Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Boa Tarde pessoal! Descobri este forum hj e tbm desobri minha total falta de conhecimento do assunto! hehehe

 

Tenho uma chef crema silver, e estava achando que a mesma estava com defeito ( o café estava apenas gotejando ) porem agora tenho duvidas se o problema não é no preparo!

 

Não tenho moedor, e vejo que é algo primordial! Já estou lendo os tópicos na seção de moinhos porem é dificil achar algo que se encaixe no meu orçamento, alguma sugestão de um bom custo beneficio?

 

Já li quase todas as paginas desse topico, vi muitas dicas e vou começar a testa-las.

 

Mas basicamente, qual será meu erro para o café estar saindo apenas gotejando? vejo que mesmo se eu ligar sem o filtro o fluxo de agua não é mto grande,

 

devo ter em torno de quantos mls em 30s?

 

E quanto a torra, meus tios possuem plantações de café no espirito santo, sempre que vamos lá trazemos o café já moido, vejo que o ideal é eu trazer o grão, em que condições devo armazenar o grão já torrado para manter suas propriedades por mais tempo?

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta congelar os grãos e descongelar aos pouquinhos para uso de 2 ou 3 dias.

 

O problema de sair gotejando pode ser entupimento do chuveiro ou café moído fino demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Basta congelar os grãos e descongelar aos pouquinhos para uso de 2 ou 3 dias.

 

O problema de sair gotejando pode ser entupimento do chuveiro ou café moído fino demais.

 

Minha Chef Crema - após 9 meses de uso - parece ter perdido significativamente a pressão. Sempre usei o Krups (moedor) um estágio acima da moagem mais fina. Sempre procurei limpar a área de escorrimento com uma escovinha. Será que removendo aquela peça central com uma moeda e limpando-a externamente a pressão se restabelece? A perda de pressão ocorre inevitavelmente com o uso?

 

Abraço a todo(a)s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma região que com o passar do tempo fica bem suja. Não sei se isto pode ser o motivador, mas usei a minha até por mais tempo e não tive esse problema. Limpei de duas a três vezes nesse período todo.

 

Vistorie com atenção o parafuso, pois no meio dele há dois pequenos furos por onde a água passa. É o ponto mais provável para provocar este problema caso exista entupimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É independentemente da pressão a minha quando peguei de troco na troca (desculpem o trocadilho) da minha guitarra no ML abri e estava nojento....vale uma olhada....e cuidado para não perder a mola e colocar a pecinha que tem lá do lado correto senão fica sem pressão nenhuma....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mola e peça? Ah, calma, é a Silver, né? Não é a preta! A minha o chuveirinho é só o chuveirinho e pronto. Tem um parafuso que prende e um buraco grande que muito provavelmente vem da caldeira e acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Double post, pq o último tem muito tempo:

 

Conforme comentei em outro lugar, a borracha de vedação do chuveirinho da chef crema estava ressecada e com uma pequena rachadura em um lugar que teoricamente não influenciaria (ficava por dentro do chuveirinho). Porém quando eu colocava um pouco mais de café ou ele ficava um pouco mais fino, a bomba fazer um barulho de quem não iria aguentar, mas até que funcionava.

 

De uns dias pra cá, ao acontecer isso, depois de alguns segundos fazia um barulho de pressão de ar, como se estivesse abrindo uma garrafa e começava a vazar água para tudo que é lado. Bem, encomendei logo 2 borrachinhas da Chef Crema na semana passada e chegaram ontem.

 

Ontem mesmo eu troquei a borracha e fiz um espresso para ver se eu tinha posto certinho. Pra minha surpresa completa e total, pois não consigo entender como isso poderia influenciar, a bomba parece que trabalhou menos forçada e o café ficou com melhor crema e mais saboroso. Pode ser coincidência, mas foi uma surpresa.

 

Hoje cedo a experiência foi similar. Acho que acabei pressionando um pouco mais o tamper ou mesmo tinha um pouquinho mais de café (menos de 0.1g, que é o mínimo da minha balança), mas custou um pouquinho mais para sair o café, desta vez com a crema não tão proeminente e nem tão bonita (um pouco mais clara e uma ou outra bolha), mas ainda assim um café mais saboroso que o de costume.

 

E sim, continuo usando o café do Alexandre, com a torra mais clara um pouco, o mesmo que tenho usado desde que ganhei a promoção daqui.

 

Enfim, tudo isso pra dizer que acho que vale a pena confirmar a situação da borracha ao tirar o chuveirinho para limpar e se for o caso, trocar. Já tem lá no NSShop.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Menos de 2 semanas depois de trocar a borracha do chuveirinho, quando sem querer faço um pouco mais de pressão no tamper ou cai um pouquinho mais de café no filtro, o grupo não tá segurando a pressão por muito tempo. Daí vai o barulho de como se abrisse uma garrafa de refrigerante, voa uma primeira água pra tudo que é lado e fica vazando horrores de água durante a extração.

 

Sério, isso tem me irritado. Só não digo que vou fazer um esforço pra trocar de máquina agora pois além da falta de dinheiro eu tenho ficado com muita azia pelo café de manhã cedo (espresso, coado etc). Estou pensando em parar de tomá-lo. O problema aí é que não consigo tomar mais café depois disso, pois só chego tarde em casa. Mas eu estou desconfiando que a borracha não é feita para aguentar a pressão que o filtro despressurizado faz. Nem a bomba, pra ser sincero, que muda muito o barulho e parece estar trabalhando forçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno , eu não entendi , no filtro despressurizado a pressão é menor , ou para ser mais preciso a contrapressão gerada pelo café e filtro despressurizado é menor que no filtro pressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No filtro original, que é pressurizado, a pressão que ele precisa suportar não é tão grande, pois o café é moído mais grosso e a restrição fica por conta de um único furo no filtro.

 

No filtro despressurizado (que eu despressurizei), o pó é mais fino e compactado, para ter a pressão e não ser subextraído. Porém isto gera uma resistência maior e a cafeteira precisa usar uma pressão maior da água do que ela usa no filtro original. O resultado é que tanto há diferença no barulho da bomba, quanto já é a segunda borracha que provavelmente estourou com a pressão. Se não estourou, está dando alguma folga entre a borracha e o filtro (ainda que eu faça questão de deixar ultra limpo as bordas do filtro/porta-filtro antes de montar o grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal, quem puder ajudar. Estou usando um chef crema silver. Estava moendo café do cerrado da bahia no moedor krups e fui fazer uns testes com moagem mais fina, tipo no nível 4 do moedor. O problema é que a cafeteira começou a sair o expresso pingando. Eu parei na hora, retirei o pó e  voltei a moagem de 6 que estava acostumado. Porém a crema fica rala com bolhas, aparecendo até o café. Medi o tempo e está com 30 seg. para 55ml. Antigamente ele dava uma crema espessa, aerada, mas espessa. Agora tá ralinha. Fui fazer o teste na maquina sem o café, e somente escorrendo agua dá 60 ml. Fiz uma checagem na peneira com o parafuso na cafeteira e está limpo... retirei até para limpá-lo, porém está tudo em ordem. Alguem já teve algum problema parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Voltando aqui pra dar satisfação da Chef Crema despressurizada.

 

Depois que troquei a borracha de vedação tudo estava uma maravilha, ficou assim por algumas semanas e voltou a vazar. Pelo que vi, a borracha encaixa mais no ponto dela, criando uma pequena folga entre o porta-filtro e a borracha, que faz voar água pra tudo quando é lado, mesmo usando com o porta-filtro completamente pra direita, no ponto limite dele.

 

Passei alguns meses tendo que soltar o chuveirinho, limpar a borracha, reencaixá-la até que tudo volte ao normal até que cansei e voltei para o filtro pressurizado. O café não fica tão gostoso, mas também não fica ruim, é bem aceitável e o sabor é mais constante (tinha dias que eu simplesmente errava e o café ficava horrível). Me preocupo menos com quantidade no porta-filtro ou pressão da compactação. Principalmente agora que não estou mais com $tempo$ para tomar um bom café todo dia.

 

Mas isso é o que acontecia na MINHA máquina, que pode não acontecer na de outras pessoas. Acho que a experiência de despressurizar a chef crema é bem válida. Só lembrar de guardar tudo, principalmente um filtro duplo ainda pressurizado, para caso mude de ideia como eu. :)

 

Quanto a falsa crema o filtro pressurizado, ela é estranha, mas dá pra se acostumar. Estando o café gostoso está valendo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu nome é Jeferson,

Comprei uma crema silver pra testar..

fui tentar fazer, mas sai muito aguado, gosto bem fraco mesmo.. não encontrei café especifico por aqui, usei desses comuns..

não tenho moedor, é possível fazer um pouco melhor com café comum ( pele, melita, nescafé)?

tentei com muita e pouca pressão ( tamper).. mesma coisa

tentei também com capuccino em pó, com agua mesmo.. não ficou bom rssss

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, uma ótima aquisição, entre as mais simples essa Eletrolux é uma das melhores.

 

Quando peguei a minha tentei fazer a mesma coisa, ainda não tinha um grão nem mesmo pó para espresso, sem chance, não há a menor possibilidade de você fazer um no mínimo decente sem comprar um café próprio para isso, nem que seja já moído de supermercado, tipo Bravo Café, Human Coffe entre outros (mesmo assim ruim com força se já estiver moído mas para quebrar o galho e aprender a mexer nela resolve por um tempo).

 

O menos ruim é fazer como fiz, batia cartão duas vezes por semana no Santo Grão e pedia via correios para o Alexandre Velloso do Café Expresso Brasil aqui do fórum grãos já moídos, e mesmo assim nada se compara a moê-los na hora.

 

Depois de meses fazendo isso tomei vergonha na cara e comprei um moedor Hario Mini manual e um mat ("tapete de borracha" por assim dizer) na internet por US$30,00, um tamper decente, uma balança digital e filtros despressurizados da Rancilio com o Alexandre, e o tamper comprei dois, que você pode pedir aqui no Clube do CDC também e tudo mudou.

 

O café agora só compro em grãos, com média de tempo de torra de 20 a 30 dias e nem assim se aprende sem muita, muita, mas  muita paciência, principalmente se você for como eu, fã de capuccinos, para aprender a vaporizar minimamente razoável o leite, já aviso se puder, use o Leitíssimo se encontrar, pois é o melhor leite que experimentei até agora só que não tem desnatado, e é uma maravilha.

 

Mas sem um moedor vai ser uma guerra perdida, se puder já invista num moedor elétrico de mós cônicas mesmo que simples como um Nemox, muito bem falado no fórum e fora do Brasil também, pois é a parte mais importante do processo, mais que a máquina de café em si, mas esqueça os moedotres de lâminas que aquecem e estragam os grãos.

 

Se não puder, como eu, comprar um elétrico, compre ao menos um manual decente que seja .

 

Bom de resto pesquise nos tópicos, use a ferramente de busca, que você vai achar muitas dicas de gente muito mais entendida e perfeccionista do que eu.

 

Espero ter ajudado um pouco.

 

Seguem as fotos dos produtos que te falei.

 

Mat

 

tampering-corner-font-b-mat-b-font-tampi

 

Tamper

 

RW_lg_round_tamper_zps08916708.jpg

 

Filtro despressurizado

 

rancilio_2cup_zpse4fcb67f.jpg

 

Hario Mini

 

hario_coffee_mill_skerton_large_zpsf10ae

 

Grande abraço e que a Força esteja com você...você vai precisar.... :D  :D  :D  :D  :D  :D

 

Wagner

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, estou procurando no ebay um moedor.. mas ate chegar demora...

vou procurar no mercado um café próprio pra espresso, pra dar um jeitinho enquanto isso..

fiz o teste sem pressionar com o tamper ( li que por ser pressurizado o filtro não necessita muita compactação)

ja melhorou consideravelmente, ja não ficou muito aguado, ja da pra beber..

vou fazendo os testes.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, pode comprimir um pouco senão não sai nada nem de espuma, mas só se for pó para espresso...o problema com o pó normal para coador é que ele é moído em granulação diferente e a torra é muito mais escura e isso faz toda a diferença no sabor.

 

Se pegar um moído na hora ou mesmo num site o do Alexandre ou Leo Moço já verá que muda muito.

 

Abç

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pressionando ficou aguado e sem pressionar ficou bom?!  :huh:

 

Não ficou bom, mas ja da pra tomar, não é apenas aquela agua com um gosto que nem lembra café..

so ajeitei.. usei café medita acho eu.. haha

 

Jeferson, pode comprimir um pouco senão não sai nada nem de espuma, mas só se for pó para espresso...o problema com o pó normal para coador é que ele é moído em granulação diferente e a torra é muito mais escura e isso faz toda a diferença no sabor.

 

Se pegar um moído na hora ou mesmo num site o do Alexandre ou Leo Moço já verá que muda muito.

 

Abç

 

Wagner

A aparencia ficou muito melhor que o comprimido tbm.. vou fazer mais tarde e posto a foto..

agora vou atras de outros cafés..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jef.. Mas na verdade era para ter sido o contrário.. Quando compacta, o café sai mais devagar...

poisé, achei meio estranho.. vou fazer mais uns testes hoje, comprei um daqueles tipo dolce gosto, alguém me disse que ficou bonzinho.. enquanto não acho pó especifico para espresso

ou compro o moedor, vou tentando outras coisas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando acho que estou chegando perto..

fiz testes hoje com o senseo clássico ( pilão) 

filtro duplo, compactado, sem muita força - aguado so um espuminha em cima, bem franquinha..

filtro simples sem compactação  - cremoso, bonito, porém fraco, fraco

filtro duplo, sem compactar - ja tinha gosto de café, não sei se é o gosto desse café mesmo, dá pra tomar sem problemas.. ficou pouco cremoso.

 

Notei que depois de desligar ainda fica correndo por um tempinho uns 4 a 6 segundos ou mais, dai então começa a pingar..

 

alguem ja passou por coisa assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Guest Anita

Neri, bem-vindo ao Clube.

 

Ajuda se você informar qual sua cidade e estado. Se completar seu perfil com estas informações, fica mais fácil para te auxiliarmos.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...