo que a maioria das cafeterias são ruins, pela falta de treinamento e utilização de café ruim. A grande maioria nem tem máquinas caríssimas e moedores de primeira, mas mesmo as máquinas mais em conta e moinhos ruins (exemplo do VFA que a Italian Coffee importa), usando um café bom e extraindo direito, dá resultado excelente.

 

Aí, volto pro meu argumento - o equipamento de café expresso custa caro. Sei que uma máquina simples com filtro pressurizado quebra um galho mesmo com café (BOM) já moído, mas aí entra meu argumento - prefiro um café bem coado do que um expresso que não é café expresso. A droga é que não tem opção no mercado, mas o custo de uma Chef Crema (300-400 reais?) compra um moedor razoável para coado, até mesmo importando.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... eu não gosto muito de café coado. Se não tiver um expresso por perto, eu bebo "café turco".

 

Depois de váááários cafés jogados fora, acho que cheguei em um ponto bom da chef crema. Como falei anteriormente, hoje eu consigo extrair em torno de 30ml (uso copo do barista) em 30 segundos. O sabor e o aroma ficam bem próximos (pelo menos pra mim) de um bom café extraído em uma boa cafeteria. Fica com a acidez característica um bom corpo, etc.... Só o que me incomoda um pouco, é a crema ficar meio "vaporizada" mesmo.... hehehehe.

 

Andei lendo sobre outros filtros que server na chef crema.

Vou tentar comprar algum pra ver como fica.

 

Como alguns já falaram acima, não penso que hoje compense eu gastar muito em uma cafeteira e um moedor sendo que sou iniciante e bebo uma ou duas xícaras no máximo por dia.

Mas com o tempo e a experiência que irei adquirindo daqui pra frente, claro que irei partir para uma máquina melhor!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR e Rafael,

 

Quando eu tinha a Chef Crema eu fiz o que vários usuários já fizeram ao redor do mundo. Simplesmente cortaram a segunda parede do filtro e deixaram só a parede interna.

 

No caso da Chef Crema acho que será difícil achar um filtro não pressurizado. Original não existe e a adaptação do filtro de outra máquina irá requerer alguma usinagem da borda, pois a borda na Chef Crema é bem fina.

 

Se forem testar o método que mencionei muito cuidado para não abrirem demais e correrem o risco da parede interna se soltar. É necessário deixar uns 3mm de borda na parede externa para "segurar" a interna.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que não.

 

O problema dele é que de certa forma ele mascara os erros do barista, mas sabendo o que fazer até que ele quebra um bom galho.

 

E se vc tambem não se importar de ter uma crema que parece mais uma espuminha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR e Rafael,

Quando eu tinha a Chef Crema eu fiz o que vários usuários já fizeram ao redor do mundo. Simplesmente cortaram a segunda parede do filtro e deixaram só a parede interna.

No caso da Chef Crema acho que será difícil achar um filtro não pressurizado. Original não existe e a adaptação do filtro de outra máquina irá requerer alguma usinagem da borda, pois a borda na Chef Crema é bem fina.

Se forem testar o método que mencionei muito cuidado para não abrirem demais e correrem o risco da parede interna se soltar. É necessário deixar uns 3mm de borda na parede externa para "segurar" a interna.

Abraços,

Leo

 

Olá Leo,

Valeu pela ajuda :)

 

Mas não entendi o que é cortar a parede interna do filtro :-(

No caso o filtro pressurizado dela, tem duas camadas, certo? Uma interna que é uma peneira mesmo, e outra externa com um furo só.

A parede interna que vc se refere é só deixar a peneira interna ?

E não entendi como deixar 3mm de borda pra segurar a interna :( hehehe

 

Se puder ajudar, agradeço !!

Apesar de tirar um bom café, eu realmente não curto muito a "espuminha" da crema.... hehehehehe

 

Valeu !!!

 

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

 

É exatamente isso que vc entendeu. Para conseguir fazer a modificação sem estragar o filtro vc terá que usar um Dremel e alguma habilidade.

 

Vc terá que cortar essa parede externa com muito cuidado para não atingir a "peneira" de dentro. No meu caso eu fui abrindo aos poucos essa parede, do centro para as bordas. Como a peneira é presa pela parede externa, retira-lá por inteiro deixará a parte de dentro sem apoio e ela acabará soltando. Por isso vá devagar e com muita paciência.

 

PS: Quando o forum ainda era no HT existia um tópico sobre essa alteração. Se não me engano alguém até postou fotos, mas não sei se esse tópico existe nesse forum novo.

 

Moderadores, temos esse tópico no forum?

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RZ,

 

O maior mérito de eliminar a pressurização é obrigar o barista a melhorar.

 

Sem pressurização a única forma de obter uma boa crema é através do método correto: café fresco, moagem, compactação e dosagem adequadas. Quando fiz a modificação na minha Chef Crema descobri o quanto meu café era ruim, não porque o sabor melhore com a simples alteração do filtro, mas porque aí é possível perceber as deficiências da extração que não seria possível com o filtro original. As primeiras extrações que fiz após o mod não geraram um milímetro de crema. Nada. Daí fui estudar e percebi que café velho não presta para espresso (eu usava grãos torrados há 3, 4 meses atrás). Descobri também qual a moagem adequada para uma extração correta e por aí vai...

 

Supondo que um indivíduo JÁ esteja usando moagem, compactação e dosagem adequadas com um café fresco de boa qualidade, eu diria que a simples modificação do filtro não trará muita melhoria em termos de sabor, aroma ou corpo. A mudança drástica é na qualidade da crema, que deixa de ser aquela espuminha nojenta para um crema aveludado e persistente. Porém na maioria dos casos o que acontece é que somente após sair dos filtros pressurizados se percebe quantas deficiências ainda existem nas extrações, pois como já falei o filtro pressurizado mascara tudo.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo.

 

Eu sempre gostei muito da chef crema e depois que comprei um bom moedor ela melhorou demais. E dá pra sobredosar bastante, pois a tela não é pra baixo, o filtro pode ficar quase vazando pó que encaixa bem. Hoje ela está de canto, uso raras vezes, mas é prática e nunca precisei perder muito tempo me preocupando em limpar. Quando estou com muita preguiça ela é uma opção.

 

Abraços,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

No meu caso e tenho aqui um filtro que sozinho a tela se desprendeu do filtro dai ficou o filtro aquele copinho onde poe o cafe e a telinha que fica dentro do filtro (copinho) ficou pra fora solta.

Agora com isso e so cortar o fundo do copinho ??? E depois fixar a tela nas bordas???? Se for isso ficou facil no meu caso, so cofirma pra mim se e isso mesmo

 

Que vc acha de fazer uns filtros desses pra nos comprar pronto ja que vc tem pratica e sabe como fazer? Eu pagaria bem por isso e so dizer quanto cobra que fazemos negocio rsrsrsrsr

 

veja como era, e como ficou agora,

 

PQAAAOHyyGhGvH_lt3XnJjYRN2LSwqbLcqjIhBx3fDc2Z5pmuRpw0kPgWqnYwISCp6ptWpDBBZfsqXkxqeBHXBgxSkoAm1T1UGHGuW-mU1X4H5fktCVDrqApPcaJ.jpg

 

 

 

 

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cortei o fundo do meu filtro, deu um trabalho danado pq não tinha ferramentas adequadas, depois coloco uma foto. A crema muda completamente fica bem mais encorpada. Mas ainda não tá bom.

Sempre tentando melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

 

No seu caso tá uma beleza pra fazer porque não há mais a preocupação de estragar a tela. Corte o fundo do copinho mas deixe pelo menos uma borda de 3 ou 4 mm, caso contrario a pressão vai empurrar a tela e esta vai cair. No meu caso a tela não se soltou, mas acho que vc deixando essa borda que mencionei talvez nem precise fixar a tela, ela vai ficar fixa por si só.

 

Quanto a fazer o mod seria um prazer, mas não tenho tempo para tal. Além do mais dá um trabalho ferrado, principalmente no meu caso que não tenho as ferramentas adequadas.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...