Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Alexandre e Anita, obrigado pela ajuda.

 

O preço da Magazine Luiza está muito bom, mas não tenho um histórico favorável com a entrega deles, no passo que pela b2b (Submarino, Americanas, Sou Barato e Shop Time) não tenho problemas.

 

O problema está justamente na ansiedade Anita, mas vou tentar me conter e esperar passar o natal.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, toma um floral e espera mais 7 dias. Veio até aqui sem, espera mais um tiquinho. Os preços costumam cair após o natal.

 

Enquanto isto vai escolhendo o tamper (a lojinha do Clube reabre no meio de janeiro), pitcher, bate-borra (genérico ou original) etc.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz meu primeiro expresso com a Chef Crema Silver, acho que foi uma lastima....nem sequer uma gota de crema, vou relatar passo - a - passo do que eu fiz para relatar o que realmente estava errado ou se a máquina está com problema, vamos lá...

 

Antes de tudo coloquei a máquina para esquentar e deixei acho que de 10 a 15 minutos

 

1° Coloquei o Filtro Duplo no PF, coloquei 2 colheres dosadoras, e compactei coisa minima dei algumas giradas, ficou legalzinho...

2° Coloquei o PF na Máquina coloquei dois copinhos embaixo um para cada bico e liguei a máquina

3° Começou a fazer barulho e depois de alguns segundos começou a gotejar o café....contei até 31 segundos e ainda não tinha enchido os dois copinhos estavam perto da metade

4° Parei a extração e fui para outra fase a vaporização do leite

5° Enchi a caneca pela metade com leite gelado coloquei embaixo do bico, antes já tinha tirado a água dele inclinei o pitcher e abri a válvula, começou a subir...subir....subir....desliguei porque quase derramou, fez algumas bolhas grandes e esquentou mas não na temperatura ideal...aqui eu sei no que errei porque coloquei leite demais, mas amanhã já acerto.

 

Agora estou encucado com o fato dela demorar para passar a água pela PF o que acham que está certo ou tenho que trocar a máquina ??

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson, o pó de café é uma barreira e o tipo de barreira que determina como o café sairá na extração:

 

se o pó está fino demais e é muito calcado, você terá uma barreira compacta demais para a água passar, esta passará bem devagar.

 

Pó mais grosso, mesmo se bem calcado com o tamper, já dá diferença, pois o pó mais grosso permite passagem mais rápida da água.

 

Pouco pó resulta em uma barreira menor. O contrário gera mais pó para a água atravessar.

 

Você está usando a colher padrão e calcando de leve com o tamper. Aparentemente a moagem está fina demais. Use mão bem leve para calcar. Engrosse um pouco a moagem. E se o pó já estiver moído, tente um pouco menos de pó. Mas pouca coisa.

 

Falta de crema pode ser café velho. Já está moído? Qual a data da torra?

 

E se foi pro leite não era expresso: era capuccino ou latte. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era um Cappuccino, minha esposa achou o máximo só que eu não achei legal ela achou muito gostoso...eu vou tentar fazer novamente para ver se da certo então, comprei o café na Unique Cafés ele já veio moído para expresso, data de fabricação 11/12/12, Anita me fala uma coisa me da uma receitinha Básica pra mim fazer o expresso...

1° Para fazer 60 Ml de café uso o filtro pequeno e quantas colheres dosadoras de pó ??

2° Para fazer 120 Ml de café uso o filtro grande e quantas colheres dosadoras de pó ??

 

E qual o tempo de extração para cada xícara de 60 ml após a primeira gota de café sair ?? 27 a 30 segundos certo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Edson, sei pouco da Gaggia, mas algumas coisas são meio padrão.

 

O expresso tradicional tem cerca de 30-40 ml de líquido e normalmente se extrai entre 25-30 segundos, com pouca variação.

 

Então presta atenção ao que você está propondo:

 

Se usar o filtro duplo, ele teoricamente será para UM duplo (com 60 ml), ou 2 singles de 30 ml tirados com 2 xícaras lado a lado.

 

Um single usa 7 ou 8 g de pó. Usando o filtro duplo (não sei qual a capacidade da colher dosadora), você deve estar usando uns 14 ou 16 g de pó (como disse, não entendo da Gaggia e de filtros pressurizados, mas nos despressurizados você usa mais ou menos isto).

 

Então, teoricamente 2 duplos são 2 de 30 ml. Se você vai tirar 2 de 60 ml, seriam 1 quádruplo? :)

 

Brincadeira à parte, os expressos curtos carregam o potencial da bebida em seus 30 ou 40 ml. Os duplos já são mais fracos. Estes duplos dos duplos serão fraquinhos demais. Ainda mais se você diluir com o leite.

 

Logicamente há quem prefira a xícara cheia, que seria o duplo de 60 ml. Mas na tradição o expresso é mesmo a meia xícara.

 

Para doses maiores (mas creio que mesmo assim 2 x 60 ml seja exagero), há o filtro triplo, mas ele é bottomless (sem os bicos, sem o fundo).

 

Temos alguns tópicos que tratam do volume na xícara (ristretto, single, double), dá uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li aqui o pessoal falando que a colher dosadora da Chef Crema é de 8g, mas minha dúvida é a seguinte, vamos partir de um principio básico se eu colocar apenas 1 colher dosadora que são 8g no filtro pequeno e compactar pouca coisa o certo seria eu extrair somente 30ml correto ?? Ou seja somente metade de um copinho de 60Ml.

Mas tem uma marquinha de ----Max---- dentro do filtro eu ignoro essa marca porque eu vejo o pessoal colocando até a boca de café nos vídeos que eu vejo e depois compactam isso que me deixa encucado... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou esquentando ela novamente para tentar fazer outro expresso aqui, mas solicitei a troca pelo site das Americanas vendo outros videos ela não sai nada de água...muito pouco mesmo...vou deixar ela esquentar por cerca de 30 minutos para ver se ela muda alguma coisa...e depois vou fazer um simples com apenas 1 colher de 8g compactar quase nada no filtro pequeno e vamos ver no que vai dar daqui alguns minutos eu posto os resultados...valeu Anita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson eu tenho usado o filtro duplo da Chef Crema até nivel da marca de MAX, porque a minha maquina peguei numa troca e a pessoa não tinha colher colher dosadora nem tamper (comprei um Rattleware com o Alexandre da Café Expresso Brasil) e tirei alguns duplos razoáveis e usei com leite vaporizado e ficou bom......se bem que era até antes de eu trocar pelo filtro despressurizado....agora é outra história e terei que começar tudo de novo...rsrs

 

Abç

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, toma um floral e espera mais 7 dias. Veio até aqui sem, espera mais um tiquinho. Os preços costumam cair após o natal.

 

Enquanto isto vai escolhendo o tamper (a lojinha do Clube reabre no meio de janeiro), pitcher, bate-borra (genérico ou original) etc.......

 

Anita, por mim vou esperar sim...rss, mas acho que já ganhei a crema, pois cheguei em casa e encontrei um copo de barista no balcão, que "ninguém" sabe de onde veio!

 

A esposa é antenada e sabe olhar os cookies do tablet...rss

 

Mas já andei namorando a lojinha!! O tamper e as xícaras/pitcher são sensacionais

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar outro agora, então a crema cerca de 0,5 cm bem pequena...depois de esperar 30 minutos acho que ela soltou até mais água, vou tirar mais um pra ver agora com o filtro duplo até a marca ----MAX---- vou compactar legal bastante mesmo e ver no que vai dar....

 

Hehehe....Minha esposa é um barato, está servindo de cobaia eu faço ela toma...hehehe, fiz aqui em casa o seguinte como tinha falado, coloquei até a marca -----MAX----- no Filtro Duplo compactei legal....depois de alguns segundos pensei até que não ia sair nada demorou 30 segundos para cair a primeira gota de água....começou a gotejar e foi indo...indo...indo 30 segundos para chegar a marca dos 30ml, parei com a extração e 0,5cm novamente de crema, acho que posso concluir mesmo que não tem crema porque a torra não é recente...pois bem quando dei para minha esposa provar ela achou muito forte e não tomou acho igual café de escritório....kkkkkkkk

Realmente eu tomei e achei muito mais forte do que o simples que eu tinha feito...com somente 8g, acho que aqui já posso definir uma preferencia minha e dela, gostamos mais de simples do que o duplo, agora a casa ficou num cheiro de Café que "nossa"...

Resumindo o dia de hoje:

 

Acho que meu simples ficou bacana, sem compactar somente colocando 8g e extraindo, o cappuccino ainda mais legal só melhorar o leite acho que vai sair perfeito, amanhã de manhã vou preparar dois cappuccinos e depois posto minhas impressões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Edson, é por aí o caminho, mas fiquei confusa:

 

Você então usou pó para duplo, mas extraiu um single (30 ml), mas você afirma que gostam mais de simples do que de duplos.

 

Esta parte não entendi nada. :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, reli e acho que desatei o nó:

 

o simples é mesmo 8 g de pó, 30 ml/30"

 

Mas se você encheu o filtro, suponho que tenha colocado pó para DUPLO (14 ou 16 g de pó).

 

Só que esta quantia é para um duplo (60 ml) ou 2 singles (de 30 ml).

 

Se usou 14/16 g de pó e só extraiu 30 ml, realmente concentrou, por isto acharam forte.

 

Se quiser confundir um pouco mais sua cabeça, procure o tópico sobre brew ratio (proporção de extração, por falta de outra palavra para brew ou brewing).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

você sobre extraiu bastante,

tente usar mesma dose e compactar com menos força e ver se a extração começa com cerca de 4 a 8 segundos ao invés de 30...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente quando eu coloquei no Filtro Simples 8g não compactei nada e realmente acho que demorou isso mesmo no máximo uns 6 segundos para sair as primeiras gostas eu vou cronometrar hoje tudo certinho pra ver e não vou compactar nada hoje vou só ajustar o pó dentro do filtro, e como vou fazer café pra mim e para minha esposa agora logo pela manhã vou fazer o seguinte vou colocar 16g no duplo não compactar nada...e vou extrair 2 singles de 30 ml pra ver no que dá...depois posto as impressões

 

Então acabei de fazer 16g de pó no filtro duplo e extrai dois singles de 30ml cada, só que ouve uma demora muito grande para começar as primeiras gotas mais do que 4~8 segundos, senti um pouco mais forte do que o single que fiz ontem com o filtro simples, fiz a vaporização do leite ficou muito melhor hoje....gostei do resultado acho que nota 7, estou melhorando...uma coisa que eu notei é que depois de extrair e tal e fui limpa - la tirei o PF com ela ligada no Vaporizador ela deu uma cuspida no bolo que foi pó de café pra todo lado...tem algo errado com ela....ai resolvi fazer outro teste coloquei ela para extrair, mas somente com o filtro sem café dentro...ela não pingou sequer uma gota.....o que será que pode estar acontecendo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o tempo correto para um single ou um duplo deve ser é o mesmo? Ou seja, 7-8g/25ml/25s ou 16g/25ml/25s? No meu caso tenho a Aroma Expresso e nela há uma pequena diferença no início da extração: a máquina liga e sai água por uns 3 segundos, pára mais uns 2 segundos e volta a ligar para a extração normal. Como devo contar nesse caso? Desconsidero esse acionamento inicial (mais ou menos 6 segundos até ela ligar novamente)? Já percebi que com krups dois níveis mais fino que o meio o tempo total a partir do primeiro acinoamento é de 35s para 25ml com filtro duplo cheio. Se eu desconsiderar o 6s inicial seria 28-29 segundos para 25ml.

Edson, acho que seu filtro entupiu na última extração e quando vc testou sem o café estava entupido e não saiu água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu mais de uma vez comigo. lavei bastante e passei um alfinete nos buraquinhos do filtro. As vezes mesmo lavando não sai a sujeira que fica entre a placa com vários furos e a parte inferior que tem apenas um furo. Na Aroma essa plaquinha é desconectada com uma moeda. Não sei se na silver o filtro tem o mesmo formato mas creio que sim pelas fotos postadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então no grupo da Chef Crema tem o chuveirinho que no meu caso sai muito pouca água limpei tirei o parafuso central limpei os furos, recoloquei tudo novamente, limpei todos os filtros com alfinete dei algumas batidinhas, assoprei coloquei nela novamente liguei algumas vezes sem café e não resolveu muita coisa, mas acho que vou abandonar, já pedi a troca mesmo e até dia 03/01/2013 eles vão trocar pra mim estou achando muito pouca extração na hora que ela está funcionando vi pessoas aqui que fizeram vídeos com a Chef Crema que sai um fluxo continuo de café a minha fica gotejando, caso eu troque e o problema persista sei que o café está muito fino, mas acho que não eu pedi para o pessoal da Unique Cafés moerem para expresso...quem comprou de lá e usou na Chef Crema pode dar mais detalhes...sinceramente vou ter que comprar meu Krups Logo porque ai eu mesmo vou fazendo as experiências e descubro sozinho e sem complicações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A moagem para essa máquina tem que ser mais grossa que o normal para expresso. Eu tbm tambem pedi para moer na cafeteria para comparar a qualidade com o Krups mas com um pouquinho de pressão no tamper já não sai quase nada de café com o filtro pressurizado. Mas no seu caso que fez o teste sem cafe no filtro pode ser a máquina mesmo.

Lembrando...alguem pode me ajudar com o questionamento que fiz dois posts anteriores sobre o tempo de extração da Aroma Expresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papai.coruja, para minha Chef Crema, o pessoal do Santo Grão moeu mais grosso e não deu certo. Quando moeram mais fino "deu" certo, falta mão e rodagem para a perfeição mas foi bem melhor o resultado do que o "chá mate" que estava a primeira moagem.

 

Abç

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A moagem pra espresso que fazem deve ficar filtro comercial, não pressurizado,

normalmente filtro pressurizado pede uma moagem um pouco mais grossa,

acho que o problema encontrado se deve a uma adequação entre moagem, dosagem e compactação e não a um problema da máquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas minhas comparações feitas com outros vídeos a minha máquina não está extraindo legal mesmo, inclusive eu fiz testes sem pó de café dentro do filtro e não saiu nem uma gota sequer de água quente...por isso solicitei a troca, ao meu ver não esta certo não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a semana foi muito corrida acabei demorando para retornar ao tópico.

 

Edson, realmente parece que a sua máquina está com problema. Poderia ser o filtro entupido, mas como você já limpou, então não deve ser. Também acho muito difícil de ter entupido os dois filtros. Aliás, o teste que fez sem café foi com os dois filtros? Outra coisa, já mediu o volume de água em 30s sem PF no grupo? No caso da minha Crema Silver dá em torno de 150ml, mas como já vimos aqui, pode variar. É só para ver como está.

 

Quanto a moagem, sem dúvidas é fundamentar ter um moedor em casa, pois cada café pede um "ajuste" diferente. Até a idade do café pode determinar ajustes diferentes. Então não dá para passar um diagnóstico preciso do problema com o uso de um café já moído. Mas, acho que o teste com PF sem café foi bastante revelador.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me ajudar? Queria saber se o tempo correto para um single ou um duplo deve ser é o mesmo? Ou seja, 7-8g/25ml/25s ou 16g/25ml/25s? No meu caso tenho a Aroma Expresso e nela há uma pequena diferença no início da extração: a máquina liga e sai água por uns 3 segundos, pára mais uns 2 segundos e volta a ligar para a extração normal. Como devo contar nesse caso? Desconsidero esse acionamento inicial (mais ou menos 6 segundos até ela ligar novamente)? Já percebi que com krups dois níveis mais fino que o meio o tempo total a partir do primeiro acinoamento é de 35s para 25ml com filtro duplo cheio. Se eu desconsiderar o 6s inicial seria 28-29 segundos para 25ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...