Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Pessoal, tenho essa Electrolux Chef Crema Silver que está parada há uns 4~5 anos (guardada na caixa original dentro do armário), desde que comprei a Breville que tornou-se minha máquina principal.

Estou pensando em dar um trato na Chef Crema Silver e dá-la aos meus pais ou, caso eles não queiram, colocá-la à venda.

Por ela ter ficado muito tempo parada, algum procedimento especial para verificação e limpeza antes de colocá-la em funcionamento novamente ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, lucasrodcosta disse:

Olá @illyasviel!

Também tive muitas das suas dúvidas recentemente e acabei optando pela Electrolux Chef Crema Silver.
Estou com ela há pouco mais de 1 mês e fiz uns 20 espressos nela, de modo que não ainda não tenho uma opinião totalmente formada.
De toda forma, consigo te passar algumas conclusões, que os(as) colegas aqui do fórum podem melhorar.

Porque escolhi a Chef Crema Silver
A principal razão é o tamanho dos seus filtros: 58mm.
É um tamanho compatível com as máquinas Rancilio, o que, em teoria, torna mais fácil a busca por filtros não-pressurizados e porta-filtros naked, por exemplo.

A qualidade de fabricação da Electrolux é boa, considerando o preço da máquina.
O corpo é todo de plástico, mas é robusto.
Só não consegui medir a pressão da máquina no chuveiro (por falta de instrumento de medição mesmo).
Mas o importante é que estou conseguido extrair bons cafés utilizando o filtro pressurizado padrão :)

Vaporizador
Não utilizei, mas já vi gente reclamando.
Se ele for um acessório de luxo, isso não é problema. Mas se for essencial, seria bom estudar mais a respeito.

Filtros não-pressurizados
Tem o anúncio de um da Rancilio no link abaixo. Não comprei dele, mas parece funcionar bem:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720579416-filtro-2-doses-do-grupo-rancilio-original-58mm-12gramas-_JM

Outra opção seria através de representantes da Rancilio ou importadoras.
Encontrei um representante aqui no Rio, só que o atendimento não foi dos melhores...
Mas consegui negociar com uma representante da Saeco, que teve a gentileza de arrumar os filtros pra mim (mesmo não sendo "obrigação" dela, porque ela não trabalha com Rancilio).
Ainda estou esperando chegar. Devo ter ele em mãos nos próximos dias.

Por fim, a última opção é comprar fora do país (importação ou pedir pra algum colega que está indo viajar).

Tampers
Fácil. Tem um rapaz bem famoso aqui no fórum que fabrica tampers. Seguem os contatos:
Email: jctampers@gmail.com
Instagram: 
https://www.instagram.com/joaojctampers/
Facebook: https://www.facebook.com/joao.tampers
CdC: http://forum.clubedocafe.net/profile/567-jc-tampers/

Peças extras e avulsas
Ainda não tenho opinião pessoal a respeito.

Muita gente aqui do fórum teve esse máquina há alguns anos atrás, e muitos deles a utilizavam pra fazer modíficações.
O tópico que essa galera usava pra discutir isso é esse:


Mas isso já tem um tempo né? Não sei como está a oferta de peças hoje.

Espero ter ajudado :)

Opa, muito obrigado!

Fiquei interessado nela justamente pois encontrei uma usada por R$175, vale o preço? Também encontrei uma DeLonghi por EC220 por R$180 e uma Mondial por R$100.

Essas informações me ajudaram bastante, vou tentar dar uma olhada no estado da cafeteira e ver se compro! 

Sobre o vaporizador, infelizmente ele é bem essencial, pois parte do motivo de estar comprando é justamente por ter a chance de fazer bebidas com leite, além do café, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Como obter filtro despressurizado da Chef Crema (normal)? Algum da Rancilio ou outra marca dá certo? Tem como pedir algum genérico em algum lugar? Alguém de CUritiba conhece algum torneiro que consiga despressurizar os filtros originais? Fica bom?
Obrigado desde já!!
ps. desculpe se algumas dessas já estão respondidas nas 35 páginas, mas estou lendo com calma e estou com muito pouco tempo para ler tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Edição:

Fui teimoso e dei mais umas pancadas e tentei abrir com o alicate e uma moeda de 50 centavos grossa. Finalmente abriu!

Gostaria de saber se são apenas essas peças/partes que devem ser limpas e sacadas... Aí as peças pequenas já estão limpas. Tinha MUITA craca, pois nunca fiz descalcificação. Já vou até encomendar o produto, a coisa tava feia... Dei uma geral dentro desse buraco aí que tem a rosca do parafuso, onde ficam a mola e essa borrachinha vermelha.

Enfim, são apenas essas peças que devem ser retiradas e limpas?

5d8fc3587df3e_Semttulo.thumb.jpg.bf5f5a8c0c549f925c025bab5481023e.jpg

 

Pessoal,

Tenho minha chef crema silver há muitos anos, porém apenas de poucos meses pra cá venho aprendendo mais sobre café.

Ela está parada aguardando a chegada e substituição de uma peça interna que vai logo acima da bomba de água. Já comprei via ML, deve chegar em breve. Aproveitando que ela está desmontada, estou tentando - pela milhonésima vez - sacar o parafuso do chuveirinho pra limpar ali. Só que o bendito agarrou de uma tal forma, que tá difícil... Já dei pancada com fenda e martelo, tentei com alicates e nada. Nem utilizando uma moeda com alicate, consegui tirar. Já entortei duas moedas. Ainda bem que são de dez centavos rsrs.

Desengripante está fora de cogitação...

Alguém tem uma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

bom dia

tenho um chef crema EM400, e quando vou tirar um expresso a água sai pelas bordas do cachimbo

Vi em uma vista explodida da máquinda que ali tem um anel de vedação de silicone, como faço para trocar esse anel, claro se for esse o problema

 

Se alguém puder me ajudar agradeço

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Acho que usar sem a mola vai ser um horror, @Silva1980.
A função desse conjunto é justamente controlar a pressão de saída da água no chuveiro.
Ao tirar isso, você estará permitindo a passagem de água num fluxo muito maior e numa pressão muito inconstante.

Se você já confirmou que a água está saindo, acredito que possa ser acontecendo um desses 2 problemas:

  • A bomba está com problema e não consegue jogar a água na pressão adequada. Isso faz com que a mola não seja comprimida, já que a pressão está baixa.
    Você consegue confirmar se o barulho que a máquina faz ao ligar está normal?
    O vaporizador está funcionando normalmente?
     
  • A mola está meio ressecada/enferrujada e, por isso, ela está oferecendo uma resistência maior à passagem da água.
    Ela está com uma aparência boa ou parece meio velha?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2020 at 12:42, lucasrodcosta disse:

Acho que usar sem a mola vai ser um horror, @Silva1980.
A função desse conjunto é justamente controlar a pressão de saída da água no chuveiro.
Ao tirar isso, você estará permitindo a passagem de água num fluxo muito maior e numa pressão muito inconstante.

Se você já confirmou que a água está saindo, acredito que possa ser acontecendo um desses 2 problemas:

  • A bomba está com problema e não consegue jogar a água na pressão adequada. Isso faz com que a mola não seja comprimida, já que a pressão está baixa.
    Você consegue confirmar se o barulho que a máquina faz ao ligar está normal?
    O vaporizador está funcionando normalmente?
     
  • A mola está meio ressecada/enferrujada e, por isso, ela está oferecendo uma resistência maior à passagem da água.
    Ela está com uma aparência boa ou parece meio velha?

Bom dia Lucas, obrigado pela ajuda...(analisei novamente) A mola parece boa, o barulho da bomba parece normal, agora a pressao na saida do vaporizador parece pouca quando seleciono sair àgua quente ...e faz um barulho parece de ar vazando ,não me recordo se é normal esse barulho... então a pressão pode estar inferior a pressão da mola ...mas isso seria algum problema na bomba ou no interior da caldeira ? Limpei a caldeira sem abri-la e saiu muita sujeira ,mas continua sem sair agua pelo "chuveiro"

Editado por Silva1980
refiz os teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Chef Crema Silver está sem a borracha que vai embaixo do filtro (não é a borracha de vedação que vai em volta do chuveirinho), dentro do cachimbo, entre os bicos de saída. Alguém sabe onde comprar? Não dá pra usar sem, certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
26 minutos atrás, RafaelMagossi disse:

Pessoal, ainda vale a compra dessa maquina por uns R$200

 

Vale sim.

Se estiver em bom estado.

Não esqueça que o moedor é a peça chave para um bom espresso, e mais importante que a própria maquina.

Não esqueça dessa premissa.

Grande abraço

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e Moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores

34:99937-1222

Insta: @gobbidasilveira

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2014 at 17:40, jef.dir disse:

Meu nome é Jeferson,

Comprei uma crema silver pra testar..

fui tentar fazer, mas sai muito aguado, gosto bem fraco mesmo.. não encontrei café especifico por aqui, usei desses comuns..

não tenho moedor, é possível fazer um pouco melhor com café comum ( pele, melita, nescafé)?

tentei com muita e pouca pressão ( tamper).. mesma coisa

tentei também com capuccino em pó, com agua mesmo.. não ficou bom rssss

valeu

Oi Jefferson vc saberia me dizer qual foi a medida do tamper que vc comprou para a CHEF CREMA SILVER EM400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Oi, gente!
Ganhei uma chef crema silver de um pessoal que estava com ela encostada há um ano. Me disseram que o problema dela era vazar água e café moído para todo lado quando ligava e, pesquisando, vi que o problema era o filtro (que eles nunca limparam). Limpei o filtro, limpei o chuveiro, tudo limpinho e 100% desentupido. O problema é que ela não está puxando água - eu escuto a bomba funcionar, o vaporizador tá funcionando mais ou menos, mas dando umas engasgadas, mas não sai água de jeito nenhum - não chega a pingar uma gota no filtro. Já desmontei e remontei o chuveiro mil vezes, e nada. Alguém já teve esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Maripoix disse:

Oi, gente!
Ganhei uma chef crema silver de um pessoal que estava com ela encostada há um ano. Me disseram que o problema dela era vazar água e café moído para todo lado quando ligava e, pesquisando, vi que o problema era o filtro (que eles nunca limparam). Limpei o filtro, limpei o chuveiro, tudo limpinho e 100% desentupido. O problema é que ela não está puxando água - eu escuto a bomba funcionar, o vaporizador tá funcionando mais ou menos, mas dando umas engasgadas, mas não sai água de jeito nenhum - não chega a pingar uma gota no filtro. Já desmontei e remontei o chuveiro mil vezes, e nada. Alguém já teve esse problema?

fiz o que o @Silva1980 fez, tirar a mola e a borrachinha de dentro, e ela começou a pingar água. Acredito que o problema seja a bomba, então? ):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, eu tenho uma Chef Crema preta a alguns anos e ela disparava a bomba d'água sozinha então comprei uma placa de controle nova e instalei. Agora quando viro o botão para a esquerda, a bomba é acionada pulsando e a sai o vapor normalmente, mas quando viro pra direita pra sair a água quente, a bomba não é acionada e portanto, não sai água quente. Já testei os interruptores que são acionados pelo botão e estão OK, testei também os termostatos e estão OK, não tem mais nada pra dar defeito. A placa que comprei é original e nova, veio numa caixinha da Electrolux. Alguém tem alguma idéia? Era a minha última cartada antes de me desfazer dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá.

Tive problema com minha Silver, que estava demorando mais de meio minuto para extrair 10ml. Levei numa assistência técnica do Centro de Curitiba e foi feita a troca da bomba, o que resolveu o problema e deu uma sobrevida à máquina (item de primeira necessidade por esses tempos...).

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Eu tenho uma maquina de espresso bem simples que uma tia minha deixou comigo depois q fiz meu curso de barista. Mas antes de comprar a Perfect Brew da Oster, eu tentei usar ela e n funcionava nem fodendo, até tentei desmontar p ver oq podia ser (eu tenho quase certeza q era ar no sistema pq ficou mt tempo desligada).

Aí ontem vendo uns vídeos e procurando coisa sobre como conseguir resolver esse problema de n puxar a água. E acredita q consegui fazer a bicha funcionar de novo?

:D:D:D:D:D:D

Testei a bicha ontem depois q voltei do pedal e PÁ... funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

[RESOLVIDO]

Boa noite!

Gente estou tentando remover a peneira do filtro para poder limpar melhor mas não consigo por nada. Na tentei bater com um cabo de chave de fenda com um pano pa n amassar, direto na bancada e nada.

Alguma dica de como conseguir remover o filtro p que eu possa limpar?

Editado por Marcelo Menezes Barista
Consegui resolver
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa tarde galera blz?

Estou com um problema na minha maquina, ela liga, mas a luz verde fica piscando indefinidamente e a saída do grupo e nem a água esquenta. Estou achando q é o sensor de temperatura. Ela de vez em quando ocorria isso qnd consegui fazer ela funcionar depois de uns anos parada.

Alguém já passou por isso? Será que acho peça p repor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá pessoal, blz? 

Estou com um problema mas não tenho certeza se é o anel de vedação da minha Chef Crema. Estou utilizando o filtro naked já faz alguns dias, mas nas últimas extrações começou a sair muito rápido o café, não alterei a moagem nem o pacote de grãos.

Antes havia acertado para 25 seg aproximadamente, na proporção 1:2. Agora está saindo em torno de 14seg e jorrando pra todo lado, chega a escorrer pelo cabo do porta filtro. 

Alguém já teve este problema? 

É provável que seja apenas o anel de vedação? 

 

Grato pela atenção de todos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/08/2022 at 22:14, Bruno.Rodrigues disse:

Olá pessoal, blz? 

Estou com um problema mas não tenho certeza se é o anel de vedação da minha Chef Crema. Estou utilizando o filtro naked já faz alguns dias, mas nas últimas extrações começou a sair muito rápido o café, não alterei a moagem nem o pacote de grãos.

Antes havia acertado para 25 seg aproximadamente, na proporção 1:2. Agora está saindo em torno de 14seg e jorrando pra todo lado, chega a escorrer pelo cabo do porta filtro. 

Alguém já teve este problema? 

É provável que seja apenas o anel de vedação? 

 

Grato pela atenção de todos! 

Oi pessoal!

Apenas para esclarecer, consegui resolver parcialmente o problema.

Acredito que algo na máquina se desregulou sozinho, talvez por ser bem antiga e com bastante uso.
Apertei a moagem e voltei a fazer extrações como antes, o esquisito é que fui testando o aperto na moagem e cheguei a incríveis 68 clicks no KINGrider K4 para +ou- 25seg, antes com click 82 conseguia o mesmo resultado.

O que é realmente estranho é que o pacote de grãos é o mesmo.

Caso alguém tenha passado por uma situação similar agradeceria se pudesse falar sobre.

No meu caso acredito que o mais provável tenha sido alguma alteração no controle de pressão da máquina, tomando como base o tempo de extração a pressão talvez agora esteja maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2022 at 20:38, Roger W. Rocha disse:

@Bruno.Rodrigues, onde conseguiu o porta filtro naked pra essa máquina? É a Chef Crema ou é a Silver?

Pedi para um torneiro abrir o porta filtro e filtro pressurizado originais, funciona super bem!
Minha máquina é a Chef Crema não a Silver.

Segue as fotos para ver como ficaram:

1560161745_t20220907_213208(1).thumb.jpg.82a3b11fefeac6e855d11a6dc470d904.jpg1800195997_t20220907_213221(1).thumb.jpg.73bd7a0bbffc67ab4058860e2aa7fd7b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...