Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Imagina eu precisei transformar um comodo que eu tinha aqui em casa, em mais um quarto porque meu filho ta crescendo, abrir uma porta fechar outra porque nesse comodo tinha uma porta e colocar duas janelas, trocar a do meu quarto e a do comodo que eu tirei a porta colocar uma janela no lugar...MEU DEUS :o Que bagunça e vai uma nota $$$, cada vez que o pedreiro pede mais um saco de cimento eu fico triste, mas Graças a Deus está quase finalizado, ai pra ficar melhor a patroa sempre fala "Agora que ta tudo novinho né...vamos pintar a casa".... E tome dinheiro...é tinta é massa corrida...mas vamos ver se até semana que vem na Sexta - Feira eu finalizo tudo.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro, bem-vindo, bons cafés em 2013!

 

Vários fatores contribuem para mais crema, mas o principal deles é o café fresco. A torra sempre tem que ser recente, de no máximo 30 dias e moer o café na hora de extrair. Após a torra aguarda-se uns poucos dias para sair o excesso de gás carbônico (cerca de 4-5 dias),

então o café estará no auge, bom para ótimas cremas. Depois de uns dias começa a decair e com mais de 30 dias descarte para o expresso, moa mais grosso e faça coado, por exemplo.

 

Outra coisa que dá mais crema são blends com robusta, mas a maioria dos cafés especiais são 100% arábica. Mas o Bruno já alertou que o pacote azul da Lavazza tem robusta.

 

Finalizando, lembra que os filtros pressurizados como da tua máquina não produzem uma crema original, mas uma 'falsa crema', que se parece com uma espuma mais densa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, seja bem vindo! No mais, o que eu aprendi aqui no fórum é que para o filtro pressurizado não se faz necessário exercer uma pressão demasiada no café, e sim apenas nivelá-lo. Quando eu exerci uma pressão maior no café, pude notar que o espresso sai mais amargo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tive uma chef crema do modelo antigo por mais de cinco anos e, antes de ir migrar para uma cafeteira superior (Rancilio Silvia, por exemplo) estou pensando em adquirir outra chef crema só por enquanto, já que a minha antiga morreu :( .

Fui ver essa nova chef crema de perto e achei um pouco inferior, ao menos externamente, à minha crema antiga. Essa mudança deixou a cafeteira mais "fraca" do ponto de vista dos materiais e peças usadas?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde pessoal !

 

 

Estive pesquisando e cheguei as seguintes conclusões sobre a matéria de filtro despressurizado versus filtro pressurizado. Todo os filtros mesmos os ditos despressurizados tem de exercer uma certa pressão pois é necessária uma pressão de 9 a 15 Bar no processo de extração.Então no rigor da palavra não existe filtro despressurizado. Uma cafeteira como a Chefe Crema Silver é dita, pelo fabricante, possuir 15 Bar de pressão. O filtro original é responsável pela pressão possuindo um furo único Quando da troca do fundo do filtro por um telado ou multi-furos a pressão vai baixar bastante e fica a um nível desconhecido, concluo eu pois não vi referencia que alguém tenha usado um instrumento para a aferição da pressão do filtro modificado.

O que existe de certo foi uma baixa na pressão exercida pela a maquina a um nível desconhecido.Ao que parece a pressão de 15 Bar é excessiva para agradar a maioria das pessoas envolvidas.A tentativa de controlar a pressão será feita pela compactação e ajustes na moagem do grão. O desagradável é que não se sabe qual o valor da nova pressão obtida.Também encontrei relatos de pessoas não satisfeitas com a modificação o que torna muito difícil a avaliação da questão de pressurizados versus "não pressurizados" pois é um tereno muito subjetivo de ténues nuances sujeito a preferencias pessoais e portanto não pertencendo ao domínio da pura exatidão e lógica!

 

Abraços a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, que confusão!

 

Os filtros tradicionais e comerciais tem uma área razoável de saída, considerando tantos furinhos. Normalmente vemos, através de um porta-filtro aberto, que o café sai com mínima pressão, e o volume de café que se forma na saída até se "junta" num cone e fio central, que cai lentamente. A pressão é alta no topo do bolo e baixa (praticamente igual atmosférica) na saída. O bolo tem que ser um bom restritor para exercer esse papel e temos o expresso como evolui em mais de 50 anos (mas pouco mudou, ao menos mecanicamente, desde 1948). E para o bolo ser um bom restritor o café tem que ter moagem adequada e preferencialmente quantidade CO2 (torra não velha nem super recente) adequada.

 

Para contornar o problema de falta da moagem adequada bem como falta da data correta de torra nos mercados domésticos, os filtros pressurizados apareceram. Pressurizados pois a saída é um restritor, normalmente um furinho, e o bolo não precisa (nem pode ser) tão restritor. A pressão no início do bolo é mais alta e na saída to filtro também, o gradiente de pressão entre o início e o final do bolo é bem menor. Por exemplo, pode ser algo de 11 bar (topo do bolo) e 8 bar (saída). Tanto a saída é pressurizada que os porta-filtros dessas máquinas costumam ter alguma peça plástica ou de borracha para evitar que o café saia espirrando... A moagem não precisa ser tão fina, consistente, nem o café tão recém torrado. Essa pressão na saída cria uma espuma, diferente do creme que se consegue com o expresso tradicional e com os parâmetros adequados.

 

Em resumo, em uma máquina que usa filtro pressurizado, o salto de dificuldade de preparo ao se usar um filtro normal é grande. Terá que ter moedor melhor, café melhor bem como mais técnica. O resultado também na xícara pode ser muito melhor, se os astros se alinharem. Máquinas melhores são mais fáceis de usar por terem pressão máxima menor (isso mesmo, limitada a 9-10 bar), difusores mais eficientes, giclê para controlar o fluxo (importante para o início) ou ainda pré-infusão (baixa pressão, não pausa de poucos segundos).

 

E por último, os 15 bar (19 bar na Nespresso) normalmente divulgados é a pressão máxima da bomba. Isso não significa nada na prática para o consumidor, mas infelizmente o mundo da propaganda faz questão de usar números de maneira confusa para tentar vender mais.

 

Abração,

 

Márcio.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos À minha avaliação.

Comprei hoje a chef crema silver da electrolux e, como passei mais de cinco anos com a chef crema versão antiga, vou fazer um breve comparativo entre as duas.

1º Porta filtro

Em relação ao porte filtro houve significativa mudança entre a chef crema antiga e a nova (que passou a usar PF de 58mm). Na minha opinião, essa tentativa de deixar o PF no tamanho comercial não foi correta, pois o brew não seguiu a linha comercial, parecendo um chuveiro mal projetado. Além disso, o encaixe ficou pior que na versão antiga, facilitando os vazamentos. Ora, se fosse pra deixar o PF como comercial, deixasse o brew também!!!!

2º Válula solenóide

De fato a nova crema não possui nenhuma válvula solenóide. Achei uma sacanagem ilusória o que a fabricante fez (apesar de não possuir válvula solenóide, ela deixou na bandeja coletora uma saliência semelhante à que existia na crema antiga para coleta de resíduos da válvula solenóide, isso pra mim soou como propaganda enganosa).

Apesar disso, achei uma forma de gerar um efeito tipo válvula solenóide na crema nova, é só abrir o bico de vapor assim que desligar o processamento do expresso. Isso vai aliviar um pouco a pressão na caldeira.

3ª Sabor do café

Nesse ponto a nova crema perde feio. experimentei o mesmo café que utilizava na minha crema antiga (São braz, torrado e moído, processado ainda fresco). Os resultados foram absurdos, enquanto na crema antiga possuia um sabor forte do café, tanto na espuma quanto no próprio café, na nova crema está BEM aguado, muito fraco em relação a sua predecessora.

4º Pré-infusão

De fato a nova crema não possui sistema de pré-infusão, mas como ela possui bomba vibratória, acho isso meio irrelevante (pode ser que esteja errado)

Enfim, minha conclusão é que a chef crema silver (prata) recebeu esse nome porque ela não conseguiu retirar do topo sua predecessora (que era ouro).

Essa foi a minha impressão pessoal.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa ai rodrigoks, é que não sei o nome em portugues dessa peça. o brew é aquela peça da parte superior que se acopla ao pf.

Tem um video da Gaggia do whole latte love que o cara menciona o group head como commercial brew.

De qualquer forma ai vai uma foto do que estou me referindo.

http://www.espressop...rouphead_lg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Você vai para uma pressão desconhecida em têrmos, pois o que interessa é como sai o café.

Se não canalizou, saiu nos 25, 30 s, teoricamente você conseguiu proporcionar com o volume de pó usado, granulometria da moagem e compactação a receita para chegar na pressão e portanto resultado na xícara corretos, não importando numericamente qual foi a pressão exercida no topo do bolo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos À minha avaliação.

Comprei hoje a chef crema silver da electrolux e, como passei mais de cinco anos com a chef crema versão antiga, vou fazer um breve comparativo entre as duas.

1º Porta filtro

Em relação ao porte filtro houve significativa mudança entre a chef crema antiga e a nova (que passou a usar PF de 58mm). Na minha opinião, essa tentativa de deixar o PF no tamanho comercial não foi correta, pois o brew não seguiu a linha comercial, parecendo um chuveiro mal projetado. Além disso, o encaixe ficou pior que na versão antiga, facilitando os vazamentos. Ora, se fosse pra deixar o PF como comercial, deixasse o brew também!!!!

2º Válula solenóide

De fato a nova crema não possui nenhuma válvula solenóide. Achei uma sacanagem ilusória o que a fabricante fez (apesar de não possuir válvula solenóide, ela deixou na bandeja coletora uma saliência semelhante à que existia na crema antiga para coleta de resíduos da válvula solenóide, isso pra mim soou como propaganda enganosa).

Apesar disso, achei uma forma de gerar um efeito tipo válvula solenóide na crema nova, é só abrir o bico de vapor assim que desligar o processamento do expresso. Isso vai aliviar um pouco a pressão na caldeira.

3ª Sabor do café

Nesse ponto a nova crema perde feio. experimentei o mesmo café que utilizava na minha crema antiga (São braz, torrado e moído, processado ainda fresco). Os resultados foram absurdos, enquanto na crema antiga possuia um sabor forte do café, tanto na espuma quanto no próprio café, na nova crema está BEM aguado, muito fraco em relação a sua predecessora.

4º Pré-infusão

De fato a nova crema não possui sistema de pré-infusão, mas como ela possui bomba vibratória, acho isso meio irrelevante (pode ser que esteja errado)

Enfim, minha conclusão é que a chef crema silver (prata) recebeu esse nome porque ela não conseguiu retirar do topo sua predecessora (que era ouro).

Essa foi a minha impressão pessoal.

Abraços

 

Nunca tive uma Chef Crema da versão antiga para comparar, então não há muito o que eu possa comentar dela. Também quero deixar bem claro que não tenho nenhuma intenção de ficar defendendo a Crema Silver só por que possuo uma, apenas quero ponderar algumas coisas.

 

1) Até hoje não tive nenhum problema de vazamento na minha Crema Silver. Pode ser que o encaixe tenha ficado pior, mas não concordo que esteja de uma forma que facilite vazamentos, pois estes nunca ocorreram comigo. A mudança para 58mm foi exatamente o que me motivou a escolher essa máquina e, neste sentido, sem arrependimentos, pois pude facilmente utilizar o filtro despressurizado da Rancilio;

 

2) Não tenho o que comentar sobre a válvula, até por que não sei quais são os seus benefícios;

 

3) Este é o ponto mais controverso, na minha opinião. Digo isso por que de fato há muita diferença de técnica e requisitos quando se muda de máquina. Já vi vários comentários de pessoas que migraram para uma Rancilio Silvia e tiveram diversos problemas com suas primeiras extrações, mas obviamente o problema não era a máquina. Em várias experiências já pude experimentar extrações bem diferentes de um mesmo café na minha máquina, mas após achar o "ponto certo" o resultado tem boa constância.

 

4) Isso já foi discutido antes e o que a Crema antiga possui não pode ser chamado de pré-infusão. Como já explicado, pré-infusão em espresso seria uma passagem constante de água em baixa pressão por um determinado período.

 

Volto a me repetir, não estou querendo ficar defendendo a Crema Silver apenas por que possuo uma, apenas achei as conclusões precipitadas conforme o que comentei acima.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia.

 

Conforme previsto, ontem minha esposa me acordou cedo para irmos buscar a chef crema.

 

Conseguimos comprar na Magazine Luiza da Marginal por R$170,00 a vista, depois do chorinho...rss

 

Passamos no mercado e eu compramos o cafeterie do café do ponto e algumas cápsulas do senseo (confesso que não curti muito).

 

Com o cafeterie ficou um café legal, mas não consegui tomar sem adoçar um pouco (cafeterias consigo tomar sem adoçar). Hoje eu consegui cronometrar uma extração: Coloquei o filtro duplo até a marca max e acertei com o tamper, não pressionei muito, antes deixei a Chef aquecendo por 15 minutos e então extraí. Foram 13 segundos até começar s sair café e mais 30 para sair eu imagino que 60ml (copo de barista faltando um dedo na horizontal para encher). Hoje saiu menos amargo, agora as dúvidas de novato assustado:

 

- É normal ficar um pouco de café no chuveirinho?

- Depois de uma extração, um minuto + ou - ele meio que dá uma "cuspida" e a água sai com um pouco de pó. É normal?

- Eu percebi que o café não saiu bem quente, o que pode ser?

- Parece que o filtro fica com água entre as camadas, novamente é normal?

 

Eu comprei um tamper da RW com o Victor aqui nos classificados e depois eu vou comprar o filtro despressurizado e um café mais apropriado, além de ver com meu cunhado se ele consegue trazer um moedor de fora (Hario Mini ou o DeLonghi KG49, aceito sugestões até U$ 50)

 

Abraços e obrigado

 

Rafa, nas primeiras extrações que eu fiz tambem reparei que o café ficou um pouco frio. Conforme as dicas que li aqui no forum, eu deixei a maquina aquecer por uns 15 minutos e depois fiz um 'flush' de 5 segundos, e resolveu o problema. Quanto a um pouco de agua entre as camadas do filtro, tambem acontece comigo, mas acredito que é normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriel, obrigado, eu peguei essa manha do flush, não tive mais problemas, ao contrário, estou começando a acertar a mão nela, só me falta um café mais decente!! Rss

 

Ruston, essa do café fino eu não havia pensado. Como ainda não estou moendo meu café (apenas comprei aquele cafeterie, da café do ponto, que não vejo a hora de terminar...rss) eu imaginei que a moagem seria adequada para filtro pressurizado.

 

paulohvs, você necessitou adaptar alguma coisa para por o filtro da Silvia?

 

Abraços e boa sexta a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Será que esse filtro daria certo na Chefe Silver ? Fiquei na dúvida por causa da borda. Ao que parece eles enviam para o Brasil.

Abraços,

 

http://www.espressoparts.com/EPF_870N?&search_id=1979002

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriel, obrigado, eu peguei essa manha do flush, não tive mais problemas, ao contrário, estou começando a acertar a mão nela, só me falta um café mais decente!! Rss

 

Ruston, essa do café fino eu não havia pensado. Como ainda não estou moendo meu café (apenas comprei aquele cafeterie, da café do ponto, que não vejo a hora de terminar...rss) eu imaginei que a moagem seria adequada para filtro pressurizado.

 

paulohvs, você necessitou adaptar alguma coisa para por o filtro da Silvia?

 

Abraços e boa sexta a todos!

 

Não precisei adaptar nada na máquina, só usar o filtro mesmo. Agora, quanto a procedimento, aí sim uma grande adaptação, pois a moagem, compactação, dentre outros são diferentes, principalmente o sabor na xícara que, nmho, fica muito melhor. Na época que recebi o filtro estava com grãos do café Sweet Collection. Se olhar no tópico de "Cafés que estou esperimentando", verá que postei que achei este café com falta de corpo quando usava o filtro pressurizado. Quando passei para o despressurizado o café ficou muito melhor, com mais corpo e equilíbrio. Meu único problema foi um leve amargor que apareceu por conta de limitação do meu moedor, pois este produz uma quantidade elevada de particulado, mas isso não tem me incomodado muito não.

 

O filtro que estou utilizando é o da Silvia, comercializado aqui.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz bem Rafa, pois ajusar corretamente a moagem para o grão utilizado é a diferença entre um sonho e um pesadelo, principalmente quando se fala em filtro despressurizado, mas também observei isto com o filtro pressurizado.

 

Quanto comprei o Sweet Collection comprei ele em grãos e em sachê, pois queria "ver" a diferença. Infelizmente não deu certo de usar o sachê, então estou tendo que rasgá-los para utilizar apenas o pó. A diferença é um abismo sem fim. Por mais estranho que pareça, ao usar o pó do sachê para preparar um espresso o café sai com um gosto salgado :blink: . É muito estranho, pois uma característica marcante que senti ao moer o Sweet Collection é uma doçura acima da média do que já provei até então. Esses sachês quase vão para o lixo, apenas os mantive por que na prensa fica melhorzinho, mas parece ser outro café, a única coisa que lembra o Sweet Collection que moí é o aroma, mais nada.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No que se refere a essa vantagem do PF despresurizado concordo plenamente com paulohvs.

Acho que vou começar a tentar achar o meu espresso perfeito na nova chef crema assim que comprar um pf despressurizado.

Inclusive queria saber de vocês se um PF naked comercial seria compatível com a chef crema nova, pois isso me ajudaria a chegar no meu espresso ideal, pois conseguiria analisar visivelmente a consistência do café a medida em que fosse produzindo cafés com moagens diferentes.

Quanto à tática do alívio da pressão interna que mencionei lá em cima (de abrir a válvula do bico vaporizador assim que terminar de preparar o café) queria saber se vocês já tentaram isso e quais as suas impressões. Eu achei que, mesmo sem possuir uma solenoide de 3 vias, essa tática deixou o bolo mais seco quando eu desacoplo o PF do grupo logo depois de fazer um espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o uso de filtro pressurizado quase sempre o bolo saia bem úmido e pastoso, mas com o filtro despressurizado tem ocorrido o contrário, ou seja, quase sempre sai bem seco e em forma de pastilha. Deste modo não tenho usado nenhum "artifício" para que o bolo fique seco.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Gaggia Dose, sem solenóide, o bolo sair seco depende do tipo do grão, da dose e da moagem. Às vezes sai seco, outras úmido. Em geral, doses grandes tendem a saírem mais secas. O que não quer dizer nada em relação à qualidade do shot, embora bolos mais secos sejam mais práticos pro descarte. Só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo a minha Chef Crema estando com problemas todas as vezes que eu extraia meus Cafés e ia retirar o bolo ele estava bem sequinho facilita e muito na hora da limpeza....depois que eu pedia troca da minha e estou aguardando a nova chegar nem entro muito aqui no fórum que sempre me deixa com muita vontade de tomar um bom café expresso...

Uma dúvida que eu tenho que vi aqui os colegas do fórum comentando qual a vantagem da válvula solenoide para as máquinas de expresso ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA em minha CHEF CREMA

 

Bom dia, como nao vi topico relacionado a manutencao os solucao de problemas resolvi postar aqui mesmo. Minha Chef Crema estava no procedimento de limpeza de descalcificacao e talz.. e ela ficou ligada por mais ou menos 20 minutos jorrando agua pra fora pra fazera limpeza... pois bem, derrepente ela para de bombear, e e aprtir de entao resolvi desligar a maquina. pelo manual do fabricante ela tem um fisuvel que desliga a makina ao subir muito a pressao,e desde entao nao religuei ela pra ver se ela continua funcionando... soh queria saber se, ja aconteceu isso com algum proprietario da electro chef crema e qual foi a solucao... abracos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve vieira.es

 

Se a suspeita do Márcio for confirmada, é possível que a bomba tenha queimado. O problema não é de muita pressão e sim de calor excessivo. Há um fusível térmico que abre sob determinada condição extrema. Estas bombas vibratórias são projetadas para trabalhar em regimes de 1:1 ou até 1:2. Ou seja, 1 minuto de trabalho e até 2 minutos de descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, de repente queimou o fusível (acho que o nome é Klixon) ou se não tiver, de repente queimou a bobina. Mas imagino que a bobina esquentaria muito e derreteria o plástico, deveria ter sentido cheiro etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...